38 Comentários

100Grana Viu: G.I.Joe – A Origem de Cobra

100Grana Viu G.I. Joe - A Origem de Cobra

Adaptação dos heróicos soldados de brinquedo oitentistas é bem divertida, mas não seja exigente, vá se divertir.

Um problema comum às adaptações, seja de livros, quadrinhos, games ou, nesse caso, desenho animado e brinquedos, é tentar fazer bonito frente aos dois públicos: os fãs dos personagens e os que nunca ouviram falar deles.

É o mesmo caso de G.I.Joe – A Origem de Cobra, que consegui ver finalmente, e como bem dito por Vinicius Passos, era o filme mais esperado do ano…por mim. Se alguém quiser me chamar de fanboy, a hora é agora, lisos, pois eu sou fã declarado dos Joes desde guri. Mas calma, eu não sou cego e vi o filme sob ângulos diferentes.

gijoe-14

Sabem tudo o que foi dito sobre o filme, incluindo aquele primeiro review que saiu no /Film ? Pois é, está tudo lá, mas diferente do que o mal humorado leitor daquele site queria dar a entender, o filme não é ruim. Tem, é claro, aquelas situações em que você pára, olha e diz: “Égua da mentira!“. Mas a parte boa é que isso não compromete o resultado final.

Vivemos numa época em que os filmes não precisam ser apenas divertidos, eles têm que ser uma obra prima, o próximo “Transformers”,  “Matrix” ou “Senhor dos Anéis”. E não são apenas os fãs mais exigentes que querem isso, os estúdios também querem franquias lucrativas, e posso dizer tranquilamente que a Paramount conseguiu mais uma, e com outra linha de brinquedos da Hasbro.

A respeito da história, vou tentar explicar melhor o que se passa: A OTAN criou uma organização especial secreta que reúne os melhores operativos de todas as partes do mundo para realizar missões onde até o fuzileiro mais safo fica devendo. Esta equipe é chamada G.I.Joe e é liderada pelo General Hawk, um veterano que serviu em diversos conflitos e hoje tem  a missão  de cumprir estas missões que soldados comuns não poderiam, como escoltar as ogivas construídas pelas indústrias M.A.R.S. (Military Armament Research Syndicate), pertencentes ao poderoso James MacCullen, que logo de cara, demonstra que sabe mais do que diz.

gijoe

Nessas ogivas, estão as mais letais criações da M.A.R.S.: Os nanomitas, pequenos (melhor dizendo, microscópicos) robôs que são capazes de destruir qualquer maquinário de metal e tudo o que estiver ao redor, até uma cidade inteira. Esses nanomitas, em mãos erradas, podem fazer um estrago incalculável. Mãos erradas que já se manifestam logo de cara, lideradas pela agente conhecida como Baronesa, liderando vários Vipers em busca das ogivas. A diferença tecnológica e bélica da vilã e seus asseclas para os militares normais assusta bastante. Ponto para o diretor de fotografia que soube retratar isso muito bem na primeira cena de ação do longa. A primeira de muitas.

100granaviugijoe_image

Cenas essas que evocam imediatamente as brincadeiras de criança com os bonequinhos da Estrela. Todas as críticas de outros sites que disseram que o filme é uma versão bombada das brincadeiras tinham razão, e talvez seja por isso que o longa seja tão divertido. Claro, o fato de ser um filme baseado em brinquedos reflete positivamente e negativamente.

Positivamente para os fãs, que a todo momento percebem referências dos brinquedos e dos desenhos animados. Em diferentes momentos, o filme lembra o desenho clássico da Sunbow (nas cenas na base dos Joes e nas locações em Paris),  a versão Sigma 6 (as cenas com os trajes aceleradores e o clímax do filme) e as cenas em que a violência aflora em lutas viscerais e mortes evidentes evocam também o recente G.I.Joe Resolute.

100granaviugijoe_image4

Negativamente falando, o fator “bonequinhos de ação” interfere nas interpretações, e em alguns momentos, os personagens parecem bonecos Falcon vivos falando, e falo isso com todo respeito à Dennis Quaid, por exemplo, mas não dá para ignorar certas coisas em que ele escorregou. A tão falada ponta de Brendan Fraser também é um bom exemplo disso. Outro aspecto que me incomodou foi o exaustivo uso do CG em cenas  de ação, o que na minha opinião, as tornava meio artificiais, mas que felizmente também não comprometem o resultado final.

100granaviugijoe_image2

Agora, sem entrar em maiores detalhes, o que mais me incomodou foi a brusca (para não dizer forçada) mudança das relações entre os personagens Duke, Baronesa e Comandante Cobra. Sobretudo a vilã, que teve diferenças consideráveis em relação à personagem do desenho e dos quadrinhos da Marvel que  a desvirtuam da mitologia da história clássica.

100granaviugijoe_image3

Tirando esses detalhes, o filme é bem divertido mesmo, especialmente por causa da ação quase ininterrupta. A fotografia do filme  quase coloca o espectador no meio dos conflitos, evocando até mesmo alguns filmes como Falcão Negro em Perigo.

No geral, o elenco está muito bom, e nem Marlon Wayans me aborreceu. Ele até convence como soldado. Não chega a ser um Recruta Zero ou algo assim. Ray Park faz de Snake Eyes um personagem interessante, não apenas por suas lutas espetaculares com Storm Shadow, mas por conseguir ter expressão corporal suficiente para interpretar alguém que não só é mudo como também não mostra o rosto.

gi-joe-22

Rachel Nichols fez Scarlett do jeito certo, ao interpretar a oficial como alguém supertreinado e inteligente, mas capaz de ter emoções e até bom humor. Sienna Miller escorrega às vezes, mas como Baronesa tem muitos bons momentos no longa. O mesmo vale para Channing Tatum como Duke, que embora esteja meio com uma cara de sono, convence como o típico soldado que vai até o fim para cumprir sua missões.

Eu só queria uma desculpa pra pôr essa foto

Eu só queria uma desculpa pra pôr essa foto

Personagens morrem, mas a grande vantagem de G.I.Joe, a exemplo de Transformers, é a extensa gama de personagens a serem utilizados em futuras continuações. Sim, há um gancho curioso para uma inevitável sequência, e se for feito do jeito certo, vai ser tão bom quanto este primeiro filme.

Na primeira notícia que postei sobre o filme, há muito tempo atrás, deixei claro meu medo de que o filme tivesse alguma apologia ao Imperialismo ou patriostimo Ianque, e fico feliz em dizer que isso NÃO existe no filme. Nenhuma apologia à “maior nação do mundo” nem nada assim. Só mesmo o lance do “dever de soldado” e só. Mas num filme de G.I.Joe, isso era óbvio, lisos.

Como eu disse lá em cima, adaptações devem ser apreciadas por fãs e também pelos novatos no assunto. Para os que não conhecem o universo, posso dizer isso: Se você está procurando uma nova revelação bíblico-cinematográfica, passe longe. Mas se gosta de um filme de ação divertido e empolgante, assista sem medo.

gijoecast

E para os fãs, como um de vocês, só posso dizer que, saí satisfeito com o resultado final. “Yo Joe!!!” (Sim, alguém diz isso no filme 🙂  )

Cotação: R$8,00

Assista ao nosso Videocast sobre o filme.

Continue lendo o 100Grana e até a próxima notícia

38 comentários em “100Grana Viu: G.I.Joe – A Origem de Cobra

  1. “Transformers” é obra prima? Argh!

    Vou assistir amanhã GI Joe, de boa… sem esperar nenhum Akira Kurosawa.
    As cenas de ação parecem muito bonitas, o figurino é bem interessante, estou curioso. Depois de ver comento o texto… mas essas fotos prometem um visual bem dosado, pensado.

    E essa Rachel Nichols, por onde ela esteve durante toda minha vida? Ê mulherão!

  2. Eu até veria,mas aqui em curitiba a gripe suína tá tensa,e minha mãe não me deixa sair ¬¬

  3. Achei a mudança na história da baronesa no final o fim da picada!!!!!!!! Q tosco!!! Clichê!!! Pow, mataram a personagem nessa… ¬¬

    E esse filme tem uma profusão incrível de diálogos inúteis e clichezados… Alow roteirista!! Não dava pra escrever uma coisinha melhor??

    E esse filme praticamente foi uma Múmia Revival!! XDDDD Tinha o Brendan Fraser, o Imothep, alguns cenários reaproveitados e até o negão do 2º filme!! XDDD
    Só faltou o Jonathan e a Rachel Weisz :p

    Mas os efeitos e cenas de ação foram mto bacanas, isso ninguém pode negar, mas não espere mto mais que isso do filme.

  4. Também me incomodou muito a Baronesa [SPOILER] [/Spoiler]. Mas acho que deu um spoiler danado na sua observação quanto ao Comandante Cobra.

    Meu maior medo era ser um filme sobre soldados “Sigma 6” – a pior fase dos desenhos dos Joes – mas foi só uma cena, e foi bem feita. Era mesmo um “batendo o ponto” para honrar a mitologia Joe.

    Mas a pior foi ZARTAN CARECA! Herezia!!! Herezia!!!

  5. Eu vi mas infelizmente o film começa às 16:30 e acaba até 18:30.Era pra ter acabado 20 e pouca que nem transformers.

  6. Saudações!

    Assim como já lhe disse antes… não sou do grupo dos Joe, mas, vou dar uma verificada assim mesmo! Vai que não tem continuação! rs…

    Fora isso Mentor… como está o HE-MAN? hahahaha…

    Abraços!

  7. que massa! queria poder ver no cinema, mas to realmente liso e 100 grana xD
    aew, nem teve a galera relembrando os polegares quebrados não? xP

  8. Caramba, vai dizer que Transformers não é uma “obra-prima”?
    Aquele filme é o sonho de qualquer muleque que cresceu assistindo e brincando os bonequinhos…sim, sou um fanboy deles… eauaehuaehuhe

  9. Sobre o filme do GI Joe, uma única palavra: EXCELENTE.

  10. Só pra completar, eu adorei a trilogia do Senhor Dos Anéis, e odiei Matrix e Transformers. Na minha opinião Transformers não é uma obra prima. A maioria só prestou atenção na Megan Fox. E Matrix, eu nunca consegui assistir todo de tão ridículo que é. Como eu já disse, filmes dividem opiniões.

  11. Nunca pensei que diria isso mas o filme é legal, olha. Despretensioso, nenhuma piada foi forçada, a violência e as cenas de ação não são gratuitas, as mulheres sabem atuar e não ficam servindo só de bibelôs. O conflito Snake Eyes-Storm Shadow ficou muito legal e poderia ter sido mais explorado.
    Discordo no ponto sobre o Duke. O cara é péssimo, parece que tá atuando em Malhação.
    A cara metálica do Destro ficou canalha, espero que melhorem isso no próximo já que vai aparecer mais tempo em tela.
    Enfim, um pipocão que não subestima nossa inteligência. Stephen Sommers conseguiu se desculpar por Van Helsing.

  12. Ainda não vi o filme, porque em MG as aulas só recomeçaram no dia 10, e em algumas instituições de ensino, os alunos ainda estão cabulando aula com desculpa medo da gripe suína.

    Então, os cinemas da minha cidade não trouxeram o filme por falta de público.

    Mas ainda estou receoso sobre o personagem do Comandante Cobra não ser convincente o bastante…

  13. olha, o Cobra até que é convincente sabe???? e o visual dele achei bem legal

    mas depois da revelação do final envolvendo ele (sem mais spoilers) acaba com toda a graça do personagem -___________-”” pra mim tto ele qnto a Baronesa ficaram toscos depois daquilo… ¬¬

    “Discordo no ponto sobre o Duke. O cara é péssimo, parece que tá atuando em Malhação.” [2] totaaaaallll!!!!

    Quem eu achei mais legal no filme foi o Storm Shadow vs. Snake Eyes e por incrível que pareça o Marlon Wayans. As melhores cenas entre os Joes foram dele ^^”’ Não cito a Scarlett pq achei a atuação dela pobrinha e não me convenceu mto (mas foi melhor q a do Duke com certeza!! XD)

  14. “Transformers”, “Matrix” sao obras-primas???? putz… fanboyzice tem limite!

    esse “g.i. jo” eu vou baixar no torrent! nunca fui fa do desenho… curtia os bonequinhos, mas mesmo assim seu contemporaneo HE-MAN dava um banho neles!

  15. @zureta: Depois sou eu o rabugento que não gosta de nada. 😛

  16. Parece que, por aqui, só chega no dia 21 ou, talvez, dia 28. Roça é F… 👿

  17. E por aqui ainda não chegou…

  18. Minhas postagens estão sendo bloqueadas ou é impressão minha??? 👿

  19. @RODRIGO: Se você conseguiu postar essa pergunta é pq está tudo Ok, certo?

  20. So uma observação nano ja e mais do que pequeno.

  21. eu acho TÃO engraçado o 100 grana dizer “…, mas não seja exigente, vá se divertir.” pra uma porcaria tão ultrajosa quanto esse G.I. Joe e meter pau desde o primeiro momento no Dragon Ball ( tão ruim quanto )…

    agora, sinceramente, essa ideia de relaxar ou desligar o cerebro é tola, mantem franquias de qualidade baixissimas por ai e o q

  22. Impressionante como as pessoas ainda têm mania de comparar qualquer coisa com Dragon Ball…E dessa vez a comparação foi MUITO infeliz.

  23. Já vi. É um filme pra assistir bem despretensioso mesmo, muita baboseira e diálogos que já eram clichê quarenta anos atrás. Mas é divertido, figurino, cenas de ação bem feitas e as mulheres e os ninjas roubam a cena.

    Aquele Duke é ridículo, ator ruim, personagem raso como um pires. Mas é um filme bacana pra quem gosta de violência estilo “Máquina Mortífera”: muita coisa explodindo. Vale pelos transportes e a viajada na tecnologia também. Nesse sentido da ficção científica, o filme é cheio de boas idéias. Meus bonequinhos não faziam nem metade disso.

  24. Eu vi o filme…e achei DOCARALHO! e espero que a Baronesa sai daquela roubada logo logo em GI JOE 2, pq ela é fodástica sendo mal. Adoro ela, eu quase tive um treco só de ver aqueles decotes dela. MULHER MASSA é outra história! IÔOOOOOOOOO JOE! E ainda falaram isso no filme, eu quase pirei e detalhe: vcs perceberam o som dos tiros? ERA O MESMO SOM DO DESENHO ou eu tava empolgado? tipo era uma coisa do tipo: tiu tiu tiu tiu tiu…inicio dos anos 80. FEBRE!

  25. Assisti ao filme ontem… alias nosso texto sobre ele (ja que nao fazemos resenhas e sim textos hehehe) sai hoje a noite (atrasado, mas tudo bem…).

    Bom… eu tenho quase trintoes de idade na cabeca, entao conheco bem o desenho anos 80 e suas “continuacoes” até hoje… dos bonecos, eu tive um Storm Shadow e um bonequinho do carinha que tinha um lança-chamas (esqueci o nome)…

    Gostei do filme. É sim, verdade. (In)Felizmente sou conhecido por falar mal dos Puritanos, Ortodoxos e sisudos que acreditam que só a opinião deles é que é importante.

    Por isso, digo que gostei desse texto do Sérgio sobre o filme. É verdade.

    Afinal, quando assistimos a filmes que nos remetem a nossa infancia, sempre entramos num dilema: “Caraca, eu gosto, mas tenho que ser imparcial, ou serei imparcial porque tenho que gostar?”

    Enfim, a crítica deste bacanudo site que é o 100grana me agradou muito, afinal de contas, eu ja to de saco cheio de entrar na folha online ou no Uol ou no Pipoca e só ler o povo descendo a lenha em tudo quando é filme, sem me dar um motivo adequado para isso.

    Sim, queridos Fanboys, Fãs e Padawans de plantão. Falemos mal se a película merecer, mas por favor, como ensinou Tim Maia: “Me dê Motivooooo!”

    Falar mal por falar mal, nao leva a nada, apenas faz com que o volume de trafego do site aumente por um certo tempo…

    Bem, Well, ennntao! Quaaaaannnto ao filme de ontem, “Rise of Cobra” foi divertido. Apenas isso.

    Sim. Sou um saudosista e como meu texto ainda será publicado, nao vou falar muito, mas…

    -O que diacho Brendam Fraiser está fazendo no filme?
    -O que o Sr. Mayans está fazendo no filme?
    -O que diacho fizeram com a “Origem” do Cobra com o “Desfecho” da Baronesa?
    -Pra que uma sequencia final de mais de 15 minutos no fundo do mar???

    Entre tantos outros…

    Bem, criancas, sao perguntas que ainda serao respondidas…

    Agora meu lado Fanboy também está gritando na minha cabeca pra dizer…

    -Que o aparecimento do Jato Night Flyer foi excelente!!!
    -Que a luta do Snake Eyes VS Storm Shadow foi “duca” de doida!
    (querem apostar que o Storm nao morreu?)
    -Que eu vi uma ou duas armas realmente identicas aquelas usadas nos bonequinhos da estrela dos anos 80…
    -E que bom que mostraram o Destro no filme, porque no desenho ele era muito sem nocao, mas era legal pacas hehehehe

    Bom, tem tanta coisa, que fica dificil escrever tudo num comment aqui…

    Foi bom, divertido, cumpriu o que prometeu, nao mostrou o que os fas ortodoxos e puritanos queriam ver, encheu a tela de efeitos especiais (ate exagerados) e se tinha algum enredo eu nao o vi no roteiro…

    Claro, criar um roteiro baseado em serie de bonequinhos dos anos 80 nao deve ser tarefa facil, assim os flashbacks dos personagens ajudaram bastante a passar o tempo, mesmo que mudando uma ou outra origem…

    Ah! Eu nao posso deixar passar aqui pra voces, que o aviao chegando na base Joe no deserto sem sombra no chao e o primeiro helicoptero derrubado no filme, caindo igual uma bola de novelo de lã fumegante, ficaram feios e foram derrapadas sem tamanho do pessoal da animacao…

    Mas, em um filme como “G.I.Joe” isso é perfeitamente perdoável e esquecível, afinal de contas, vem uma continuacao por aí e agora só nos resta esperar pra ver se ela vem antes ou depois de “Transformers 3″…

    Como sempre, quem manda é a Hasbro, entao vamos ver…

    Obrigado a todos e nos vemos por aí…

    Tio Bruno
    NoReset.wordpress

  26. Fiquei emocionado nos primeiros 10 minutos de filme, as lágrimas me vieram aos olhos. Adorei demais o filme e já aguardo a continuação!
    Estou apaixonado pela “Baronesa”! UHAUHAHUAHH

  27. Muito boa a crítica. O Sergio Fiore está melhorando, a ponto de recobrar meu respeito a suas resenhas. Parabéns.

  28. YO JOE!

  29. Yo JOE !!

  30. Realmente esse negocio de desligar o cerebro nao existe!!! Pra que a OTAN (pra não falar EUA) iria querer uma arma daquelas?
    Bom, mas o filme é divertido mesmo e os ninjas roubaram a cena. É diversão garantida!!!

  31. O storm shadow podia ter caido no raio q voltava a vida pq ele foi tão ninja quanto o snake, achei q ele perdeu a voz num acidente e n voto de silencio ninja e seria legal ver os pupilos dele na sequencia ou o lobinho… n melaram a historia da baronesa!

  32. ok, dan… o primeiro matrix é bom sim! mas deve muito ao grande anime “ghost in the shell”

  33. Devem ter picotado boas cenas assim o filme teria ficado um pouco longo suficiente pra se diverti.

  34. … só eu achei aquela mascara do cobra medonha?

  35. Ainda acho q “Peguenos Guerreiros” era melhor adaptação de G.I. Joe q esse filme ae

  36. […] ao menos na minha opinião: Réquiem Para um Sonho (Diferente de tudo que ele fez na carreira) e G.I.Joe: A Origem de Cobra (aonde ele está até legal como […]

  37. […] que nos leva ao post de hoje. A MTV teve um papo com Lorenzo Di Bonaventura, produtor de G.I.Joe- A Origem de Cobra e sua provável sequência. O cara disse não só que o roteiro estará pronto logo, como ele teve […]

  38. muito legal amei todos os personagen o favorito foi snkae eyes

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: