360 Comentários

Legião Urbana pode voltar a fazer shows

Legião Urbana pode voltar a fazer shows

Legião Urbana sem Dado, Bonfá e Renato não é Legião Urbana. Quantas vezes você já ouviu essa afirmação? Pois é, parece que agora os tempos são outros e isso vai mudar.

Uma das bandas brasileiras de rock mais cultuadas da década de 80 e 90 (até hoje na verdade) deve voltar aos palcos em turnê comemorativa, segundo o site da revista Rolling Stone.

Os remanescentes pretendem fazer uma série de shows por várias capitais depois de 13 anos parada em decorrência da morte de seu frontman, vocalista e principal compositor Renato Russo, vítima da Aids em outubro de 1996 aos 36 anos.

Formação ainda com Renato Rocha no baixo.

Formação ainda com Renato Rocha no baixo.

O primeiro show do retorno já está marcado, inclusive. Próximo domingo no Porão do Rock em Brasília, está sendo prometida uma surpresa para o fim do mini festival, que seria a volta do grupo. Nesse dia, estariam confirmados para cantar clássicos da banda artistas como Herbert Vianna (Os Paralamas do Sucesso), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Phellippe Seabra (“ex”- Plebe Rude) e Roberto Frejat (“ex”- Barão Vermelho).

Houveram boatos de que a volta seria com um vocalista fixo, Toni Platão (ex-Hojerizah) mas o empresário do cantor desmentiu a informação. Então, a ideia se concentra em mudar de vocal a cada cidade visitada pela banda. Haverá também uma banda de apoio de músicos uruguaios que já tocou com Dado e Bonfá em outras oportunidades.

O site oficial da banda tem um comunicado que cerca os boatos mas não confirma nada.

Ao meu ver, esse não é mais um retorno “estou-precisando-de-dinheiro-deseperadamente-por-isso-resolvi-voltar-com-a-banda-que-me-consagrou” e sim um tributo bem aos moldes do que aconteceu com o Queen há um tempo atrás, sobreviventes-que-chamam-um-cantor-contemporâneo-para-série-de-shows.

Bom, as únicas confirmações foram essas e não se sabe de mais nada. Mas de uma coisa eu tenho certeza: Belém não vai ser uma das cidades visitadas.

Ou vai me dizer que você não conhece a história da sandália na cara de Renato Russo?

Diz a lenda que, em um show no Ginásio de Educação Física, Renato disse: “Em homenagem à cidade, ofereço a próxima canção: Índios.”

Um filho da terra se sentiu ofendido e não contou conversa. Atirou e acertou em cheio a cara do vocalista com uma sandália Samoa ou Havaianas, não se sabe ao certo.

Nosso colaborador Jefferson ‘Caverna’ Nunes foi testemunha ocular do episódio. Desde então, a banda se recusou a voltar a tocar na “mangueirosa”. Toma-te.

About these ads

360 comentários em “Legião Urbana pode voltar a fazer shows

  1. meu tio me contou dessa história do show mesmo. e nunca fui muuuito fã de legião mas acho um proposta interessante do grupo

  2. Com todo respeito, acho uma bosta de banda, que permaneça enterrada no inferno. :D

  3. Renato M: Também não curto muito não. Ouço, mas não idolatro. Acho algumas músicas muito destrutivas. Tipo, “Ouça e suicide-se logo em seguida”.

  4. Uma das maiores bandas do rock brasileiro. Mas essa é uma idéia de jerico. Legião sem Renato Russo não é Legião.

  5. vcs estao doidos !!1 respeito a opiniao de vcs mais descordo pq a legiao foi a melhor e maior banda nacional de todos os tempos!!

  6. Me lembro que meu primo também testemunhou o voo certeiro da sandália. E que no dia seguinte, “O Liberal” publicou um pedido de desculpas em primeira página – e isso eu li na época.

    E Legião sem Renato Russo não é Legião. [2]

  7. Concordo que uma retomada da banda sem o vocalista original não vai ter todo aquele brilho, seria como pegar o Black Sabbath sem O Ozzy e falar que é a mesma coisa.
    Os gêneros são muito diferentes mas a verdade é a mesma: Intenção boa, qualidade duvidosa.
    Mas o Legião foi desde que eu era um feto praticamente uma das melhores bandas nacionais que já ouvi, tem muitas musicas pesadas, algumas de letras sem sentido, mas todas tem uma história por trás e isto que respeito em suas letras.

    Mas devo assumir: Legião sem Renato Russo não é Legião. [3]

  8. Blá, blá, blá…etc e tal!

    Sinceramente… pode continuar enterrada com o Renato! Não faz diferença!

  9. Tá, falando sério, acho que o Renato Russo era um cara de extremo bom gosto. Neil Young, PIL, Elvis, Joni Mitchel, o cara sacava os maiores poetas do Rock.
    Outra: ele teve muita letra boboca, mas teve seus momentos como compositor. Algumas letras tinham grandes sacadas. Eu sei que muita gente idolatra, por isso disse: “com todo respeito”.

    Mas sinceramente, quem acha que Legião Urbana passou perto de ser “uma das melhores bandas nacionais” não deve conhecer ou ao menos lembrar de Mutantes, Som Imaginário, O Terço, Casa das Máquinas, Violeta de Outono, Sá Rodrix & Guarabyra, Cascavelletes, O Bando, Módulo 1000, pra citar algumas no random.

    Pra mim, foi tarde e só devia voltar pra levar os Titãs e os Engenheiros juntos hehehe

    Abs!

  10. Obs. Essa história da chinelada é demais! Se não me engano, o Cazuza desmaiou no mesmo ginásio, já bastante debilitado. Mas tem um papo que o Belchior fez um show histórico lá também. Nem tudo é desgraça…

  11. com todo respeito Renato….bosta deve ser as bandas que você ouve….se a banda fosse tão ruim ou como você disse uma “Bosta”; não teria formado tantos fãs aqui no brasil, e olha que estamos nas casas dos milhões pra vocÊ ver que não é tão pouquinho assim, bem mas eu não vou ficar te criticando ja que é a sua opnião né , ja que eu não do a minima pra ela. você deu sua opnião e eu a minha pronto!.

  12. Renato M foste totalmente contraditório…
    diz que vai falar com todo respeito mas diz que a é uma banda de bosta
    aonde tá o respeito aí?
    se não gosta da banda, escreve “não gosto, acho ruim o som, ou whatever…”.
    E Legião sem Renato Russo é, sim, Legião Urbana. Eu não gosto desses atrelamentos que fazem do frontman com a banda. Queen sem Freddy não é Queen. Se fosse verdade Guns ‘n’ Roses tava no auge até hoje. Legião foi um quarteto/trio portanto não podemos diminuir a importância dos outros.
    Só pra citar: Ainda é cedo, não seria a mesma coisa sem o Dado, pois os riffs que são marcantes na música, na minha opinião tão marcantes quanto a letra.
    Sou fã do Tony e gostaria de vê-lo na banda, infelizmente não aqui em belém devido à famigerada chinelada.

  13. Sabemos que a Legião Urbana nunca será a mesma. E sabemos que as letras da Legião Urbana ficará pra Sempre. Nesse mundo em que hoje vivemos, de letras imorais, a Legião Urbana tem boas mensagens pra todos. Ouça Legião Urbana, pesquise Legião Urbana.

  14. Ouça Legião Urbana: acrilic on canvas, a fonte,daniel na cova dos leões, love song, só por hoje. Ficaria escrevendo dezenas de nomes de músicas da Legião Urbana. Uma coisa e certa nas músicas, dificilmente repete-si refrões. Isso fez e faz Renato Russo diferente dos outros, e a banda ainda mais. Ouça Legião Urbana.

    Paz e Força Sempre.

  15. PUTS!!!!!!!!!!!!!

    CAra Só o 100grana pra me dar uma noticia dessas!!!!!!!!!!!!

    / !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! \m/

  16. Eu concordo com o Renato M em algumas coisas, não que a banda seja uma bosta e tal.
    Eu não gosto das letras piegas, na minha opinião claro.
    Ela é idolatrada pelos jovens sufocados pela opressão moral e social, mas pra pessoas realmente bem resolvidas musicalmente, ela é só mais uma banda dos anos 80 que não foi mais importante que as bandas dos anos 70 que flertavam com a tropicália: de Mutantes, Som Imaginário, O Terço, Casa das Máquinas, Violeta de Outono, Sá Rodrix & Guarabyra, Cascavelletes, O Bando, Módulo 1000 e tal.

    Eu adorava legião, mas depois fui me aprofundando nas letras e vi que elas não falavam por mim, com letras pseudo intelectuais.

    Claro que é só minha opinião e respeito os fãs.

  17. uh coisas legais ó: http://ahorakchegou.blogspot.com/

    Por que a música pode ser mais interessante.

  18. cara essa da sandália vai mais longe o boato. Dizem que depois desta sandália na cara o Renato não foi mais o mesmo. Dizem até que ele entrou em depressão e é provável que tenha ajudado a piorari sua doença.
    Bem, deixando de conversa fiada de lado. A Legião é a melhor banda de rock nacional que já houve. Não existe outra banda e creio que existirá no cenário nacional. Hoje as bandas tem uma visual psicodélico mais o conteúdo de suas letras não deixam ser dor de cotovelo cantada em todos os outros gêneros da múisca no Brasil. Será que não existe nada além de letras melosas na cabeça desta galera?

  19. Kurt: Difícil falar de importância, mas de reconhecimento, com certeza essas bandas não tiveram o mesmo da Legião. Infelizmente. Mas é sempre assim, as melhroes coisas estão nas entrelinhas.

    Pedro: Fui contraditório de propósito, foi uma ironia, uma provocação.

    Decade: Tava esperando um comentário como o seu pra dizer que vendagem, números, etc nunca será sinônimo de qualidade artística. Exemplo rápido: Sandy & Junior. Ah, e antes de dizer que as bandas são uma bosta, ouça-as! Até te indico uns álbuns bem legais.

  20. A legião sem Renato Russo é o mesmo que Romeu sem Julieta.
    Se os caras querem voltar a fazer música montam um banda meu!!!!!!!!
    O sucesso da legião é unico assim como Senna.

  21. Prefiro ouvir Teodoro e Samapio

  22. Legião é conteúdo é inteligência é política.
    muito diferente dessas bandecas de hoje que só aparecem na mídia para vender.

    A geração de hoje é a geração do vídeo game que não participa do mundo só parasitam e atrapalham , são sem consciência política sem ideologia com uma cabeça de vento. Por isso tenho cada dia menos esperança na raça humana….

    Curti e curto muito a legião , mais falar que a legião vai voltar é um desrespeito a legião original . Seria o mesmo que dizer que os 12 apóstolos sao Jesus Cristo, podem no máximo relembrar….
    .

  23. A legião foi uma banda que eu ouvi muito na minha adolescência mas a gente vai ouvindo outras coisas e se desprendendo.

    Atualmente eu praticamente não ouço e não curto rock nacional.

    Renato Russo era um cara inteligente mas as letras dele são muito depressivas.

    A volta da Legião não faz diferença pra mim, a obra deles já foi finalizada, essa volta é um pouco melhor que ouvir um bom cover da da banda.

  24. Legião é sempre Legião. Renato Russo, onde estiver, vai gostar de ver sua banda se reerguendo! Qto aos babacas que não curtem, tudo bem, continuem ouvindo as musiquinhas ruins de vocês!

  25. ESSE RENATO M. DEVE SER UM JAGUNÇO SEM CULTURA MUSICAL ,ANALFABETO, FÃ DOS RATOS DOS PORÃO, COMEDOR DE RAPADURA E CALANGO!!!!!!!!!!!!!!!!!
    LEGIÃO SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!

  26. Na história do Legião Urbana tem várias músicas excelentes…porém literalmente, Legião Urbana sem Renato Russo, não é Legião[4].

  27. OLha, uma pessoa pra falar que Legião Urbana é uma bosta, tem que ser muito ignorante, mas muito ignorante mesmo! Legião é a melhor banda de poprock brasileira , as letras são pura poesia, tocam a alma. Vai ouvir Calipso que é coisa do teu nível infeliz!!!! Mas o Renato é realmente insubstituível, o que vai rolar é uma outra fase, isso é aproveitar o lance comercial, eu acho que eles deveriam ter feito isso a muito tempo, ficaram aí batendo cabeça com medo de encarar que legião é a vida deles. Vamos ver o que vai dar, compro o dvd, baixo o mp3 e vou ao show, só depois disso posso falar se valeu a pena. Até!

  28. Com todo respeito ao colega, mais chamar as letras de Renato de pseudo intelectuais … Não concordo embora respeito sua pinião.Renato russo depois de mutantes , júlio barroso , Cazuza e entre outros foi uma das poucoas coisas interessantes que surgiram nos anos 80, que teve muita eneregia mais uma produção fonográfica cheia de erros , modismos e facetas trumbeculads de seus artistas uma década cercada de melancolia.Que Renato soube retratar como poucos.

  29. Cara voçêis não endende de musica e nem de merda nenhuma vcs só sabe escutar essas musickinhas tuk tuk tuk tuk tuk tuk ese tal eletronico cara musica e Legião…

  30. - Pena os Teodorans e Sampaianos não terem disfrutado deste periodo, saudades Legião, fez o maior show de todos os tempos no Brinco aqi em Campinas, tanto é verdade que após se despedirem, volataram e cantaram mais…
    -Respeito o som de cada um, não chamaria de bosta os bregas que rolam nas radios, não ouço os haps que não tem nada conosco, e ouvir Legião e querer interpretar suas letras exige conhecimentos e inteligencia, e isto é para poucos,” apesar da banda ser “uma bosta” né zé ” e ter só alguns milhões de fãs.

  31. Quem diz que Legião Urbana é uma bosta ou devia continuar enterrada como o inesquecível Renato Russo, não conheceu e nem conhece música… porque falar uma asneira dessas, faça-me o favor… Legião Urbana foi e sempre será, senão a maior, mas uma das maiores banda de rock do mundo, começando pelas letras inconfundíveis como pelo próprio vocalista, um gênio sem comparação. E quanto a volta, espero sim o retorno dessa grande banda, mas sem Renato Russo vai ser difícil, memso que contratassem alguém, tipo sósia do Renato, como um rapaz que esteve no Faustão, a falta dele vai ser sempre insuperável. Mas o que é bom sempre deve voltar… Que voltem o mais rápido possível…

  32. hahahaha
    legal ler os comentários de meia dúzia de adolescentes crítico-punheteiros que curtem fresno dentre outras pseudo-bandas do gênero. Aposto que amam a Pitty e CPM22 e dizem que é banda boa.

    Muitos de vocês estão aqui hoje por causa da trepada de suas mamães ao som de “vento no litoral”, “Eduardo e Mônica” etc etc etc.

  33. cada um com sua opiniao sobre o assunto!
    eu gostei e gosto da Legiao Urbana ate hj!

    mas o site oficial desmente essa historia da Legiao Urbana tocar novamente!

    http://www.legiaourbana.com.br/

    abraços!

  34. Pra começo de conversa a melhor banda de rock brasil é “os “mutantes” e ponto final! Legião urbana é banda bobinha com músicos desprezíveis que não tocam quase nada. Não há “virtude” na banda a não ser as letras copiadas inescrupulosamente por seu mediocre mentor o tal Russo (leia Conversações com Renato Russo e descubra que “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã” não é frase dele). Outra coisa a banda é pobre mesmo, pois não tem um só solo que preste e fica somente em três acorde e um monte de músicos contratados fazendo a mesma nota o tempo todo com recitações de letras fraudulentas depressivas. Onde está a criatividade? Legião de bababacas são os fãs dessa bosta. Que permaneça no inferno de dante para sempre!!

  35. Eu mato quem teve a infeliz idéia de refazer shows sem Renato Russo e os outros da banda sob o nome de Legião Urbana. Absurdo!

  36. Olha o futuro de quem curtiu as bandas dos anos 90 pra baixo e das modinhas de hoje. Só drogado suicida e emo

  37. Acredito segundo algumas respostas que quem não gosta do Legião é porque o cara é muito novo ou muito velho, vamos curtir esses exxelentes músicos e comparar com as bandas de rock de hoje, essas sim estão devendo e muito.

  38. Com certeza Legião fez parte do cenário musical brasileiro INTELIGENTE! Pena que hoje virou moda ser ignorante e adepto de músicas com ritmos enjoativos e, se não vazias, são vulgares como muito Funk, Pagode e Sertanejo que tem por aí!

  39. Quem diz que não gosta de Legião Urbana, simplesmente não entende Legião Urbana. E, se não entende, não sabe ver a beleza musical.

  40. eu ja ouvi toni platao cantar, e ele é bom…. se a banda com o toni voltar pra fazer uma serie de shows, pode ser interessante….concordo que uma banda sem seu vocalista original pode nao ter o mesmo brilho, mas pelo menos tentará e fará que seus antigos fãs tenham boas recordações, mas o recado infantil pra nao dizer imbecil que o postulante fez dizendo que ja foi tarde e que teria q ficar no inferno junto com renato, so posso dizer o seguinte….. recolha-se a tua insignificancia, pq no minimo vc escuta essas bandinhas mediocres que acham que fazem musica…..

  41. se vcs nao gostam de legiao entao vao dançar na boquinha da garrafa ou escutar axe por favor nao falem mal da legiao se nao gostam entao pq entraram aki legiao é só pra quem curte letra e musica nao se faz com a b u n d a

  42. olha que o bosta de hannibal falo….

  43. Não gostar do Legião tudo bem mas dai a criticar a banda que para mim foi a melhor do país é sacanagem. Voceis devem gostar do Fresno, Cine e NXZerro cambada de Emos.

  44. Acho ridículos alguns comentários acima citados, pelo que li muitas dessas pessoas que não gostam de legião urbana, não têm nenhum conhecimento sobre musica e nem opinião própria ouve o que a mídia impõe (xandi, calipso, creuuuuu). O fato que ocorreu em Belém e uma vergonha para região norte, pois todos nos somos descendentes de índios negros ou brancos e apoio a decisão deles não querem mais tocar lá pois na casa onde você e bem recebido você sempre voltará.
    Ah. bondade sua me explicar com tanta determinação
    Exatamente o que eu sinto, como penso como sou
    Eu realmente não sabia que eu pensava assim
    E agora você quer um retrato do país
    Mas queimaram o filme
    E enquanto isto na enfermaria
    Todos os doentes estão cantando sucessos populares
    (e todos os índios foram mortos).
    Musica boa não evelhece!!!

  45. Tudo na vida tem o seu tempo, as coisas boas são eternas assim como a legião urbana,porem ja passou o seu tempo, sem renato não ha legião!

  46. logo ve-se que o sr. Renato M. deve ser do tipo punhtinha global que idolatra baboseiras….. por favor, aprenda e depois tente…..

  47. Quem que não teve uma historia na adolecencia que tem a ver com as letras da Legião Urbana, pra mim o Renato foi um grande poeta do rock nacional, dificil substitui-lo, vamos esperar pra ver

  48. “Aos criticos e fãs do legiao ,,,,,,so uma pergunta para aqueles que não gostam (repeito a opniao) “fale-me de uma referencia em letra de musica atualmente ,,,,,,,,,……..ou sera que vai citar musica eletrônica, funk, entre outras porcarias que outros insistem em difugar……escultar……

  49. Em resposta as muitos fãs “exagerados” em seus comentarios
    eu posso apenas de dizer qua calipso tbm tem muitos fãs nem por isso é bom….
    concordam?
    é claro que na epoca não se tinha muita opção mesmo….

    eu sou musico e pra mim o que importa é a musica não as letras
    ou voces vão dizer que sinfonias são ruins so por nao terem letra
    claro que a “qualidade” das letras era boa mas tenta comparar com o que tinha na epoca?
    “em terra de cego que tem um olho é rei”.

    e em relação a qualidade instrumental legião sempre foi precario
    se alguem discorda tudo bem mas o meu padrão de bom e meta de vida é tocar como paul gilbert ou chegar perto

  50. Meu sonho era poder ter visto um show deles…
    quem sabe assim eu posso ver né?
    mas Renato estará na alma do legião sempre!

  51. sou mtoo mais Engenheiros do Hawaii

  52. viva o raul seixass…..rauzilto foi o melhorr

  53. Que lixo, essas músicas ridiculas desse cara, sem flar na voz de pato rouco…
    foi a pior banda de rock da decada de 90

  54. Com todo o respeito, acho Legião Urbana um saco, à exceção de pouquíssimas “pérolas” que não deixo de curtir; seu som é muito igual, sem variantes interessantes, daquelas que conseguem deixar os pelos ouriçados. Mas isso comprova, infelizmente, que cada macaco tem de ficar no seu galho… Quem criou o rock não canta o hino nacional brasileiro com a mão direita no peito, ao contrário, quando tenta não consegue disfarçar seu forte sotaque anglo-saxão!!!!!!! Um abraço a todos…

    the Osmar

  55. Legião sem Renato não é Legião Definitivamente… é a mesma coisa que feijão sem arroz, romeu sem julieta, pão sem manteiga, monica sem cebolinha, bochecha sem claudinho…. não existe!!!

  56. o legiao tinha suas melodias “precarias” justamente como sua forma….algo simples…. nao precisa-se encher de notas para a melodia ser linda…..as vezes o belo esta no simples…

  57. - Legião segundo musicos entendidos que não fazem suceso ou fazem nada, era “conjunto de tres notas”, e este conjunto com tres notas levantou milhões de fãs e hoje querem tocar por prazer de fazer tres notas. Como gostaria que surgissem novamente no cenário pessoas com idéias como a de Renato, inteligencia de musicar frazes que podem não ser suas, mas ninguém antes e depois teve capacidade de musicar. Legião com Renato ou não é bom de se ouvir.

  58. Olá,

    Como foi dito : “…uma bosta”.
    Concordo em grau, gênero e número, e penso que o próprio Renato Russo concordaria com este adjetivo.
    Explico.
    Independente da letra de algumas músicas terem sido “piegas”, “sem sentido”, “etc…”, o trabalho da Legião adubou a cabeça de muita gente, produziu boas idéias, bons sentimentos, instigou ao amadurecimento, ao crescimento.
    Claro que também divertia, afinal Rock não é só protesto não !!!! Também deve divertir.
    Não sei se foi “A” banda, existiram, e existem ainda no cenário atual, outras bandas legais. Não vou aqui ficar citando nomes e é bom lebrarmos também que o Mundo mudou muito nestes anos, apesar de muitos não perceberem, ou nem saberem, que ocorrem mudanças. Assim as grandes letras, as grandes músicas, demoram mais a surgir e isto não é apenas aqui na Terra Brasilis, é geral.
    Portanto, o lance é nos divertirmos, afinal música é sempre bom, seja para apenas tamborilar os dedos, liberar a voz, dar umas “cabeçadas”.
    Se a Legião vai voltar será a Legião II, diferente do que foi, que faça sucesso, movimente shows, tenha novos fãs e também gente que torça o nariz para eles, afinal assim é tudo na vida.
    Quem não gostar, não ouça, não vá aos shows. Simples.
    E que voe bosta prá todos os lados, que não falte prá ninguém !!!!
    À Legião, quando entrarem no palco neste retorno: “Mérde !!!”.
    Grande abraço.
    Zep

  59. ESPERO QUE O GRUPO FAÇA UM SHOW AQUI NA BAHIA TAMBEM. SERAM MUITO BEM VINDOS….

  60. lixo é seu parco conhecimento…..legiao descende dos anos 80, e continuou nos 90…..leonardo, aprenda antes de falar merda…. vc no minimo gosta de “boquinha na garrafa”…..trouxa

  61. Bem…Para alguns “que fique enterrada” …
    A verdade é uma só…Ser cópia é facil…
    Ser autêntico é para poucos…
    Nunca um artista seja na dança, na música, no teatro irá agradar a todos…
    O grau de informação, assim como gosto (e como diz o ditado-gosto não se discute) vai de cada um…
    No geral Grupos como Legião Urbana (independente do gênero) dá para contar nos dedos de uma das mãos…
    Estamos discutindo “originalidade” “personalidade” e disso o Legião Urbana teve de sobra para que até hoje novas bandas que surgem a cada dia a tem como fonte de inspiração.
    Tenho a consciência que gosto não se discute, mas falar com toda propriedade que Legião é um lixo, me desculpe mas é melhor ficar no seu mundinho do que falar de música…
    Não sou fã de Legião Urbana, mas reconheço o potêncial e a sua autenticidade…Não é facil ser músico neste País e conseguir se destacar no cenário que é tão competitivo.
    Um abraço a todos.
    Marcos Castro
    Produtor

  62. Falar de Rock ou música brasileira sem Legião Urbana, é o mesmo que não falar. Esse molecada que vive ao som ridículo de nx0, fresno, charlie braow jr entre outros, se quer tem noção daquilo que a Legião Urbana representou em sua época com uma juventude politicamente ativa e não alienada com esses hip-hop e hemos escrotos. Cresçam seus idiotas que não tem se quer a capacidade de procurar conhecer a história por trás da banda, suas músicas, sua representatividade para um época que não terminou. Esses bostas que tocam nas rádios hoje, só tem espaço por causa de doentes mentais como vcs que não conhecem o verdadeiro rock brasileiro. QUE PAÍS É ESSE?

  63. Gostei muito da história da sandália, se fosse um Punk teria mandado um coturno. KKKKKK. Já esse papo em itálico cheio de hífens, mostra que este reporter escreve muito mal e precisa desses recursos engraçadinhos. VTNC

  64. Ninguém merece. Chega! Mais EMO!

  65. olha, sinceramente, quem diz que legiao nao foi a maior banda de todos os tempos de rock no brazil nao entende de rock e sua histora…. Faça uma pesquisa sobre isso e vera td a respeito , mas respeito a opiniao de todos e gosto nao discute apenas gosta…

  66. Incrível, os jovens hoje não possuem nenhum referencial ao que tange o aspecto musical. Pra quem ouve algumas “bandinhas” de rock, axé e forró, não me surpreende está aversão contra a maior banda de todo tempo. Só quem viveu sabe do que estou falando. Legião é música, religião e poesia.
    Seria uma boa olhar Dado, Bonfá e companhia!

  67. Que maravilha!!!!!!!! Estou ouvindo Legião Urbana e me deparo com essa notícia! Espero que o pessoal venha pro Sul. Não tive o privilégio de ver Renato Russo à frente da banda, mas ouço muito Legião, quem sabe dessa vez eu aprecio um show da banda…….

  68. As músicas da Legião embalaram a minha adolescência e de todo o pessoal na casa dos 30!
    Música boa, inteligente, letras críticas, música romântica sem ser piegas. Rock, muito rock!
    Excelentes momentos… Renato Russo era depressivo e algumas letras de suas músicas provam isso, mas, de forma alguma desmerecem a ótima qualidade das letras, dos arranjos, das melodias!
    Sempre Legião! Quero ver as novas atuações de vocalistas e depois eu direi se gostei ou não… Saudades sempre do Renato!!!

  69. Eles poderiam chamar o vocalista da banda catedral….

  70. Concordo que Legião sem Renato é meio complicado de se imaginar, entretanto a legião urbana era composta por 4/3 integrantes, assim provando que era a soma de todos os talentos que formou essa grande banda do rock nacional. tenho 21 anos, infelizmente não pude assistir um show(que deve ser marcante) da legião urbana, mas desde que passei a gostar de música, legião está no topo da lista. E espero sim que a banda seja relançada, infelizmente Renato não estará presente no vocal, mas deixou um grande trunfo para que esse novo projeto tenha sucesso (suas músicas). Cabe agora ao Toni ter no mínimo 10% do talento do Renato, que sem sombra de dúvidas esse projeto será um sucesso. (Salve Renato, Bonfá, Dado e Renato Rocha) Espeto poder mandar um salve para Toni, depois que fizer um trabalho bem feito com a banda que a todos ouvintes da boa música.

  71. Outra coisa: uma banda é como um organismo vivo em toda sua estrutura. A partir do momento que um dos compenentes não está mais inserido em seu contexto, a energia nunca mais será a mesma coisa, nunca! Lembro-me muito bem do clima de “magia” que por muito tempo existiu depois que os Beatles terminaram… Eu e minha mulher sempre cogitávamos que, de repente, eles poderiam retornar, existia esse clima! Quando Lennon foi assassinado, eu estava com ela numa pizzaria aqui, em Sampa, e aí, depois de choramrmos olhando um pro outro, eu disse prá ela: “Agora, sim, tudo terminou!” Só isso…

  72. Legião urbana foi uma das maiores bandas brasileiras e teve como lider um cara muito inteligente mas ao mesmo tempo imbecil.mas o que morreu morreu não deve voltar mais

  73. É LEGAL A IDÉIA, POIS ASSIM COMO O BARÃO VIVEU SE CAZUSA A LEGIÃO PODE SIM VIVER SEM RENATO RUSSO, MAS SE É PARA COLOCAR UM NOVO VOCALISTA, QUE SEJA O VOCALISTA DA BANDA GOSPEL CATEDRAL POIS A VOZ DELE É IGUAL A DO RENATO.

  74. Falar de Rock ou música brasileira sem Legião Urbana, é o mesmo que não falar. Essa molecada que vive ao som ridículo de nx0, fresno, charlie braow jr entre outros, se quer tem noção daquilo que a Legião Urbana representou em sua época com uma juventude politicamente ativa e não alienada com esses hip-hop e hemos escrotos. Cresçam seus idiotas que não tem se quer a capacidade de procurar conhecer a história por trás da banda, suas músicas, sua representatividade para um época que não terminou. Esses bostas que tocam nas rádios hoje, só tem espaço por causa de doentes mentais como vcs que não conhecem o verdadeiro rock brasileiro. QUE PAÍS É ESSE?

  75. Todo mundo sabe q a legião foi e sempre será a melhor banda de rock do Brasil, não importa o q as pessoas falem!Não tem como comparar calypso com legião urbana! Tanto letras como música eram boas!

  76. Q Maravilha, Legião Urbana , a maior banda Rock da década de 80 e 90.
    Força Sempre!

  77. o que algumas pessoas teriam que entender, que alem de lindas melodias, e letras interessantes, o legiao iniciou numa época onde a censura ja estava no seu final, e o renato sempre passou boas intenções e pedia pra a galera pensar, ter um pouco mais de vontade, garra, e sabedoria pra lutar contra desigualdades e mais….. tinha seu lado de critico politico, mas estou vendo comentarios de energumenos, emos, de gente sem preparo que escuta bosta achando que é musica….o que me assusta que são esses mesmos “super criticos inteligentes” que votam……nao me estranha o Brasil ser desse jeito…boa musica nao ofende, e bons cantores, encantam…..suas criticas destrutivas servem pra vcs e suas familias….

  78. Bom, falar de Legião Urbana é falar de um mito brasileiro!
    Os caras foram bons naquilo que faziam e não devem ser menosprezados por pessoas sem cultura!
    Tá certo que eles tem letras meio sem pé nem cabeça mas, tiveram sim sua importância no quadro da música brasileira e isso não pode ser deixado de lado!

  79. Apoiadíssimo Renato….. que caiam no esquecimento, bandinha de 3 acordes…

  80. Acho podre a idéia de desenterrar o Legião! Respeito quem curtia na época, mas a trajetória musical foi se tornando patética! Tem tanta coisa melhor pra gente ouvir! Soh pra lembrar ai! Jah estamos em 2009 pow!

  81. O que eu acho é : quem não gosta da Banda não deveria postar aqui. Gosto cada um tem o seu e pronto. Não podemos negar que a Banda marcou uma geração e quem não gosta certamente era bebê na década de 80/90. Por isso não teve a oportunidade de viver a época e o momento. Tempo esse que jamais esquecerei e ficará p sempre na minha memória e de muitas pessoas. Quantas vezes buscamos respostas nas músicas do Renato?

  82. pra vcs q n gostam de legiao urbana e q acham q e uma bosta pau no de vcs porque pra mim banda igual o legiao n vai existir mesmo q tentam copiar e pra copiar existem um monte e hoje tem essas bandinhas de emo .;;;e essas pessoas q dizem q o legioa e bosta devem gostar de fresno nxzero isso sim e bosta q de rock n tem absolutamente nada………

  83. melhor ser uma bandinha de 3 acordes, que embalou multidoes, e deixou uma grande marca no cenario nacional, do que escutar porcaria que os bostinhas acima curtem….

    omnia vince

  84. Acho que esse lance da sandália deveria ser hoje e atingir na cara de quem tá falando mal da Legião Urbana. Só isso…

  85. Poxa vida, acho que os fãs de renato mereciam sim , ter esse presente novamente…

    Ver o legiao msm que sem o seu mestre e lider…vai ser uma boa para akeles que ainda hj consideram a legiao uma banda imortal !!!!

    Torço pra que voltem sim…

    viva legião

  86. O tal de Renato M, vai ler mais um pouco!

  87. Esse Renato M,deve ser daquelas pessoas pobre culturalmente,pois até hoje nunca surgiu uma outra banda como a Legião.Estou com 46 anos,ouvi legião nos tempos de faculdade e meus filhos cresceram ouvindo Legião,e outras bandas como:Capital inicial etc,bandas do mesmo gênero.
    Tive a oportunidade de ver a foto desse Renato M,que na verdade queria ser Renato Russo!Vi na sua foto uma pessoa largada,barba por fazer,com certeza mal amado,muito acabado mesmo.Sugiro que deva melhorare a sua aparência asquerosa,ser mais agradável,ter mais senso de ridículo ao emitir sua opinião,pois está agindo como um verdadeiro doidão,que parece ainda viver naquele tempo,amadureça como sua expressão que o tempo deixou marcas,pare de agir como um doidão(papo cabeça)que quer ser polêmico pra chamar a atenção.Cuide de sua saúde,pare de beber e usar coisas que não deveriam mais fazer parte da sua vida a muito tempo.Assim quem sabe vc preserva uns neurônios,se é que ainda existem.

  88. A volta do legião será um programa de ÍNDIOS !! eehehehehehe !!! Gostaram???!!!!

  89. sou muito fã da Legião.
    mas essa história de voltar pra mim não faz muita diferença.
    primeiro que Legião sem Renato não é legião.
    segundo que eu moro em Belém,depois da sandalhada eles nunca mais voltarão aqui.

  90. Fala sério! Esses caras são soi estúpidos!
    Aposto que ele deve ouvir essas merdinhas que estão na mídia…
    E quanto ao retorno da banda sem Renato Russo…Sem dúvida não será a mesma coisa e não acho legal esse lance…
    Melhor deixar como está. Depois vão querer “avacalhar” e isso vai manchar a imagem da banda.

    Legionária Fiel.

  91. legiao sinonimo de musica boa ………

    adoroooooooooo
    n e aqela baNDA Q COLOK A FRANJINHA DE LADO E ROPA PRETA E DIZ Q CANTA LEGIAO E LEGIAO E PRA QELES Q N GOSTAM PRA MIM N TEM CULTURA ALGUMA.

  92. as sandalias deveriam ser atiradas na cara dos politicos que fazem a vergonha nacional….como fez o jornalista iraquiano a dez meses atras qdo tentou atingir o Bush…… legiao com ou sem renato, ainda encanta seus fãs…..acredito que essa tentativa de shows seria legal, principalmente pra mim que sempre quis ver um show deles e nunca pude… pena q existam criticos para criticar com tanta vontade aqui o legiao, em vez de criticarem com mais força o governos e seus desmandos, renato disse uma vez….tenho medo da burrice, pois assim piora a nação…..

  93. Uma bandinha dessas voltar com outro vocalista OK…. o cara num era tudo isso MESMO, agora inadmissível foi o retorno de queen sem fredy mercure ou do doors sem jim morrison….

  94. Concordo que Legião sem Renato é meio complicado de se imaginar, entretanto a legião urbana era composta por 4/3 integrantes, assim provando que era a soma de todos os talentos que formou essa grande banda do rock nacional. tenho 21 anos, infelizmente não pude assistir um show(que deve ser marcante) da legião urbana, mas desde que passei a gostar de música, legião está no topo da lista. E espero sim que a banda seja relançada, infelizmente Renato não estará presente no vocal, mas deixou um grande trunfo para que esse novo projeto tenha sucesso (suas músicas). Cabe agora ao Toni ter no mínimo 10% do talento do Renato, que sem sombra de dúvidas esse projeto será um sucesso. (Salve Renato, Bonfá, Dado e Renato Rocha) Espeto poder mandar um salve para Toni, depois que fizer um trabalho bem feito com a banda que a todos ouvintes da boa música..

  95. Concordo que Legião sem Renato é meio complicado de se imaginar, entretanto a legião urbana era composta por 4/3 integrantes, assim provando que era a soma de todos os talentos que formou essa grande banda do rock nacional. tenho 21 anos, infelizmente não pude assistir um show(que deve ser marcante) da legião urbana, mas desde que passei a gostar de música, legião está no topo da lista. E espero sim que a banda seja relançada, infelizmente Renato não estará presente no vocal, mas deixou um grande trunfo para que esse novo projeto tenha sucesso (suas músicas). Cabe agora ao Toni ter no mínimo 10% do talento do Renato, que sem sombra de dúvidas esse projeto será um sucesso. (Salve Renato, Bonfá, Dado e Renato Rocha) Espero poder mandar um salve para Toni, depois que fizer um trabalho bem feito com a banda que a todos ouvintes da boa música..

  96. Impossivel imaginar Legião Urbana sem Renato Russo, vale pelo show pra quem gosta de ouvir grandes sucessos da banda. Sem dúvida é uma boa idéia, espécie de tributo.
    Quanto aos otários que falam mau da Legião e do Renato Russo, só podem ser esses chifrudos ouvintes de música sertaneja ou então de sertanejo universitário. Música de corno. Vão estudar bando de ignorantes. Legião é até hj a maior banda do BRasil. FUI!!!

    RENATO M

  97. Engraçado! Num mundo tão cheio de umbigos, ainda insistem em viver nas cavernas, onde sequer suas sombras são vistas.Quem nunca teve mãe, nunca teve pai, e não aprendeu a respeitar os colegas na escola, não pode falar de amor, e não pode contribuir para este momento, o qual precisamos co-existir, e dar-nos as mãos para enfrentar as tribulações e revoltas de nosso planeta, contra nossa avareza e ignorância.Pobres filhos, pouco humanos, serão lançados ao mundo por essa raça de hipócritas queimadores de índios.É por existir este tipo de seres playboizinhos metidos, que não sabem diferenciar a pele aveludada da namorada e o pêlo grosso de uma cadela, por existir essa gente, é que aprendi a dar rasteira e cabeçada.
    Salve a revolução intelectual, e as nuances subjetivas do ser.
    Afinal amar ao próximo é tão démodé…
    Ah e podem falar qualquer asneira, pois que na roda da vida jamais poderão enfrentar, em verdade, seus próprios medos.

  98. Se a maioria dos fãs da legião Urbana, tivessem escutado ao menos uma música do Joy Division na vida,saberiam que Legião Urbana nada mais era que uma cópia muito ruim da banda de Ian Curtis. Esta volta nada mais é que um caça níquel.

  99. Legião foi e sempre será a melhor banda nacional e ponto final.

  100. É pura ignorância de alguns “moleques” que ousam em falar mal do Renato Russo, ele foi um grande músico/poeta do rock brasileiro dos anos 80 e 90. Enquanto vcs se melavam nas fraudas cheias de merda, nós, que fomos adolescentes da época, testemunhamos uma das melhores bandas que já passaram por aqui.
    Critiquem o que conhecem ou continuem a ouvir esses lixos de bandas: Fresno, Nx Zero e Cia.
    Legião Urbana, mais uma vez!!!

  101. Estes caros ais que andam falando mal da legião urbana não sabem de nada pode ver o que eles ouvem é só funk vai saber de letra de musica

    Valeu legião volt em mesmo sem o grandioso Renato russo, pois este país esta sem cultura nenhuma vocês já viram ai alguns comentários.
    Mas não importa voltem como a grande legião que vcs quase deixaram morrer

  102. Ai gente,quebobagem vocês ficarem discutindo…
    como se dizaqui na Bahia, gosto é igual a braço, uns têm outros são cotós…
    Legião É MUITO BOM DEMAIS DA CONTA!
    Lembroque cresci ouvindo legiãodesde os Lp, passando pelas fitas e CD e que chorei ao saber a morte do Rento Russo, e da Cássia…
    Concordo com o colega q disse q as músicas de legião têm mensagens, boas mensagens…não as imbecilidades que ando ouvino por í…
    Melhor dizer algumacoisa, ainda que pesada do que não dizer absolutamente nada…ou tudo, tudo de ruim, imoral, fazer culto as drogas e coisae tal…
    Mas DEFINITIVAMENTE LEGIÃO SEM RENATO NÃO É LEGIÃO….

  103. A Legião com certeza foi uma das maiores bandas no cenario nacional
    e até hoje as bandas iniciam tocando Legião, continua sendo um marco
    Os que acima falam mal, devem ser aqueles que nao conhecem nem sequer a respeito do País em que vivem.

  104. RENATO M PRA MIM VC E UM CARA MAU AMADO E MUITO IGNORANTE .DE PERSONALIDADE E DE CULTURA QM DEVERIA IR CEDO E VC PQ PESSOAS COMO VC NESSE MUNDO N FARIA FALTA……

  105. “PARA UM TAL DE SÁVIO”
    Amigo, tudo bem que você gosto de Mutantes, mas você falar que as letras da Legião são fraudulentas?? Me desculpe amigo, mas é burrice. Se você procurasse pra saber no álbum onde tem a música citada existe um texto falando, não só sobre essa música, mas sobre outras também do mesmo álbum que falam que ele achou uma bíblia Buda e copiou algumas coisas sim, agora, ouça “Vento no Litoral”, “Faroeste Caboclo” (

  106. eu respeito os comentarios dakelas pessoas que dizem que a legião não presta…
    mais muito pelo contrario
    legião urbana foi e ainda é umas das maiores influencias do rock hj
    e outra A legião urbana não é apenas uma banda
    A legião urbana é um estilo de vida.

    e se os membros originas querem voutar do maior apoio
    mais todos nós sabemos que a legião urbana jamais sera a mesma banda como foi com o grande Renato Russo!!

  107. Quem me dera se a volta da Legião Urbana fosse também a volta de toda uma época, muito boa por sinal!!!! Um show revival da Legião será bom para recordarmos (para quem teve o privilégio de ouvir na época), inclusive com alguns dos músicos remanescente. Mas para tentar fazer renascer, se reinventar, aí já é uma tragédia anunciada!!!!Não faz sentido, principlamente pela ausência do Renato Russo, que era a referência da banda.
    Agora com relação a qualidade musical da banda, a simplicidade e a atitude é que fizeram a Legião ser grande, pois eles demonstraram que para ser um grande músico e grande artista, você precisa antes de mais nada ter força de vontade e senso musical, coisa que muitos virtuoses não têm. Talvez o motivo da “inveja” de que alguns críticos demonstram é pelo fato de que uma melodia simples, com letra inteligente, pode falar muito mais do que uma sinfonia rebruscada, uma “masturbação musical” que não faz nenhum sentido para quem quer se divertir apenas!!!!.

  108. Não consigo entender em qual sentido que Legião poderia ser considerada a melhor banda do Brasil… qualidade musical passa looooonge!

  109. Desgraçados mercenários!!!! nunca existiu legião, e sim RENATO RUSSO!!! ele era tudo!!! não conheço dado e bonfá como porra nenhuma!!! cambada de mercenários!!! tomara que se fodam!!!

  110. AE Galera, os que falam mal é que não tem banda de verdade para curtir, as vezes esses pessoal que não curte legião, curte samba, forró, pagode, brega e acha que isso é bom, não sabem escultar as letras, ae quando escuta um samba diz que é da hora o batuque e a melodia le,le,le,le,le… eles nunca saem desse mundinho, é uma chébinhada……………………………….
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  111. QUEM VC ACHA QUE FARIA UMA MÚSICA ASSIM??), as músicas são poesias, por isso arranjo nunca foi o ponto forte da banda, são músicas fáceis sim, sou músico, mas são músicas que a cada vez que você toca lembra de algo que te marcou, ou algo que você espera ansiosamento que aconteça. Então, pare de falar bobagem, se voê não gosta o problema é seu, mas falar mal sem saber o que está falando, o que pode ser? BURRICE mesmo…
    Legião sempre….

  112. A MELHOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS , FUI A CINCO SHOWS DELES , SE PUDER VOU A MAIS UM , E QUANTO A BELEM , VAMOS E VENHAMOS QUE NÃO TEM CULTURA NÃO SE ESTABELECE , SALVE LEGIÃO URBANA

  113. Sou fã da legião de carteirinha tenho tudo da legião e não sei se vai ficar bom mas se for com o vocalista da banda catedral isso vai ser demais e eu aprovo.

  114. EU ATÉ TENTO ENTENDER QUE ALGUMAS PESSOAS NÃO GOSTEM DAS MÚSICAS DA LEGIÃO URBANA…ESSAS PESSOAS DEVEM GOSTAR DE “BREGANEJOS” DO TIPO: SETANEJOS UNIVERSITÁRIOS, NXeMo, FUNK DE PERIFERIAS E ACHÉ MUSIC LTDA! AÍ SIM, FAZ SENTIDO PESSOAS NÃO GOSTAREM, POIS NÃO É QUALQUER MENTIZINHA QUE VÁ CAPTAR AS MENSAGENS INTELIGENTES QUE AS MÚSICAS DA LEGIÃO NOS PASSA!!
    POBRES MENTES POBRES….

  115. bandinha q nada mané é amaiorbanda nacional cabecinha ta certoque legiãosem renato ñ tem graça mais chamar de bandinha no minimo vc e todos os que estão criticando a antiga legião são os especialistas em boa musica apostoque vcs adoram calcinha preta, calypso, chandi perla e por ai vai ñ tô certo aprendam a curtir boa musica e respeitem os outros………

  116. No texto pouco rico em detalhes ocorre um erro grave com a conjugaçaõ do verbo haver. No quinto parágrafo a forma houveram não existe e é bizarra.

    Nomkeie o autor dessa pérola.

  117. Acho legal a banda voltar, claro que sem o Renato não será a mesma coisa, mas as letras dele estão aí, e porque não ouvi-lás na voz de outra pessoa?
    Embora adore o Legião, sou muito mais o ENGENHEIROS, o Humberto passa uma mensagem mais positiva e muito mais culta e inteligente!

  118. E querendo ou não nois sabemos que isso tbm foi uma grande perda para a nossa cultura
    e acho que nois brasileiros
    deveriamos dar mais valor ao que temos e o que tivemos no passado…
    pq querendo ou não nossa cultura ta perdendo muita gente importante um exemplo foi o Maestro Carlos Alberto P. Fonseca po quanto conhecimento ele tinha e que não foi possivel passar
    outro exemplo é o Michal Jackson o que ele fazia fora do palco era problema dele…
    mais o que ele fazia dentro do palco como os seus passos de danças que são valorizados até hj,poderia haver muito mais conhecimento que esses grandes icones poderiam ter passado.

  119. Meus…vcs que não gostam de Legião, será que não gostam mesmo? porque estão perdendo tempo com uma banda que não curtem??? Ah calem suas bocas miseráveis!!!!
    È Legião !! È Legião !! È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!È Legião !!

  120. Não sei se mais alguem lembra, mas eu estava no show da legião no mineirinho e um infeliz também atirou um sapato que acertou em cheio o óculos do Renato, ele gritou: “sapatada na cara é sacanegem” e parou o show, foi triste… ainda bem que eles não estão lembrando disso e espero a volta da Legião aqui em BH.

  121. ha ha ha ha ha “Phellippe Seabra” (”ex”- Plebe Rude)???????????

    eles precisam de um din din…todo mundo precisa, fazer o que…

    quanto ao “Phellippe Seabra”, ele estava ótimo na gravação do DVD da Plebe no domingo passado…

  122. Olha cara, Legião Urbana com certeza é até hoje a melhor banda do rock nacional, ninguém discute a qualidade das outras, mas Renato fez história. E hoje, me desculpem todos, mas qualidade e rock verdadeiro só o gaúcho…

  123. Bom, o que falar da saudosa banda… Legião? pelo proprio nome ja pode-se ter uma idéia, pois somente a legião para levar, trazer, rebocar, multidões. Eu fui um felizardo pois em duas oportunidades presenciei shows da banda.
    Renato emocionava a galera com um simples oi.
    Vamos ver o que vai ser com esses novos ou velhos vocalistas, que irão substitui-lo.
    LEGIÂO SEMPRE LEGIÂO

  124. Uma pena que a falta de cultura traga comentários como os que acabo de ler,mas é uma parte do Brasil que ainda vai mudar, só falta cultura. Não apenas ouça Legião leia suas letras quem sabe lhe traga um pouco de bom senso.

  125. Legião Urbana!!!O que será desta banda sem Renato Russo, não importa a opinião de alguns, ele é e vai continuar sendo um símbolo do Rock Nacional, um dos maiores escritores e poetas que o Mundo teve o previlégio de conhecer e ouvir…amei, amo, sempre amarei nesta banda, com ou sem Renato Russo, pois a Legião Urbana era um conjunto não uma só pessoa, perdemos um poeta, um critico e um excelente músico, mas podemos com certeza ouvir e avaliar esta nova etapa desta banda tão conceituda.

  126. Sou da época da Legião Urbana, gostei e continuo gostando na mesma intesidade.
    Sou fã, acompanhei a tragetória, não concordo com as pessoas de não conheceram e acham-se no direito de criticar!
    Legião não era para todos, mas para uma pequena elite de jovens inteligentes (e ao que parece não vai ser agora que a juventude vai ficar “esperta”).
    Renato Russo não era um um músico qualquer, o cara tinha cultura, conhecimento e escrevia letras de profundo lirismo, com críticas sociais e políticas.
    Critica quem não conhece, quem não entende!
    Porém concordo que Legião Urbana sem Renato Russo, não é Legião, porém vamos ver no que dá!

  127. VERDADE!
    E O PIOR…
    O FILHO DA PUTA QUE JOGOU A SANDÁLIA, FOI UM “SER”DA CIDADE DE POMPÉU – MG.

  128. Nossa descordo com vc´s plenamente,como legião urbana não foi a melhor banda dos anos 80 e 90 sem duvida continua sendo a inspiração de muitas bandas atuais!
    Nem preciso citar são inumeras!!!
    Mas Legião sem Renato Russo não é Legião!

  129. Concordo com o Allan P e o Andrey, de todos as imitações que fizeram do Renato, o cara da banda catedral é a melhor, voz muito parecida. Renato não pode voltar, mas suas músicas podem nos trazer ainda muitas alegrias. Pra mim foi a melhor banda dos anos 80 e 90. Me digam uma melhor.

  130. “Houveram boatos de que a volta seria com um vocalista fixo”

    - Houve

    “(”ex”- Plebe Rude) e Roberto Frejat (”ex”- Barão Vermelho).”

    - O que são essas aspas em “ex”?

  131. VAMOS ACABAR COM ESSA COVERSA MOLE: LEGIÃO NÃO SE DISCUTE: MUITO BOM! MAS NÃO VENHAM CRITICAR A MÚSICA SERTANEJA. INFELIZMENTE, QUEM CRITICOU É LIMITADO.

  132. Vcs q estão falando q não gostam de Legião são uns burros, e não entendem nada de música!

  133. Essa banda copm os seu temas aborrecentes presente nas letras, ultradepreciva uma merda, adeus legião!

  134. criticos idiotas.pergunte a maioria dos componentes destas bandas de hoje quem sao suas grandes inspiraçoes.certamente legiao urbana sera a resposta da maioria.

  135. se o retornor for embasado com a mesma qualidade inerente da banda original, será muito bem vinda. Precisamos de bandas sérias, que interpretem canções de verdade, com essência e profundidade. Chega de dança da “calcinha”. Valorizemos o bom do “rock brasileiro”.

  136. UM CARA QUE CHAMA A LEGIÃO DE BOSTA E NO MINIMO UM IMBECIL E NÃO ENTENDE DE MUSICA.

  137. Ao longo dos anos sempre surgiram bandas que arrastaram multidões com seus sucessos.
    Bandas que não eram comerciais como as porcarias que a mídia e as gravadoras nos empurram “guela” abaixo nos dias de hoje.
    As décadas de 80 e 90 foram palco das principais bandas do cenário nacional.
    Legiao talvez tenha sido a rainha das bandas, mas não podemos esquecer de bandas como engenheiros, titas, paralamas, biquine entre outras.
    É plausível que hj em dia mtas pessoas não gostem destas bandas, até mesmo pq desconhecem a história de cada uma. São bandas que arrastam um público fiel, coisa rara nos dias de hj. Bandinhas surgem a acabam pela falta deste publico fiel.
    Retornar com a Legiao com o propósito de realizar uma comemoração é uma boa ideia. Aos que criticam, terão que surportar o sucesso da iniciativa pq a Legiao tem um publico fiel, um publico real.
    Porém, acredito que não passará das festividades , pois não existe a Legiao sem sua principal estrela, Renato Russo.
    Mas será mto bom recordar!!!

  138. esta PORCARIA é TERRÌVEL!
    a volta deles é a desgraça completa.

  139. Na boa,uma banda que já faz parte do passado.Já teve sua época…Hoje o rock nacional atende por outras bandas(ruins também).As que ainda se salvam(Capital,Paralamas,Skank,Titãs…)estão desgastadas.Infelizmente os órfãos do chamado rock nacional continuarão sem nenhuma pilastra para se espelharem.A música hoje perdeu o seu rumo.Salvam-se cantoras e cantores em carreira solo.
    Legião Urbana,permaneça onde esteve…..parada!

  140. Vc’s que recriminam essa volta, infelismente são pobres de espírito… O Legião Urbana foi uma das maiores bandas do mundooooooo e com certeza merece essa imensa homenagem :) Renato Russo está lá de cima olhando todas as homenagens feitas a ele, é claro que o Legião jamais voltará a ser o Legião de atigamente, pois pessoas boas são insubstituíveis, porém substituíveis. :) muito boa a idéia, apóio e inclusive quero q a minha cidade (recife) esteja inclusa nesta homenagem, pois chovendo canivete estarei lá!

    Beeijos em todos corações

  141. Não só acho que esse Renato fala BOSTA, como também deve comer !!!

  142. Muito papo furado que não leva ninguém a nada…
    Bora trabalhar galera… falar sobre música não vai encher o seu bolso, e você precisa comer! Seu inútil!

  143. Pelo amor de deus! Pesquisa antes de escrever: “Philippe Seabra, “ex”-Plebe Rude”. A banda está ativa, fazendo shows e gravando dvd.

  144. E ai Hannibal, me fala o seguinte, como é ser um completo idiota!!!!!

    Como é que você diz que a banda Legião Urbana está enterrada junto com o Renato, esta banda simplesmente não está enterrada, ela vive, firmee forte.

    Deixa de ser um idiota metido a nervosinho e coloca um pouco de inteligencia e cultura na sua cabecinha, ouvindo Legião Urbana.

    Um abraço!!!

  145. Legião sem o Russo talvez não seja a mesma coisa, mas vale a pena dar uma chance pros caras… vai ser bom pra mostrar pra essa galera de hoje o que é “MÚSICA DE QUALIDADE”… essas bandinhas de garagem de hoje em dia (nx zero, cpm 22, e todas essas porcarias) não chegam nem aos pés da sonoridade e da inteligência dos caras da Legião e das outras bandas dos anos 80… azar de quem fica ouvindo esse lixo que são as bandas emo de hoje em dia… viva os anos 80!!!

  146. DEVEMOS QUESTIONAR SE ELES VOLTARÃO PARA HOMENAGIAR RENATO OU ESTÃO DESESPERADOS POR DINHEIRO PORQUE LEGIÃO URBANA SEM RENATO RUSSO NÃO É LEGIÃO URBANA A MELHOR VOZ MASCULINA DE TODOS OS TEMPOS É UM PRAZER OUVIR LEGIÃO VAMOS VER DAQUI PARA FRENTE ESSA NOVA FORMAÇÃO.

  147. Discordo da ideia de que as músicas da Legião Urbana são destrutivas; elas são, em sua maioria, reflexivas; inclusive há versos muito positivos como estes: “nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem…” “quem acredita sempre alcança!” “Por que esperar? Se podemos começar tudo de novo?…” “a humanidade é desumana, mas ainda temos chances” “o sol nasce pra todos…”

  148. Tenho quase todos os discos da Legião, são bacanas. O Dado e o Bonfá devem agradecer A Deus, todos os dias, por terem conhecido o Renato Russo, pois eles não tem identidade musical… Na minha opinião nunca existiu uma Banda de Rock e sim, somente, o Renato com seu talento e IDENTIDADE MUSICAL.

  149. Acho q em todas as bandas onde um membro se destacou tanto em relação aos outros, é impossível voltar e ter o msm efeito sem o cara. É como ac/dc sem Angus, Guns sem Axl (ou sem slash… mesmo sabendo q o guns afundou depois da saída do IZZY, q era o cerebro da parada), aerosmith sem Steven Tyler e por aí vai…
    Mas se a ideia for msm só uma turnê de tributo… vale a pena ver de novo. hehe

  150. Seria muito legal poder voltar a escutar os sucessos da “maior banda de rock brasileiro de todos oos tempos”, espero ter a oportunidade de ir em um desses shows, mas tenho medo de que não seja a mesma coisa, pois a voz de Renato Russo é única e nunca mais haverá alquem como ele, nem alguem para substituilo.
    Abraço a todos….
    Obs.: esse tal de bicudão q deixou esse recado de cima é um babaca e não sabe oque é música boa ! Ele deve gostar de escutar música da Xuxa….. hehehehe….

  151. Eu fico Revoltado como alguém pode ter o gosto tão baixo ao ponto de chamar legião urbana de bandinha, eu respeito todos os gêneros musicais, os que me incomodam e os que não, mas dizer que que legião urbana é uma bandinha ou que é ruim com terceiros andam dizendo é similar a afirmação que 2+2=3

  152. É SUFICIENTE PERCEBER QUE A LEGIÃO FEZ A DIFERENÇA NA MÚSICA NACIONAL, PARA TANTO SOBE AÍ E CONTA O NÚMERO D COMENTÁRIOS… AGORA TENTA FALAR DE OUTRAS BANDAS E VÊ SÓ SE O AMOR/ÓDIO GERA TANTA PARTICIPAÇÃO.
    SOU MÚSICO. COMPONHO MÚSICAS E SEI O VALOR DO LEGADO DA LEGIÃO.
    URBANA LEGIO.

  153. LU foi a maior banda deste país, agora Toni Platão é o lixo dos lixos. Fui no tributo a Renato Russo, gravação do DVD, ele teve que recomeçar 5 vezes a cantar Faroeste Caboclo pq nao sabia a letra. Nego cansou tanto que o registro do DVD foi com erro mesmo e vida que segue. Um lixo humano. LU não precisa voltar a fazer show… está viva dentro de cada um de seus fãs.

  154. Não há legião sem Renato!

    Ahhh! “Houveram…” é foda!!!!

  155. por renato m. se vc não sabe curtir seu ritmo tudo bem. mas falar da banda LEGIÃO URBANA, dá licença cara. já sei que vc só sabe curti as músicas de ninar que sua mãe cantava pra vc. continue assim, a família LEGIÃO URBANA agradece.

  156. tem um tanto de cretino falando mal da legião urbana…. com certeza não sabem oq é musica boa….

  157. sandália na cara?? perguntem aos brasilienses o piti que renato russo deu num show no mané garrinha em 87 ou 88, um troço assim. por aqui ele conquistou a antipatia generalizada depois que suscitou a ira da pm, que se jogou sobre o público montada em seus cavalos, passando por cima do que estivesse na frente. e a polícia, coitada, fez o que tinha que fazer, depois do escândalo dele no palco e do discurso irresponsavelmente inflamatório anti-ditadura, anti-polícia, anti-censura. aquele público não estava ali para protestar, nem era mais época disso. brasília estava felicíssima de poder ir a um show, o que se queria era ouvir e cantar, perto da banda. nada mais. um show pífio que me fez tomar raiva de qualquer show nessas proporções.

  158. “Houveram” foi horrível hein meu amigo…. “Existiram” ou “houve” seria legal…

  159. Boa Tarde,

    Desde o surgimento da Legião, sempre fui muito fã, só gostaria de saber qual a finalidade destes shows, será apenas com intenções financeiras, a familia Manfredini foi consultada, ETC.

  160. Bom que a verdade seja dita, tinha meus 18 para 20 anos na época agora, tenho meus 38, sou filho de pais pobres estudei em escola publica, e só sei de uma coisa, que em quase todas as suas letras era como se ele tivesse escrevendo um livro da minha vida, não sei se era porque eu tive algum envolvimento com drogaS na epoca e era meio deprecivo, más ísto não vem muito ao no momento eu só sei que em muitos momentos em que me encontrava frustraderrimo por viver em um Pais totalmente corrupto, onde só quem ia para frente na vida naquela epoca eram os politicos e empresarios corruptos,traficantes e ladrões. E para encarar a vida neste pais só usando drogas mesmo, agora até que as coisas melhoraram um pouco já me livrei das drogas ha muito tempo, más naquela epoca e ainda mais morando em Brasilia, este CARA O RENATO, foi para mim o unico COMPOSITOR que tradusiu toda a realidade da juventude brasileira oprimida naquela e poca,e acho que não só para mim más para quase todos os jovens daquela época.
    Então quem fala mal deles e que não viveram naquela época onde a inflação eram de 30% ao mês isto quando estava em baixa, não cionceguem a frustação que era ser jovem naquela época.
    QUE VENHA AO FOGO ENTÃO A NOVA LEGIÃO!!!!!!!!!

  161. Olá Fausto Rocha

    Aquela foto lá não é do Renato M não rsssss Não conheço o Renato mas aquela foto lá é da personagem Jacobo, vivido por André Pazos, no filme Wisky.
    Grande abraço.
    Zep

  162. Rock?? Desde qdo Legião Urbana é rock?? Era uma bandinha de pop bem ruinzinha, com músicos pra lá de medíocres, letrinhas que só fazem sentido pra adolescentes revoltadinhos, e que felizmente já acabou há mto tempo. Espero que não volte, não acrescenta em nada… Aos que dizem aí acima que a banda tem milhões de fãs, lembro que o Calipso do Chimbinha tb tem milhões de fãs, nem por isso é bom…

  163. É impressionante qt bobagem vcs escrevem aí… Vcs são grandes idiotas por tentar ridicularizar a música brasileira… Bando de infantis que não tem sensibilidade para entender que os seres humanos têem necessidades diferentes, por isso, ouve sons que lhes agradam… Não sou fã de Legião mas sim de música, sou eclético naum por gostar de muita coisa sem fazer a devida triagem, mas pq sei que a arte da música está em todo lugar basta inteligência para compreender o que a música tem a passar…Tanta merda na mídia e vcs se preocupando em ofender a Legião que muita coisa positiva fez para seus fãs ( eu dise seus Fãs) e portanto merecem respeito, que diga de passagem, num país com tantos imbecíeis como vcs, respeito é pura UTOPIA… Portanto fodam-se bando de retardados passem a vida toda criticando e pouco usufruindo do que de bom tem na vida, que é simples: SABER VIVER… com todo respeito e educação digo-lhes: TOMEM NO CU…

  164. Com ou sem Renato não faz diferença… É a mesma coisa…

  165. Adoro Legião, acredito que ninguem pode substituir Renato Russo. Hoje em dia não se ouve mais musica de qualidade, que pena…

  166. Amigos, como diz o ditado: gosto não se discute, mas falar mal da Legião Urbana, pode ser fruto de um leve ou agudo retardo mental, ou revelar um gosto musical cropofágico.
    Certo dia, eu conheci um camarada em uma mesa de bar que afirmou por tudo o que fora mais sagrado ter sido ele o autor da façanha da sandalhada…Sei que é, quem quiser o endereço para arrebentar com a cara dele entre em contato comigo eu entregarei com todo o prazer esse estúpido. Por que que ele não acertou num Bush desses da vida….????
    Apesar da promessa de não mais pisarem em Belém, Dado e Bonfá poderiam reconciderar em nome dos milhares de fãs que eles possuem em Belém!
    Força Sempre!

  167. EU SOU FÃ DA LEGIÃO E Ñ ACHO INTERRESANTE TER A VOLTA DA LEGIÃO COM UM OUTRO VOCALISTASE É PRA VOLTAR VOLTE OM OQUE JA TEM QUE É DADO E BONFA BONFA CANTA MUITO BEM DADO NEM TANTO MAS PODE SER QUE ELE APRENDA “LEGIO OMINIA VINCIT”

  168. Legião sem Renato Russo, não é Legião, esqueçam esta história.

  169. MUITO BOM VER A REPERCUSSÃO DO POSSÍVEL RETORNO OU TURNÊ COMEMORATIVA DA GRANDE LEGIÃO URBANA!!!
    A LEGIÃO NÃO MARCOU APENAS UMA ÉPOCA, ELA ESTÁ CRAVADA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS DE NEGAÇÃO DE DIREITOS E REPRESSÃO.
    É UMA PENA, MAIS A EDUCAÇÃO QUE É REPASSADA PARA A GRANDE MASSA DA POPULAÇÃO NÃO PERMITE A COMPREENSÃO DO MUNDO.
    LEGIÃO É PARA PROVOCAR UMA REFLEXÃO, UM QUESTIONAMENTO,… PARA QUEM É TOTALMENTE MANIPULÁVEL COM AQUELE OUTRO TIPO DE “MUSIQUINHA”!!!

    SALVE, SEMPRE, A LEGIÃO URBANA!!!

  170. tem cara como esse fabiano aí, que faz esse tipo de comentario só pra ve o que os outros vão falar, provavelmente ele teve ter um pessimo gosto musical e deve ser feio pra caramba e não pega ninguem, um frustrado na vida…. kkkkk

  171. com todo respeito as opiniões, mas voces estão loucos em falar mal da legião eu vivi tudo isto curti todas as musicas e eles tem uma canção para cada momento da sua vida, basta ter um pouco de memoria.

  172. TODO MUNDO TEM OPINIÃO ISSO É MUITO VÁLIDO..MAS TALVEZ O RETORNO DA BANDA SEJA TAO ACEITA DEVIDO A FALTA DO QUE OUVIR ATUALMENTE, POIS AINDA SAO AS BANDAS DA MESMA GERAÇÃO DA LEGIÃO Q CONTINUAM FAZENDO SUCESSO..UMA DUZIA DE CONTRARIOS A LEGIÃO SE IDENTIFICAM COM SUAS LETRAS, PQE JÁ VIVERAM AS EXPERIENCIAS ALI NARRADAS.ISSO MARCA!! TENHO NA REALIDADE PENA DA GERAÇÃO ATUAL COM UAM BANDAS Q CANTAM COISAS Q SE CANTORES BREGAS GRAVASSEM IRIAM FAZER ATE MAIS SUCESSO.
    MATAR A SAUDADE DO Q É BOM..NAUM CUSTA NADA, Q CUSTE!! PELO MENOS O PUBLICO SERÁ SELETO.

  173. Porra eu fico revoltado com isso, um tópico relacionado a legião urbana e o cara vem me arrumar problema com regionalismo. Rock não é só no Sul, não tenho a mínima base para entender o que você está dizendo. Partindo de que princípio você defende essa idéia idiota como a opinião do Renato m.

  174. SALVE A LEGIAO URBANA!!!!!

  175. LEGIÃO FOI É A MELHOR BANDA NACIONAL QUE EU CONHEÇO…
    O RESTO É RESTO…

    MAS CONCORDO COM UM COMENTARIO QUE VI ESCRITO ACIMA, QUE ESTÃO PRECISANDO DE GRANA POR ISSO TÃO VOLTANDO…

  176. Gosto muito da lagião Urbana. Aprendi a tocar violão e guitarra com as músicas de Renato Russo e, durante minha adolescência, também me identificava com algumas canções dele.
    O tempo passou e eu continuo respeitando muito a banda e tudo oque gira em torno dela e em torno de toda boa música mas, sinceramente, Legião Urbana sem Renato Russo, não faz sentido.

  177. Renato certamente em nenhum momento quis chamar o povo da cidade de “ìndio”,pessoas pequenas não entendem o sentido das coisas!
    O Norte inteiro do país e até o sul tem índios e que culpa temos em ver a realidade,que Belém tem e muito índio!Não é uma ofensa,apenas uma realidade!
    Cada uma..e outra..Belém nunca teve uma artista a altura de Ranato Russo e nunca terá!!Nilson Chaves até faz bonitinho…mas…estamos falando em outra dimensão.

  178. PORRA!!! Quem não curte legiao cai fora e deixa nós q somos eternos fãs e apaixonados por esse banda dicurtimos nosso amor!!! A banda tem tudo haver comigo e com minha vida…. LU p SEMPRE!!!!

  179. Se isso for verdade vai causar um estardalhaço pq todo mundo o vai comparar com o Renato.

    Qto ao Renato M, bosta deve ser o dicionário que ele tem em casa. Compre um dicionário mais decente e aprenda o significado da palavra “respeito”, principalmente quando se referir a bandas que não são do seu gosto.

  180. Caros, FILHOS DA PUTA que falam mal de uma das melhores bandas dos ultimos anos sem vc são uma cambada de viado, pois, vcs querem apenas escutar a música não ouvi-las. seu animais como disse Schoppenhaer: Bipdes estupidos não conseguem destinguir o que é funk e o que é tecno seus animais! e muito menos sabem a origem das músicas quer escultam seus burro.
    concordo seria uma merda LEGIÃO URBANA sem RENATO RUSSO, mas não podemos julgar os caras se os caras estão na pindura ou não. Seu vc gosta do som vai e esculta será uma horra ouvir ao vivo novamente os solos de Dado Villa lobos e o som da bateria de Marcelo Bonfa.
    Mas se vc não gosta não vá ao show e muito menos fique criticando seus FILHOS DA PUTA

  181. Um verdadeiro lixo de banda, como todas as outras do mesmo período (80-90). Mas o Legião Urbana consegue ser a pior de todas. Renato Russo parecia que tinha um ovo quente dentro da boca quando ia cantar. Desafinava escandalosamente, fazendo uma passagens de voz do agudo para o grave e vice-versa que mais pareciam defeito de rádio à válvula. Era irritante isso sim!

  182. estou com legiao onde ela estiver

  183. LEGIÃO vai ser sempre LEGIÃO!!!!! Concordo que sem Renato Russo não é a mesma coisa, mais acho que vale por uma espécie de tributo a Legião UrabaNA. Afinal “Somos tão Jovens tão Joveeeens” ” Os filhos da Revolução os burgueses sem religião geração coca-cola.

  184. Só sei de uma coisa: o cara que escreveu “Que país é esse” não era uma besta, mas sim um compositor muito inteligente e capaz, vamos lembrar: “… nas favelas, no Senado, sujeira pra todo lado…”, politizado e ao mesmo tempo romântico. Que banda teria a coragem e capacidade de musicar um poema de Camões q ainda por cima faz referências a uma epístola de Paulo de Tarso?? Não gostar do som é uma coisa, mas negar o gênio artístico dos caras é outra. Eles tem mais é que voltar, vão fazer o maior sucesso !!! É claro q tb existem os fãs xiitas q vão achar um sacrilégio, mas, pra mim, eles devem voltar, já deveriam ter feito isso. Urbana Legio Omnia Vincit

  185. Acho muito bacana a volta da Legiao Urbana, Sabemos que sem o intelectual renato Russo não é a mesma coisa, mas tem muita banda ruim aí sem expresão fazendo sucesso, porque não a volta da Legiao Urbana, VIVA LIGIÃO….. VIVA LIGIÃO – FORÇA SEMPRE…..

  186. Sandro seu bichona!!!! Vc deve ser dos caras q curti KLB, sandy e jr, NX0 e Pitty…. então cai fora e vai casar a sua turma…..

  187. LEGIÃO A MELHOR BANDA NACIONAL DE TODOS OS TEMPOS, TEM GENTE QUE NÃO GOSTA PORQUE E BURRO E NÃO ENTENDE A LETRA, DEPOIS DE RAUL SO TEVE LEGIÃO PARA MUDAR ALGO NESSE PAIS.

  188. E ai Marcus Vinicius, como galango e rapadura, e curto pra caralho a banda do jeito que ela vier. Só de ter outra oportunidade de ouvi-los é tudo, e não gostar ou gostar não é a questão; , sem violência.

  189. E sobre o que tão dizendo que a LEGIÃO não vai ser mais a mesma sem o RUSSO, é mentira, pois duvido que suas letras iam chegar onde chegaram sem acordes de DADO E BOMFÁ!!!
    Agora é só arrumar um tecladista com a vóz eo carisma do CARA, como vocês entendem né, que o som vai sair!
    Gente adoro ROK, más há meu ver para ser progressivo alem do som as letras tem que ter sentindo com a nossa realidade, então aso que querem comparar eles com outras bandas progressivas internacionais da época, seria como quererem comparar a vida de um menino africano no Kenia, com a de menino inglês na Dinamarca. Não tem nada a ver, ENTÃO E QUE UM DIA RENASÇA UM SER COM A MESMA CAPACIDADE DE TREANSMITIR O QUE ELE CONCEGUIU TRASMITIR COM TODOS SEUS IDEAIS, E VIVA A LEGIÃO!!!!!!!!!!!!!
    Só espero que levem a sério, e que não estraguem suas imagens.

  190. alguem falar q nao gosta de legiao urmana eh lamentaval, porem aceitavel.. a final, gosto eh gosto..
    agora falar q a legiao eh ruim, eh fruto de um profundo desconhecimento da obra da banda, ou de uma profunda ignorancia..

    q volte a legiao..

    JESUS CRISTO SEJA LOUVADO… ” sempre “

  191. Acho que não será a mesma coisa…mas nada i igual, os tempos são outros…e as músicas são esternas.

  192. Houveram?!… Q q é isto: houve. Pobre língua materna!… Pf!…

  193. É engraçado ver as gerações digladiando-se e defendendo as bandas de seus gostos particulares.
    Eu tenho 30 anos e acompanhei a geração Legião Urbana.
    Posso dizer que a banda não é isso tudo que o exagerados insistem em clamar
    por outro lado não é essa bosta que outros teimam em dizer que é.
    O que acontece é nós ouvimos e escutamos várias coisas e passamos por várias situações.
    Percebo que quando alguém diz que Legião é uma bosta, algumas pessoas que viveram a época
    e relembram dos momentos de sua adolescência ao som da banda Legião
    enxergam tal crítica (a merda) como particular, como se sua geração tivesse sido uma merda.

    É óbvio que muita gente que diz mal da banda ou não sabe o que está falando ou não gosta do estilo.
    Não concordo com o amigo que disse que não se pode fazer boas músicas com “3 acordes”, ora bolas
    o computador é feito por 0 e 1 e no entanto olha a diversidade de coisas que se fazem com esses dois números.

    Sim. Alguns fãs da épocas eram muito chatos e só sabiam falar de legião e em mais nada (lunáticos).

    Bom.. o que eu tentei dizer e não consegui é que deve-se ter bom senso, ouvir vários tipos de sons e
    saber que cada época tem seu brilho.. esse brilho passa e devemos fazer coisas novas.

    Mas, legião é muito bom.

  194. SÓ QUEM NÃO CONHECE AS RAÍZES DO ROCK PODE FALAR ASNEIRAS COMO:”É MUITO DEPRESSIVO”. O ROCK TEM RAÍZES NO BLUES, DAS MELODIAS SOLITÁRIAS DE DESCENDENTES DE ESCRAVOS. GRANDES POETAS DO ROCK SOFRIAM COM DEPRESSÃO OU ALGUMA OUTRA AFLIÇÃO…TODOS QUE LERAM UM POUCO SABEM DISSO.
    O RENATO COM SUAS COMPOSIÇÕES REFLEXIVAS RETRATOU MUITO BEM TUDO ISSO DE FORMA HUMANA, E “BRASUCA”. LEGIÃO É UM PATRIMÔNIO NACIONAL, COMO RAUL SEIXAS…NÃO VENHAM COMPARAR COM MUTANTES, O TERÇO ETC. TAMBÉM FORAM IMPORTANTES. LEGIÃO VENDE MUITO MAIS DISCO QUE AS BANDAS QUE ESTÃO NA ATIVA. E SEM PUBLICIDADE EXACERBADA, COMO O “REI” ROBERTO CARLOS TEM DA GLOBO HÁ ANOS (E SUAS LETRAS SÃO PIEGAS E ÀS VEZES TÃO DEPRESSIVAS QUANTO UM BOM ROCK & ROLL).
    MUITOS CRITICAM POIS FAZEM PARTE DA “TRIBO” DOS METALEIROS…E POR ISSO SE ACHAM NO DIREITO DE CRITICAR TODO O RESTO. TAMBÉM GOSTO DE METAL E OUTROS ESTILOS MUSICAIS, MAS LEGIÃO É INQUESTIONÁVEL.

    R E S P E I T E M!!!

  195. Antes de qq comentário, sou fã incondicional da Legião Urbana. Por curiosidade, no dia 09 (ou 10) de junho de 1989 a Legião fez um show em Belo Horizonte. Na ocasião, Renato Russo levou uma “tenisada” (ação de chocar-se com um tênis!) no rosto. Como estava muito próximo ao palco, vi desde o momento em que o tênis alçou vôo até o momento da colisão. Foi o maior discurso e neste momento, Renato comentou sobre o fato da sandália e que, realmente, não cantaria mais nesta “tal” cidade (“tal” por não lembrar-me de qual cidade falava).

  196. Muitas das opiniões desdenhando a Legião Urbana é porque não vivenciaram a época ou não tiveram o mínimo de dicernimento para entender as mensagens em suas letras.
    Não concordo com esse retorno também, porém alguns vocalistas podem se identificar com as músicas, como Dinho Ouro Preto, Phellipe Seabra e até mesmo o Clemente dos Inocentes, no entanto, Legião Urbana sem Renato Russo não é Legião Urbana, tem que arrumar um outro nome pra essa banda.
    Quanto às pessoas que criticam a banda, devem achar que música é o que toca hoje em dia, esses funks com 99,9 % de palavrão, essas bandas montadas, ritmos criados por gravadoras, entre outros. Também ficaria aborrecido se tivesse nascido em uma época e que poucas bandas estão surgindo, no entando ainda existem bandas boas, é só procurar.
    Quem quiser saber mais e ouvir mais, é só entrar no meu canal no youtube, tem mais de 1200 videos de músicas, inclusive LEGIÃO URBANA, PARALAMAS, INOCENTES, PLEBE RUDE, TITÃS, 365, entre outras.

    http://www.youtube.com/BIATO1ZN

  197. UMA DUZIA DE SANDROS E OUTROS BICHOS OUVEM RUIDOS E DIZEM Q É MUSICA, DÁ PENA!! FELIZMENTE SOMOS DA GERAÇÃO Q LÊ E NAO APENAS “ORELHAS” DOS LIVROS…NEM DE CRITICO MUSICAL SERVIRIA, DIZER QUE O CARA DESTOAVA TANTO E MESMO ASSIM MANDOU O RECADO , AHHH! MAS TEM UM DETALHE SÓ CONSEGUE DECIFRAR QUEM CONSEGUE INTEPRETAR..MAIS AÊ DIANTE D TANTA TECNOLOGIA, COLOQUE UMA LETRA DO VÉIO RENATO..DE REPENTE TE AJUDA A COMPREENDER..
    QUE VOLTE A LEGIÃO!!!

  198. R. M, já ouviu falar de poesias em movimento?

    “Mutantes, Som Imaginário, O Terço, Casa das Máquinas, Violeta de Outono, Sá Rodrix & Guarabyra, Cascavelletes, O Bando, Módulo 1000..” Tirando os Mutantes, poderia concordar contigo…

    Sobre Legião, meu caro, eu pessoalmente considero Legião uma banda fantástica, ainda mais em seus últimos albuns, com uma criatividade nas letras e melodia… com certeza, isso não é uma bosta…

    Enfim, para quem aprecia não só as batidas, as construçoes poeticas, Legião está bem longe de ser uma bosta

  199. Cresci ouvindo suas musicas e sou fã até hoje! Onde tiver Show eu irei!

  200. Com certeza um dos maiores poetas da música brasileira. Criticar a Legião e o Renato Russo é um disparate em uma época onde 90% do que se produz é uma porcaria. Talvez a maioria das letras por expressar dor não chame tanto à atenção, porém, não cabe aqui ficar desrespeitando e fazendo juízo de valor da banda ou do Renato. Renato Russo era um grande poeta que tinha grandes referenciais. Se fizerem um estudo das letras da Legião perceberão a genialidade do Renato. Um devorador de livros, ou melhor, de autores clássicos. De suas influências que iam da Bíblia a Thomas Mann é possível perceber o quanto era apurado o gosto e a sensibilidade do Renato. Leu a Bíblia e daí saiu Daniel na cova dos leões, leu Pasolini e propôs um teorema, leu Ivan Turgueniev e sugeriu pais e filhos, leu Thomas Mann e criou a sua própria montanha mágica. Infelizmente a critica sempre foi péssima e parece que sempre será assim. Para aqueles que admiram o trabalho da Legião é bom não se incomodarem, acontece com todo grande poeta, são sempre mal falados. Isso aconteceu com Rimbaud, Allen Ginsberg, Baudelaire e muitos outros não só da literatura como da música também. O problema é que os grandes poetas e os grandes escritores falam daquilo que as pessoas não querem ouvir, os seres humanos, ou grande parte deles, não se sentem preparados para lhe dar com a dor, com a decepção, por isso, procuram por coisas que dizem o que querem ouvir. Os grandes artistas e pensadores criam uma linha de fuga aos moldes do pensamento deleuzeano com o intuito de resistir e enfrentar um mundo em conflito. É por isso que a boa literatura assim como a boa música não desperta atenção da grande maioria das pessoas. Boa aqui, no sentido de ter qualidade, de propor discussão, enfrentamento. Para a grande maioria é preferível ficar entorpecido em mundo cada vez mais doente, preferem o vazio. O ato de pensar constitui um ato de violência, deve incomodar, caso contrário, não é pensamento, é devaneio. Não se esqueçam da frase do grande escritor Oscar Wilde: “viver é coisa rara, a maioria das pessoas apenas existem.

  201. A banda não é unanimidade, mas alguns comentarios foram crueis e infantis. Afinal quem so escuta musica bate estaca não sabe interpretar musicas com letras então..bom voltando ao assunto…. Legião Urbana é Renato Russo ponto. Assim como outras bandas que acabaram por morte, como o Queen ou Iron Maiden que se tocou que a marca registrada da banda era a voz de Bruce Dickson (felizmente voltaram a formar um time), são situações onde se ve claramente que se o astro principal morreu ou não vai retornar..acabou. Se for pra fazer show so recomendo tributos e para angariar fundos…n omais descanse em paz legião urbana.

  202. Sou fã do legião, tem ótimas músicas, o renato russo foi um dos melhores compositores que o Brasil ja teve, tanto que até hoje, vários cantores regravam sucessos dele, porem essa volta não passa de uma jogada de markenting, não existe o legião sem renato.
    Se não for pra fazer igual ou melhor, é melhor deixar como está.

  203. grande coisa… tanto faz…

  204. Renato deve ter feito sim de sacanagem cantar indios em homenagem a belém..ah..mau gosto da parte dele..alias sempre os sulistas tiveram preconceito com a região norte do pais, achando que existem indios e onças andando pelas ruas.Seu bando de idiotas voces nao devem julgar antes de saber a verdade, ele mereceu sim essa sandalhada na cara, e deviar ter levado outras se desse.legião urbana tem musicass boas mas a sua epoca ja passou, foi de uma outra geração musical, a geração é outra.Legião, deves continuar apenas nas prateleiras das lojas, ai voces ex- integrantes vão sair da dureza e da lisura.

  205. Quem já viu a foto do RENATO numa capa de album do ABORTO ELETRICO, no YOUTUBE!! Nossa quando vi aquilo minha vida passou como um filme na minha cabeça!!!O cara devia ter uns quinze anos, e com a maior pinta de PUNK, o que na epoca so quem tinha verdadeiros principios e ideais adotavam aquela imagem. Como quem quisece espor seus verdadeiros sentimento de vida sobre o que é viver nas proximidades das Esplanadas dos Ministerios.Será que ele tinha algum orgulhor de ser BRASILEIRO BRASILIENCE ??????????

  206. MAIS RESPEITO QUANDO FALAR DA LEGIÃO URBANA…AINDA VENDE MAIS QUE TODO MUNDO. ENTRE EM QUALQUER SITE DE LETRAS NA INTERNET E VEJA SE LEGIÃO NÃO ESTÁ ENTRE OS 10 ARTISTAS MAIS PROCURADOS. PERGUNTE A PESSOAS DE 55 A 13 ANOS SE CONHECEM E GOSTAM DE LEGIÃO URBANA E VOCÊ VERÁ QUAL VAI SER O PERCENTUAL.

    ISSO SÃO INDICADORES DE QUE É UM GRANDE SUCESSO.

    JÁ A SUA POESIA COMBINADA COM MELODIAS SIMPLES E ALGUNS ARRANJOS DIFERENTES A TORNARAM A BANDA MAIS COMPLETA DO ROCK NACIONAL!!

    OS QUE CRITICAM VÃO CHORAR ETERNAMENTE PQ SEUS ARTISTAS NUNCA FARÃO O SUCESSO QUE A LEGIÃO FEZ E AINDA FAZ.

  207. A questão não passa por gostar ou não gostar. Quem não gosta sequer deveria ter perdido tempo em se manifestar.
    Quanto ao retorno da banda, isso me fez lembrar dos RAIMUNDOS sem o Rodolfo, os MUTANTES sem a Rita Lee, OS REPLICANTESdesconheço , cada um tem o direito de optargostarquem não gosta de Legião,

  208. Bom, Minha opnião é o seguinte, claro que Não será a mesma Legião Urbana, pois concordo que sem o Renato ela não existe, mas seii la, não é má idéia pegar os outros integrante arrumar um vocalista à altura e fazer shows, relembrar, cantar musicas marcantes, como Faroeste Cabloco, Indios etc.

    Eu com certeza se tivesse um show aqui perto eu iria.

    Bom é isso ;]

  209. Muito boa esta ideia de juntar o grupo novamente, embora o artista principal nao exista mais. Que tal convidar aquele Kim do Catedral para ser o vocalista principal e permantente, ele tem a voz perfeita com a do Renato Russo. Valeria a pena viu, …

  210. A volta do Legião seria bom para ouvirmos um pouco de rock de boa qualidade e relembramos uma epoca fantastica do roch brasileiro, que tive o prazer viver. Porém, legião sem o Renato não é Legião.
    Mas se for pra tocar as músicas que ele deixou, porque não?
    Afinal, os fãs do Legião Urbana, não aguentam mais ouvir os sons dessas bandinhas PORCARIAS que tem por ai.

  211. Francamente, usar “Sandy & Jr” para fazer qualquer análise a respeito da trajetória do Legião Urbana é de um descalabro sem fim.

    A mais pura representação de “misturar alhos com bugalhos”.

    Acho que só nos resta perdoar.

    É indiscutível a qualidade do Legião. O talento deles nunca, jamais precisou ser medido por vendagem de discos, cd’s etc. Seu sucesso se deve à sua qualidade musical, quiçá provando que “menos é mais, muuuuuito mais”. As letras nada tem de “piegas”, nem servem de muletas para jovens oprimidos. Deus, dai-me paciência!!!

    Acho que sou bastante nova para certas bandas citadas por alguns, mas, sim, conheci praticamente todas elas, inclusive assisti a um show do Terço. Foi o primeiro show que assisti na minha vida e provavelmente o último que eles. A maioria das pessoas também conhece os Mutantes.

    Achar que é preciso conhecer pouco de música para gostar do Legião é ridículo. Legião é ótimo. E nada tem a ver com ter conseguido sucesso comercial. É ótimo e ponto.

    Essa mania que as pessoas têm de achar que sabem muito mais do que os outros, como o fazem em especial os saudosistas e os imediatistas, é algo que já cansou há muito tempo.

    Só pra finalizar, muito embora eu sempre tenha gostado muito do Legião, acho que o Toni Platão seria realmente o único nome à altura de ocupar os vocais da banda. Ele é muito bom, tem todos os ingredientes exigidos de um bom músico.

    Fui!

  212. Só vou falar uma coisa,
    quem gosta de ouvir, Fresco, Nx 24 e outras imundices da atualidade, não tem condição nenhuma de falar mal da maior banda de Rock que já houve no Brasil.

    Ah antes de falarem merda saim de dentro de suas fraldas pois estão todas mijadas.

    Viva a Legião Urbana.

  213. PARABÉNS AO “LEX”…EIS A OPINIÃO DE QUEM CONHECE!

  214. Coloquem como vocalista principal o Kim do catedral ele tem a voz do Renato Russo, seria perfeito.

  215. Adoro o Legião Urbana… Sou mttttt fã…

    Mas gostaria de mandar um recado ao Dan, que escreveu
    seu recado bem lah em cima… Ele escreveu assim:
    “Ouça e SUICIDE-SE logo em seguida”. Bem acho, que fica dificil
    falar de tao grandes compositores como foram eles (legião),
    se nem escrever sabe… O ATO DE COMETER SUICÍDIO, SÓ PODE SER NA PRÓPRIA PESSOA, NÃO EXISTE SUICIDAR OUTRA PESSOA. Fique atento
    amiguinho…

  216. E AI SOUZINHA QUE GERAÇÃO VOCE VIVE AGORA??? A DOS MANOS E MINAS OU A DAS COMITIVAS DE CAWBOIS, OU AS DOS PROJETOS DE BANDAS DE ROK QUE NUNCA EMPLACAM SUCESSOS NENHUM!!!!!!!!!ENTÃO SOUZINHA QUEM SÃO SEUS IDOLOS DE HOJE??? OS GLUBERSS !!!!

  217. Mutantes, Som Imaginário, O Terço, Casa das Máquinas, Violeta de Outono, Sá Rodrix & Guarabyra, Cascavelletes, O Bando, Módulo 1000, pra citar algumas no random????????????
    Só porcaria, Legião foi sim a melhor Banda Nacional

  218. Para todos os fãs da Legiao como eu:
    O melhor é ignorar esses criticos pessoal.É so a gente avaliar o “conteúdo” de suas críticas….Dizer que é uma bandinha de 3 acordes,isso é coisa de musico frustrado que toca 200 acordes e não consegue fazer nada que presta….quem diz que da vontade de suicidar nunca parou pra ouvir realmente o que a letra esrava dizendo,talvez por falta de capacidade de interpretação mesmo,estaoi acostumados com as letrinhas de hj.Os tres acordes sao propositais,pois a Legiao surgiu como uma banda de punk rock e quem tem um pouco de cultura sabe que varias frases das letras nao sao do Renato(ele nunca escondeu isso),sao de varias fontes(o Renato lia bastante,habito que nao deve ser conhecido desses criticos que so sabem dizer que o que eles nao entedem é uma “bosta”).E ninguem esta querendo dizer que vendagem é sinonimo de sucesso….a vendagem da Legiao é a demonstraçao que nao é so as porcarias de hj que conseguem vender milhões…Viva a Legiao!!!

  219. Olha, quem diz que as letras da Legião Urbana ñ são inteligentes, está totalmente equivocado. É lógico que tem músicas depressivas, mas não é possível agradar a 100% das pessoas.
    Na época do auge deles eu era uma criança, qdo realmente os conheci, já havia vários anos que Renato Russo havia falecido, mas amei as letras dele.
    Quem fala que as músicas dele ñ são inteligentes, deve ouvir Calipso, Calcinha Preta e outras torturas auditivas… É esse tipo de banda que ñ tem música inteligente…

    Penso tb que a Legião ñ será a msm sem Renato.

  220. Conversa fiada!

    Se você tem menos de 24 anos, NÃO OUSE falar de Legião Urbana. Não fale daquilo que vc não viveu, seja a experiência boa ou ruim. Legião foi, é e sempre será a melhor banda brasileira. Renato era uma cabeça pensante e fazia os jovens e adolescentes da época refletirem sobre o contexto sócio-político-econômico. O jovem que ouvia Legião tinha opinião, tinha crítica. Ao contrário das coisas que tocam por aí hoje. Legião sem Renato Russo não existe. Felizmente minha geração teve a explêndida influência das músicas da banda.

    Sobre o comentário abaixo:
    “2009 Setembro 17
    Dan permalink

    Renato M: Também não curto muito não. Ouço, mas não idolatro. Acho algumas músicas muito destrutivas. Tipo, “Ouça e suicide-se logo em seguida”.”

    Digo: Como todo ser humano Renato não era perfeito, mas como perfeito poeta, lírico de mão cheia ele compôs músicas em seus momentos de depressão fazendo com que quem as ouvisse ficasse pra baixo, deprimido, especificamente no CD a ‘Tempestade ou o Livro dos dias’ e algumas músicas do ‘Descobrimento do Brasil’. Se você não gosta então ouça Geração Coca-cola, Que país é esse, Índios, Angra dos Reis, Faroeste Caboclo, Acrilic On Canvas, Há tempos, Será, e não tome a obra toda de Russo como destrutiva. Isso é um GRANDE EQUÍVOCO!!!!
    … saudades do tempo em que o adolescente pensava. Hoje os barulhos que ouvimos por aí instigam violência, sexo, desrespeito. É triste.

    Pra vocês jovens de hoje Renato diz: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, e se você parar pra pensar, na verdade não há…”

  221. Ah, antes que me esqueça, adorei os comentários de Lex. Excelente análise. Clap, clap, clap, clap.

  222. Esplêndido!!! Vou matar as saudades.

    Gostei da matéria, exceto do “HOUVERAM”, variação verbial inexistente.

  223. Bom gente, tenho 19 anos e amo Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Titãs, Jota Quest, Engenheiros, Chico Buarque, Elis , Tom Jobim, Caetano, Djavan , Milton Nascimento, Sá & Guarabyra, Raul Seixas, Leoni, Barão Vermelho, Skank, Cazuza, o Frejat…

    Muitas das minhas amigas não gostam e preferem as musicas atuais como Sertanejo Universitario ou que tiver tocando em novelas e radios, nada contra , pois sei que gosto não se discuti…

    Mas francamente este espaço é preferencial para aqueles que vivem a essencia do Legião Urbana, do admiravel Renato Russo, por todo este encantamento que os caras fizeram e fazem ainda entre alguns adolescentes e outras geraçoes que tiveram o prazer de sentir a Legião…

    E os que criticam e que não gostam, respeitem e sejam educados. Pois ficar usando palavras horriveis como as citadas em comentarios acima é lamentavel..

    “Acaba o giz, tem tijolo de construção, Eu rabisco o sol que a chuva apagou”…

  224. Curti muito legião ha uma decada atrás,porem nada e pra sempre.É preciso dar espaço a bandas novas de todo o Brasil e tambem,legião so foi o q foi pq do fabuloso Renato Russo.

  225. eu tive o privilegia de ir ao dos show da legião, e foi o melhor show da minha vida, as letra são tudo de bom, e agora chega alguém e diz que a legião e uma b. será que a boa musica tem que desse na boquinha da garrafa, fica rebolando e fica repetindo a mesma frase varias vezes…( tem cada idiota)
    acho que sem Renato a legião nunca mas vai ser a mesma, mas bem que eu gostaria de ir ao show de alguém que só cantasse as musica da legião..

  226. É claro que a Legião sem Renato não é a mesma coisa,mas ouvir amigos dele cantando em sua homenagem é semppre bom.Eu vou…

  227. vamos imaginar como seria Legião sem Renato… o vocalista teria que ser um putaa cara, com toda aquela atitude e carisma que é dificil encontrar hj em dia em bandas nacionais. Teria que compor musicas que tem a cara da Legião Urbana .. Acho q legião é pra ficar imortalizada só nos discos e cds. Tributos e homenagens são bem vindos aos fãs.

  228. Triste ouvir esse povo que ouve Nx Zero, Detonautas, Fresno e outras coisinhas da moda (daqui ha algum tempo ninguém nem fará questão de lembrar dessas coisas) falando tanta m… da Legião.
    Se for apenas shows comemorativos, na pior das hipóteses, vale a pena.
    Mas se for para escolherem um cantor fixo, isso com certeza não dará certo.

    LEGIÃO SÓ É LEGIÃO COM RENATO, BONFÁ E DADO.

  229. renato bosta e vc nao gosta nao critica ta, concordo com o pedro, temos que lembrar que a legiao urbana foi ou e um quarteto/trio renato nosso eterno idolo vai fazer muita falta mais sera bom curtir novamente as musicas da legiao urbana e isso ai.

  230. Sr. Renato M,

    O pagodinho e o axé deve ser as sua preferidas né???
    Sem conteúdo…
    Aff

  231. P/ DAYLA RUSSO.
    PARABENS PELOS COMENTARIOS! MÁS O QUE VOCÊS CITAM COMO LETRAS DEPRESCIVAS, PARA MIM ELAS ERAM MUITO REALISTAS COM A É POCA, SE É QUE ALGUEM TINHA NOÇÃO DO QUE ERÁ VIVER NAQUELA ÉPOCA.

  232. EU TENHO PENA DESSAS PESSOAS QUE FALARAM MAL DA MAIOR E MELHOR BANDA DA DECADA DE 8O, COM CERTEZA SAO UNS ANALFABETOS EM QUESTAO DE MUSICA. CONCORDO QUE O RENATO QUE PUXAVA A BANDA, MAIS NAO E POR CAUSA DISSO QUE OS INTEGRANTES TEM QUE DESISTIR PELO CONTRARIO AONDE O NOSSO MESTRE DO ROCK ESTIVER CONCERTEZA FICARA ORGULHOSO COM ELES.

  233. Aqueles que nao gostam de “Legiao Urbana” umas das melhores bandas que ja vi tocar “vao todos a merda”, e continue escultando estas bostas ai Creuuuu….

  234. Não acho que seria a mesma coisa, a voz do Renato Russo é o que mais marca e era a referência da banda.
    Legião urbana foi sim, uma das maiores bandas de Rock brasileiro, mas infelizmente, nem todo mundo tem neurônios suficientes para entender as letras. Mas é exatamente este o diferencial da banda, não é atoa que as musicas são cantadas até hoje pelo público jovem. Apesar que a maioria das musicas (não são as melhores) são ditadas pelas rádios, por isso muitas musicas boas ainda são desconhecidas.

  235. Eu penso que apesar da lamentável ausência do maior compositor do rock nacional, Renato Russo, seria um momento de extrema felicidade ouvir suas lindas letras, músicas e acordes musicais, mesmo que interpretado por outros. Agora, convenhamos, ousar denominar as músicas/letras da banda de piegas é uma ignorância absurda, lamentável… com certeza são pessoas da geração teletubbies, bob esponja, etc. Vou para por aqui.

  236. Legião sem Renato pode até ser… mas Nirvana sem Kurt Cobain não dá.

  237. Renato me perdoa mas vc deve ser desses caras que curtem a musica baiana, pra falar uma idiotice dessa, é um verdadeiro babaca, imbecil que ñ sabe curtir uma musica bem feita e bem cantada, com certeza curte o Calçinha preta que deve ser sua cara

  238. LEGIAO URBANA NAO TINHA OS MELHORES MUSICOS DO BRASIL, MAS TINHA UMA IDEOLOGIA, TINHA ORIGINALIDADE (BRASILEIRA), E VENDIA MUSICA NAO IMAGEM QUE SÓ APARECE HOJE, BANDAS QUE NAO FICAM NA MIDIA MAIS QUE UM ANO EX: NX-MERDA.

  239. Definitivamente,vocês não sabem nada de rock nacional.Ficam idolatrando as bandas internacionais e não intendem nada que os caras cantam.Se juntar todas essas merdas de bandas que têm por aí,não chega nem aos pés da Legião.Numa coisa eu concordo,LEGIÃO SEM RENATO RUSSO,NÃO É LEGIÃO,DEFINITIVAMENTE.

  240. Boa, mesmo sem Renato Russo, adoraria relambrar o poprock da Legião em Minas novamente.
    E pra quem não sabe o Renato levou uma “sapatada” aqui em Minas, no Ginásio do Mineirinho, eu estava lá e vi, porém não houve tanta repercussão. Ele havia feito um daqueles comentários homosexuais e algum imbécil atirou-lhe um tenis ele chamou pra briga, xingou, esperneou e saiu do palco dizendo que não continuaria o show, porém uns 40 minutos depois eles voltaram e foi um show do caralho.

  241. Depois de tanto falar dos caras tô até indo parra o YOU TUBE ver uns videos para relembrar.

  242. Dado Vilalobos e Marcelo Bonfá,sempre foram musicos MEDIOCRES,
    sempre a sombra de Renato Russo ,devem estar precisando de grana.
    isso è ridiculo.Tenho 41 anos sou de Brasília e sei oque estou falando.

  243. RENATO RUSSO FOI POETA,CANTOR,GAY…MAS NAO TEVE NINGUEM QUE FALASSE SOBRE A REALIDADE DOS JOVENS COMO RENATO.LEGIAO MERECE VOLTAR SIM.

  244. Renato M. vc se acha o cara… que sabe tudo de música… as banda que vc sitou realmente são muito boas… mas com certeza não é da nossa época, a não ser que vc já tenha mais de 40…
    A legião foi uma das melhores banda de pop rock do Brasil com certeza.

  245. Aff fala sério, legião sem Renato Russo não é legião… isso não vai dar em nada.
    AH!!! um detalhe….
    Aos que dizem que a banda é uma bosta que deve continuar enterrada, com todo meu respeito vai aí um recadinho.
    __Como na própria matéria diz legião urbana é uma das banda mais CULTuadas dos útimos tempos.. não preciso dizer mais nada a vocês né?..

  246. Eu curto legião desde d0s 12anos, sou muito fã do grupo, tenho tudo sobre eles, mais acho que sem o Renato Russo não rola.Mais não custa nada temtar, é um belo tributo. Tenho 40anos meu filho toca Quitarra e, cantamos várias musicas do Legião, espero que d certo.abçssssss.

  247. “Com todo respeito, acho uma bosta de banda”

    Imagina se não fosse respeitando… Mas enfim… vendo as condições desse retorno e o cara falar que vai fazer isso porque está sem dinheiro, é até chato em saber que o cara quer tocar só por isso e não para resgatar a Banda. Seria sem dedicação mas por objetivo, coisa que Renato Russo fazia? Não sei dizer! Só ele teria a resposta pra essa pergunta.

    Ok!

  248. GALERA A MULECADA DE HJ NÃO SABE O Q É MUSICA
    AS VEZES ACHAM Q BANDA BOA É ESSAS ESTILO KLB, ALGUM FANKEIRO Q SÓ FALA UM VERSO NA MUSICA INTEIRA, OU AINDA ALGUM GRUPINHO QUE NEM CONSEGUE PUBLICO E DISTRIUI ENTRADAS PARA GANHAR NO BAR.
    CONCORDO COM O ALLAN P, O VOCALISTA DA CATEDRAL TEM UMA VOZ MUITO PARECIDA COM A DO RENATO SIM, MAS AI SIM DARIAM MOTIVOS PRA FALAR QUE A BANDA TAVA AFIM DE ARRECADAR GRANA APENAS,
    Q FAÇAM COMO A IDEIA INICIAL CHAMEM GRANDES NOMES QUE FARÃO A GRANDE HOMENAGEM FICAR AINDA MAIS BONITA.
    E POR FALAR EM QUEM CHAMOU A BANDA DE BOSTA, ME FALEM POR FAVOR QUAL BANDA ATUAL TEM PELO MENOS O MESMO NUMERO DE DISCOS VENDIDOS, QUAL VOCALISTA TINHA TAMANHA INTELIGENCIA DE COMPOR MAIS DE 90% DAS MUSICAS DA BANDA, QUAL COMPOSITOR CONSEGUIRIA COMPOR A MESMA MUSICA Q SERIA GRAVADA COMO ROCK E NO OUTRO EXTREMOS COMO PAGODE ( SERÁ, QUE FOI GRAVADA RAÇA NEGRA), OU ENTÃO GRAVADA PELA BANDA E EM SEGUIDA POR UMA DUPLA SERTANEJA ( HOJE A NOITE NAÕ TEM LUAR – EM SEGUIDA GILBERTO E GILMAR REGRAVOU DEVIDO AO GRANDE SUCESSO)
    HJ EM DIA VC SÓ OUVE MUSICAS COM LETRAS COPIADAS OU QUASE QUE PARODIAS UMA DA OUTRA
    SEMPRE COM A MESMA HISTORIA DE CORNO, OU ENTÃO UMA MUSICA Q FALA DE POLITICA Q LOGO LOGO SOME DA MIDIA.
    TRABALHO COM RÁDIO HÁ 10 ANOS E ATÉ HJ PEDEM MUSICAS DO LEGIAO
    PARA OS LEIGOS DO ROCK NACIONAL, VARIAS BANDAS SE APRESENTARAM AO LADO DA LEGIAO E SEMPRE FALARAM Q SE ESPELHAVAM NELES.
    E PARA ENCERRAR O ASSUNTO, ME APRESENTEM UM OUTRO CANTOR
    QUE CONSIGA ESTOURAR UMA MUSICA DA JOVEM GUARDA DEPOIS DE MORTO???( A CARTA – MUSICA ENCONTRADA EM ARQUIVOS PESSOAIS DO RENATO , QUE FOI REMASTERIZADA E LANÇADA NO CD PRESENTE,MUSICA DA QUAL O RENATO CANTA COM NADA MAIS NADA MENOS DO QUE COM ERASMO CARLOS, QUE RECENTEMENTE FOI REGRAVADA COM UMA DAS MELHORES DUPLAS SERTANEJAS DA ATUALIDADE: CESAR MENOTTI E FABIANO)
    GOSTO NÃO SE DISCUTE MAS PARA CRITICAR TEM QUE SABER PELO MENOS UM POUCO.
    DESCULPE PELO LONGO COMENTARIO
    -”E NOSSA HISTORIA NÃO ESTARÁ PELO AVESSO ASSIM SEM FINAL FELIZ, TEREMOS COISAS BONITAS PRA CONTAR….”

  249. Para começo de conversa tem que se entender o mínimo de música para comentar sobre tal tema, outro ponto de vista é entender de movimento cultural. Claro que o rock brasileiro é cultura, nasceu no meio de uma turbulência nacional. Á qualidade dos músicos da Legião na época era duvidosa, os músicos do Capital eram muito melhores, mas a Legião tinha “O Poeta”. Renato Manfredini Junior era um cara super inteligente, culto e se mantinha sempre atualizado, além de possuir uma portente voz.

    Acredito que esse retorno é um Tributo à tudo que as bandas nacionais, nesse caso a Legião representaram para muitos jovens da época, e a proposta de ter entre outros, Frejat e Herbert nos vocais é excelente.

    Outra coisa: Sá e Guarabyra não são banda…

  250. quem criticou a Legião é um pau no cu!!!!!!!pq fica falando merda, mas, ja se pegou sem querer cantando uma música, então foda-se quem não gosta e se não então pra que entrou no blog pra ver a nóticia. Só mostra que a Legião ainda disperta interesse mesmo parada a 13 anos. E viva a Legião Urbana a melhor banda do Mundo!!!!!!!!!!!!!!

  251. Legião urbana, Titãs, Ultrage a rigor, aquela banda onde está a maior putana do Rio de Janeiro, não sei o que das abelhas, todas estas são uma diarréia monstra, não tocam porra nehuma, não dizem nada, só falam bosta… Rock&Roll é: O TERÇO, CASA DAS MÁQUINAS, SOM IMAGINÁRIO, SÁ RODRIX & GUARABIRA, RAUL SEIXAS, SKANK, MUTANTES, JET BLACK e por incrivel que pareca OS INCRÍVEIS!, assisti alguns shows destas bostas ou melhor bandas citadas no começo deste comentário, o que vi foi um lixo, não mostrava a alma do rock, mostrava um bando de viados querendo ganhar um troco ou mostrar aos outros que sabiam tocar algum instrumento, só pra comer a mulherada…exclui-se RR e CZ.FUI..

  252. Banda muito boa, canções que marcaram época,faz falta hoje em dia.

  253. É ver pra crer. Gostaria muito de estar presente em um desses shows…

  254. A importância da Legião pulveriza-se em ambientes não apenas artísticos, mas político, social e cultural. Penso então que, com o retorno da banda, seus shows serão uma grande homenagem a Renato Russo e a sua memória, que certamente permanecerá para sempre na mente e no coração brasileiros.

    Não discordo que a Legião sem Renato Russo não é Legião, já que a história da banda se funde com a de Renato. Porém, a exemplo de outras bandas que perderam seus líderes e músicos grandiosos, a Legião retornando, como já disse, apenas paga tributo a Renato e traz alegria a seus fãs, que tenho certeza que lá no fundo sempre se perguntaram: quando veremos Dado e Bonfá juntos tocando Legião?

    Obrigado, Legião! E lá vai uma sugestão: primeiro show em DF, mas no Senado, tocando inicialmente “Que País é Este”.

    Abraços.

  255. Sobre comentário:
    “Alexandre permalink

    P/ DAYLA RUSSO.
    PARABENS PELOS COMENTARIOS! MÁS O QUE VOCÊS CITAM COMO LETRAS DEPRESCIVAS, PARA MIM ELAS ERAM MUITO REALISTAS COM A É POCA, SE É QUE ALGUEM TINHA NOÇÃO DO QUE ERÁ VIVER NAQUELA ÉPOCA.”

    Prezado Alexandre,
    digo depressiva porque eu fiquei deprimida por um bom tempo, mas cada um tem sua experiência e as minhas não têm que ser iguais às suas. E se algo me deprime é porque é real, então isso torna as músicas realistas. Certo?
    Tenho 36 anos e eu tenho noção do que é viver naquela época, meu amigo.
    Mas isso não quer dizer que não tenha sido maravilhoso ter sido influenciada pela poesia de Renato Russo. Ele era o melhor! Melhor poeta, melhor crítico, melhor cantor e compositor.

    “Quem pensa por si mesmo é livre
    E ser livre é coisa muito séria”
    Renato Russo
    L’Aventura – CD ‘A Tempestade ou o Livro dos Dias’

  256. A Banda foi muito boa e as músicas também…Mas sem Renato não vai dar.

  257. Sem comentários sobre as diversas baboseiras escritas acima. Não gostar, desconhecer ou simplesmente ignorar a Legião Urbana é um direito de todos. Mas se atenham somente a isto. JAMAIS lancem opiniões ao vento. Concordo com o que escreveu o Andrey. Se é para remontar a banda, que chamem o vocalista da banda Catedral. Assim a remontagem ficará mais fiel ao estilo e à voz grave do Renato.

    É uma ótima sacada dar oportunidades aos jovens de hoje conhecer boas músicas.

    Viva Legião !!!

  258. A Legião Urbana não foi a melhor bando de rock, ela é a melhor,e acho ou melhor tenho certeza que, as pessoas que chamaram A Legião de bosta é que são verdadeiras bostas e mas não entende nada de música.

  259. para o josé de arima… rs…

    olha só.. desculpa a correção,

    mas ‘houveram’ não é uma variação verbal INEXISTENTE.

    concordo que a forma empregada aqui nos posts realmente está incorreta.

    quando o verbo haver é utilizado no sentido de existir, deve ser impessoal!!!

    mas não é forma inexistente… rs..

    abraço

  260. Eu como boa “Legionária” que sou, acho fantástica a idéia de um tributo.
    Comecei a curtir rock ouvindo Legião e até hoje continua sendo “minha banda do coração”!! É obvio que não existe Legião sem Renato, mas toda homenagem é bem vinda…
    Nós, verdadeiros fãs, agradecemos!!!

  261. Respeito muito a Legião Urbana, porém tenho rock na veia para lembrar de varios icones como Raul Rock Seixas, pois sem esse pessoal antigo jamais teriamos Legião……

  262. Bem, a idéia é mais que bem vinda. e se será bom ou não, só se poderá dizer de assistir a um dos shows, esse é o princípio básico da valoração. pra quem diz que as algumas letras são sem pé e sem cabeça é porque faltou às aulas de interpretação de texto na escola. fazer comparação da Legião com bandas que confirmam a letra dos Titãs sobre a a melhor banda da última semana, é pior que dizer que o Cazuza foi o poeta do rock nacional e esquecer o Raú. Vivemos uma época na qual a apatia é geral, e ouvir rock, bem feito, com letras com conteúdo para fazer você perceber onde está e porque está, não é todo dia. Então, se vai ser o Toni Platão (que é maravilhoso se não tentar imitar a voz do Renato), o Dinho ou Kim, não importa, poderia até ser quem desconheço, desde de que cantando afinado e no tom original, vai valer apena fazer essa viagem musical da melhor qualidade. E, meninos: vão crescer, vão realmente pra sala de aula da vida; e antes de falar besteira percebam até onde se pode falar sem ser visto como idiota por todos. Eu sei que para aqueles que são e os que tem o espírito de adolescente ouvir a verdade, ouvir alguém falar de você e te mostrar quem você realmente é e as merdas que estás fazendo, dói e ninguém quer. Só quando crescemos é que percebemmos quão importantes eram aquelas palavras que ignoravamos. Um abraço legionário a todos. E que venham os shows.

  263. Para resumir todos esse comentários, LEGIÃO URBANA SEMPRE SERÁ A MELHOR BANDA NACIONAL DE TODOS OS TEMPOS.

  264. Quem foi o Idiota que insultou os reis do rock nacional!, tem muito roqueiro de pouca idade que nem sabe o que é rock de verdade e fica falando asneiras do Legião, pra quem não sabe, na época os caras arrastavam gente de norte a sul para ouvi-los cantar. Legião Urbana foi e é referencia nacional. Todo mundo conhece, e se conhece é porque vez muito sucesso, e se vez sucesso é porque é bom.
    Para o ídiota que disse que Legião é merda, deveria tentar entender a diferença entre comoção e ridicularização.

  265. nao sei enquanto a ese renato m

    mais esse renato m aqui nao tem nada contra uma banda se restrutruturar
    e seguir sua vida adiante
    afinal as musicas continuam na boca do povo ate hoje quem nao gosta particularmente acho q tem inveja da banda

    mais sinceramente nao sou fanzasso de carterinha da legiao

    mesmo antes dele ter caido na depressao algumas musicas eu nao inglui mais idae
    isso eh uma questao de cada um se o nirvana quiser voltar
    o q vc tem haver com isso seu babaca

    so sabe reclamar da vida
    a quanto tempo nao come uma mulher
    ou um homem se no caso preferi

    nao sei
    mais de uma coisa eu teno certeza
    vc definitivamente nao sabe criticar.

  266. Com certeza esses que falam de um modo negativo em relação a Leegião Urbana, são da ERA do é o tchan e tbm gostavam muito de ver o tal de XAndy aquele viado rebolando, não sabem e nunca vão saber diferenciar musica de verdade.

  267. sr repórter por favor, não cometa esse crime com a língua portuguesa. “Houveram” boatos é foda de se ler.

  268. Etha peludão!!! XD

  269. topo…topo…por que ñ…vamo cai pa dentro!!!

  270. Pura especulação, lendo o site oficial, está mais que claro que não passa de pura especulação.

    —-

    Em função das inúmeras consultas que temos recebido ultimamente, a EMI e as partes responsáveis pelo legado da Legião Urbana declaram que:

    1) Qualquer informação sobre uma possível “volta” da banda Legião Urbana é falsa. Não existe possibilidade alguma de uma “volta” da banda Legião Urbana.

    2) Por decorrência, não existe Legião Urbana sem Renato, Dado ou Bonfá.

    3) A especulação de que Dado e Bonfá estariam pensando em fazer uma nova banda juntos é igualmente falsa.

    4) Em relação à matéria publicada meses atrás por um grande jornal de âmbito nacional, que noticiava que Dado e Bonfá estariam avaliando (juntamente com a Família Manfredini) as possibilidades de fazer uma única e exclusiva turnê com shows em grandes cidades do país, tocando músicas do Legião com diferentes cantores convidados a cada cidade, e com uma banda suporte formada por músicos uruguaios, confirmamos que existe um processo de conversações em relação ao assunto. Mas não existe nenhuma confirmação, nem tampouco projeto fechado a este respeito.

    5) Caso ocorra a possibilidade da mencionada turnê, todos os envolvidos deixam claro que não será uma volta da banda Legião Urbana e que não há possibilidade alguma de alguém substituir Renato Russo, único como pessoa e como artista.

  271. Quem chamou essa banda “de bosta”, uma coisa eu tenho certeza…tem menos de vinte anos e “bosta” na cabeça..SÓ QUEM VIVEU SABE..O RESTO FICA QUIETO..E SUMAM…ABRAÇO À GERAÇAO COCA-COLA

  272. 1- Pra exaltar um genero/ banda nao eh preciso denegrir outros.
    2- A Legiao eh/foi a melhor banda dos anos 80/90.
    3- A volta seria por causa da grana? Duvido muito, ainda hoje eles estao entre os maiores arrecadadores de direitos autorais do Brasil.
    4- A “pobreza” melodica( 3 acordes) sempre foi proposital, o Renato dizia isso, nunca buscaram o virtuosismo, queriam que qualquer pessoa pudesse pegar um violao e tocar as musicas.
    5- letras fracas? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Faroeste caboclo, Sera, tempo perdido………….alguns poucos exemplos da infinidade de letras de altissima qualidade da Legiao Urbana. Letras que perduram ate hoje, quase 20 anos depois de serem feitas.
    6- chamar o Kim???? vcs tao de brincadeira.O cara eh “perseguido” por supostamente plagiar a voz do Renato……….se ele cantar com a legiao, ae sim eh que nao vao deixar o cara em paz.

  273. Ô “Dashxi”, você realmente faltou à aula de interpretação de texto. meu nobre, dê uma lida novamente na reportagem e veja como a frase sobre o dinheiro está escrita e empregada.

  274. A música índios permanece mais atual do que nunca para o estado do Pará!

  275. Quase todos os comentarios acima sao fundados em base de conhecimentos precarios, criticos que tem mais que inveja do sucesso do legiao,curtem nx0, fresno, calcinha preta, ximbinha e a loira gemedeira, e outros mais.
    o pessoal tem mais que retornar mesmo, todos sao musicos e sabem que havera comparacoes ,mas poderao com o tempo desenvolver um trabalho igual ou ate melhor ,porque nao, dizer que nao podem formar uma bamda sem Renato é uma burrice de curtidores de bandas de merda como tantas que tem por ai hoje, me diga uma banda nova que tenha alguma musica emplacada como teve o legiao,e nao venha me dizer que era so Renato que tinha capacidade de fazer o trabalho, estao sendo injustos com o resto do grupo e isso e burrice, ainda mais que no Brasil qualquer droga de musica vende muito pois temos uns milhares de bocós que compram porcaria como essas musicas de duplo sentido.

  276. Basta chamar o Jerry Adriane para os vocais e resolve-se o problema. Mais do mesmo ah ah ah

  277. Esses comentários fitédicos é de quem não conheceu e principalmente não vivenciou o verdadeiro rock nacional. Legião sempre falou o que queriamos falar. Acredito qu vcs deveriam parar de escutar essas procarias de NX0 e cia.

  278. nao acredito que Dado e bonfá fariam uma coisa dessas, afinal eles viverao pessoaumente
    com o Renato e sabem que ele seria totalmente contra esse tipo de pratica, afinal eles sempre
    pregaram o averço disso, que eles queirao montar outra banda tudo bem mais dai a voutar
    com alegiao sem o é um absurdo chega ser uma falta de respeito com os fãs.

  279. É engraçado como algumas pessoas precisam agradedir outras achando que com isso serão ouvidas (ou lidas como é o caso!). rapaz, talvez a legião não possua o maior baterista de todos os tempos, ou o maior vocalista do mundo, porém se faz necessário observer toda a história da banda que passou por várias fases musicais e, suas músicas (letras) cantavam o que os jovens passavam na época (eu sou daquela epóca tenho 34 anos), então amigo(s) procurem ouvir indos, que país é este, geração coca-cola, angra, e etc etc. mas preste atenção na letra coisa dificil de acontecer hoje em já que as musicas são apenas batidas tipo estoura timpano, ou um refrão como mexe a bundinha e por ai vai.. bem acho que para se criticar algo (qualquer coisa) tem que refletir, pensar, raciocinar e ai sim você consegue exprimi uma idéia que poderá ou não condizer com a verdade. abçs. a todos.

  280. Vão todos a merda vcs que falam mau da legião urbana até pq devem ser todos aqueles emos do cacete que não tem opinião nem cabelo no saco pra falar do que vcs não conhece, voltando ao começo já que infelizmente eu não irei mas ver legião completo que seja com dado e o bonfá tocando varias classicas mas que seja com vocais que mereçam cantá-las e não aquele tributo uma celebração.. valeu

  281. Quem não conhece a legião urbana, fala que não presta, são pessoas que ja se acustumaram a ouvir esse lixo sonoro aqual a brasil ouve nos dias de hoje, musicas descartaveis, não ha uma banda que presta hoje no brasil,!!! a exceção do RAPA, triste dos jovens de hoje que vão ser poluidos por esse sistema falido manipulador sem uma voz ativa para se espelhar pobre geração!!!!!

  282. Legião Urbana, a melhor banda de rock? E como teriam conseguido isso sem som de guitarra? Rock tem que ter pegada, tem que ter guitarra, solos de guitarra, arranjos de guitarra. Muito bem citadas: O Terço, Casa das Máquinas e etc… Agora, mais pro nosso tempo… já experimentaram 14 Bis? Tem guitarra, sim, senhor! E as letras?!? E os arranjos vocais?! Não é aquela apelação meia-boca, protesto com frases de efeito não… É conteúdo do princípio ao fim. A Cor do Som era melhor que Legião, Celso Blues Boy é, e por aí vai… Com todo respeito, é claro!

  283. Plagio de voz so porque o cara canta igual ,é muita burrice um tecnico afirmar isso, nao existe vozes iguais, nao ha possibilidade de se falar ou emitir sons em uma musica exatamente igual a outra seja la como for cantada, existem imitacoes ,mas saos imitacoes, se o cara canta com seu nome , com sua boca e de forma tecnica diferente, como dizer que é plagio,mesmo sendo voz parecida nao se pode dizer que é plagio ,pode sim haver alguma coincidencia na forma mas impossivel fazer a musica toda igual, ai sim seria plagio.Por exemplo, carros tem 4 rodas um estepe ,todos tem nao é isso, mas cada um te um nome diferente,marcas diferentes, guitarras sao aparentemente iguais, mas tem timbres diferentes nao tem,plagio é quando voce faz parte ou o total de algo que ja foi feito, como na voz de uma pessoa é impossivel repetir as frequencias exatamente iguais , nao ha plagio e isso é facil de se provar tecnicamente hoje. podem sim serem parecidas ,mas igual ,nunca. Ja nao se pode dizer a mesma coisas quanto aos acordes e notas da musica, porque sao formadas numa sequencia e ajustes que podem sim serem iguais ao original.

  284. Rapaz…,

    Tem coisas que a gente respeita, e não gosta. Coisas que a gente entende e não gosta…

    Mas, por favor, falar que Legião Urbana é ruim, ou pior, uma merda, é não ter o mínimo de noção de letras, músicas e melodia. PQP…

    Com certeza absoluta, foi uma das melhores bandas nacionais de todos os tempos!! Letras tristes, destrutivas?? Algumas sim. Mas e daí? Todas com uma profundidade impressionante. O cara era um “poeta musical”!

    Abçs

  285. Pois é amigos…
    Legião Ainda é a MELHOR BANDA. Sem Renato nunca será a mesma, mas o Tributo é interessante.
    Legião é muito Bom e sua musica toca, encomoda muita gente pq fala muita verdade, e nem todos tem cabeça pra entender e lhe dar com isso, e a unica coisa que sabe ou pode fazer e chamar de Bosta. pq na verdade a bosta esta na sua propria cabeça.
    Eu sinceramente acho massa quando outros artistas cantam Legião, com respeito.

  286. Vai só pq Renato morreu o resto da banda tem que parar?
    Larga mão outros integrantes auxiliaram o Renato pq agora são lançados ao ostracismo pelos q se julgam fã…
    Legião faz um som legal sim cambada de kapial compara eles com Nx Zero e outra bandas atuais

  287. A Legião foi e será sempre a melhor banda de rock nacional. Infelizmente os jovens de hoje imaginam que os refrões sem conteúdo dos chamados pancadões expressam sua cultura. Afinal, estamos falando de música, não desse lixo que tocam por aí, nesse ponto cito uma frase do Bruno (vocalista do Biquini Cavadão) _ Música é feita com a cabeça, é feita com o coração, não é feita com a bunda não.

  288. QUEM NÃO GOSTA DE LEGIÃO URBANA , SÓ PODE GOSTAR DAS MÚSICAS TIPO

    “VOCÊ NÃO VALE NADA, MAS EU GOSTO DE VOCÊ”.

    VAMOS TENTAR LEMBRAR DE UMA BANDA, QUE FEZ SUCESSO DEPOIS DOS ANOS

    NOVENTA. E QUE AINDA É TÃO ADORADA QUANTO LEGIÃO.

  289. Todos fracos de corpo e de espírito, manifestam imbecilidade. Portanto respeito eh bom ! Gostamos e conservam os dentes !

  290. HELDER, BEM LEMBRADA ESSA FRASE DO BRUNO.

    ESSA FRASE SERVIA PARA O TCHAN, MAS TAMBÉM SERVE PARA ESSES GRUPINHOS

    QUE LANÇAM MUSICA NA MALHAÇÃO.

  291. Ao Sr. Renato M.

    Cada época é uma época, como julgar ou comparar as bandas, sendo a musica contemporânea resultado de um processo evolutivo. Cada fase tem sua devida importância na evolução do rock nacional, Raul Seixas é um exemplo, poderíamos dizer que ele é o pai do Rock (ou seria o capeta rs).
    Mas erra em desmerecer Renato Russo, sendo taxativo e convicto, passando uma imagem arrogante, colocando-se como o dono da verdade universal, depois voltando atrás, piorando ainda mais o comentário outrora feito.
    Velho de boa, você deve ser amado por poucos e odiado por muitos… Muita luz na sua vida, se volte para dentro e reveja seus conceitos… Se não for pelo sorriso será pelas lagrimas, enquanto a morte de Renato é lembrada por muitos cuidado que vc na sua poderá não ser lembrada por ninguém…

  292. Legião Urbana sem RENATO RUSSO não é Legião Urbana. RENATO RUSSO morreu, mas se tornou eterno com a maior e melhor banda de rock nacional. ViVi e vi. Não me refiro só à uma geração, nem à um momento da música ou do próprio rock e sim do talento e da personalidade. Algo que ele criou em meio à tudo que vivia; enquanto muitos acham que isso só existe de longe e bem distante. Vi e vivo hoje e sempre.

  293. SÓ OS BONS SÃO LEMBRADOS.

    LEGIÃO NUNCA SERÁ ESQUECIDO.

  294. Eu gosto muito do bom e velho Legião Urbana, acho que quem não entende, não é capaz de interpretar as letras talvés seje desprevido de inteligência e de conhecimento da situação política e social do país naquela época, enfim. Gostava muito do Renato, mas vem cá, Bonfá e Dado são maravilhosos, inteligentíssimos e viveram a época também, evoluiram o também estão em 2009, portanto acho que o crédito é da banda como um todo e não só do vocal (maravilhoso, que deixou saudades, mas foi…). Ainda que seje mais conteporâneo, se tiver Dado e Bonfá com certeza, vai ser muito, mais muito melhor doque 90% doque se tem hj.
    BEM VINDOS LEGIÃO URBANA II

  295. Importante, os fans acham que sao donos do direito dos artistas, claro que todos os artistas devem respeito a seus fans, mas eles querer proibir um trabalho de continuidade ,porque tem mesmo nome, é direito deles ,nao deveria ser criticada, as criticas podem serem feitas depois que o trabalho for apresentado , ai sim .

  296. Essa ruma de mensagens já dá a dimensão do que é a Legião Urbana… Tive o privilégio de crescer na década de 80 ouvindo muito e até hj, vez em quando, ainda ouço… E na minha maior frustação amorosa, cantarolava

    “Agimos certo sem querer
    Foi só o tempo que errou
    Vai ser difícil sem você
    Porque você esta comigo
    O tempo todo
    E quando vejo o mar
    Existe algo que diz
    Que a vida continua
    E se entregar é uma bobagem…

    E em muitos momentos, felizes e alegres, a Legião estava presente como fundo musical: O MUNDO ANDA TÃO COMPLICADO, ANGRA DOS REIS, SOUL PARSIFAL, MIL PEDAÇOS, PAIS E FILHOS, FAROESTE CABLOCO, TEMPO PERDIDO, VINTE E NOVE…… Viva a Legião… Viva Renato Russo…

  297. Ronaldo cantou melhor de bom do que Renato…………..

  298. Bnada melhor é tjavú…………..

  299. Renato Russo,merece sim uma homenagem,talves tods os ano no aniverssario de morte; mas não ten como falar que é legião

  300. “os bons morrem jovens”

  301. wallace

    Esses caras que estão chamando a Legião de BOSTA, deveriam saber que foi atraves de caras como Renato Russo, Cazuza, Dinho, Marcelo Nova, Fafa de Belem e tantos outros poetas, artistas e politicos, nesse ultimo caso os bem intencionados.
    Que uma geração de vitoriosos, mudou para sempre a história desse pais, tanto na musica como na politica, a nossa geração , trouxe de volta a democracia, derrubou um presidente, atraves de atos de corragem, letras e musicas inteligentes e sinceras, sem medo dos cacetetes do dops. Eu fui a um show do Capital Inicial onde era proibido tocar FATIMA, VERANEIO VASCAINA e outras, quando acabava os shows a gente cantava essas musicas e o pau comia, e nos continuamos sem medo, todo mundo sabia o que realmente queria, esses caras subiam no palco e faziam tudo o que era proibido pela censura. Hoje tudo esta totalmente diferente, os politicos estão a vontade para fazer o que querem,
    ninguem liga, ninguem reclama. A cultura de hoje são musicas cheia de palavrões,
    carinhas bonitinhas e mulheres de bunda grande e sem nenhum talento.

    LEGIÃO E TODOS DOS ANOS 8O SEMPRE!!!!!!!!!!QUE VENHAM OS SHOWS
    COM PLATÃO, DINHO OU QUALQUER OUTRO.

    Ah cara se não fosse a gente você não poderia dizer seus palavrões e nem escrever a palavra BOSTA. OK.

  302. Sem Renato Russo pra mim é só apresentações de uma outra banda cantando as canções da Legião.

    URBANA LEGIO OMNIO VINCT

  303. E ai pessoal já pensou se eles não tivessem existido, será que teriamos tantos criticos lucidos como estes que estamos tendo aqui nesta pagina! Acho isto demais, pois como quem conhece sobre bandas de ROK da época, é a que decolou masi rapido e voou masi alto foram eles.
    Nem a propria Plebe Rude a qual o Renato era o que abria os seus chous não chegaram onde eles chegarm.
    Uma pena que este voo tão alto tenha durado tão pouco, más com serteza muitas bandas de ROK não seriam o que são hoje se aqueles caras não tivesse existido, não é verdade DINHO, HERBERT, ROGER, FREJA, CAZUZA, CLEMENTE DOS INOCENTES, e tantos outros que se for citar vai ser dificil terminar.
    E VIVA TODO ESTA FCRUTO DESTA GERAÇÃO CHAMADA LEGIÃO!!!!!!!!

  304. 296 comentarios 297 com o meu……..ainda tem gente que fala mal da banda.

  305. WALLACE

    RICARDO, no show do mineirinho eu tambem estava lá, foi um sapato de criança e o Renato Russo ofereceu a musica Pais e Filhos para a criança dona do sapato, teve tambem o lance de uma mulher totalmente pelada surfando num pedaço de madeira no meio da quadra, a policia entrou e foi só porrada. Tenho o canhoto do ingresso guardado ate hoje.

    SALVE, SALVE LEGIÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    QUEM NÃO GOSTA DEVERIA IR PARA O ########################.

  306. Questão de opinião.

    Legião Urbana apareceu num momento em que o rock nacional estava sem expressão, foi natural que ela se destacasse por soar mais “madura”, liricamente falando claro.

    É como um vidente ou aqueles horóscopos: sua vida está uma droga, você está triste e blah blah…

    Legião, falava de sentimentos óbvios dos adolescentes/jovens na época, que não deixam de ser atuais. Fora que algumas letras são cópias lavadas de músicas de outros músicas (Vide: Faroeste Caboclo da Legião, e Rocky Raccoon dos Beatles )

    Isso claro, na MINHA OPINIÃO.

    E concordo que algumas bandas que estão na mídia não vão muito além de falar de dor de cotovelo, isso é triste claro, mas essas são as bandas feitas para pessoas que se baseiam em MTV’s da vida, jovens tolos e alienados, superficiais e dos orkut’s da vida.

    Mas essas bandas não são a maioria no nosso país, centenas de boas bandas que não estão na mídia, no que chamamos de cenário indie ou “underground”, algumas até que lembram legião.

    Eu não crítico os fãs “xiitas” da legião, por mais que eu não goste, mas aqueles que só conhecem meia dúzia de músicas e vem falar porcaria é demais né?

  307. **música de outros músicos

  308. O Brasil é um país hipócrita até nisso.

  309. As pessoas que falam qua a Legião deve ficar enterrada, devem estar ficando doidas, porque foi uma das melhores bandas do rock nacional dos anos 80.O Renato era um excelente compositor. Pórém voltar sem o Renato fica algo extranho, falatando a propria excência da banda. Portanto não concordo quando falam que a Legião deveria ficar enterrada com o Renato.

  310. Legião Urbana representou e ainda representa muito para o rock nacional. Várias das letras da Legião me fizeram refletir sobre a vida. Tive pouco acesso a outras bandas, mas a Legião para mim será inesquecível.
    Voltar com Toni Platão não é uma boa idéia. Renato Russo como Compositor é quase insubstituivel!

  311. Legião sem Renato, ou sem Dado, não é a mesma coisa… mas a idéia é boa como um tributo…
    Pena que um infeliz conseguiu estragar a nossa festa (e por tanto tempo) eu já conhecia essa história, meu pai tava lá…

  312. Concordo com alguns, discordo de outros…Na verade o que vale lembrar aqui é que LEGIÃO URBANA foi e será sempre uma das melhores bandas do rock nacional, independente de estilo, gosto musical, de todas essas vertentes que tendem a mudar o foco de visão de cada um,o rock nasceu para ser simples e direto, é um som de luta, de “letra”, e isso a Legião Urbana tinha de sobra, como poucas bandas…O Brasil, falando da nossa terra, precisa disso, de atitude “rock”, de vontade, de muita mudança, o povo brasileiro está sendo covarde, cultuando a música estrangeira e deixando que a nossa cultura se torne algo banal e extremamente pobre.Galera a música é um veiculo de comunicação extremamente poderoso, vamos valorizar o que temos de bom, independentemente de gosto próprio,a nossa música depende muito de pessoas como o Renato Russo, Herbert Vianna, Roberto Frejat, Cazuza , entre outros….vamos lutar pela nossa sobrevivência nesse mundo que se torna cada dia mais estúpido.
    Viva legião Urbana!!!

  313. “Bandas de Rock tem um monte , mas banda do rock Boa mesmo da pra contar nos dedos as que sobraram.”

  314. Pelo menos pelo que li a respeito, a confusão no Mané Garrincha foi iniciada por um espectador que subiu no palco e deu uma gravata no Renato Russo quando ele ia começar a cantar uma música, falando da criança junkie, uma mera paródia. Depois que os seguranças tiraram o agressor a confusão já tinha sido iniciada, com uma galera jogando coisas na banda.

  315. Bem, realmente Legião Urbana marcou uma geração e ainda hoje tem seus grandes sucessos tocados em radios. Mas concordo que ela não é a melhor e maior banda brasileira de todos os tempos, sem dúvida está entre as melhores, mas esse rótulo eu alcunho aos MUTANTES, irreverentes, originais e muito inteligentes, pena que durou pouco (porque Mutantes sem Rita Lee também não cola)

  316. Ao Chupa engole ,

    A Legião Urbana uma das melhores bandas que esse país já teve.
    Voltar sem renato russo é uma experiência diferente, porém fã que é fã curte do mesmo jeito.

    Aos chupa engole de plamtão procure se informar para ter algun conteúdo ao comentar algo a respeito.

  317. Li um comentário de um cara que se denomina Hannibal Lecter!!!???
    A maior cara de emo revoltadinho e que só escuta essas bostas de bandinhas do circuitinho Faustão-Hulk, e ainda vem falar mal da Legião!!!
    Nenhuma dessas bandinhas ecas de hoje é próxima da merda da formiga que o Renato esmagou.

  318. legião urbana FEDE!!! Renato russo também fedia, a voz dele dava sono! Deus me livre disso voltar! as músicas são insuportáveis e quem é fã geralmente é chato e adora se gabar de saber de cor “faroeste cabloco”, que é um saco!

  319. TENHO 31 ANOS SOU MINEIRO, BRASILEIRO, ROCKEIRO E NA MINHA JUVENTUDE AS MUSICAS FORAM TRILHA SONORA DA MINHA VIDA. EU ACHEI QUE ERA SÓ UMA FASE ( BOA ) E TUDO PASSARIA MAS GRAÇAS A DEUS NÃO PASSOU…E ATÉ HOJE EU TENHO UM IMENSO ORGULHO DE SER LEGIONÁRIO COMO MILHARES DE BRASILEIROS SÃO ATÉ HOJE.A LEGIÃO É CONTEPORÂNEA AS LETRAS A POESIA,O INCONFORMADO RENATO VIVE PARA SEMPRE EM MEU CORAÇÃO! ENGENHEIROS,IRA,BARÃO.PLEBE,TITÃS,HANOI-HANOI,K.ABELHA,NENHUM DE NÓS,PARALAMAS,CAPITAL,RPM,ULTRAJE,LOBÃO,BIQUINE,BLITZ,LULU,RAUL…DESCULPE QUEM FICOU DE FORA MAS ESSA ÉPOCA FOI ABENÇOADA!!!E HOJE…cpm…pitty…nxx…calcinha preta…d2…não sei quem e seus teclados…fresno…além dos tun,tun,…tun,tun,tuns ( “fun’ck “) da vida…áfff ,,DESCULPEM MAS DEU ENJOO,UÚÚÚÚ E MAIS UMA COISA TENHO CERTEZA QUE QUEM CRITICA TUDO BEM MAS PERDE O RESPEITO PERDE A RAZÃO,QUANDO FALA”BOSTA”REDUNDANTE…E ALÉM DE FALAR BOSTA DEVE OUVIR MUITA BOSTA!E LEGIÃO SEM RENATO NÃO É LEGIÃO ,MAS QUERO VER UM SHOW DESSE RETORNO…OBRIGADO AOS FÃS DA LEGIÃO …QUEM GOSTA DA LEGIÃO SÃO OS FÃS DA LEGIÃO!ÁH renato m…ême de emo e de merda…que sucesso esses grupos que vc citou fez onde estão? TEU GOSTO MUSICAL É MESMO DO NIVEL DE SEUS COMENTÁRIOS…INFELIZES E ABSURDOS…SÓ FALTA VC TORCER PRA ARGENTINA….

  320. deusolivre vc é do mesmo nível desse renato m…erda! e feder deve ser seu suvaco depois de dançar a dança da bundinha e retiscencias…é só vc nao ir nao escutar e se possivel nem viver!

  321. A TODOS OS 1000.000.000.000…. DE FÃS DA NOSSA QUERIDA LEGIÃO URBANA…A LEGIÃO SOMOS TODOS NÓS!!! OS HINOS DA LEGIÃO SÃO LETRAS QUE PRA QUEM TEM CIÚME E CRITICA DEVEM SOAR COMO GREGO!!!! POIS PRA MIM ESTAS BANDINHAS DE HOJE EMITEM GRUNHIDOS ,MIADOS e LATIDOS PRA MIM… não fazem sentido nenhum( com todo respeito aos animais…

  322. Luiz, esse seu cometário “1000.000.000.000…. DE FÃS DA NOSSA QUERIDA LEGIÃO URBANA…” é exatamente o tipo de a chatisse que o fãs de legião costuma fazer…
    logo depois falam animados “vamos cantar faroeste caboclo no violão, sem errar a letra, hein?!”
    afff, to sussa
    “LETRAS QUE PRA QUEM TEM CIÚME E CRITICA DEVEM SOAR COMO GREGO” pois é eu tenho crítica, e não me soa grego, me soa música ruim mesmo. melosa, chata antiquada, óbvia, precursor dos emos eu diria. Renato russo era emo!

  323. Credo, agora que eu vi que me cruxificaram aqui… “não tem cultura musical”, “deve ser analfabeto”… hahaha

    Sou músico, sou formado, ouço música desde os 12 anos, cresci ouvindo de Jazz a Led Zeppelin, passando por música brasileira, indiana e o escambau.

    Isso por que eu falei mal de uma banda ruim. Imagina se tivesse falado de coisa boa.

    Vocês são muito xiitas, esqueceram que “é preciso amaaaar as pessoas como se não houvesse amanhãããã”?

    Hahaha

  324. “ESSE RENATO M. DEVE SER UM JAGUNÇO SEM CULTURA MUSICAL ,ANALFABETO, FÃ DOS RATOS DOS PORÃO, COMEDOR DE RAPADURA E CALANGO!!!!!!!!!!!!!!!!!”

    Hehehe não dá pra ler todos… tenho mais o que fazer, mas esse foi bem engraçado…

    Cara, não sou nordestino, sou nortista… e se eu fosse, não haveria problema nenhum nisso. Não ponha preconceito no meio, por favor.

    Incrível como as pessoas defendem as coisas que acreditam pela agressividade. Bom, eu não vou voltar aqui, mas se quiserem ficar me xingando, por mim tô de boa. É bom mesmo liberarem a agressividade, aí vocês podem conviver melhor em sociedade e aliviar o stress do dia-a-dia… acho.

    Um abraço!

  325. Renato M: Não vai mais voltar por aqui neste post, né? As portas estão abertas para todo mundo que quiser expressar suas opiniões. Volte sempre que quiser.

  326. Renato Russo pra mim foi o melhor compositor de todos os tempos no Brasil junto com Raul Seixas, letras fenomenais…. viajei mto na minha adolescencia fumando um e ouvindo Legião… hj em dia ouço de uma forma mais careta e as letras continuam me fazendo pensar…. a única coisa que tenho a reclamar é que o Renato foi morrer justo no dia do meu aniversario… dia 11 de outubro….é foda não poder ver os especiais pois geralmente to na minha propria festa…

  327. É SEMPRE BOM RELEMBRAR COISAS BOAS. A MOLECADA DE HOJE ESTA ENCHENDO OS OUVIDOS DE LIXO FONOGRAFICO(PITY, NX ZERO, AFILHADOS DO XORORÓ…E POR AI VAI) LEGIÃO FOI E SEMPRE CONTINUARÁ UMA BANDA ATUALIZADA, PORÉ NÃO HÁ VOCALISTA A ALTURA E DADO E BONFÁ NÃO ESCREVEM LETRAS SIGNIFICATIVAS SEM ASSESSORIA DE RENATO RUSSO. QUEM SABE O KIM DO CATEDRAL NO VOCAL, RS…. COM RELAÇÃO AO OCORRIDO EM BELÉM, QUANTAS VEZES HOUVEREM PIADINHAS INSANAS COM RELAÇÃO A ESTE POVO MARAVILHOSO MUITAS SANDALHAS DA HUMILDADE SERÃO JOGADAS NA CARA DOS VAGABUNDOS, COMO ACONTECEU RECENTEMENTE COM O BOÇAL DO VOCALISTA DOS ENGENHEIROS DO HAWAII. TOMA-TE SUMANO. PAI-D’EGUA MANO.

  328. Toni Platão?! Fala sério, é melhor ele colocar uma peruca e fazer cover tributo a Cassia Heler, ele é a cara dela, risos…
    Belém não pode ficar de fora dessa turner pois é senário do rock na amazônia (Icoaraci-Distrito de Belem, conceito em hardcore) o que aconteceu é passado, mas como o mano Walace disse esse povo diferente dos nordestinos não tem cabeça baixa, responde mesmo a provocações e é assim que todo brasileiro deveria ser. Por isso é que temos os politicos que estão ai.

  329. Qual é o recorde de comentários em 1 post?

  330. UH eawuheUAWHEUAWHEUAWHEUAWHEUAW

    ADOROOOOOOOO esse Renato M.

    Pois somos dois cara, minhas raízes vão de jazz, blues e ROCK clássico até Luiz Gonzaga.

    Não existe essa bandeira de “Rock Nacional”, as bandas dos anos 80 não passavam de cópias das bandas lá fora, não esqueçamos que o rock o não é desse país, no máximo é possível só agregar alguns elementos nacionais/regionais.

    E ninguém aqui conseguiu rebater o que eu disse, sobre as letras que são cópias/baseadas em letras de outros músicos(internacionais).

    Mas é claro que a maioria das pessoas que são tão ‘xiitas’ assim com a Legião na época, não teve oportunidade de conhecer outras coisas.

    E alguém lá em cima disse que ‘bandas boas são poucas e que da pra contar nos dedos, uh…tem muuuuuuuuuuitas bandas boas que é impossível contar nos dedos de todos nós.

    Agora existe um negócio chamado ‘oportunidade’ ou o fator sorte, hoje dia como os veículos midiáticos estão, nunca uma boa banda vai aparecer…não com a mesma intensidade de antigamente.

  331. E podem clicar no link do meu nome, eu não escondo meu rosto nem o orgulho que eu tenho de ter uma opinião própria, pelo link vão achar um dos meus blogs e alguns links pra me acharem babys.

    Respeito quem gosta, e se vc’s se sentem bem ouvindo, que bom!

    O mais importante é que a nossa vida precisa de uma trilha sonora xD

  332. Eu faria de tudo pra ir em um show, conheci legiao urbana á uns 7 anos atras e nunca vi um show, nao pude presenciar, seria um sonho pra qualquer fã da Legiao Urbana ir em um show. Pena que Renato nao vai estar presente, mais ja seria foda ouvir as musicas com a formaçao quase original.

  333. A falta de conhecimento sobre o vasto trabalho da LEGIÃO URBANA É INCRIVEL é o que percebo aqui ,FAROESTE CABLOCO é apenas uma música dentre inumeros sucessos que a banda fez e ainda faz , sou dessa época saudosa,vivenciei esse período e NADA SE COMPARA COM A ATUALIDADE.

    POR FAVOR CONTEÚDO MUSICAL AOS JOVENS…….

  334. Pra começar, acho que quem postou seu comentário aki de certa forma sabe da importância de Legião Urbana para o cenário do rock nacional.Tdo bem neh, que gosto eh igual cabelo, tens uns q nem tem!Brincadeiras a parte, realmente gosto não se discute, mas não da o direito de em um post pra QUEM CURTE LEGIAO, pessoas que nao gostam ficarem falando mal neste nível.Independente de gostar ou não, todos tem q admitir que a banda tem qualidade!!Se for procurar perfeccionisno assita ao Idolo, que eh melhor, ou pior sei la, aff!Tdo q eh perfeito d+ estraga, eh como, por por exemplo um voz rouca…Legião foi, sem dúvida um marco…Pequisas já indicam que as musicas que vc ouve tem relação com o nível intelectual, para os críticos maldosos procurem e verão…Ficar ouvindo a maioria dessas bandas novas achando que tem qualidade musical, francamente, são eles que nao passam de meras cópias pioradas de outras bandas, e o pior, só remetem a dor de cotovelo…aff..Mais parece uma versão modernizada do sertanejo atual..Fica aí minha opinião

  335. “Belém não vai ser uma das cidades visitadas.”

    Sorte de vocês…

    Legião Remake = Caça-níquel disfarçado de boa intenção.

    Mas os “fãs” não tão nem aí, o que importa é ir pro Show.

  336. esse post não é só pra quem “curte” a legião, é só um post informativo.

  337. Realmente esse post não é só para quem curte a LEGIÃO URBANA, é só um post informativo. Mais para que procurar informações sobre o que não gosta.

    SALVE, SALVE LEGIÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  338. Saudações!

    CARACA VÉIIIIIIII!!!

    Esse foi o post que mais deu comentários!!!

    Pena que a notícia não era das mais belas!! rs…

  339. @koruja…

    pra ficar informado?!

    ewauehAUWhEUWAHEUWAHEUWAHEUAWHEU

    >:]

  340. Sou obrigada a deixar o meu comentário por aqui… Infelizmente não tive o prazer de ir em um show do Legião, mas sou simplesmente fã desses caras… Legião sem Renato é Legião, não podemos deixar Dado e Bonfá sem seus devidos créditos, mas Renato faz diferença… Quem não curte Legião deixar seus comentários inuteis aqui é realmente sem ter nada pra fazer, cada um tem sua opinião e eu respeito, mas falar que Legião é uma ‘bosta’ é faltar com o respeito a todos os fãs… e se Legião fosse ruim, não tocariam até hoje… Continuem vocês escutando o ‘rock’ de hoje em dia…com seu NXZero, Fresno, CPM22, que na minha opinião são músicas de dor de corno… A principio a noticia da volta de Legião Urbana me deixou feliz, mas não será a mesma coisa…apenas turnê de homenagem ou algo do tipo, nada de definitivo…

  341. Legião urbana foi e é a melhor banda de todos os tempos nacional, o Renato Russo tinha uma inteligencia suprema, muito conhecimento, só que algun s otarios não enchergam isso, acham que musica é bonde do forro e compania neh infelizmente :/
    se tiver oportunidades converse com um membro de um bonde forro da vida e com um cara como o Renato Russo pra você ver, infelizmente a bandas totalmente sem cultura, mais Legião sem duvidas é a melhor banda do cenario nacional.

    Renato Russo foi e é o melhor compositor nacional!

  342. O cu da mãe de todos akeles q falaram mal dessa banda q é sim a melhor banda do cenario do rock brasileiro, concordo q sem o Renato ela n existe, mas um monte d pau no cu falar q ela é merda e q deve ficar enterrada é foda. Todos os filhos da puta e pica no cu da mae de todos vcs q falaram mal, essa porra ak é pra quem é fã, s n curte a banda n deixa comentário.
    TENHO DITO!!!!!!!!!!!

  343. “Renato M permalink

    Com todo respeito, acho uma bosta de banda, que permaneça enterrada no inferno”.

    oLHA
    Olha respeitando a sua opinião mais você deve ser um garotinho sem menor capacidade de opinião dessa natureza, pois no mínimo você deve ser emo viadinho! Vai estudar analfabeto vai ler livro de História pra ver se ganha alguma cultura.

  344. Boa tarde a todos!!

    Legião é:

    Època de escola;festas(várias festas);birita(muita birita),namoro,movimento político,reflexão sobre sexualidade , princípios e valores éticos;acampamentos, roda de violão;iniciação musical(curso de violão pra aprender a tocar os 3 acordes);barzinho;sexo….bons tempos.

  345. Eu não sou contra nem a favor. mto pelo contrário…
    afinal de contas o que importa mesmo é o que realmente interessa.

    Falando sério agora,

    Renato Russo criou algo transcendental, aos que dizem que ele copiava outras bandas, que fosse, mas ele fazia isso de uma maneira semiótica na cultura pop, tanto que não se tem notícia de processos por plágio sofridos pela legião, ou pelo Renato. Aquela máxima da física cunhada por Lavoisier “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, que passando para o campo da cultura seria “nada se cria, tudo se copia, e se maquia de uma maneira diferente” se aplica às composições do Renato Russo, uma vez que ele sofreu influências diversas….somos um emaranhado de influências culturais, refletimos isso nas nossas ações e palavras, e o Renato gostava de punk, então a influência dele, além de várias outras claro, era o punk…
    Mas olha, não to querendo criar caso, apenas expondo minha opinião….
    …mas só pra apimentar a discussão….o Renato aparentava ser uma bichona afetada, mas q tinha uma veia poética e um tino mercadológico interessantes.

  346. Boa tarde!!

    Gostaria de saber que tipo de música KURT MACHINE escuta.

  347. criticar é muito bom o difícil e vender vinte milhões de discos que não é pra qualquer banda da nossa atualidade aqui no brasil, e o maior problema que a maioria das bandas que começam não conseguem vender nem cem mil, conheço muitas bandas de garagem que ainda não conseguiram sai do seu bairro nem o seu pai ou sua mãe sabe se ela existe, não sou um admirador da Banda Legião Urbana, mas dou honra ao trabalho que eles fizeram ” que Legião Urbana permaneça para sempre no coração do Brasil”

  348. esse Renato M é um boboca um sem noçao, como é q um individuo desse fala mal de um banda tao sensacional e inesqucivel como o Legioa Urbana!?
    e ainda fala q tem letras babacas.
    da é graçao do quao de ingnorancia tem esse individuo.
    So pra ter ideia, as musicas do Renato Russo sao estudo de doutorado. Nao é pra qualqer merdinha sem noçao entender.
    se tirar o juizo do Renato M e colocar em uma galinha ela qer morder.
    abraço.

  349. A história da sandalhada por quem estava sóbrio:

    O show estava bom, mas a relação com renato estava escrota. Desde o início estavamos esperando eles cantarem “indios”, mas eles não cantaram e NEM ANUNCIARAM QUE IAM CANTAR. isso mesmo. O renato não chamou ngm de índio. Quem diz isso é porque não estava no show e se estava… hehehe tava muito louco.

  350. Renato M permalink
    Com todo respeito, acho uma bosta de banda, que permaneça enterrada no inferno.

    ———————————————————————–

    Com todo respeito, acho que vc come merda, deve ser um daqueles emos viadinhos que ficam chorando pelos cantos, se nunca deve ter ouvido uma musica se quer do Legiao entao respeito qndo abrir a boca pra falar merda.

    urban legio omnia vincit

  351. SAVIO ESCREVEU:” Pra começo de conversa a melhor banda de rock brasil é “os “mutantes” e ponto final! Legião urbana é banda bobinha com músicos desprezíveis que não tocam quase nada. Não há “virtude” na banda a não ser as letras copiadas inescrupulosamente por seu mediocre mentor o tal Russo (leia Conversações com Renato Russo e descubra que “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã” não é frase dele). Outra coisa a banda é pobre mesmo, pois não tem um só solo que preste e fica somente em três acorde e um monte de músicos contratados fazendo a mesma nota o tempo todo com recitações de letras fraudulentas depressivas. Onde está a criatividade? Legião de bababacas são os fãs dessa bosta. Que permaneça no inferno de dante para sempre!!”

    é sua opiniao achar que mutantes e a melhor banda do rock brasileiro e ponto e nao a de milhoes de fãs de rock nacional que consideram a Legiao a maior banda do Brasil.

    eles nunca esconderam que nao eram tao primorosos assim musicalmente, no comeco se vc nao sabe eles tocavam punk( vc sabe o que é isso?) e nao eram preciso mais do que tres notas para fazer um som original.

    Me diga algum poeta que nao tenha influencia em seus trabalhos, RENATO era muito culto conhecia muito de literatura, cinema, musica, ouvia de tudo principalmente musica brasileira, foi atravez dele que conheci dolores duram, elizete cardozo e por ai vai, (vc sabe quem são elas?) ele nunca encondeu que muitas das suas letras tinhas referencias e citaçoes de outras obras, ele nao precisava esconder isso ele era sincero.

    E por fim babaca é vc que deve ser um adolecente de merda, que cresceu ouvindo lixo enlatado do USA , que so sabe ficar na internet e jogando games online, não sabe o que é cinema, livro, musicas de outros estilos em fim fruto de uma geraçao alienada culturalmente com falta de idolos como renato, herois como Senna.

  352. Curtam seu som, Amem seus amores, vivam seus dias, dêem suas opiniões e respeitem as dos outros.
    Se vocês não gostarem da Legião há de haver outros sons que vocês gostem, “ousam suas músicas”, mas se gostarem sabem bem o que o Renato diz, pois suas letras falam do ontem, do hoje o também do amanhã. Legião é tão especial quanto às coisas simples da vida, contestar a importância da banda só reforça o quão importante ela é para nossa história musical, política e cultural.

  353. Pra começar quero mandar quem falou mal da legião urbana la no inicio TOmar no CÚ.
    e dizer que essa é sim a melhor banda do mundo,acho que a verdadeira a alma da banda era Renato Russo,mas se gravassem cds Instrumental como existe dos Beatles,seria ótimo.
    e também o Dado cantando pois vi videos dele e ele até que é bom.
    resumindo seria legal ter a legião de volta mas sem alma pois a alma é renato russo.

  354. Oi,
    Na minha humilde opinião,a banda realmente deveria voltar,só pra vermos o que acontece.Só que não acho que deveria ser alguém com as mesmas características do Renato,senão seria aquela banda cover que vc só curte mas não tem o mesmo significado q a real banda.Poderíamos sim dividr a fase da Legião em 1 e2.Mas como a banda original tinha uma magia toda especial,não terá mais aquele momento de “a banda Legião Urbana”.E claro,não podemos desmerecer os outros músicos Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá(e porque não Renato Rocha,afinal ele fez parte da banda),todos tiveram sua contribuíção na banda.Aliás,Renato Russo,Bonfá.Negreti e Dado,ELES são a Legião Urbana.Em relação aos caras q disseram q a banda era uma bosta,por favor tenha a humildade e a capacidade de pesquisar um pouco sobre a banda e ter no mínimo um pouco de conhecimento antes de argumentar e desrespeitar os seus fãs.Na verdade não gosto da banda só pela sua música e letras,e sim pela sua história.A Legião já se foi,mas pode surgir uma pequena lembrança da banda.QUANTO AOS POUCOS ACORDES UTILIZADOS PELA BANDA,ISSO É HERANÇA DO PUNK ROCK,QUE SE UTILIZAVA DE POUCOS ACORDES NO MÁXIMO 4.Se tivesse um pouquinho de esforço pesquisaria e saberia que a banda era pós aborto elétrico e tal…eu realmente acho que a banda não era musicalmente muito evoluída no início Aborto Elético/legião mas é da sua história.Foi uma banda que evoluiu com a sua história.Quem não gostar da banda,só diga q não gosta.Porque se ficar inventando,vai parecer alguém q só curte rock internacinal o qual não sabe inglês e não sabe o q os caras cantam(só merda)ou parece esses jovenzinhos que curte essas merdas de hoje.Tenho 18 anos e queria ter ido à pelo menos um show deles.se for criticar faça uma crítica construtiva e q valha a pena.SAUDAÇÕES LEGIONÁRIOS ,VLW e respeito a opinião de todos(espero ue respeitem a minha…ahhhh e mais,estudem um pouco para falar mau

  355. Galera, kem fala mal da legião é só esses ignorantes que nunca ouviram, e curtem esse lixo que é sucesso nos dias de hj, que pra mim, não é musica.
    Legião Urbana, é minha infancia/juventude, faz parte da minha vida, as letras escritas pelo renato russo encanta meus ouvidos, elas falam com a gente, são letras que inspiram e nos fazem repensar e valorizar a vida, poesia das mais belas.
    Tena pena dessa juventude de hj que não tem conhecimento do que é musica de verdade, rock nacional, e foi sim por muitos anos uma das melhores bandas de Rock do Brasil,
    Obrigado Renato, Legião, por participarem da minha vida, por alimentarem em mim uma rebeldia perdida pelos jovens de hj, aliais, nem sabem que é LEGIÃO…
    ainda hj qdo escuto, relembro os melhores tempos, de sucesso, onde a Legião Urbana era tocada direto nas rádios,
    Apoio o retorno e sucesso, li em algum lugar a frase de um Legionário e passo adiante:
    “Enquanto tiver alguém cantando um refrão da Legião Urbana , ela Jamais será esquecida.”
    Um Abração a todos nós fãs….concerteza sabemos o que é musica a nossos ouvidos.
    Ha, meu filho tem 4 anos e curte legião, de essa oportunidade a seus filhos tbm.

  356. Cara, nunca vi tantos comentários negativos. Reanto estava certo de não pisar mais aqui. o gente pobre de espirito… reflexo da bosta musical que entope a cabeça dessa juventude de hoje…putz

  357. Não devia voltar nunca porque nunca ví coisa pior. Mas… se voltar, ao menos não terá o Renato Russo, desafinando barbaramente, com uma voz horível e totalmente apática e ainda dando fricotes no palco. Um burguesinho fazendo letras tipo “mamãe tô revoltado”…

  358. oi. eu sou muito fã do legiao urbana. mas quando eu soube do acontecinmento da sandalia fiquei revoltada, pois eu sou de belem e a pior ofensa é chamar um paraense de indio. mas eu gosto muito dessa musica entao eu não achei uma ofensa a musica e sim a atitude do renato russo ao apresentar a musica e do carinha que jogou a sandalia nele.

  359. sou de Belém do Pará, aprecio Legião Urbana e acho idiotice ficar ofendido por ser chamado de índio… não somos melhores que os povos indígenas ….não posso julgar a cultura do outro como inferior…
    ” a pior ofensa é chamar um paraense de índio” ISSO É MITO!!! SÓ SE OFENDE QUEM É ETNOCÊNTRICO…

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.858 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: