11 Comentários

Falando de dublagem: Parabéns, Orlando Drummond!

od topo

Iniciando uma nova coluna aqui no 100Grana, homenageamos esse grande dublador que completou ontem 9o anos de vida, e mais de 50 de carreira.

Como fãs de dublagem e dubladores, antigos e novos,  decidi abrir aqui no site esse novo espaço, uma sessão dedicada à relembrar os trabalhos desses grandes profissionais que, ufanismos à parte, emprestam nosso estilo e gingado ao áudio de  grandes produções internacionais. E acho muito justo começar por um dos profissionais há mais tempo em atividade no Brasil: Orlando Drummond.


Orlando Drummond Cardoso, nasceu em São Paulo em 18 de outubro de 1919. Sua carreira começou no ano de 1942 (putz, nem meu pai era nascido ainda) como contra-regra, na Rádio Tupi, aonde teve a oportunidade de conhecer nomes como Procópio Ferreira, Bibi Ferreira, ou Paulo Gracindo, que segundo Drummond, era diretor do Rádio Teatro, e lhe deu a chance de me tornar um Rádio-Ator. E alguns anos depois encenou filmes como  Rei do Movimento (1954) e Angu de Caroço (1955). Além de ator e dublador, é radialista.

Falando sobre dublagem, seu primeiro trabalho foi na série “Os Três Mosqueteiros”, em que fazia a voz de Porthos. Ele é dono de trabalhos que marcaram gerações, incluindo a deste site que vos fala. Eu pessoalmente tenho meus favoritos (e sei que os outros membros do site compartilham pelo menos parte da minha opinião),  eis então, alguns vídeos de seus trabalhos mais marcantes.Provavlemente, vocês conhecem a maioria:

Infelizmente não consegui achar um dele interpretando Dentes-de Sabre no desenho dos X-Men nos anos 90, ou o Imperador Palpatine na redublagem da trilogia clássica de Star Wars.

Sobre dois de seus trabalhos mais famosos Scooby Doo e Popeye, vale dizer que Drummond é o único a fazer o medroso cão dinamarquês há mais de 30 anos, em todas as versões e longas metragens (incluindo os dois live action), e até mesmo uma paródia do personagem nos Padrinhos Mágicos.

Faz também o Popeye há mais de 40 anos, mas não digo que só deu ele no papel, porque em algumas versões, Castro Gonzaga também dublou o rei do espinafre.

Outro personagem cuja dublagem se tornou notória foi a do Sargento Demétrio Lopes Garcia, ou simplesmente o Sargento Garcia na clássica série do Zorro com Guy Williams, aonde aliás cabe uma curiosidade: Drummond chegou a conhecer o intérprete original do bonachão sargento, Henry Calvin, quando este veio ao Brasil  por volta de 1970. Calvin esteve  no Rio de Janeiro de férias e assistindo Zorro dublado em português, quis conhecer Drummond, e ficou impressionado com ele, sobretudo por causa da voz, e brincou com Drummond, peruntando  como um homem tão pequeno poderia ter uma voz tão grande, e ele tão grande poderia ter uma voz tão pequena.

Hcalvinasgarcia

Como ator, participou da Escolinha do Professor Raimundo interpretando o afeminado Seu Peru, participou da telenovela Caça Talentos interpretando o Zaratrusta. Também pode ser visto na Zorra Total, reprisando Seu Peru, e também fez uma dupla de índios ao lado de outra lenda, Paulo Silvino, onde fazem piada com o mundo moderno (“pezinho pra frente, pezinho pra trás“):

Inclusive, o papel de Seu Peru já o salvou de um assalto. Em entrevista ao InfanTV, ele relatou que certa vez, voltando de gravação no PROJAC, foi obrigado a parar por uma uns sujeitos mal encarados, e quando iam principiar o “batente”, um deles teria dito: “Ih!!! Eu manjo esse cara!! É o Seu Peru, da Escolinha. É a voz do Popeye e do Scooby-Doo!!” Então, não só desistiram do assalto como o convidaram para tomar uma cervejinha. Fama é outra coisa!

O Cartoon Network brasileiro também homenageou o ator ontem em sua programação, aonde podemos ver vários trabalhos seus como Puro Osso (As Terríveis aventuras de Billy e Mandy) ou Sr. Coelho em A Mansão Foster para Amigos Imaginários:

Vale ressaltar que  ele também tem  netos nessa atividade: Felipe Drummond, que empresta sua voz a vários personagens como  Lee em Digimon Tamers , o Júnior de  Eu, A Patroa e As Crianças , Haku em A Viagem de Chihiro ou Robin/Tim Drake jovem em Batman do Futuro, o retorno do Coringa. O irmão dele,  Alexandre Drummond , também marcou presença como a primeira voz de Timmy em Padrinhos Mágicos.

Felipe Drummond

Felipe Drummond

Drummond é provavelmente um dos mais antigos profissionais da dublagem em atividade, e é inspiração para muitos dos atuais profissionais da área, inclusive um dos maiores admiradores dele é o também  dublador  Guilherme Briggs, que também fez uma homenagem a ele em seu blog:

E fica aqui nossos parabéns a Orlando Drummond, um grande artista e um grande profissional de dublagem que marcou e continua marcando a infância de muita gente.

Leia mais sobre dublagem.

11 comentários em “Falando de dublagem: Parabéns, Orlando Drummond!

  1. Grande homenagem, são poucas as pessoas que lembram desses profissionais.

    Parabéns pelo post!!!

  2. Parabéns a um dos Grandes Mestres da Dublagem, Drummond é um dos ícones da dublagem bem como Gilberto “Saga de Gemeos” Barolli, Garcia Junior (Mc Giver, He-Man),Carlos Takeshi (Jaspion), Elcio Sodré e tantos outros…Drummond dublou o Pacato/Gato Guerreiro (He-Man)

  3. Drummond, pra mim, é um resquício dos bons tempos de dublagem.

    Não sei se por conta de ter sido incentivada a ouvir o som original dos filmes e desenhos enquanto fazia o curso de inglês, mas tenho a sensação de que os dubladores de outrora eram bem mais talentosos que os atuais. Claro, há exceções. Mas no geral, eu acho que deixam muito a desejar nas emoções…

    Parabéns ao Drummon, que tem um vozeirão e uma carreira incrível!

  4. Bacana essa homenagem! As vezes fico triste porque no Brasil existem tantos profissionais desse nível com uma voz invejável e no fim, grande parte dos filmes e seriados são dublados de forma tosca e ridícula…

    Exemplo disso são as atuais séries The big bang Theory e Dexter. Recomendo de forma fortíssima a nunca chegarem perto dessas respectivas dublagens…

    Descaracterizam totalmente a voz original dos seus personagens!

    Abração e vida longa a esse ator e dublador que o acompanhei em todoa a minha infância…

  5. Que linda homenagem! Todos nós temos marcados em nossos corações alguma grnade dublagem do que Orlando Drummond fez.
    O mais legal é fazer este tipo de homenagem em vida!

    ‘Seu Peru’ merece, mesmo!

    Ahhh Adorei saber que o neto dele fazia a voz do Timmy Turner! KKKK

  6. Salve seu peruuuuuuu… vida longa a essa eterno e talentoso dublador…

  7. PQP! Ele é a maior autoridade em dublagem brasileira de todos os tempos. Um mestre sem igual!

    E não se esqueçam que até mesmo o dublador original estadunidense do Alf também fez reverência a ele dizendo que o Orlando dubla o personagem melhor do que ele próprio.

    Parabéns a ele e que tenha muitos anos de vida a mais!

  8. Eu lembro que quando era criança via Orlando Drummond fazendo o Seu Peru e meu pai me dizia “sabia que esse homem faz a voz do Scooby-Doo?” E eu pirava “verdade paaaaai?” quase com olhinhos brilhando.
    É um fato que o Brasil tem grandes atores e atrizes… Mas poucos marcam nossas vidas e nossa infância Orlando Drummond.

  9. Parabéns pela brilhante carreira!!! Tenho 39 anos e hoje acompanho com meu filho de 7a os desenhos do Scooby-Doo. O Orlando merece todas as homenagens.

    Saúde e sucesso!!!

  10. Homenagem mais do que merecida!!! um grande profissional que gosta do faz, obrigado Orlando por você está presente em nossas vidas, de nossos filhos, netos e bisnetos etc… valeu mesmo e que Deus te dê muita saúde para você poder fazer muito mais pela dublagem brasileira.

  11. eu adooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooro orlando drummond principalmente por ter dublado o popeye que eu amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: