8 Comentários

Confere aí novo trailer de Avatar

O trailer só sai oficialmente à tarde, mas tem gente que não tem paciência e já fez upload na net. E a polêmica começa…

Com um pouco mais de três minutos, essa nova prévia de Avatar tem mais diálogos, mas ainda focado na trama principal, como a mente de Jake Sully incorporada num Na’Vi clonado além de cenas já mostradas em outras prévias, além de outras sequências inéditas. Assistam por este link.

Tudo isso em meio à uma polêmica. Conforme alguns leitores nos pediram, esclarecemos que o diretor James Cameron vem sofrendo acusações de plágio com relação ao longa. A primeira partiu da internet que apontava as similaridades deste novo filme com a animação Delgo, recente fracasso de bilheteria nos EUA. Comparações podem ser vistas neste link.

Agora também existe a de que Cameron teria plagiado a obra do escritor Poul Anderson, Call me Joe, originalmente publicada em 1957. Na trama, assim como neste vindouro filme,  um paraplégico de nome Ed Anglesey tem sua mente ligada (nesse caso, via telepatia) com um corpo criado artificialmente, com o qual o protagonista explora, neste caso, o planeta Júpiter. Reparem na criatura da capa do livro:

CallMeJoeREVIEW1-thumb-300x459-13510

Bem parecido. Se bem que eu também já tinha visto criaturas muito parecidas com os Na’Vi num episódio de Star Wars – Clone Wars (o do Genndy Tartakovsky)

Lembrando que não é a primeira vez que Cameron é acusado da prática. Ele chegou a ser processado por Harlan Ellison, que o acusou de plagiar os conceitos de A Quinta Dimensão em O Exterminador do Futuro.

Se isso é verdade ou não, ainda não se sabe. Tenho muito respeito pela maioria dos trabalhos de Cameron, mas há de se levar em conta que, salvo algumas exceções, muitos trabalhos dele são baseados em trabalhos já existentes. Outro bom exemplo é True Lies, que é refilmagem de um filme francês. Só espero que essa bagunça não ofusque a qualidade do filme, que se espera que ele tenha.

A trama do filme nos leva a um novo mundo além de nossa imaginação, onde um relutante herói embarca numa jornada de redenção, descobrimento e amor inesperado, enquanto lidera uma heróica batalha para salvar a civilização.

Dirigido por James Cameron e com Sam Worthington, Sigourney Weaver, Zoe Saldana no elenco, Avatar estreia em 18 de dezembro no Brasil.

Leia mais sobre Avatar.

8 comentários em “Confere aí novo trailer de Avatar

  1. Sinceramente, achei as comparações meio ridículas. Dá pra comparar também os personagens do Avatar com o novo filme Thundercats. Não sei se alguém já leu Marandi, graphic novel do Homem-Aranha… tem uma ilhas voadoras parecidas: http://www.marvunapp.com/Appendix/clouds6.gif
    Ainda podemos dizer que os personagens de Delgo são parecidos com as pessoas do desenho Grinch (original ou o filme com Jim Carrey, tanto faz)

    Ficção Científica é que nem Blues, bebe sempre nas mesmas fontes…

  2. Não querendo defender o James Cameron, mas Avatar tem um roteiro bem genérico.

    Essa história de colonizadores em uma terra nova em conflito com nativos não precisa nem ser ficção científica. Humanos viajando para outros planetas exóticos é outro clichê antigo e recorrente. Seres híbridos podem não ser tão comuns, mas certamente não é idéia tão original também.

    De qualquer forma, é como sempre dizem, as histórias são as mesmas, mudam o cenário e os personagens. Processem todos que fizeram isso no passado também.

  3. Medonha a semelhança com delgo.
    A idéia da trama tb me lembrou da animação “Battle For Terra” de 2007.
    Quem tiver interessado tá aqui o link do wiki com um pouco mais de informações.
    [link]http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_for_Terra

  4. Que todos estas obras são copiadas umas das outras isso é evidente até para um leigo, resta saber se e quais providencias serão tomadas pela justiça americana.

    Todos sabemos que plágio judicialmente nos EUA (e em qualquer lugar, creio eu) significa: “quanto vou ganhar, para permitir você usar minha idéia disfarçamente”.

  5. sei nao… so vendo o filme mesmo, pq tudo ate agora ta meia-boca!

  6. […] toda a balbúrdia acerca de Avatar consome a atenção de parte do público, a produção soltou um novo vídeo […]

  7. “Sinceramente, achei as comparações meio ridículas. ” Se nota que no has leído el libro…..

    pode ver que você não leu o livro. I can see that you have not read the book.

    Mejor saber antes de hablar. melhor saber antes de falar .better to know before you speak

  8. nossa. essa extreia do novo fiume avatar foi o maior cuseço internacional. do cinema . e como crepusculo se tornou uma febri de uma hora para outra… mas nâo supera crepusculo

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: