9 Comentários

100Grana Jogou: Dragonball Evolution, o jogo exclusivo para PSP

Assista ao primeiro video do gameplay do jogo Dragonball Evolution para PSP

Se os realizadores do filme se preocuparam em adaptar para, na medida do possível, deixar mais palatável ao novo público, no jogo a Bandai nem se deu o trabalho de inovar.

Para começar fique sabendo de antemão: Se você já jogou todos os games baseados na saga Dragon Ball nos consoles do Playstation 2 pra cá, você não está perdendo nada. A física dos golpes e jogabilidade é praticamente a mesma, mas com uma pequena diferença ruim: nenhum dos personagens voa. Isso pode afastar alguns fãs mais radicais dos jogos. Isso com umas pitadas do clássico Virtua Fighter, principalmente na voz que inicia e encerra cada luta.

“Tá, então o que presta nesse jogo, seu blogueiro imbecil?” você pergunta. Eu sou do tipo de jogador que pensa em jogo de luta assim como pensa em sexo. Mesmo quando é ruim, é bom. Game de porrada é o supra sumo da libertação raivosa, em que todo e qualquer stress do dia-a-dia vai embora com o primeiro especial de 8 hits. Dragonball: Evolution cumpre bem esse papel de diversão e escapismo virtual.

O modo Story, lógico, segue cronologicamente a trama do filme e justamente por isso, você não tem autonomia sobre os personagens que vai escolher pois vão alternando à medida que a história anda. Então, a primeira luta acontece entre Goku e seu avô decrépito Son Gohan, pois no filme é onde ocorre o treinamento do jovem alien.

As lutas, compostas por um round apenas, são extremamente fáceis e não é possível mudar a dificuldade desse modo.  Se você já tiver pego a manha, termina em 15 minutos. Até meu sobrinho de 6 anos já zerou.

Daí as lutas seguem, como eu disse antes, conforme o roteiro do longa: Son Gohan vs. Mai, Son Gohan vs. Piccolo, Goku vs. Bulma, Goku vs. Mestre Kame, Goku vs. Chi Chi, Goku vs. Yamcha, Goku vs. Fu Lum(monstrinhos criados por Lord Piccolo), Goku vs. Chi Chi de novo (a partir daí o Kame Hame Ha é destravado), Goku vs. Chi Chi outra vez, Goku vs. Piccolo, Mestre Kame vs. Piccolo (onde você só mata o alien verde se usar o MaFuBa com os botões L+ cima+ triângulo),  Goku vs. Oozaru, Goku vs. Piccollo de novo, Goku vs. Piccollo pela terceira e última vez.

Como deu pra perceber, as lutas se repetem para dar mais volume de jogo. No filme não existem tantas porradas assim, então tiveram que acrescentar pra encher linguiça.

Mas o que me irritou realmente foi a animação dos malditos diálogos iguais ao do filme, que os lutadores  têm entre si antes de cada luta. Mas que coisa mais chulé. Digna de jogos do saudoso Nintendinho. Em se tratando de uma plataforma como o PSP, o melhor gráfico entre os portáteis da atual geração, isso uma vergonha.

O Arcade é bem sem graça porque não segue a trama e as batalhas são totalmente aleatórias. Aqui você pode escolher quem você vai controlar entre Goku, Bulma, Mestre Kame, Yamcha, Son Gohan, ChiChi, Fu Lum, Oozaru, Mai, Piccolo e um personagem escondido que é o Neo Piccolo, uma “versão melhorada” do Namekuseijin.

Ah, toda vez que você quiser escolher outra roupa de personagem, segure L+R antes de selecioná-lo.

O Multiplayer é como todos os outros games de luta. Você escolhe todos os personagens destravados até o momento no modo Story e arrebenta todos os seus amiguinhos através do WiFi do console, seja AdHoc (Conexão Local entre dois aparelhos) ou Infrastructure (Conexão através de um ponto de WiFi para jogar com pessoas ao redor do mundo).

Ainda tem o modo Mission onde você cumpre desafios propostos pelo game e vai acumulando pontos…

…para gastar na Gallery, onde tem um monte de coisa pra destravar, como imagens oficiais de cenários do filme, storyboards, sons e designs dos personagens.

Tem o também o clássico modo Survival onde você vê quantos inimigos consegue vencer em um determinado tempo e com a mesma energia.

Desde o dia em eu adquiri esse pequeno aparelho divino chamado Playstation Portable, dificilmente me decepcionei com um jogo. Não foi esse o caso acreditem, pois o jogo, diferente do filme, não é tão ruim assim. Claro que não deixei de avacalhá-lo por conta disso, pois até de coisas que a gente adora não deixamos tirar um sarro.

Mas é que o conformismo tomou conta de  um monte de coisa hoje em dia. Só porque já existe uma fórmula de sucesso, não quer dizer que você tenha que copiá-la à exaustão. É típico caso do “empurrar com a barriga” e “o que vier é lucro”.

Dragonball Evolution PSP Game

Um último adendo: Jogue o jogo e não assista ao filme. Você fica sabendo de toda a história e ainda participa ativamente de todo o processo. Muito mais lucro.

Querendo ser camarada com a Bandai, dou Nota 5.

Aguardem a crítica do filme ainda essa semana.

9 comentários em “100Grana Jogou: Dragonball Evolution, o jogo exclusivo para PSP

  1. A nota 5 ficou pelo PSP, né?
    Jogo de porrada é Mortal Kombat.
    Sangue e tripas a vontade. ;D

  2. ”5” ?
    aumentando muito quem sabe chega num ”3”
    fraco demais o jogo.
    devem ter feito só por dinheiro
    Nem comparação com Budokai Tenkaichi 3

  3. affs faiado ficou esse dragon ball evolution
    minha nota é 3^^

  4. EU GOSTO DE DRAGONBALL EVOLUTION

  5. Eu gostei do filme mas o jogo ta um fiasco eu esperei 2 anos pra esse filme e esperava q o jogo seria mas MEU DEUS porq q eles naum fizeram com uma pitada de missões e aventuras!!!!!

  6. Sou mais o Infinity World

  7. nota100 pro rubens

  8. eu gostei muito desse filme queria q vcs fizesse o 2

  9. 1.

    A nota 5 ficou pelo PSP, né?
    Jogo de porrada é Mortal Kombat.
    Sangue e tripas a vontade. ;D
    2.
    2009 abril 14
    Emerson permalink

    ”5” ?
    aumentando muito quem sabe chega num ”3”
    fraco demais o jogo.
    devem ter feito só por dinheiro
    Nem comparação com Budokai Tenkaichi 3
    3.
    2009 abril 21
    mauricio permalink

    affs faiado ficou esse dragon ball evolution
    minha nota é 3^^
    4.
    2009 abril 25
    pedro permalink

    EU GOSTO DE DRAGONBALL EVOLUTION
    5.
    2009 maio 4
    penis grande permalink

    Eu gostei do filme mas o jogo ta um fiasco eu esperei 2 anos pra esse filme e esperava q o jogo seria mas MEU DEUS porq q eles naum fizeram com uma pitada de missões e aventuras!!!!!
    6.
    2009 maio 15
    Geovane permalink

    Sou mais o Infinity World
    7.
    2009 outubro 1
    Dan permalink

    8.
    2009 novembro 3
    davi permalink

    eu gostei muito desse filme queria q vcs fizesse o 2

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: