8 Comentários

100Grana Ouviu: Novo cd do Madame Saatan

Faz tempo que estávamos devendo ao público uma coluna de músicas… Parece que encontramos a solução! Confira a resenha sobre o novo CD do Madame Saatan!

Por Diego “Sinuhe

Faz um tempo que os leitores do 100Grana.com estão nos cobrando notícias de música, afinal, isso também faz parte do universo da Cultura Pop… Pois, agora todas as sexta-feiras vocês poderão conferir nossa “coluna musical”. Este primeiro texto saiu com atraso devido aos problemas que já justificamos aqui.

Para escrever a coluna, convidamos um novo parceiro do site, Marcello Gabbay, que é dono do site O Bomgá da Mata. Nosso amigo é daqui de Belém, mas atualmente mora no Rio de Janeiro ( onde cursa o Mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ). Além do site e do Mestrado, Marcello também é músico e sempre anda interado sobre o que acontece tanto no cenário regional quanto mundial da música.

Essa descrição foi para dizer que o ele “saca e música”. Ok?

As colunas serão bem diversificadas, pois trataremos tanto de assuntos locais quanto nacionais ou mundiais. Hoje estamos falando da banda Madame Saatan, mas quem sabe na próxima Sexta não seja Beatles?

Enfim…

Agora vamos a coluna!

______________________________________________________________

Por Marcello Gabbay

Madame Saatan Chega ao CD Bem Temperada e Amadurecida!

No último dia de novembro passado, recebi da Ná Records (gravadora da Ná Figueredo) o CD do grupo paraense Madame Saatan. Disquinho muito bem embalado naquelas capinhas de papelão com livretinho e tudo! É o primeiro CD oficial da banda – hoje em dia se diz muito isso por conta da dureza em que vive a música independente; as bandas gravam várias demos caseiras até juntar grana ou captar recursos nos projetos de incentivo à cultura para bancar um estúdio e uma gráfica decentes. Mas o mais importante é a música, claro. As dez faixas do disco homônimo do Madame Saatan foram produzidas por Jera Cravo, gravadas mais de uma ano antes (é, demora pra sair!) no estúdio Meio do Mundo em Belém (não, não é o fim do mundo, com certeza!), mixadas e masterizadas na Bahia, no Vértice Estúdio, mas com direção musical do paraense veterano Alcir Meireles. Tudo isso graças aos bons contatos estabelecidos pela banda ao longo de três anos de pernadas pelo Brasil em festivais de rock e música independente.

 

Capa do disco.

Acompanhando as tendências híbridas da cena independente, o “Madame”, apesar da predominância heavy metal, procura se livrar de modelos e referências. Aquele velho papo: “nossas influências são Beatles, Legião Urbana e MPB” não rola mais. A banda faz o seu som com uma energia sincera. “Porrada” bem temperada, bem produzida, um som que já foi bastante ensaiado nas noitadas de Belém e, por isso, tá redondinho! Como diz o release da banda, as influências são sutis, e esse é o único segredo: fluir naturalmente, sem forçar a barra. Assim, o carimbó, a guitarrada, o lundum e o samba aparecem como efeitos muito bem empregados e não aquelas “misturas” que a gente vê inventarem nos programas de TV…

A primeira faixa do CD, “Devorados”, começa para cima e é como se despertasse as “almas insones” para uma cena específica dizendo: “À noite acordam e são devorados / Eles os mesmos, as ruas, as horas”.

 

A segunda, “Gotas em caos de selva avenida”, tem uma variação de compassos bem legal e o baixo distorcido conduz uma levada de quadrilha no meio da música que faz balançar os quadris.

 

Ouça aqui a um trecho da segunda faixa do disco:

“Molotov” tem um acabamento de hit, a gente vai logo cantando junto e tal. “Duo” seria a balada do disco, mas não tem nada a ver com aquelas melosidades do Bon Jovi (ufa!). Já “Vela” tem uma letra muito legal e trás de novo uma variação de compassos, sempre oportuna. “Cine trash” já começa no ritmo de samba e logo comporta as guitarras pesadas, a bateria fica brincando sem perder o andamento. “Apocalipse” convoca: “Homens, honrem suas calças, vistam suas fardas, lutem com bravura, honrem o rei de duas caras” em várias insinuações sobre a hipocrisia e cara-de-pau da ordem estabelecida; no encarte do CD, abaixo da letra, tem a figura de um homem empaletozado fazendo xixi na cara-dura. “Ele queima ela sorri” começa lenta pra depois pegar embalo e abrir espaço pra outro hit: “Messalina blues”; e do blues vão ao jazz pra fechar o CD com “Prometeu” (calma, nada é fora de contexto, o jazz aí é usado como tempero, pimenta-do-reino).

 

É isso, amigos, o Madame está amadurecido. E isso significa fazer jus ao título de independente, ou seja, tomar as próprias decisões, fazer um trabalho musical honesto, de coração, e sair tocando por aí. Essa é a nova cena, mais do que qualquer tendência ou estilo, é mão na massa. Sítios da banda:

http://www.myspace.com/madamesaatan
http://www.tramavirtual.com.br/madame_saatan

Anúncios

8 comentários em “100Grana Ouviu: Novo cd do Madame Saatan

  1. Pows… so falto um link pro Purevolume la e mais foda pra baixar ^^

    VERY FAST!!!

  2. Muito bacana a coluna de música. tomara que seja realmente fixa.
    Eu não conhecia muito sobre a banda, mas agora fiquei com vontade de ouvir, já que produto nosso, paraense, fazendo musica.

  3. Fala, Marcello! Bacana tua análise, principalmente a parte do “Aquele velho papo: “nossas influências são Beatles, Legião Urbana e MPB” não rola mais”, hehe.

    Tb fiquei com vontade de ouvir a banda agora…

  4. Fala Igor, é podes crer! Eu tive várias bandas, era sempre esse papo. Agora tô descubrindo que isso é mais clichê que “o cachorrinho tem telefone?”
    Abraço,

  5. […] Este texto é uma parceria com o sítio 100grana.com e também está publicado lá, clicando AQUI. […]

  6. Olha cara, eu acho que não é ( Ná Figuredo) e sim Ná Figueredo.

  7. Foi um erro de digitação que acabou passando… Já modifiquei. Obrigado pelo comentário!

    at+!

  8. olha ta massa d+ visse continue sempre assin
    ta ok ♥♥☻!

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: