Tudo o que é ruim, um dia volta… Trashback 2008 – O Insulto Final

2008 Junho 25

Sim, lisos. Atendendo a pedidos, o 100Grana realiza neste sábado 28, a última sessão do ano. Saiba mais e participe!

Por Vinicius Passos

Mais de 400 pessoas. Vários casos de náusea. Sustos, gritos e demais demonstrações absurdas de emoções variadas. Isso foi o Trashback 2008. Quem esteve lá, sabe. Para esses, que já nos perguntaram se haveria outra sessão, vos digo agora…

Depois do sucesso do evento, recebemos um convite irrecusável do Raphael, aluno de Comunicação da UFPA, para que fizéssemos uma exibição lá no campus básico deles, por conta da prévia paraense do Encontro Nacional de Comunicação, ENECOM, que vai rolar no Rio de Janeiro. Como muitos pediram e nós também queremos um pouco mais, está aí o Insulto Final. E com dois convidados especiais: Rambú e ASH, o herói atrapalhado do mais-do-que-clássico Evil Dead 2 – Uma Noite Alucinante. Mas vou deixar uma fã do mais alto gabarito falar mais. Samar Elgrably, nossa incentivadora de primeira hora, postou recentemente em seu Aceita Pretzel uma matéria sobre o filme. Leia um trecho:

Quando Evil Dead foi lançado, em 1981, foi uma inovação. O roteiro é bem simples, mas as seqüências e jogadas de câmera de Sam Raimi (recurso utilizado por causa do orçamento apertado, mas que virou sua marca registrada) foi uma grande novidade. Outra novidade, para alguns não tão legal assim, foi o que mais tarde seria conhecido como gore, e atualmente, como trash, ou até mesmo gore-trash: muitos membros decepados, muito sangue, muitas mortes, muito sangue. Tá, atualmente com Jogos Mortais e seus inúmeros clones, Evil Dead nem causa mais espanto, medo ou nojo. Mas sua importância é, indiscutivelmente, relevante.

Poster Oficial de Evil Dead 2


Bruce Campbell é amigo de Sam Raimi desde a época da faculdade. O embrião de Evil Dead – o curta Within The Woods, surgiu em uma de suas conversas, e reza a lenda que foi trabalho de conclusão de curso, mas sabe-se que foi usado para conseguir investimento e patrocínio para sua realização. Bruce, desde os 8 anos de idade, sonhava em ser ator. Largou a faculdade e passou a trabalhar exaustivamente em bastidores de produções, nos desenvolvimento de sets, como assistente e até office-boy. E como estava acostumado a gravar filmes por diversão com amigos (incluindo Raimi), foi escolha óbvia para estrelar a primeira importante produção de Sam – e ele não só estrelou como foi co-produtor executivo.

Antes, devo dizer que Evil Dead teve duas “continuações” (entre aspas porque até hoje não há unanimidade em definir se Evil Dead II – Dead By Dawn ( que exibiremos no sábado) é uma releitura do original ou uma continuação em realidade alternativa; e Evil Dead III, ou melhor, Army of Darkness flerta mais com a comédia – não desmerecendo, até mesmo porque é nele que estão as mais famosas frases de efeito do nosso herói Ash).

Vale lembrar que há uma certa confusão com os títulos. Evil Dead, o original, geralmente leva o subtítulo A Morte do Demônio quando é exibido na tevê. A segunda parte é mais conhecida como Uma Noite Alucinante e o terceiro, Uma Noite Alucinante 3. Vai entender tradutor…

Logo após, reexibiremos o grande sucesso do Trashback 2008: Rambú III – O Rapto do Jaraqui Dourado e o documentário A Incrível História de Coti: O Rambo do São Jorge, da Hyper Filmes, lá de Manaus. Leia mais sobre ele aqui.

Lógico que algumas surpresas não faltarão. Mas só ficará sabendo quem for ao evento. Aguarde e confie.

Aproveitando o ensejo, parabenizo o Pedrox e a Karla Nazareth pela menção no Portal ORM e agradeço por ter lembrado do 100Grana, quando falavam da comunidade Blogueiros Paraenses, que já conta com o Recanto do Vieira, Aceita Pretzel, entre outros. Queremos vocês lá no Insulto Final também.

Então, recado dado. Esperamos vocês lá. Todos estão convocados e é lógico que a entrada é franca. Cheguem cedo pois os lugares são limitados.

TRASHBACK 2008 – O INSULTO FINAL

Sábado, 28 de junho, 14h – Campus Básico da UFPA – Instituto de Letras e Comunicação, Auditório Francisco Paulo Mendes. Entrada Franca. Não sabe onde é? Então clica aqui (exatamente onde está aquele ponto B).

Apoio:

9 Responses leave one →
  1. 2008 Junho 25

    puxa vida, acho que não vou poder ir.
    Sábado eu viajo, mas eu mando meus redatores.

  2. 2008 Junho 25

    Yeeeyyyyyy vai ser demais!!!! :D

  3. 2008 Junho 25
    Hannibal permalink

    Saudações!

    Longe pacas de onde moro hein?

    Vou ver o que pode ser feito até lá!

    Inté!

  4. 2008 Junho 25
    Ronald permalink

    Filmes como “Fome Animal” do Peter Jackson (Sim! O mesmo do Senhor dos Anéis) têm que ser lembrados.
    Sem dúvida o mais trash de todos na minha opinião.

  5. 2008 Junho 26
    PereiraFM permalink

    Diego e staff do 100grana: o Alen está prestes a viajar para o Maranhão… Ele vai passar as férias lá, com a família dele e, infelizmente, não poderá ir ao insulto final. Mas seu co-redator de quase todos os momentos, Fabricio, vulgo PereiraFM, estará lá, firme e forte, para cobrir as honras do evento, já considerado meu supra-sumo anual, digamos assim.

    Farei uma divulgação hoje mesmo, assim que voltar da facul, porque estou fazendo um plano de aula para Portadores de Necessidades Especiais Auditivas.

    Espero ansiosamente pelo evento, e, posso levar uma câmera pra tirar foto com vcs?? xD … É só pra ilustrar a matéria que se seguirá acerca do evento. ^^

    Abraços e sucesso.
    \o/

  6. 2008 Junho 30
    kadimus permalink

    não vou pemiti isso uma noite alucinate e do melhore filme dos anos 80 eu como fa do genero bissaro sagreto digo e esse filme e uma obra de arte

  7. 2008 Junho 30
    kadimus permalink

    não vou pemiti isso uma noite alucinate e do melhore filme dos anos 80 eu como fa do genero bizaro sagreto digo e esse filme e uma obra de arte

Trackbacks & Pingbacks

  1. Com vocês: O Insulto Final (será?) « Recanto do Vieira
  2. Comic-Con 2008: Sam Raimi confirma Evild Dead 4… com Bruce Campbell « 100Grana.com | Cultura Pop para Lisos!

Leave a Reply

Note: You can use basic XHTML in your comments. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS