20 Comentários

Conheçam (ou relembrem) as action figures do Wolverine

daysfuturepast1-2006-topo

Porque a linha de bonecos do carcaju, ao contrário dele, não é pequena não, liso.

Por Sérgio Fiore

Vocês já leram aqui, Homem Aranha e Batman tem uma longa e significativa história de bonecos lançados, são personagens que marcaram diferentes gerações com diferentes bonecos.

Nitidamente, Wolverine é um personagem que se popularizou mesmo junto à massa não-nerd há pelo menos 15 anos, não apenas pelas revistas mas também por sua aparição em desenhos animados como a famosa série de 1992, ou em jogos como Marvel Super Heroes ou o próprio X-Men e crossovers da Capcom. Juro que teve gente que achava que o sr. Logan era um personagem de game.

Aproveitando a deixa. Já viram o trailer de Marvel s Capcom 2? Então lá vai:

Por essa fama que ele alcançou, não é de se estranhar que ele acabasse ganhando versões em action figures, talvez nem tantas quanto o Superman, ou os outros dois heróis que citamos anteriormente, mas versões são bem lembradas pelos colecionadores e fãs.

Um dos primeiros a aparecer foi a versão de 1984, baseado na clássica saga Secret Wars (Guerras Secretas) da Marvel, fabricado pela Matell e que chegou inclusive ao Brasil por cortesia da Gulliver, trazendo aquele curioso disquinho holográfico, lembram dele?

11wolverine-secret-wars
Em 1991, o que era bom, ficou um pouco ruim, quando a Just Toys soltou no mercado esse modelo, bem inferior à anterior série lançada.

wolverine-front-just-toys-1991

Logo depois, também tivemos um das melhores séries da mesma década,  a linha Uncanny X-Men, da Toy Biz. Além do uniforme padrão (com opção de com ou sem a máscara), haviam outras opções como agente da CIA, ou Arma X, com o capacete de simulações. Chegou ao Brasil via Estrela, embalada pelo sucesso do desenho de 1992.

cartoon-1992

wolverine1st-front
wolverine5thblack-front-spy

wolverine3rdblue-front-1992

wolverine4th-greencables-front

Infelizmente, nem tudo foi bom, e mesmo o personagem sendo protagonista de tantos momentos diferentes nas HQs, Wolverine não escapou de curiosas invenções da empresas, algumas boas, outras nem tanto. Os exemplos vocês vêem a seguir.

Wolverine classic lightup de1996 - o famoso "acende luzinha"

Wolverine classic lightup de 1996 – o famoso “acende luzinha”

Crossover de coleções: o Logan do desenho de 92 encontra o Peter parker do desenho do Homem Aranha de 1996
Crossover de coleções: o Logan do desenho de 92 encontra o Peter parker do desenho do Homem Aranha de 1996
De 1996, wolverine-Monster Arrmor: Sim, é uma armadura de monstro
De 1996, wolverine-Monster Armor: Sim, é uma armadura de monstro

Wolverine-Onslaught: Baaseado na saga Massacre, o boneco com um dos piores visuais criados para Logan, e ainda trazia um bonequinho de Franklin Richards
Wolverine-Onslaught: Baaseado na saga Massacre, o boneco com um dos piores visuais criados para Logan, e ainda trazia um bonequinho de Franklin Richards
X-Men:Water Wars - Estilo "enche com água e borrife nos seus inimigos".
X-Men:Water Wars – Estilo “enche com água e borrife nos seus inimigos”.

De 1998, X-Men Supershooters Force, do tipo "fique com o boneco e dê o disparador para o seu priminho pequeno"
De 1998, X-Men Supershooters Force, do tipo “fique com o boneco e dê o disparador para o seu priminho pequeno”

X-Men-O Filme surgiu em 200o, e com ele uma linha de bonecos. O boneco aparecia seis vezes. Civil, com o traje de equipe, como “traje” da Mística e em duas caixas duplas: Uma com Dentes-de-Sabre e outra com Vampira. Além de uma versão com moto, lógico.

wolverine1-s1

movie

wolverinesabretooth-twin-front

motorcycle-movie

O século 21 começou para os mutantes e Wolverine com o desenho X-Men Evolution, cujo traço não era dos melhores mas o roteiro era bem trabalhado. E claro, teve também uma linha de bonecos. Logan teve duas versões: uma simples e uma de luxo, até com troca de roupa.

wolverine-x-men-evolution-2001

wolverine-mutantoutcasts-toybiz1

Lançada em 2002, a série Marvel Legends é uma linha de figuras de ação inicialmente produzida pela Toy Biz, e atualmente pela Hasbro. A linha conta com figuras de 6 polegadas, e tem uma enorme quantidade de pontos de articulação, além da inclusão de uma revista (ou pôster) atrás de cada boneco.

A seguir, você vê algumas das versões já lançadas de Wolverine, incluindo a clássica e versões mais recentes.

marvel-legends

Em 2003, veio X2: X-Men United, sequência do filme de 2000, e uma nova linha saiu, um pouco mais pobre e com menos personagens. O único Wolverine mais ou menos era de 13 polegadas.

x2-2003

wolverineclawstrike-2003

wolverine-13-front-13-polegadas-x2-united

Infelizmente não houve lançamento de bonecos para X-Men: O Confronto Final em 2006, mas em compensação, a Toy Biz lançou uma edição limitadíssima no mesmo ano, com Logan ao lado de Kitty Pride , reproduzindo a clássica capa da minissérie “Dias de um Futuro Esquecido.

daysfuturepast1-20061

Bem, não se acerta sempre, e a mesma empresa voltou à velha fórmula de versões com arminha especias. Um bom exemplo foi o Wolverine Ninja Srike, de uma linha de X-Men, também de 2006.

x-men-ninja-strike-wolverine-action-figure1

Outro exemplo bom de boneco foi o lançamento,  em 2004, de uma série Marvel Legends comemorativa dos 25 anos da saga Guerras Secretas, trazendo os modelos so anos 80 repaginados para os bonecos mais modernos. Confiram abaixo Wolverine, ao lado do Tocha Humana:

25th_anniversary__legends_secret_wars_torch___wolverine1

Recentemente, o candadense e os demais mutantes ganharam uma nova animação: Wolverine e os X-Men. Pessoalmente, não curti a idéia de colocarem o Logan como líder, e marginalizarem Ciclope mais uma vez, mas isso é outra história. Veja abaixo boneco com o visual da série animada. Não curti muito, assim como o desenho:

wolverine-e-os-x-men-figure-wolverine

A linha Marvel Select também trouxe ao mercado uma edição limitada do personagem há algum tempo, com duas versões: o notório uinforme amarelo dos anos 90, e sua primeira versão, quando enfrentou o Hulk.

marvel-select

A linha Minimates também lançou sua versão para os bonecos do filme X-Men Origens: Wolverine. São estranhos, mas interessantes por serem fiéis ao visual da produção.

minimate-x-men-origins-wolverine

O que nos leva à linha oficial baseada no filme . Digo baseada, mas a verdade é que para mim, é uma das maiores decepções de 2009. Além do boneco de Logan não ter sido feito no rosto do ator (Hugh Jackman), como é feito na maioria dos filmes, a maioria da coleção é reciclada de outras séries antigas. Basta observarmos os bonecos de Gambit, ou Dentes-de-Sabre (o mesmo boneco do filme de 2000), lisos. Uma pena!

img_wolverine_toys_fair_011

amarelo-vers-movie

dentes-de-sabre-movie

gambit-movie

Só valem Logan e Gambit, e mesmo assim, nem dá para chamar de “versão do filme“, pois não é baseado no mesmo. Pior do que isso, são as inevitáveis versões mais para o público menor de idade, como o modelo abaixo:

E ainda faz sons: Que bonitinho
E ainda faz sons: Que bonitinho

Bom, para não terminarmos de forma tão ruim, lisos, a Marvel Select também lançou uma edição baseada no filme. Bem melhor, não?

E ainda vez com um mini-set. Perfeito!
E ainda vez com um mini-set. Perfeito!

imjcaaav16i8pmuloonsnjfjlw

E aí, liso? Gostaram, odiaram, reconheceram algum boneco? Deixem seus comentários e expressem todo o seu amor (ou ódio) a estas simpáticas figuras de ação.

Continuem visitando o 100Grana e até a próximo post!

20 comentários em “Conheçam (ou relembrem) as action figures do Wolverine

  1. poxa, que legal o artigo!

    eu tinha (tenho até hj na vdd) aquele boneco da estrela, o 3º da lista, com o uniforme clássico do desenho…

    lembro bem, na época, em 1994, esses bonecos custavam 12 reais em qq loja (mas tbm o salario minimo era 70 reais ahahahha)

  2. ah, e tenho tbm o do xmen 1, que na época, 2000, paguei 20 reais em oferta…

    hj qq bonequinho é 60, 80 reais…tempos bons aqueles! 😦

  3. show a matéria Sérgio! =D

  4. Égua doido, eu tenho o do 1º filme que vem com a moto!

  5. legal essa história de guerras secretas repaginada! eu tinha vários dessa coleção antiga…

  6. Ae gente, senti falta de uma coleção onde era tipo umas minuaturas que você dava corda e elas faziam alguma coisas… uhsahusas Era muito engraçado! A do Wolverine saia correndo, o Hulk batia os punhos um no outro, tinha tb do Homem-Aranha e do Capitão America… mas nem lembro o que eles faziam xD
    Pô, vcs deixaram passar a melhooooor coleção! husauhshuasashuuha *levapedrada*

  7. Ótimo post Sérgio! Tem várias figuras que eu não conhecia!!

    Abraços

  8. […] do filme X-Men Origins Wolverine o Sérgio “MentorBreak” Fiore fez um ótimo post no blog 100Grana sobre as action figures de Wolverine (inclusive algumas que mostramos aqui no Blog de […]

  9. Ficaram faltando um monte das versões “estranhas” do Wolverine, era o boneco que mais saía nas coleções dos X-Men!!!! Quanto aos bonecos do filme novo, as séries 1 e 3 são baseadas nos visuais dos quadrinhos, enquanto a série 2 tem o visual e a feição dos personagens do filme, por isso essa diferença toda!

  10. Ah e a linha comemorativa dos 25 anos de Guerras Secretas será lançado esse ano e não em 2004, como mencionado no texto!

  11. Eu tenho essa versão monstro dele e também uma em que ele se transforma em um lobo, da mesma linha tenho um Fanático que vira Tanque.

    Acho que devem datar de 1999, por ai. Comprei quando ainda era criança.

  12. A única versão que eu tenho não está ai. Aquela que ele vinha com uns filminhos para colocar no busto. Ele era tipo projetor de filme ambulante. E mostrava os episódios do X-men animated series (Classic).

    Essa foi uma versão importante. Comprei todos só pra ver os diferentes filmes. Tinha o dente-de-sabre, ciclope, magneto, apocalipse e outros.

  13. daora eu lembro dos bonecos do filme
    cara eu tnh o dentes de sabre do primeiro filme e o logan do x men origis

  14. esses bonecos sao otimos principalmente o 3 de baixo para cima

  15. eu tenho o wolverine super posable x2,infelizmente as garras foram quebrando,mais eu ainda guardo ele com muito carinho

  16. Tu podia ter postado o mais recente deles…um bonecão perfeito pela linh asideshow collectibles….
    valew ter lembrado deles… matei a sdd de uns q eu tive e vi uns q nem conhecia…o ‘acende luzinha’ eh supertosco usahsuhasuhr

  17. adoro o wolverine e tenho toda a coleção de bonecos

  18. adorei vc esta de parabens pelos bonecos.. valeu por relembrar…tenho a coleçao do gibi dele ma nunca pensei em ter bonecos…

  19. eu tenho a serie de 2009 baseada no xmen origins wolverine , a ante penultima da lista , tenho o deadpool , wolverine classico , o wolverine com o traje alaranjado que o daken usava , e o arma x com o capacete de simulações , so faltam o logan o gambit e o dentes de sabre , ate mais e braço

  20. comto e o boneco do wolverine origens

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: