17 Comentários

100Grana viu: Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

Liso, se continuar como está, só indo pro cinema com um nariz de palhaço na cara. Mais uma vez, a Marvel dá um tiro de bazuca no pé e perde a chance de investir em algo que preste. Mas que se dane, vai render aos tubos, né?

Pela Equipe 100Grana

Depois dizem que a gente aqui do 100Grana é radical, chato e não sei o que mais. Mas não dá pra aguentar mediocridade. Simplicidade é uma coisa, falta de vergonha na cara é outra.

Pois bem, a história é de fato a mesma que falamos aqui há algum tempo, mas resumindo, o filme tem razão de ter esse título em português, pois são praticamente 2 filmes que se cruzam lá pelo final. O primeiro é esse:

Reed e Sue não conseguem se casar porque A – O otário não larga a mão de ser cientista nem pra ir ao banheiro e B – no meio da cerimônia, o Surfista Prateado chega pra começar a preparar o mundo para…? Eles não descobrem até que o Surfista conta, mas calma lá.

O outro filme é o Surfista querendo trabalhar de forma honesta, destruindo planetas e tal, e o mala do Doutor Destino vem querer dar o famoso – e ridículo – golpe da “aliança dos vilões” (Eu quero dominar/destruir o mundo, você também…).

Aí é que a qualidade dos filmes se distancia. O primeiro filme se resume a sucessivas cenas de diálogo entre a família, ora tirando sarro uns com os outros, no caso do Tocha Humana e o Coisa, ora discutindo relação, por parte do casal. Pois bem, enquanto Chris Evans é um retrato de sua geração – metido a besta, excêntrico e isso pode ser uma crítica, entendam como quiserem – e Michael Chiklis não consegue fazer de seu Coisa algo interessante, ainda mais pela maquiagem e roupa que no máximo lembram uma tangerina humana, por sua vez Ioan Gruffudd (Reed) deveria considerar seriamente a mudança de carreira e Jessica Alba, bom, só está lá pra tentar arrastar a molecada masculina pra vê-la trocando de poderes com o Tocha e queimando a roupa pra ficar pelada no meio da rua, o que aconteceu no primeiro.

Não, não estou reclamando da cena. Mas o resto da 1h e tanto do filme é dispensável.

Já o filme do Surfista tem pelo menos uma cena divertida. Na tal parte em que Destino (Julian McMahon, que se esqueceu de tudo o que aprendeu em Nip/Tuck) tenta se unir ao Surfista, este recusa e o repele violentamente com raios cósmicos. É quase como se ele dissesse “Não, desse tipo de canalhice eu não participo”.

Ok, agora vamos dividir e conquistar. Pontos positivos, se é que existem

  • Os quatro discutindo outros assuntos menos importantes em vez de partir para o que interessa, no caso deles, salvar o mundo. Praticamente toda família no mundo faz isso e foi um acerto.
  • Doug Jones como o Surfista. Sim, a voz é de Laurence Fishburne, mas podia ser qualquer um ali que ia ser complicado fazer aquilo não funcionar. Um sopro de dignidade na bagunça toda.

Now, a parte mais divertida….

  • Alerta vermelho 1 – Reed Richards DANÇA na sua despedida de solteiro. Filme de super-herói em que o protagonista dança é furada. Vide Homem-Aranha 3. Temos dito.
  • Tocha Humana vira o SuperSkrull. Pra quem não sabe, é um personagem criado pelos mesmos Stan Lee e Jack Kirby que tinha os poderes do Quarteto combinados e veio à Terra para aniquilar o grupo. Além da adaptação da idéia ser ruim, os efeitos do fim, onde Johnny “deixa de ser moleque e se torna responsável” usa os poderes deixa muito a desejar.

  • Doutor Destino. Ele consegue se aliar ao Exército americano só porque o General Hager que pede ajuda a Reed fica magoadinho quando esse se recusa a fazê-lo. E, da maneira mais imbecil possível, consegue roubar a prancha do Surfista, que também é a fonte de seu poder. Ah, tá. Se fosse readaptada para os quadrinhos, a cena poderia ser assim:

 

Pensando em uma alternativa de roteiro, o Destino poderia ter chantageado o governo, ou em uma versão mais ousada, subornado o general! Mas nãããão, o exército americano é insubornável, crianças. Oh, que mentes sujas que nós temos.

  • Os bons diálogos. Digo, o bom diálogo. Sim, existe um. Quando Reed enfrenta o tal general metido a esperto, que quer impor suas regras pois é o quarterback do time, ao que Reed retruca que esse quarterback tem que pedir ajuda ao nerd. Bacana, né? Só que não foi idéia dos roteiristas do filme. Você achava mesmo? Warren Ellis, esse é o nome do escritor. Extinção Suprema nº2 é a revista. Ctrl+C e Ctrl+V foi o que usaram para copiar. E nem deram crédito ao pobre:

Clica e confere, liso.

Enfim, o Surfista revela a Sue que está fazendo crateras na Terra pois seu mestre, Galactus, virá ao planeta para consumi-lo. E fizeram a pior coisa que alguém poderia cometer com uma obra de Jack Kirby: Transformaram o Surfista em um Teletubbie! Sim, ele exibe a destruição de outros planetas pela sua barriga para Sue. Só faltou ela falar “De novo!”

Alerta Vermelho 2 – Destino, de posse da prancha, luta contra o Quarteto. Filme onde um personagem que não deveria estar em cima de uma prancha pra fazer o que quer que seja é furada. Vide o supracitado Aranha 3 e o clássico da porcaria Batman & Robin.

Johnny junta os poderes de todos, vai pra cima do Destino e o derrota, não sem antes ver que Sue foi morta pelo vilão. O Surfista se compadece e traz a moça de volta à vida. Sai voando e se rebela contra Galactus, que está à beira de completar seu almoço.

Golpe final: O Surfista só se tornou o que é para que Galactus poupasse seu planeta da destruição. Se o ele sempre foi o único que podia derrotar a entidade, precisava se apaixonar por uma terráquea para isso? Não o culpo, afinal é Jessica Alba, mas não poderia ter feito isso antes? Nos quadrinhos, o Quarteto precisa de um artefato, o Nulificador Total, para espantar a entidade da Terra. Mais um furo. Ah, é, mas se fosse assim, não tinha filme.

Lisos, é o seguinte. Esse filme tem três tipos básicos de público. Crianças de 2 a 11 anos, que acham tudo o máximo, e o pai paga o ingresso. Jovens de 11 a 18 que acham tudo o máximo e Alba e Evans lindos (independente da opção sexual, cada um com seu cada um) e o pai também paga. E jovens adultos de 19 anos em diante. Esses últimos já trabalham e das duas uma: ou sobra uma grana e vai ver o filme só pra desestressar – com todo o direito do mundo – ou é fã e liso e não vai gostar muito.

Nós daqui temos média de idade de 22 anos. Não temos mais tempo, paciência, idade e principalmente dinheiro para gastar com roteiros com profundidade de um pires. Seja qual for a sua idade, pense duas vezes você também. Vale a pena isso?

Cotação: R$1,35 de um total de 10,00 E olhe lá.

Ps. No fim do filme, no casamento, Reed vê que seu computador alerta uma emergência e dispara: “Veneza está afundando no mar Adriático“. Pra bom entendedor, meia palavra basta. Veneza está afundando logo o mar está subindo = Namor. Pois é. Já planejam a terceira parte. Que Kirby nos proteja.

Obs: Pra quem não se ligou no que a Sue tá falando, olhem esse video aqui.

 

17 comentários em “100Grana viu: Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

  1. Ei o Surfista prateado não derrota galactus antes porque o plneta do cara é protegido pela sua “lealdade e obediencia”! É por isso que tanto nos quadrinhos quanto no filme o cara não vem logo descendo a pau no galactus mesmo antes de descer na terra. Fora isso, realmente o resto deve ser deprimente!

  2. E complementado mais ainda o texto… SPOILER:

    No final, após o casamento de Reed e Sue, o Quarteto tem que ir até Veneza porque ela está afundando…
    Adivinhem quem eles querem humilhar no próximo filme?

    Namoooooor… Putz grilo…

  3. […] Ocean e sua Liga dos Golpistas ou “Human League” conseguem ser melhores que muitos super-heróis sem tocar em uma arma ou super poder, roubando tudo que é possível, hotéis, cassinos e as […]

  4. Não pretendo ver esse filme, vou esperar q passe no telecine ou hbo…

    e a maquiagem da jéssica tá horrivel, muito carregada… ela tava tão linda no primeiro…

  5. Concordo… Deram um banho de água oxigenada na mulher… Isso era desnecessário. Será que eles já ouviram falar em beleza natural?

    Deêm uma olhada nela neste novo filme https://100grana.wordpress.com/2007/06/04/jessica/

    Sorvete…

  6. Muito bem POVO IGNORANTE!!! Lá vou eu ter que explicar as burrices de vocês. Vamos a do primeiro que faz os comentarios: Isso é uma ficção, não é para ser verdadeiro, será que é ciumes seu porque não teve a ideia de criar a história ou talvez não ter pego a direção desse maravilhoso filme. Assim mesmo você não deve ter entendido nada, porque o surfista descide destruir galactus no final, porque ele tem uma garota igualzinha a Su lembra da parte que ele esta amarrado e a Su vem falar com ele? e o surfista responde “você me faz lembrar ela”. Você é burro e otario mesmo, nem sabe ver um filme.

    Vamos ao segundo: Concordo com a Thaty, ela realmente estava bem mais bonita no primeiro, estava mais para mocinha, nesse colocaram muita coisa nela. A única que esta certa.

    Agora voltando a aberração de quem criou esse site: gosta tanto de falar mau dos filmes, que com certeza só pensa nisso. Já viu o que sua mãe anda fazendo as escondias? vai fuxicar a vida dela e deixa o filme em paz. Você não é perfeito, então não exija nada dos outros.

  7. Xingou a mãe. Já perdeu, velho.
    Não tem conteúdo NENHUM pra falar nada.
    Primeiro: É SUE, com E no fim. Nem vou falar de seus erros de gramática;
    Segundo: O roteiro tem um mega furo pois dá a entender que o Surfista resolveu espantar o Galactus, que poderia ter feito isso há tempos. O que o impediu, então? Pena? Medo? De quê? Da destruição de seu planeta? Mesmo que fosse, ele não dá tempo a Galactus de repelir o “ataque”, então…
    Terceiro: aprenda a criticar e discordar. Não precisa xingar, seja a mim ou minha família. Apenas se baseie no que eu disse, assim como eu me baseei no que vi na tela. E sem destratar a família dos realizadores.
    Obrigado e continue visitando.

  8. […] “Eu conheço essa cara”: Fique atento paras aparições de Chris Evans (Tocha Humana de Quarteto Fantástico), Sam Huntington (Jimmy Olsen, Superman – O Retorno), Chyler Leigh (Lexy Grey, da série […]

  9. acho que não dava pra ficar pior… plágio,infantil,mal feito, roteiro fraco… argh

  10. […] do resultado digamos, … aquém do esperado do último filme (leia a nossa crítica do Quarteto Fantástiuco e o Surfista Prateado ), eu acho que era mais fácil aconecer da nova moda atacar novamente: o reboot, muito embora eu […]

  11. […] que segundo a descrição, só aparece a sua sombra e atrás das nuvens (que nem um certo Galactus). Isso sem falar na história, que na opinião dele, vai desapontar os fãs com as mudanças na […]

  12. Vocês que não gostaram do filme,são um bando de *****! Vocês não sabem o que é um filme de verdade!
    Seus bandos de ignorantes! Bando de *****! Filhos da ******! Leio quadrinhos do Quarteto a mais de 15 anos,e digo uma coisa como fã desses súper-heróis fantásticos :Não me decepcionei com o filmenenhum pouco! Gostei bastante dos dois filmes! E quem não gostou,vão assistit Teletubies!
    Seus enjoados que não tem gosto nenhum! Porque não vão no “Inter filmes”,no “adoro cinema”,ou em outro site de cinema,e vejam esse filme! Vejam se lá estão falando que o filme é um lixo ou coisa parecida! Totalmente ao contrário,estão falçando que o filme é bom,aliás ótimo!
    Parece que só vocês que são enjoados!
    Espero que no terceiro filme passe o Namor,que com certeza vai ser um sucesso,já que esses dois filmes foram MUITO BONS,FANTÁSTICOS,ELETRIZANTES e MUITO LEGAIS,QUE NÃO ME DECEPCIONARAM NENHUM POUCO,BANDO DE ****************** e ************!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. […] e foram consoderados bem sucedidos (o primeiro éaté legal, mas o segundo… bem, eis o nosso testemunho.) E na verdade, até já tínhamos pensado nisso de reiniciar tudo. A Fox agora deseja usar uma […]

  14. droga,cada um tem uma ideia do filme,todo mundo que arma briga por isso e uma pessoa controladora,metida e burrra

  15. muito antes de ler esta critica, eu ja tinha uma formada e digamos muito mais indignado
    esse filme tal como o primeiro eh uma merda sem limites, confesso naum ser fã do quarteto, mas kirby merecia algo melhor uma coisa mais adulta naum uma historia com soluçoes taum idiotas como capturar a prancha do surfista como um peixe numa rede, e depois vem os mais velhos dizer q filme de super herois eh coisa de criança, e vaum estar muito certo, quarteto asim como muitos outros mancham a reputaçao de batman o cavaleiro das trevas e watchmen filmes extraordinarios q mostram uma realidade incrivel dentro de seus contextos de super herois
    se eh pa faze uma merda dessas eh melhor nem gastar dinheiro
    quarteto fantastico 3, to fora

  16. vocês não tem gosto como o filme poderia ser verdadeiro se ele é uma ficçao cientifica e antes era uma historia em quadrinho seus idiotas,imbecis

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: