14 Comentários

Especial Círio: Os Patos mais corajosos do mundo pop

howard topo

Tá, alguns nem tanto, mas vale a pena relembrar na data de hoje.

Hoje, lisos, aqui em Belém do Pará, comemoramos o Círio de Nazaré, uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil, sendo celebrada desde 1793 por aqui. Acontece anualmente no 2° domingo de outubro. Em Portugal é celebrada em 8 de Setembro na vila de Nazaré.

A festa é cheia de simbologias e uma delas acontece hoje, que é o tradicional almoço do Círio, cujo prato principal é o Pato no Tucupi. Então,  com muito bom humor, e solidarizando-se com todos as inocentes aves sacrificadas para nosso deleite dominical (como se eu nunca comesse 🙂 ), hoje o 100Grana homenageia alguns dos patos mais corajosos da cultura pop.

Howard, o Super-herói

Esse aqui todo mundo conhece. É um personagem de HQs criado por Steve Gerber para a editora Marvel Comics. Sua série mostrava as desventuras de um pato humanóide de péssimo temperamento que ficou preso num mundo dominado por humanos.

250px-Howard_The_Duck_-8

Mas ele ficou conhecido mesmo por uma versão bem trash em live action de 1986, produzida por George Lucas e que tinha no elenco um desconhecido Tim Robbins. Revejam um pedaço desse clássico da Sessão da Tarde:

Quacula

Foi criado pela Filmation em 1979 e transmitido no Brasil pela extinta TV Manchete. Esse personagem bizarro morava no porão de uma casa onde o inquilino vive sendo aterrorizado pelo desastrado Pato Vampiro. Alguém lembra disso? Ele dividia o show com a dupla de corvos Faísca e Fumaça.

quacula3


Duck Dodgers

Se junto com Pernalonga, ele é relegado à mero coadjuvante (mas sempre roube a cena), Patolino tem uma identidade famosa como herói do espaço: Duck Dogers, que já apareceu em vários episódios antigos  nos anos 60 e 70, e ganhou uma série animada em 2003,  uma sátira a Buck Rogers e a Flash Gordon, séries de ficção científica dos anos 30.

Depois de ficar congelado por 351 anos e acordar no século 24 ½, Duck Dodgers torna-se o maior herói da Terra, sem fazer absolutamente nada para merecer isso. Duck Dodgers, sempre com seu fiel cadete espacial, é a última linha de defesa do planeta contra a invasão alienígena promovida pelo Comandante Marciano. Vejam a abertura, cantada por ninguém menos que Tom Jones:


O patinho de Tom & Jerry

Ele não era lá muito corajoso, chorava à toa e sempre fugia do Tom, mas já passou por poucas e boas e merece figurar aqui, certo?



Todo o elenco de Duck Tales

O seriado de animação é um dos mais celebrados aqui no Brasil, e de maior sucesso da Walt Disney, foi produzido entre 1987 e 1990.  Inspirados nos quadrinhos de Carl Barks e Romano Scarpa, teve 100 episódios, sendo a série  animada mais longa do estúdio. Além dos episódios normais também foi produzido um longa metragem, intitulado “Duck Tales e o Tesouro da Lâmpada Perdida”, lançado em 1990. O episódio-piloto foi exibido nos Estados Unidos em 11 de setembro de 1987. Ouçam a inesquecível abertura na voz do eterno Bozo,  Luís Ricardo:

O elenco era formado pelo Tio Patinhas, seus sobrinhos, a madame Patilda e sua neta Patrícia, e vários coadjuvantes. Tá, lisos, nem todos eram patos. Tinha o mordomo Leopoldo (um cachorro), o Prof° Pardal, e  tenho dúvidas em relação ao Capitão Boeing: Ele é um pato queixudo, ou um pelicano? Foi exibido no Brasil inicialmente (e por vários anos) no SBT, e recentemente foi exibido na TV Globinho.

Darkwing Duck

Spin-off de Duck Tales, a série mostrava o pato Drake Mallard protegendo a cidade de st. Canard, e era uma sátira à Batman e outros heróis macarados. A série trouxe vários personagens de sua antecessora como Capitão Boeing e o Robopato. Foi produzida pela Disney entre 1991 e 1997. No Brasil, a série foi exibida pela Rede Globo, no Xou da Xuxa e Sessão Aventura (ambos em 1991), TV Colosso (1993), e Xuxa Park (1994), e o herói era dublado por Nelson “Quico” Machado.

E a pedidos:

Os Super Patos

Esse era desenho animado da Disney baseado no filme Nós Somos os Campeões e também no time de hóquei Anaheim Ducks. Foi produzido em meados de 1996 pela Disney.

MightyDtvs

Trata-se de um time de jogadores hóquei composto por patos, com postura humana, muito habilidosos em tal esporte, era um desenho exibido pelo extinto programa Disney Club no SBT.

Patos, esses aí eram só na espécie mesmo, porque eram muito legais.

A todos os paraenses, um bom feriado de Círio.

Continue lendo o 100Grana e até a próxima notícia.

14 comentários em “Especial Círio: Os Patos mais corajosos do mundo pop

  1. Hehehe
    Muito legal relembrar Howard, Darkwing Duck… o meus preferidos são os Duck Tales, e tem aquele baixão na música de abertura… obrigado! Eu curtia muito o Capitão Boeing, acho que ele é um pelicano anabolizado mesmo…

    Bom feriado pra vocês também!

  2. Boing era um pelicano mesmo. Senti falta do Donald aí na lista, tá certo que ele nunca foi um exemplo de coragem, mas se até o chorão patinho feio do Tom & Jerry está aí, né?

  3. Ótima matéria e um Feliz Círio para todos

  4. Duck Tales era duca. E o Howard virou clááááássico né!

    Domingo tá acabando, mas ainda vale: Bom Círio pra vocês, lisos.

  5. meu qm nunca se divertiu horrores com os bonequinhos desses personagens…muito roots o post..parabéns!!!

    * da uma lida aki: http://jiromba.blogspot.com/2009/10/texto-grande-para-analfabetos-dedicados.html

    vlw!

  6. Esqueceram daquele desenho de uns patos que jogavam Rockei(aquele jogo que o jason usa mascara) e eram super herois. Esqueci o nome mas se procurar acha o nome. Mas muito bom o post. Vlw T+

  7. Outro desenho da disney, chamado Super-Patos. Só faltou esse.

  8. concordo que faltou o pato donald e os super patos!

  9. se naum ma engano tinah um desenho chamado super patos
    que era um time de hokei era mas ou menos da mesma epoca que esse da lista mas ficou de fora aho que por que pocou assitiam

  10. Adoro o Darkwing Duck, puts, agora vc’s me fizeram lembrar da minha infância.

    Lembrei até do “Cavalo de fogo” que não tem nada a ver! eauhaeue

    Sérgio cara, mudando de assunto, vc sabe me dizer se tem mais alguma noticia sobre isso?

    —-> http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u636457.shtml

  11. Howard, o Super-herói! Putz tenho esse filme gravado de DVDRIP hoje em dia, mas ele foi o primeiro filme que aluguei quando comprei meu videocassete me lembro bem! Ehehehee! Faz tempo hein! A garota que fazia par com o pato era a atriz que fez o papel da mãe do Marty MacFly no DE VOLTA PARA O FUTURO, ótima atriz, ótimo filme, CLASSICAÇO DA SESSÃO DA TARDE mesmo! AHA! Como era bom aquele tempo, só filmaço! Valeu 100 GRANA por me fazer recordar , vou aproveitar agora e matar a saudades assistindo novamente! YESSSSS!!!!!!!

  12. Super Patos=Might Ducks ,baseados no time de hockey da Disney, os “Might Ducks of Anaheim”, talvez a Disney tentou aproveitar o vácuo das Tartarugas Ninja…o Quacula originalmente era exibido pela Globo aos longos dos juntamente com Faísca e Fumaça, Super Mouse,etc; E ainda há uma versão futura dos Loney Toones, onde aparecia os descendentes do Pernalonga e Lola, do Daffy Duck (Patolino), etc; Tv Pato (Quack Pack) com Donald, Margarida e os 3 sobrinhos do Donald (uma sequência de Duck Tales, assim como Darwing Duck), o Plucky Ducky de Tiny Toons, etc… Esse Howard the Duck é a cara do Pato Donald, alias porcausa do “fiasco” do filme Howard-O Super Heroi, a WB ficou com receio de soltar o clássico Batman de Tim Burton (1989), no entanto Coringa e Batman fizeram chover na horta da WB…

  13. Capitão Boeing era um pelicano, além do bico, ele tb não conseguia pousar direito quem nem os pelicanos de verdade

  14. valeu por me fazer relembras de alguns do meus herois favoritos cara…!!!!!

    lembro pouco de Howard, mas Os Super Patos, Duck Tales, O patinho de Tom & Jerry e Duck Dodgers (ainda passa no sbt ???) são alguns dos meus hérois prediletos

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: