14 Comentários

100Grana Especial Batman: Bat-Brinquedos e Bagulhos

Porque o Homem-Morcego também tem um linha muito especial – de bonecos, é claro – Ah, sempre eles. Vamos conhecer uma pouco dos melhores e piores produtos do Homem-Morcego. Confira.

Por Sérgio Mentorbreak

Dando continuidade ao nosso Especial, vamos falar de um segmento muito especial da história do Homem-Morcego: os brinquedos. Como vocês devem saber, seja na posição de testemunhas ou de consumidores, existe uma sére variada de produtos desenvolvidos utilizando o Cavaleiro das Trevas como garoto propaganda. Um reflexos da Batmania, que nós já comentamos aqui.

Foto tirada do site brasileiro Batbase, de colecionadores e fãs do morcego

Parte desta linha de produtos chega a ser meio boba e destoa bastante do clima do personagem. Afinal, as bolas, o dente-de-leite, o conjunto de pá e baldinhos para brincar na areia, e outras coisas “fofinhas” demais não são exatamente algo que combine com o clima dark do personagem. Mas, tudo bem, afinal, o clima camp que o personagem já teve nos anos 60 até justifica isso.

Batman já tem 69 anos de vida, e em todo esse tempo muitos artigos surgiram com o tema. Para traçar um paralelo, vejamos alguns dos bonecos mais importantes lançados de lá para cá.

Esses abaixo datam de 1975 e pertenciam à linha Comic Action Heroes, da Mego Corp. que não produziam só da brinquedos da DC, mas também da Marvel. Por favor não caçoem, mas era o que se podia fazer naquela época depoucos investimentos nessa área, e esse bonequinhos, que à primeira vista parecem toscos, valem uma nota hoje. Se não me falha a memória, tinha até um batmóvel para acoplar estas figuras do Batman e cia.

Pacote de Heróis. Parece um daquels pacotes do camelô.

Aqui no Brasil, uma das primeiras coleções que nove entre dez brasileiros tiveram nos anos 80 foi a clássica versão dos Super Powers da Estrela (Eu tive!!), que por sua vez importou da kenner. Baseado no desenho que era cria da dupla Hanna-Barbera, vale dizer que boa parte da coleção não veio para cá. Veja o que havia na coleção dedicado ao morcegão.

Quem não queria um desses?

O filme de 1989 com Michael Keaton trouxe uma nova linha, mas calma lá: A versão brasileira tinha uma diferença gritante. Só para vocês terem uma idéia, o Batman da coleção nacional era o mesmo da versão SuperPowers, repintado. Sacanagem!

Um símbolo de produto mal-feito. Até hoje é possível encontrar exemplos como esses.

Poxa, tinha até o capanga Bob.

Da esquerda para a direita: O Batman da coleção americana, o Batman Superpowers, e sua versão repintada descaradamente para a coleção nacional.

Para Batman: o Retorno, uma nova leva de figuras foi desenvolvida… Que nem veio para cá, mas qual é a novidade, não é? Vejam:

Pois é…tinha Robin

Nenhuma relação com o visual do horrendo Pinguim do filme.

Idem para a Mulher-Gato.

Já não vimos alguns destes modelos depois, na versão do desenho?

A batcaverna: maior que a da primeira coleção

Percebam que esta batcaverna praticamente é a mesma da coleção do filme Batman & Robin. Pois é, vamos vou falar dela também.

Paralelmante aos filmes, surgia o desenho também datado de 1992, que inaugurava a era Bruce Timm nos desenhos da DC. A série teve cinco linhas lançadas entre 1992 e 1995 num total de mais ou menos 30 figuras em sua lista de lançamentos, incluindo tambémas linhas baseadas em especiais como A Máscara do Fantasma. Ainda tenho alguns lá por casa, mas com certeza vocês já viram alguns destes:

A mesma batcaverna de Batman O Retorno

Com Batman Eternamernte de 1995, começou a era dos filmes para vender bonequinhos, mas isso é outra discussão. Vejam os bonecos baseados na primeira versão com Joel Schumacher na cadeira de assassino diretor:

Era para ser o Val Kilmer. E esse mesmo sistema apareceu na coleção de Batman & Bobin

Lembrava de leve o Tommy Lee Jones , não?

De novo, a mesma mansão e batcaverna.

Batman & Robin, o filme que não foi feito mas cometido, só serviu para um coisa: Vender bonecos, e isso teoricamente, porque a linha não é mesmo das melhores. Vejam a seguir:

Até que não ficou tão ruim. O que sempre “mata” são esses acessórios nonsense.

A Hera Venenosa parece uma ginasta… A Danile Hypólito…

Pelo menos alguém ficou igual aos quadrinhos!

Caramba… a mesma mansão.

Deixando as bombas de lado, voltemo-nos às versões baseadas nos gibis e no universo DC, afinal elas tiveram seu destaque. Dentre elas, temos a linha Total Justice, Dc Universe, JLA entre outras.

A linha 2003 da Matell merece destaque. Foi provavelmente uma das únicas vir para o Brasil, fora as linhas derivadas de filmes e animações.

Destaque também para as coleções Legends of Batman e Legends of The Dark Knight, que trouxe inusitadas versões para o Homem Morcego e os personagens de seu universo.

É tanto boneco que prefiro deixar para a segunda parte desta matéria. A seguir, falaremos dos bonecos das animações, os do Batman Begins e os do novíssimo The Dark Knight. Aguardem pela sugunda parte do Especial Batman: Bat-brinquedos e Bagulhos!

Continuem acompanhando nosso Especial Batman!!

Why So Liso?

Publicidade

14 comentários em “100Grana Especial Batman: Bat-Brinquedos e Bagulhos

  1. tenho muitos desses aí,todos os vilões do batman forever e batman & robin e o robin e a batgirl do batman & robin.
    esses bonecos ficaram tão encalhados que até 2002 ainda tinham muitos nas lojas.
    2002!!!O FILME É DE 1997!!!!!!!!!!!!!
    ah eu também tenho o batman do forever e a batcaverna “novíssima” e inédita na coleção,aquela que foi lançada poucas vezes sabe?

  2. tenho quase todos do Animated Series…..mas brinquei tanto com eles que perdi os acessórios de quase todos!!!! uhahuahua

    mas eles ainda tão aqui….nao dou nao vendo nao empresto

  3. Não deixem de mostrar os batmoveis que a hotwheels tem no mercado atualmente, tem o da série, um que é meio o do desenho e meio tim burton e o tumbler. Ele vinha antes numa caixa batman begins que também tinha um porsche preto, submarino (!), helicóptero (!) e uma moto que meio parecia o batpod, mas depois mudaram a caixa e em vez dela botaram um carro da policia de gotham que é uma pequena maravilha

  4. Muito bom,eu cheguei á ter alguns,tinha tbm o albúm de figurinhas q era bem legal.

  5. Repararam que nas caixas da Batcaverna, até o angulo da foto é o mesmo só muda o Batmóvel? tosco ¬¬’

  6. OW!!!!!! ainda vende esses bonecos do Batman???

    kkkk

  7. […] da primeira parte do Especial Bat-Brinquedos e Bagulhos, onde lembramos a história dos primeiros brinquedos e bonecos baseados no personagem do Homem […]

  8. […] Nada a dever para as linhas que vemos hoje, não? Taí, fizeram só cinco – mas fizeram – e fiéis ao visual do filme e sem versões coloridas e medonhas, com a de um certo morcego. […]

  9. Hey hey!!!

    O boneco Pinguim da série Batman Returns é cópia descarada do mesmo personagem pra série Super Powers.

    Huhauhauhuah

    Não é só aqui que se encontra aberrações heim!!!

  10. Esse Batman Samurai ficoui muito bom.

    Eu tinha um da linha desse Robin com asas, era um com armadura azul e um com armadura dourada. eram até legais.

  11. chato ja vi melhores

  12. […] já leram aqui, Homem Aranha e Batman tem uma longa e significativa história de bonecos lançados, são personagens que marcaram […]

  13. Cara.. você sabe onde vendem esses bonecos.. mesmo que sejam usados??

  14. Show de bola a materia. Eu tbm sou ~fã de carteirinha deste morcegão que ja virou ate conto publico por uma coletanea do SESC de SC de minha Cidade Laguna. Mais nao consigo encontrar os vilões para comprarar. Mais bonecos legais porque tem uns que socorrrro. Alguem pode me ajudar.

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: