• Photobucket

    Photobucket

  • Selos

  • Pega logo o Banner, liso!

  • Powered by FeedBurner

    Add to netvibes

  • Obrigado, lisos!

    • 3,419,571 lisos visitaram
  • Arquivos

  • Blogueiros Paraenses

    Empurra com Água - Karla Nazareth

    Photobucket Photobucket

    Photobucket Photobucket

  • del.icio.us

  • visitor stats

100Grana Especial Rambo - A história das facas

 

Metrancas, bazucas, arco e flecha, helicópteros, jipes com mais metrancas… Rambo sabe usar todos esses recursos para destroçar os inimigos. Porém, agora você vai saber mais sobre o xodó, a arma mais amada por ele. A FACA!

Por Vinicius Passos

Sylvester Stallone já chegou a dizer em entrevista: “Você pode matar alguém com uma arma a 100 metros de distância, mas com a faca, você tem que estar no local para matar. E se você estiver tão perto de seu inimigo, a morte está a milímetros de distância. A faca é como a filosofia de Rambo, seu código de vida.” O símbolo máximo do personagem foi resultado da paixão de Stallone por armas brancas e pelo cuidado e precisão de dois exímios profissionais, Jimmy Lile e Gil Hibben, já que no original de David Morrell, o escritor do romance First Blood, Rambo não possuía a arma.

Programado para Matar

A primeira faca de Rambo foi feita pelo artesão Jimmy Lile, em 1980. Assim como as outras, foi feita a partir de um design original encomendado por Stallone, embora tenha sido baseada na tradicional faca militar estilo Bowie:

Se você bem se lembra, a faca provocou uma febre nas lojas de caça e pesca do mundo todo, ainda mais pelos apetrechos que se podia guardar no cabo:

Tampa com bússola, a mini-faca “Matching Gents Folder”, entre outros.

Mas esse foi o produto final. A faca teve alguns protótipos que embora não aprovados, ficaram na coleção pessoal de Stallone, como esse:

Os modelos vendidos para colecionadores tinham variações; uns eram exatamente como a do filme, outros substituíam a bússola por uma singela peça chamada “esmaga-crânios”. Dá para imaginar o porquê, né?

Rambo II - A Missão

Para “A Missão”, Stallone pediu a Lile uma faca mais militar ainda, pelo fato de que dessa vez Rambo tem o apoio do Exército Americano em sua jornada de volta ao Vietnã. Lile fez dois modelos básicos, sendo que o segundo é o mais utilizado por Rambo no filme, o que possui lâmina negra com fio polido. Olha que brinquedo bacana:

 

Também haviam as adagas Stiletto, com as quais Rambo os incautos mata no susto:

Como de costume, outros modelos foram feitos, Stallone não aprovou mas alegremente adicionou ao seu arsenal particular, liso que só ele. Esse é o mesmo design da faca maior, porém com a lâmina inteiramente preta:

 

Rambo III

Para esse filme, Stallone optou por um modelo diferente dos anteriores, novamente respeitando a situação do personagem. Como Rambo havia se afastado de qualquer contato com equipamento militar, sua faca reflete isso, com um design mais aproximado ao de uma espada, “para ser usada de forma mais graciosa, digamos assim”, disse Stallone. Se é que isso é possivel. Novamente, Jimmy Lile foi recrutado e entregou os seguintes protótipos:

Stallone, não satisfeito com o resultado, pediu a outro artesão, o mestre Gil Hibben, que já havia vendido vários modelos ao ator, que fizesse uma faca mais parecida com a original:

 

Esses modelos chegaram a ser utilizados no filme, na cena em que Rambo chega à base russa e remove algumas minas terrestres utilizando a arma.

 

Maaaas Stallone mudou de idéia novamente e pediu para que Hibben fizesse o modelo primeiramente pensado para o filme, sem o cabo oco e com ângulos mas suaves, ficando assim o modelo mais visto no longa metragem:

 

Sim, foi o que usamos para a arte do Especial

A bendita da faca final tinha absurdos 45 cm de comprimento e pesava 1,5kg.

Curiosidade: Reparou na fenda próxima aos dentes? Em uso normal, serve para deixar o ar entrar quando se perfura alguém, fazendo piorar a hemorragia. Só isso já é ruim. Mas Stallone tinha outros intentos, que infelizmente nunca foram filmados. Ele queria que uma lâmina extra ficasse ali, saindo com o disparo de um botão:

Stallone não é normal

Só duas dessas belezocas existem no mundo, uma com Hibben e a outra adivinhem com quem?

Rambo IV

Para o provável último filme da saga, Sylvester Stallone quis o design mais cru de todos. Uma faca rústica, bruta, absolutamente letal. Jimmy Lile infelizmente faleceu em 1991. A tarefa ficou para Gil Hibben:

 

Mais de um ano depois do pedido, finalmente Hibben e Stallone chegaram a um resultado que agradou aos dois. Apelidada de Big John, a faca mede quase 50 centímetros e tem a mesma bainha da faca anterior, com a ponta cortada para abrigar a lâmina maior.

A aparência foi dada por Hibben, que se baseou no roteiro orginal: Depois de confrontar os piratas birmaneses, Rambo joga sua faca (de Rambo III) no barco e explode tudo. Quando se vê na obrigação de salvar Sarah Miller e seus colegas, forja a nova de materiais escassos que têm à mão: cordas de amarrar lona, ferro de hélice do barco, etc. A faca de Rambo III não ficou no filme, mas foi refeita para algumas cenas:

Preço médio de cada uma das facas, com fio de corte real: Mais de 1200 verdinhas, o que daria mais ou menos R$2500,00. Só para não-lisos.

Continuem visitando o 100Grana e segue o Especial Rambo!

Fotos e info: Cartertown.com

4 Responses to “100Grana Especial Rambo - A história das facas”

  1. só coisa fraca, né? hehehehehe
    a de lâmina preta tá muuuuito louca, mas a usada no Rambo II definitivamente é meu design preferido! linda demais, ainda vou ter uma dessa!

  2. só coisa fraca, né? hehehehehe
    a de lâmina preta tá muuuuito louca, a usada no Rambo II definitivamente é meu design preferido! linda demais, ainda vou ter uma dessa!

  3. Quero ver o cara não dar 10$ pro cara de vende coco se ele tiver um facão desse !

  4. quero comprar 2 facas do modelo rambo 2 a missão

    como eu consigo !!!

    quero aquela com a parte interna na cor preta e as extremidades na cor de aço …

Leave a Reply