3 Comentários

Quentin Tarantino e seus heróis orientais

O mundo dá voltas, liso. Mais do que você imagina. Começa aqui uma série de reportagens mostrando que o mundo dá muitas, muuuitas voltas.

Por Sérgio Mentorbreak Fiore

Você já deve ter visto Kill Bill, volumes 1 e 2, certo? Então aguce olhos e ouvidos.

Pra quem não sabe ou não percebeu, o diretor Quentin Tarantino tem costume de trazer atores esquecidos e torná-los conhecidos novamente. John Travolta e David Carradine que o digam. Mas em Kill Bill, além disso, ele também teve o mérito de tornar atores conhecidos só pelo Oriente ou pelos fãs de artes marciais que desncavucam tudo o que é filme. Caso como o de Gordon Liu, já conhecido de diversos filmes shaolin e que como Pai Mei, só não é o mestre oriental do cinema mais famoso porque Pat Morita chegou primeiro, hehe.

O outro ator que foi elevado à posição de astro foi Sonny Chiba, que interpreta Hattori Hanzo. Chiba ganhou fama no ocidente quando encarnou o truculento Terry Tsurugi, o protagonista de Karatê Mortal, ou The Street Fighter (nada a ver com o jogo), como é mais conhecido.
O filme fez fama por ser um dos primeiros não-pornô a receber a censura ‘X’ (proibido para menores, que hoje já não existe mais e foi substituída pelo NC-17) nos EUA, graças a algumas cenas com ossos fraturados. Mas falo dele depois, agora é que vem a parte legal.
Logo na cena inicial de Hanzo, em Okinawa, repare no ajudante dele no restaurante. Aquele careca reclamão é ninguém menos que Kenji Ohba. Quem? Explico, ou melhor, refresco vossa memória: Ele foi quem interpretou o herói título em Policial do Espaço Gavan (Uchyiu Keiji Gyaban, de 1982), a primeira série de Tokusatsu da inovadora linhagem Metal Heroes, e que chegou a ser exibida por aqui na Globo, com o título de Space Cop, tanto no Xou da Xuxa quanto na Sessão Aventura.


Hattori Hanzo face a face com a Noiva.


Chiba e Ohba em Kill Bill.

Caso você ainda esteja divagando para lembrar de Gavan, lá vai a abertura da série:

E como sou chato às pampas, um pedacinho da série:

Quer mais? Olha só. Sonny Chiba também trabalhou nesta série, fazendo Voicer, pai do herói e que também era policial do espaço. Não obstante, além de ser famoso pelos milhares de filmes de artes marciais que fez no Japão, Chiba também criou o JAC, ou Japan Action Club (atualmente Japan Action Enterprises), que visava preparar dublês para cenas de ação em filmes. Kenji Ohba foi preparado pessoalmente por Chiba, e foi o primeiro ator de tokusatsu a fazer cenas perigosas (uma inovação para a época). Vale ressaltar que além de Gavan, Ohba também participou das séries Supersentai Battle Fever J, de 1979 e Denziman, de 1980, além de suas participações em Sharivan, Sheider (que eram séries sequenciais a Gavan), Jiraya, Kamen Rider Black RX e no filme do Kamen Rider Zetto (ou ZO).

A amizade de Kenji Ohba e Sonny Chiba vem de longa data (desde antes de Gavan) e foi muito legal para os fãs reverem “pai e filho” juntos novamente! Estranhamente, teve gente que conseguiu confundir Kenji Ohba com o Pai Mei!!. Que coisa!
Em breve, mais matérias provando que o mundo dá voltas, liso.

Henshin!!!!

Veja ainda:

Mais imagens de Gavan aqui no Japan Hero

Especial Gavan no Megasatsu aqui

Anúncios

3 comentários em “Quentin Tarantino e seus heróis orientais

  1. Uau!!!!

    Como o mundo dá voltas, não é verdade???

    Interessante, isso… mas o Tarantino adora a cultura japonesa, incluindo os heróis. Que barato 🙂

    Bjo!

  2. Pô legal a matéria. Sou fã tanto de Tarantino quanto de alguns Tokusatsus que fez parte da minha infância.

    Niiiiiiinja Jiraaaaaya.

  3. Pena q pouca gnt sabe dessas coisas. Quem sabe assim dariam mais valor aos tokusatsus…
    Pra mostrar q esse gênero é mais influente do q a maioria pensa, escrevi alguns posts sobre no meu blog> http://maisespertoqamaioriadosursos.wordpress.com/
    Quem quiser dar uma olhada, é só passar lá!
    Parabéns pelo blog!!

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: