5 Comentários

Especial Transformers – Parte 9 – Grandes Robôs Gigantes

Hoje não falaremos diretamente de Transformers. Vamos falar de robôs, sim, mas os grandes robôs da ficção, e o “grandes” não foi em sentido figurado.

Por Sérgio Mentorbreak Fiore

Verdade seja dita: Transformers é muito firme? Sim. Mas é fato de que, antes deles, e até paralelamente a, vieram outros robôs famosos que nos conquistaram igualmente. Assim, a equipe 100Grana selecionou alguns dos mais importantes da nossa cultura pop.

  • Robô Gigante

Esta série é baseada no mangá de Misuteru Yokayama e fala sobre a invasão da Terra pelo terrível imperador Guilhotina do planeta Gargoile, que pretende dominar o planeta e obriga um cientista a construir um robô gigante, movido a energia nuclear, que somente atenderá às ordens da primeira pessoa que gravar a voz em seu cérebro eletrônico, através de um comunicador instalado em um relógio.

Acaba por ser um garoto (Johnny Sokko) o controlador do robô e assim, junto com a organização secreta de defesa Unicorn, o utilizam para lutar contra os monstros e inimigos enviados pelo imperador Guilhotina e seus ajudantes do grupo BF.

No Brasil a série foi exibida entre 1967 e 1968 pelas tevês Tupi e Record. Veja aqui para recordar:

  • Mecha Godzilla

Criado por aliens Simeons e enviado para a Terra para conquistá-la, ele se camuflou como o Godzilla que nós conhecemos, mas foi derrotado pela combinação do Rei do Monstros (Godzilla, oras), King Caesar e pelo comando da Interpol. Apareceu nos filmes Godzilla Vs. Mechagodzilla (1974), Terror Of Mechagodzilla (1975) e Godzilla Vs. Mechagodzilla 2 (1993). Confira Godzilla vs MechaGodzilla, e por favor, não caçoem:

  • Gigante Guerreiro Daileon

Se você não o conheceu porque não foi da sua época (anos 80), tudo bem, mas se você não se lembra, por onde é que você andou, liso? Daileon, o robô de Jaspion, exibido pela Manchete a partir de 1988 , o qual invoca para enfrentar os monstros de Satan Goss (e o próprio, em alguns episódios). Quem não se lembra de seus poderoso ataques: “Daileon punch”, “Daileon Kick”, “Raio cósmico” e “Punch Daileon”. O nome completo do robô era Chou Wakusei Sentou Boukan e sem dúvida que é mais celebrado do gigantes por aqui.

O “Gigante Guerreiro Daileon” com a famosa espada que derrotou Satan Goss

Para recordar Daileon

  • Change Robô

Megazord que nada. Antes dele, um certo robô com cabeça de caneta vermelha Bic já arrepiava os mostros nos anos 80. Através da junção do Jet Changer, Helli Changer e do Land Changer, o mecha de batalha do Changeman, com sua poderosa Espada Relâmpago, destruía qualquer um na brutalidade com o golpe SuperThunderbolt. Lembra?

  • Gundam

Vistosos e memoráveis.

Mobile Suit Gundam, ou mais conhecido como Gundam, é uma série criada em 1979 por Yoshiyuki Tomino e pela Sunrise pelo pseudônimo de Hajime Yatate. Gundam é uma série de grande importância pois mudou o conceito dos animes do gênero mecha.

Antes de Gundam todas as séries que envolviam robôs gigantes os tratavam como máquinas invencíveis. Mas a idéia central de Tomino foi bem diferente, e essas incríveis máquinas passaram a ser equipamentos úteis, e não algo de que os combatentes dependiam para sobreviver. A mais recente, Gundam 00, você já leu aqui as novidades a respeito. Mas veja :

  • Valkyries (Macross)

Macross é considerado um clássico no mundo todo pelo fato de combinar elementos de mecha (robos gigantes), batalhas apocalípticas, romances em tempos de guerra e vitórias por meios não convencionais. O design bélico é feito por Kazutaka Miyatake e Kawamori (ambos dos estúdios Studio Nue), e personagens por Haruhiko Mikimoto. A maioria da animação (com o conteúdo edidado e os diálogos revisados) foi adaptado fora do Japão para a primeira temporada de Robotech.

  • Voltron

Voltron, no clássico anime do anos 80, era um robô gigante (mecha) composto pela combinação de 5 naves, todas em formato de leão. Cada nave pilotada por um humano, membro da Voltron Force, que combatiam o planeta Arus das ameaças do Rei Zarkon. Eles foram até motivo de piada no Frango Robô . Sentai puro… Os Transformers também tiveram a sua participação no segundo episódio do Frango Robô. Veja aqui:

  • Megas XLR

Para não dizer que os americanos não sabem fazer robôs, eis aqui uma pérola ianque. Megas XLR conta a história de um jovem de 20 e poucos anos e aficcionado por jogos de console e computadores, que encontra Megas num ferro velho (a um preço módico de dois dólares), leva-o para casa e o transforma num super-robô. O robô na realidade é um protótipo de combate criado pela raça alienígena Glorft, que veio do futuro com o objetivo de destruir a Terra( novidade…).

Este robô foi roubado no futuro pela piloto Kiva, que desesperadamente tenta levar a máquina para o passado, numa batalha decisiva contra os Glorft, que seria ganha caso a máquina de batalha fosse usada pelos humanos. Vejam:

  • Leopardon


Não poderíamos terminar este especial sem mencionar o mecha do Homem Aranha Japonês. Um dos muitos protagonistas do nosso Trashback 2007 (por razões óbvias), a série parceria da Marvel com a Toei pode não ter vingado, mas que ele era bonito isso era! E foi o primeiro mecha de tokustasus, isso ele foi. Aqui vai uma homenagem a ele:

Continuem acompanhando o nosso especial e conforme prometido, a primeira parte da nova saga: A Guerra de Unicron, uma produção totalmente nacional, para ser mais específico, totalmente paraense/belenense!

“I’ll smash Ultra Magnus”

5 comentários em “Especial Transformers – Parte 9 – Grandes Robôs Gigantes

  1. IHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHA!
    Eu me lembro disso. É o trecho quando ele é despachado no espaço no longa-metragem de 86. Clássico!

    Mais episódios, onegai! ^^

  2. fiquei emoncionado nota dez
    falta os flachmens

  3. adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Brou, caí nesse tesouro do passado por acaso, mas tô me amarrando! Só tem uma coisa, nesta lista que vc fez, tá na falta o Pirata do Espaço!
    Valeu!

  5. isso dai são desenhos eu quero saber como constriir um homem de ferro quase enqual

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: