23 Comentários

Maskman: Os 20 anos dos Defensores da Luz

Vários heróis de tokusatsu completam 20 anos de existência em 2007. Hoje nos lembremos dos Defensores da Luz Maskman.

Por Sérgio Mentorbreak Fiore

Este ano, outro grupo de heróis japoneses completa 20 anos de lançamento. Trata-se de Hikari Sentai Maskman (Defensores da Luz Maskman, como ficou conhecido no Brasil) uma série Super Sentai produzida entre 28 de fevereiro de 1987 e 20 de fevereiro de 1988 pela Toei Company e exibido no Brasil na extinta Rede Manchete a partir de 1991.

Tudo começa com Sanjuurou Sugata, estudioso dos poderes da mente. Ele descobre a existência do Império Subterrâneo Tube (que não tem nenhuma relação com o Youtube he he he), uma força maligna que quer dominar a Terra, o qual localiza-se nos subterrâneos do Japão. De início o Império Subterrâneo Tube era pacífico, porém quando Zeba sobe ao poder passa a querer dominar o mundo inteiro, querendo transformar a Terra em um planeta frio e sombrio.

O Chefe Sugata

Diante de tal ameaça ele reúne 5 jovens, cada um especializado em um estilo de artes marciais.

Takeo (Takeru no original)/Red Mask: O líder do grupo. Tem 23 anos e é um especialista em Karatê e piloto de corridas. Sua arma especial é a Espada Mask e seu veículo é o Avião Mask.

Kenta/Black Mask: O vice-líder da equipe. Armado com a Barra Mask (bastão), seu estilo de luta é o Nippon Kempo e tem 21 anos. Seu veículo é a Broca Mask.

Akira/Blue Mask: Armado com a Mask Tonfa, tem 16 anos (o caçula da equipe, diga-se de passagem). Seu veículo é o Tanque Mask. Luta Kung-Fu .

Sayaka (Haruka no original)/Yellow Mask: Tem 19 anos e foi criada em uma família de ninjas Como arma especial tem o Rotor Mask e seu veículo é o Jato Mask.

Keiko (Momoko no original)/Pink Mask: Especialista em Tai Chi Chuan tem 19 anos. Sua arma é o Mask Ribbon e seu veículo é o Helicóptero Mask.

Estudioso dos poderes da mente, o chefe Sugata foi um homem misterioso que lutou contra Takeo um ano antes de se transformar em Red Mask. É dono da Sugata Racing, equipe de automobilismo onde Takeo é o piloto. Trabalhando a seu lado está a Doutora Higashi e o Engenheiro Akaiyke.
Do lado dos vilões, no Império Subterrâneo Tube, o mal rola solto. Conheça (ou relembre) também a bandidagem que mora por lá. Eram eles:

Rei Zeba , o Líder do Império subterrâneo Tube. Odeia todos os humanos. Sua verdadeira forma é o monstro Lethal Dogla, filho do temível Lizzard Dogla, segredo o qual esconde a ferro e fogo.
Princesa Igan : Irmã da princesa Ian, Igan luta para honrar o nome de sua família, a qual tem como protetor o Divino Dragão Igan. Dentre suas habilidades está o Desring, com o qual pode criar um campo de força eletrificado, porém como inconveniente gasta muita energia e com isso deixa-a muito cansada, como ocorreu em sua primeira luta contra Takeo no episódio 10, “Igan contra Takeo”. Na verdade Igan é uma mulher disfarçada de homem. Ao término da série entra no túnel infinito disposta a vagar por toda a eternidade.

Oyobu: De pele vermelha e orelhas pontudas, é ninja da tribo Buyon. Têm a habilidade de disparar fogo de suas mãos. Sua aparência e super velocidade lembram muito o super-herói americano The Flash . Parece mesmo, dá uma olhada nessa comparação, liso (a):

Anagumas :O tíco capacho da histórias é esse lacaio de Zeba, é um monstro que vê e sabe tudo.

Fuumin : Ninja feminina da tribo Fu, é serva do clã de Igan. Por conta disso era mais fiel à sua senhora do que ao rei Zeba. Treinada em combate e técnicas ninja, têm a habilidade de disparar shurikens e fogo pela boca. Sua habilidade rivalizava com a de Yellow Mask.

Kiroz

Cavaleiro Ladrão Kiroz : Aparece pela primeira vez no capítulo 27. Kiroz era apaixonado pela princesa Ian e apesar de ser um membro do Império Tube, foi banido por Zeba para o Inferno Vendaval por não obedecer às suas ordens, mas sobrevive e escapa.Volta e oferece seus serviços ao Imperador para derrotar Maskman, no qual em troca ficaria com a princesa Ian.

Barrabás: Espadachim da tribo Baluga. Dentro do Império Subterrâneo Tube têm uma grande rivalidade com Igan, a qual sempre debocha. No episódio 30, após derrotar o monstro Devildogla, ganha a Espada Subterrânea, tornando assim o Herói do Mundo Subterrâneo.

Okelamp

Monstro Elétrico Okelamp: Sabe o tipo Gyoday que faz os monstros ficarem gigantes? Pois é. Sempre que os monstros do Império Tube eram destruídos pelos Maskman, Okelamp era sempre invocado. Com seu raio tornava os monstros gigantescos. Após isso, dizia “eu tô cansado”.

Princesa Ian (com Takeo)

Princesa Ian/Miho: O ouro no meio do chumbo.É a irmã gêmea de Igan, e Kiroz é apaixonado por ela. Foi enviada pelo Império Subterrâneo Tube para espionar a Terra e os humanos, porém Ian se apaixona por Takeo. Acidentalmente conheceu Takeo e desde então se afeiçoou a ele, chegando ao ponto de pará-lo no meio de uma corrida para avisar da ameaça do Império Subterrâneo Tube. Por conta disso foi pega pelo monstro Iga e em seguida congelada.

Como armas padrão, os Maskman usavam a Magnum Laser: as armas dos cinco integrantes com dois modos: arma ou espada. Uma inovação interessante é a de que eles foram a primaria equipe sentai a utilizarem duas bazucas diferentes para destruir os monstros: A Bomba Projétil (Shot Bomber no original): Maskman, que foi destruída pelo Crescent Screw de Kiroz no episódio 27, e o Jato Canhão (Jet Cannon no original).

Bomba Projétil

Jato Canhão

No que se refere aos veículos, haviam o Spin Cruiser: Carro de Fórmula 1 modificado de Red Mask, agora um buggy.E as Mask Loaders, as motos dos outros integrantes.
Claro que, numa série sentai, não podem faltar os mechas, ou simplesmente os robôs gigantes.

Eram eles o Great Five: O primeiro robô dos Maskman, formado pela união dos cinco veículos dos Maskman, que são Jato Mask, Broca Mask , Tanque Mask , Helicóptero Mask e Avião Mask. Armado com a espada Luz Fotoelétron, com a qual destrói os monstros de Tube agigantados, além do Gyro Cutters (Giro Cortante na versão brasileira) e a Great Gun (pistola do robô).

Turbo Ranger: Consiste de uma fortaleza voadora contendo os cinco componentes do Great Five.

Land Galaxy: O segundo robô dos Maskman, que se transforma no Galaxy Robô. Construído pelo Doutor Yamagata, falecido amigo do Chefe Sugata. Aparece pela primeira vez no episódio 22.

Dentre as curiosidades, vale lembrar também que Maskman foi a primeira série Super Sentai a ter um robô composto de 5 partes . Também foi a primeira vez em que um mecha foi usado pelos vilões, quando Great five é capturado pelo Império Tube. E por falar em personagens do bem atuando com os maus, a série também ficou marcada pela repentina, mas temporária mudança de lado de Akira, o Blue Mask, que se alia ao Império Tube ao ser possuído pelo espírito de um espadachim maligno chamado Honaz.
Além disso, também foi a primeira série a apresentar um sexto membro, o Mask X-1, apesar de aparecer apenas no episódio 39 (A Aparição de Mask X-1). Ryuu era o protótipo do primeiro Maskman, inclusive tendo treinado com o chefe Sugata. Porém teve sua namorada morta pelo Império Subterrâneo Tube e desistiu de tudo.

O Maskman X-1: Que bom que ficou só no protótipo hehehehe

Apareceu no capítulo 39 ajudando os outros Maskman, perdendo seus poderes em seguida. A roupa meio cafona do X-1 seria um protótipo não aproveitado para uma das primeira versões (e não-aprovadas, felizmente) do uniforme dos Maskman. Lembrando que esta foi a primeira aparição de um sexto integrante, cuja presença em sentais só seria consolidada em 1992, em Zyuranger.
Na França, país onde fez grande sucesso, Maskman foi chamado de Bioman 4, em uma jogada semelhante feita no Brasil aonde Spielvan foi chamado de Jaspion 2. No Brasil, foi a última série original sentai a ser trazida para cá, e teve uma repercussão mediana, sendo menos lembrada até que Google Five.

Isso porque a série foi lançada naquela época em que o gênero dos heróis japoneses, conforme já dissemos em outras matérias, estava se desgastando no país, com a tonelada de tokusatsus que eram jogados na tela por várias emissoras diferentes. Ou seja, a repercussão pouco satisfatória não têm relação com a qualidade da produção, que por sinal, ao lado de Turboranger (1989) e Dairanger(1993), possui as mais bem coreografadas cenas de luta.

Por sinal, que tal relembrar a abertura?

Falando um pouco sobre a dublagem brasileira de Maskman, já faleceram Carlos Laranjeira (Kenta/Black Mask, que emprestou sua voz também para Blue Flash em Flashman, e para o Policial de aço Jiban ) e Ézio Ramos ( que era a voz do Engenheiro Akaiyke, e também foi o Spielvan). Walter Breda (voz de Barrabás) podia ser visto na novela da Rede Globo, América , onde interpretava o policial reformado Seu Gomes. Depois ele passou para a novela Cobras e Lagartos onde viveu o também ex-policial Seu Tufi.

Na voz do líder Red Mask estava Francisco Brêtas, que se consolidou como dublador dos vermelhos em séries sentais, tendo feito este papel também em Flashman e em Google Five. Wendell Bezerra, dublador de Goku em Dragonball Z e Bob Esponja, fazia Akira, o Blue Mask.

Após a série, a atriz Kanako Maeda (Momoko/Pink Mask) apareceu nos episódios 23 e 24 de Jetman interpretando Kanta. Jiro Okamoto, o dublê por baixo da roupa do vilão Oyooubu, já havia interpretado vilões em sentais como Buba (Changeman) e Galdan (Flashman). A atriz Mina Assami (Igan) entrou para o cinema pornô. Hmmm, ela até que era bonitona mesmo. Só imagino ela sem aqueles apetrechos todos. O ator que interpretou Takeo/Red Mask fez uma rápida aparição no sentai anterior à Maskman, Flashman, como um amigo do Green Flash que tocava trompete. Hum, já vou reivindicar o troféu cata-piolho he he he.

Enfim, uma série muito boa, que por sinal ainda tem chances de voltar a ser exibida por aqui, pois está livre da marca Saban /Disney e não teve suas imagens ou cenas utilizadas em temporadas de Power Rangers. Quem sabe? Esperemos que sim. Essa supersaga com 20 anos de estrada merece.

Leia mais sobre tokusatsu.

About these ads

23 comentários em “Maskman: Os 20 anos dos Defensores da Luz

  1. Faltou citar a tradução original do título:
    Esquadrão da Luz Maskman.

    De resto, tá beleza! ^^

  2. [...] mais sobre tokusatsu. Nenhum Comentário até o momento Deixe seu comentário Feed RSS dos comentários neste [...]

  3. Só falta uma foto mais ta legal

  4. Opa! Só corrigindo, Maskman não virou Bioman 4, virou BIOMAN 2!

    E por falar em Bioman, essa sim foi a série pioneira em uso de mechas pelos vilões, e não Maskman!

    Saca a cronologia:

    1984 -> Bioman
    1985 -> Changeman
    1986 -> Flashman
    1987 -> Maskman

  5. Fala Leandro, com relação ao Maskman, na verdade ele virou 4 sim porque se Changeman foi o 2 e Flashman 3, ele teria de ser o 4 certo?

    E com relação aos mechas, eu quis dizer q foi o primeiro com cinco robôs virando um só, e não só tres como em changheman ou flashman ou um nave que virava o robo como os mais antigos!

    Uma abração!

  6. Mas Changeman e Flashman não foram exibidos no país da Torre Eiffel.

    Lá você tinha Bioman, Maskman como Bioman 2, e Liveman (que HOJE faz 20 anos) como Bioman 3.

    É só procurar na Net que aparece, assim mesmo!

  7. Bela matéria………….tava procurando o porno dessa mina no google mas tá valendo. Parabéns pel pelo trampo.

  8. muito legal os maskman uma série bem interessante para mim !!!!!!!!!!!

  9. pow brow MASKMAN foi uma serie q tipow marcou a minha vida essa serie era muito 10.
    Não só eu mas creio q varias pessoas gostariam q essa serie voltasse a ser apresentadas nas emissoras de TV. olha se isso acontecesse seria ótimo.
    ja pensou reviver os heróis da nossa infancia??

    sem Ass? denis claudio serudo

  10. pode cre quem nao curtia todos na epoca e agora so bosta passa

  11. Pois é, eu da turma dos “inta”, (sou de 77) tive a oportunidade de curtir os Sentais: Changeman e Flashman eram o máximo! Não gostei muito de Maskman, embora tenha assistido ao que deu na época. O “clima” da série é muito sombrio e obscuro, não gostei muito dos ambientes da série. Outro ponto que deixa a desejar é o som! Puxa vida! A sonoplastia e as músicas da série são sofríveis! MUITO RUINS MESMO! Ainda mais se você for comparar com Flashman e Changeman. Mas valeu pela história!

  12. sou muito fã dos defensores da luz

  13. gostaria de saber o porque não se consegue mais asistir este desenho que marcou minha época:

  14. Maskman e show de bola perfeito e as cenas de lutas impecaveis.A Keiko é uma gracinha heim

  15. Maskman conseguiu uma façanha.voltou a ser exibido na saudosa Manchete em 1999,num horário acessível(entre 19 e 19:30,de segunda a sexta).e estava agradando até sair por causa da falência da Manchete e a entrada da Hodorrenta Redetv!se eles conseguirem voltar(nem q seja na Globo),sou o 1o a assistir(risos)!

  16. é Primeiro é não Décimo a assistir(risos)!

  17. Maskman, pra mim, foi o melhor sentai exibido aqui no Brasil. Trilha sonora ótima, cenas de luta MARAVILHOSAS e ótimos efeitos especiais colocam esse sentai entre os melhores já produzidos pela Toei. Dentre as quatro séries do gênero exibidas aqui foi a que eu mais gostei, junto de Changeman. É uma pena que esta ótima série seja tão pouco lembrada pelos brasileiros, graças a pouca divulgação na época e devido ao fato das pessoas já estarem saturadas do gênero sentai por causa das inúmeras reprises de Changeman e Flashman. Espero que a Rede Brasil (que está exibindo Changeman) volte a exibi-lo. Seria o máximo!

  18. ta bom mas melhor se esses seriados voltasse a passa na tv a nao porquenao passa mais

  19. Cara… Como ñ fazem heróis como antigamente… Que pena..

  20. Muito obrigada pela matéria do Maskman que saudades daquela época, eles não fazem heróris como antigamente isso sim é que era heróis,hoje só tem tranqueira e mais tranqueira nada presta na tv são tudo um verdadeiro lixo….Que Pena que acabou vai ficar na lembrança e no DVD que eu já tenho os dvds do Maskman completo.

  21. maskman era o maximo espero q um dia seja reprisada

  22. saudade dos maskmam

  23. gente, alguém sabe o nome da música que foi tema de Takeo e da Princesa Ian?

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.850 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: