6 Comentários

100Grana Especial Batman- O Cavaleiro das Trevas: os fan movies

Descubram o que aficcionados pelo Homem Morcego andam aprontando com uma câmera na mão nessa parte do nosso especial.

Por Sérgio Mentorbreak

Batman já teve várias versões em desenhos e filmes, isso é um fato. Mas, de uns tempos para cá, o Cavaleiro das Trevas viu nascer a força de uma versão que tem cada vez mais se popularizado, não apenas com ele, mas também com vários personagens da cultura pop: O fanmovie, ou o filme de fã, filme feito com baixo orçamento que traz uma visão do personagem peculiar de cada diretor. Veja a seguir algumas dos mais conhecidos (uns ótimos, uns bons e outros nem tanto) fan movies de Batman.

Dead End – Sem dúvida o mais conhecido atualmente. Produzido pelo técnico em efeitos especiais Sandy Collora, o filme mostra uma perseguição ao Coringa, mas que descamba para o surreal ao mostrar o Homem Morcego encarando ao mesmo tempo uma Alien e um Predador. Daí o nome “Beco sem saída”:

Superman & Batman: O mesmo Sandy Colllora produz um trailer mostrando um aguardado crossover de Batman com o Homem de Aço, contra Lex Luthor e o Duas-Caras. Curiosa é a mensagem que é deixada ao final, onde o produtor fala que é uma produção independente, sem qualquer vínculo com a Warner (infelizmente), e que se trata apenas de um tributo a estes personagens, que por sinal, foram bem inspiradados nas versões desenhadas por Alex Ross:

Batman ARKHAM ASYLUM - Sim, um filme feito fora dos EUA. Dirigido pelo espanhol Miguel Mesas, baseado na clássica história de Grant Morrison e Dave Mckean. O filme segue à risca o traço de Mckean, cujo toque sombrio lembra (e até faz frente) o estilo dark e bizarro de Tim Burton. Perfeito:

Batman: New Times - Olha só que projeto bacana. Animação em CG baseado em bonecos Minimates (espécie de primo do Lego) , com um elenco incrível de vozes: Adam West é Batman, Dick Van Dyke (Mary Poppins) é Jim Gordon, Courtney Thorne-Smith (Melrose) como Arlequina e Mark Hamill (o Luke Skywalker, ora essa!), reprisando seu Coringa dos tempos do desenho dos anos 90. Um dos mai divertidos fan movies do Morcego e que certamente influenciou na produção do próximo jogo Batman Lego.

Batman: Defenders of the Night- Depois de perceber que precisa de um parceiro, Batman convoca o jovem Dick Grayson. Mas quando o Charada ataca, ele deve combater o criminoso ao mesmo tempo em que treina seu pupilo:

Um Batman Eternamente meio caseiro, não? ganhou até uma sequência, chamada de Batman and Robin: Dark Betrayals, onde Robin é apontado como criminoso e Batman deve provar sua inocência:

Grayson- Dirigido por John Fiorella, o curta é centrado no menino prodígio, que após a morte de Batman, sai em busca de vingança.

Batman Dark Descent- Filme em duas partes que na verde, trata-se de uma compilação de dois filmes dirigidos pro Eric Smigiel, Batman Brutality e Batman Duality, que se passam após os eventos de Batman Begins e servem inclusive como uma espécie de prequel para The Dark Knight.

Parte1

Parte 2

Batman: The Birth of The Joker- Curta produzido por Patient J., que revisita a origem do Coringa nos moldes da clássica história A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland.

The Death of Robin- Filme calcado na morte clássica Jason Todd, o segundo Robin, pelas mãos do Coringa.

The Death of the Joker- Filme curto também produzido por Patient J., mostrando a batalha final do palhaço do crime com o Homem morcego

The Death of Batman- Aqui é o morcegão de Gotham quem bate as botas.

BATMAN BEYOND: the lost fan film- Da Valentine Productions, o primeiro fan movie que vi baseado na versão futurista do morcegão, criada por Bruce Timm.

Batman vs. Terminator- Feita para um projeto escolar em 2005. Vilões morrem em Gotham City e Batman está na trilha do assassino, um Exterminador enviado de volta no tempo para mudar o futuro. É cada coisa que inventam…

Batman Goes shopping- Para fechar com bom humor, um filme mostrando o morcegão indo as compras, afinal ninguém é de ferro. Hum, isso é outro herói de outra editora, mas deixa para lá.

Muitas iniciativas, algumas bem estranhas, outras inovadoras e inesperadas. Bem legal, um incentivo para os cineastas amadores, e para os grandes estúdio se espelharem em alguns exemplos aqui mostrados para fazer um bom filme.

Continuem acompanhando o nosso especial aqui no 100Grana.

Why So Liso?

About these ads

6 comentários em “100Grana Especial Batman- O Cavaleiro das Trevas: os fan movies

  1. muito boa a matéria rapaziada! parabéns!!!
    como disse antes, o ator c/ biotipo melhor pra ser o superman (fora o chris reeves, obvio!) que eu ja vi foi nesse filme “grayson”!
    o cara é qse um quadrinho ambulante! hehehe

  2. São os fãs mostrando aos estúdios como eles querem os filmes de seus herois favoritos…sendo que a maior parte destas buscou inspiração nas HQs, neste caso do Morcegão…Por que a WB não aproveita essas idéias criativas e tenta criar um roteiro decente p/ o Azulão…

  3. [...] este especial com filmes feitos por fãs do Batman. Uns, muito ruins; outros, legais, como este abaixo, dublado com vozes famosas, como Adam West, o [...]

  4. Eu sou Fã do “Super Heroi Falcon”, ele e mais valente
    mais forte, de qual quer super Heroi e do Planeta

  5. Eu pretendo fazer fan movies do Batman, na verdade estou começando a escrever o primeiro de três roteiros e será uma trilogia centralizada no Coringa. Algum dia pretendo exibir eles no Trashback!

  6. [...] coisas. Enfim, todo mundo aqui viu Dead End, certo, aquele fan movie do Batman que até postamos aqui certa vez, [...]

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.857 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: