13 Comentários

Veja personagens de desenhos dos anos 80 contra as drogas

cartoon united topo

No fim dos anos 80, os desenhos animados deram um tempo nas estripulias para falar sério.

Tem sido um tempo de olhar para atrás com nostalgia, não? E pensar que, poucos dias atrás postei sobre o Capitão Planeta, e agora mais uma vez falo sobre desenhos antigos, mas este aqui é especial, literalmente.

Imaginem isso, lisos: Um especial animado que reunisse vários personagens famosos de desenho  para uma causa nobre: o combate ao consumo de drogas.

Foi essa a premissa de um especial lançado no final dos anos 80. Era o Cartoon All-Stars to the Rescue ( algo como “Astros do Desenho Animado contra as Drogas”), um especial  produzido para a TV que foi financiado pelo McDonald’s (irônico, não?), lançado em 21 de abril de 1990 em todas as três grandes redes de televisão americanas: ABC, NBC e CBS, juntamente com mais redes independentes.

Pic.cartoonallstars

O McDonald’s também distribuiu nos EUA um VHS, produzido pela Buena Vista Home Video, que tem início com uma introdução do então presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush, e a primeira-dama Barbara Bush. O desenho foi co-produzido com a Walt Disney Television Animation e Southern Star Productions, e foi animado pelo ltramarinos Wang Film Productions.

18

O especial fala de Michael, jovem usuário de maconha, o que o deixa mais instável emocionalmente, causando preocupação em sua irmã mais nova, Corey. Muitos brinquedos de personagens de desenho ganham vida, para ajudar a encontrar um cofre de porquinho que desapareceu do quarto de Corey, e acabam encontrando drogas escondidas debaixo da cama de Michael, e descobrindo que foi ele que roubou o dinheiro do cofre de sua irmã para comprar maconha.

Os vários personagens de desenho, em seguida, se unem, para levar Michael à uma viagem para ensinar-lhe os riscos que o caminho que ele trilha é muito perigoso e pode ter consequências desastrosas.

Brainysmurf

No elenco, dentre os personagens que podemos ver estão Pernalonga, Patolino, Garfield, Huguinho, Zezinho e Luizinho (DuckTales), Ursinho Puff, Tigrão, Tartarugas Ninja, Muppet Babies, Alvin e os Esquilos, Slimer ( o Geléia, dos Caça-Fantasmas), Os Smurfs e Alf. Como assim? Nada de Ursinhos Carinhosos? Óbvio demais, talvez? Mas assistam:

No Brasil foi exibido pela Rede Manchete nos anos 90, onde a maioria dos personagens foram dublados por seus dubladores oficiais aqui. O elenco nacional contava com nomes do calibre de Nizo Neto (Michael), Sílvio Navas (Papai Smurf), Carlos Marques (Garfield), Mário Monjardim (Pernalonga), Orlando Drummond ( Alf o extraterrestre / Patolino), Márcio Simões (Gonzo), Mário Jorge (Michelangelo), Manolo Rey( Esquilo Alvim / Caco, o Sapo (bebê)), Miriam Fisher (Esquilo Simon / Luizinho / Porquinha Pig (bebê), Marisa Leal (Esquilo Theodore / Zezinho) e Carmen Sheila – (Huguinho)

Hueydeweylouie

É legal ver as emissoras também dando um tempo na guerra da audiência para falar de um assunto mais sério que atinge a todos. O mais próximo que vi disso nos anos 90 foi os vídeos em Power Rangers Turbo, em nome da D.A.R.E. (Drug Abuse Resistence Education), a entidade dos EUA que luta contra as drogas. Mas acho que está na hora de pensar numa sequência, com, quem sabe, As meninas Superpoderosas, Os Padrinhos Mágicos, Ben 10, O Espetacular Homem Aranha, Bob Esponja, pois a atual geração precisa também saber que, ao contrário dos desenhos animados, as drogas não são brincadeira.

Leia mais sobre animação.

13 comentários em “Veja personagens de desenhos dos anos 80 contra as drogas

  1. Chorei agora que assistia a TODOS esses desenhos quando era criança! TT^TT
    Nostalgia mode on, Sérgio!

  2. Quem faltou mesmo nesse ai foi o He-man

  3. faltou Ursinhos Carinhosos…rsr

  4. Faltou ThunderCats

  5. Tem um episódio do He-Man no qual a moral da história é um alerta contra a pedofilia. É meio bizarro no final ele e a She-Ra falando para as crianças tomarem cuidado com adultos mal intencionados.

  6. aassahhsuahusahsa
    otro desenho antigo que tb era educativo é o gordoberto e a turma cosby

  7. ai saudade essi tempo
    usirnho carinhos
    é muito legal

  8. esse desenho é um mascimo é muito massa e pesso pra todos assistirem..

    bjs

  9. ♥♥q saldades desses desenhos
    ♥♥pq era muito legal

    brigada

    bjo♥

  10. Eu adoro seus desenhos !!!

    beijos

  11. que saudade

  12. que saudade q faz!!!!!

  13. seja governos ou empresas financiadoras que forem, é legal a sacada de abordarem um tema sério; falta isso atualmente. Lembro-me desse singelo cartoon por aqui, via Manchete por volta de 1994/95……
    ai ai, sempre a Manchete, poha…..suores nos meus olhos

Comenta, liso! É grátis.