5 Comentários

O 100Grana leu a “Guerra Civil”

No auge da campanha da saga “Guerra Civil” da Marvel Comics, o 100Grana traz um pouco mais sobre a polêmica série para descobrir se teremos boas histórias ou mais uma enrolação da “Casa das Idéias”…

Por Diego “Sinuhe

Um pequeno resumo

Após uma grande tragédia que comove os E.UA , sistematicamente através da grande mídia, os super-heróis acabam divididos lutando uns contra os outros em nome de um ideal corrompido de liberdade e igualdade… O Homem de Ferro liderando um grupo conservador que é a favor do registro de todos os super-heróis para que eles sirvam ao governo, como funcionários, e que suas atividades sejam monitoradas. Numa outra ala temos o grupo do Capitão América, que assim como era na época em que foi criado, luta pela liberdade de agir sem as ordens de um governo repressor. A batalha é eminente e grandes baixas ocorreram…. O mundo se dividiu no que se supõe ser a maior crise do universo Marvel ( se isso fosse um trailer já dava até para ouvir aquele coro de vozes…) Bacana, não é? Bora ver se é mesmo…

Clique para ampliar

Digamos que esse seja o enredo, à grosso modo, da tão polêmica Guerra Civil de Mark Millar (roteirista), que já terminou nos E.U.A e só agora chega no Brasil. Já faz alguns meses que se criou um selo, no Brasil, “Rumo a Guerra Civil” nas revistas da Marvel, mas sinceramente, aja saco para tanta revista por causa de 10 ou 12 páginas… Isso me lembra um pouco a ultra-enrolação do “Infinitas Crises” da DC. Mas, não se preocupem lisos… A história da Marvel não é tanta enrolação assim.

Aula de História

Para começo de conversa, a própria idéia da “Guerra Civil” é baseada na guerra homônima que ocorreu nos E.U.A, de 1861 a1865, e fez “irmão lutar contra irmão” olha esse resuminho:

O norte do país, mais desenvolvido economicamente detinha a imagem de ser a favor dos direitos civis e totalmente contra a escravidão enquanto o sul, com base na economia agrária como o algodão, ainda era enraizado na cultura escravagista e não queria ceder as exigências do norte… A guerra explode um pouco antes da eleição do presidente Abraham Lincoln (representava o norte) quando o sul pede a separação ou “secessão” do país… A história diz que morreram algo em torno de 970 mil pessoas muitas delas eram parentes ou amigos em lados opostos da guerra… Mas, o que eu quero dizer com tudo isso? Bem liso(a), se você reparar a Marvel quer repetir o grande fato histórico dentro do universo dos super-heróis, por isso se diz que os heróis estão em uma luta de irmãos e que não se sabe ao certo quem é o vilão disso tudo… Uma boa sacada? Poder ser…

Como ler e entender essa tal Guerra Civil?

Dentre as dezenas de ramificações que a saga “Civil War” possui antes do seu início, aconselho a vocês acompanharem a série do Homem-Aranha desde “Homem-Aranha O outro” porque, na verdade, Peter Parker é a grande testemunha dos acontecimentos da Civil War… Ele se torna o braço direito do Homem de Ferro quando se muda de mala, cuia, Tia May e Mary Jane para a base do Vingadores à convite de Tony Stark, por tanto são as histórias dele que nos revelam pela primeira vez o projeto de lei do governo americano, que visa registrar todos os super-heróis ou vigilantes do país para que aja um controle do governo sobre esse suposto “exército” independente que anda pela cidades americanas….

De primeira mão percebemos que o Homem de Ferro é contra esta lei, mas teme muito pelos atos irresponsáveis de outros heróis… Tony Stark é mostrado como um visionário na história, devido sua capacidade intelectual e de liderança. Comumente se percebe a construção da imagem do Homem de Ferro tentando ser equiparado a um grande lider político como o já citado Lincoln.

Os Illuminati

O temor de Stark em relação aos atos dos super-heróis faz com que ele tome uma decisão um tanto quanto presunçosa: criar uma espécie de sociedade secreta com as maiores mentes da Terra, chamada “Illuminati”, publicada na revista Novos Vingadores. Dentre eles estão Charles Xavier, Pantera Negra, Dr. Estranho, Namor, Sr. Fantástico e o Raio Negro… O Homem-Ferro propõem aos membros da sociedade que comecem a “regrar” tudo o que acontece no mundo por serem grandes líderes… Mas, o primeiro a pular fora é o sábio Pantera Negra ( Rei T’Chala), que percebe de primeira a enrascada em que todos estariam se metendo… O Namor, o Príncipe Submarino, ficou meio de “banda” revoltado como sempre, mas decidiu aceitar….

Tempos depois… Surge a primeira grande tarefa da sociedade secreta, logo após a bagunça acontecida na Dinastia M( outra “série enrolação”, mas saibam que o Xavier sumiu depois dessa saga), ninguém menos do que o “mal compreendido” Hulk, que segundo o julgamento de Stark e seus companheiros vem se tornando uma ameaça cada vez maior aos civis, principalmente depois da luta destruidora com o Coisa em Las Vegas onde várias pessoas foram feridas. No caso… Hulk deve ser banido o quanto antes para não causar mais estragos.

Aqui faço uma observação de que o maior apoiador de Stark é o leso do Sr. Fantástico, Reed Richards, enquanto o resto da turma se mantem ao máximo “imparcial”, mas quando Hulk é mandado para o espaço por meio de uma falsa missão forjada pela S.H.I.E.L.D em parceria com os Illuminati, as coisas começam a piorar entre o grupo que começa a discordar sobre as decisões do Homem de Ferro em querer decidir quem vive ou morre no mundo… Namor tem uma bela discurssão com o Homem de Ferro e “vai pro soco” com ele que quaaase ”pede penico” se não fosse a intervenção do fodástico Dr. Estranho. A sociedade é parcialmente desfeita após Stark mostrar o projeto de lei e se posicionar a favor do governo… Dr. Estranho e Raio Negro caem fora restando apenas Tony Stark e Reed Richards que possuem obscuros planos para o futuro dos super-heróis… Não se preocupem com o Hulk, ele acaba voltando muito fulo da vida na série “War Hulk” querendo vingança….

Um destaque merecido para o discurso do Homem de Ferro quando ele mostra o projeto de lei aos companheiros da Illuminati, veja abaixo:

Clique na imagem para ler a página do quadrinho.

Começa a Guerra “Governo x Heróis”

A história dos Illuminati termina com o início da primeira edição da Guerra Civil quando os Novos Guerreiros, nesta versão retratados como um grupo jovem e inexperiente, encurralam um grupo de supervilões (fugitivos e extremamente perigosos), a cena toda fazia parte do reality show de super-heróis em que os Novos Guerreiros são os astros…. A coisa perde o controle quando Namorita, prima de Namor, tenta pegar Nitro ( um vilão que até então não era muito poderoso). Nitro corre até um ônibus escolar, numa área cercada por escolas e casas…. E sem pensar duas vezes explode (esse é poder dele, ok?) arrasando com todos os quarteirões ao redor e matando cerca de 600 pessoas, dentre elas estão todas as crianças de uma escola primária próxima do incidente… A américa se revolta com o desastre que foi exibido em rede nacional e os heróis começam a ser vistos com uma ameaça ao país. Mais ou menos como se todos os super-heróis sofressem o mesmo preconceito que os mutantes sempre enfrentaram…. É aí amigo(a) liso(a), que deu-se a grande “merda”…

Resumindo os fatos… Depois da tragédia, Stark é pressionado pelo governo por meio da aprovação do projeto de registro, logo ele escolhe ficar a favor da nova lei e promete, ao lado de Reed Richards buscar aliados e “deter” os possíveis movimentos contra o registro, dentre eles o Capitão América que se recusou a participar da campanha de Stark, tornando-se líder da resitência contra o governo. E o Homem-Aranha? Depois de ter a confiança conquistada por Tony Stark que deu casa, comida e “uniforme novo lavado” para ele e a família… Peter decidiu apoiar Stark na campanha pró-registro e depois de muito pensar em todas as consequências perigosas ele decide, junto com o Homem de Ferro, revelar a sua identidade ao público… A cena é polêmica. Cliquem nas três imagens para ampliar:

Parte 01

Parte 02

Parte 03

O pior de tudo é que tanto Peter Parker quanto alguns outros super-heróis são LISOS!!! É amigo… Eles pensaram muito em como seria trabalhar recebendo grana do governo como qualquer outro serviço, com todas as garantias trabalhistas e suporte para as suas famílias… Na hora, a necessidade pesou e muitos foram mesmo para o lado pró-registro. Isso parece história de “concurso público “…

Deste ponto em diante a história segue por vários arcos além da principal como título Guerra Civil… As revistas do Wolverine, Novos Vingadores e Homem-Aranha estão entre as principais que acompanharão a série. Uma das histórias paralelas mais interessantes é a “Front Line” que usa a idéia da conhecida série Marvels para mostrar todos os fatos do ponto de vista da população e da mídia, para isso contamos com a ajuda do jornalista Ben Urich, que nos mostra o que a guerra está fazendo com o país e também nos dá pistas do reais motivos para o início do conflito….

Só para lembrar a todos: a idéia do registro de super-humanos não é nova, pois já foi citada em Watchmen, foi tema do primeiro filme dos X-Men (2000) e também na excelente DC Novas Fronteiras. Mas acredite… A idéia da série é muito boa e dá de dez na “Infinitas Crises” da DC

A primeira revista da Guerra Civil (R$ 4,90 com pôster e um adesivo bacana), já esta nas bancas brasileiras (belenenses também hehehe) e a Marvel começou a campanha no Brasil com um formato muito parecido com a campanha nos E.U.A instigando os leitores a escolherem de que lado estão e até mesmo publicando jornais do “Clarim Diário” nas bancas, ao preço de R$ 0,50… O jornal esgotou em menos de uma semana em Belém… O Sérgio Fiore comprou um exemplar para os arquivos do 100Grana. A nova série também tem um site que pode ser conferido aqui e um “teaser” fraquinho que pode ser visto aqui.

Essa foi a primeira matéria sobre a saga… Traremos mais notícias em breve, mas por enquanto, fiquem com esse texto, o famoso discurso que Abrahm Lincoln fez sobre a Guerra Civil americana e vocês terão uma idéia do que se passa na mente do Homem de Ferro e toda a “equipe” pró-registro:

“DISCURSO DE GETTYSBURG

Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais.

Encontramo-nos actualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar.

Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver.

É perfeitamente conveniente e justo que o façamos. Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local.

Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes.

O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram.

Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram.

Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente – que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção – que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra.

ABRAHAM LINCOLN

19 de Novembro de 1863

Cemitério Militar de Gettysburg

Pensilvânia, Estados Unidos da América”

Até mais e continuem ligados no 100grana!!!

Anúncios

5 comentários em “O 100Grana leu a “Guerra Civil”

  1. […] leu na nossa matéria sobre a Guerra Civil que os Illuminati, grupo formado por Xavier, Raio Negro, Namor, Reed Richards, Dr. Estranho e Homem […]

  2. […] parte da lavada que a Marvel deu na DC em 2007, Mark Millar e Steve McNiven, os “pais” de Guerra Civil, anunciam seu novo projeto em conjunto: uma arco de histórias em oito partes para Wolverine, no […]

  3. […] francamente ainda não engoli. Porque não fazer os Vingadores clássicos? Porquê não fazer a Guerra Civil? Enfim, não sou eu que decido, tomara que seja bom. O DVD está pra sair, nos EUA, no dia 2 de […]

  4. […] o que há de tão especial nisso? Se você não leu a recente Guerra Civil da Marvel, não deve saber que ambos estiveram em lados opostos na batalha, e desde que o registro de […]

  5. Valew, ótiMa matéria!!!!

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: