21 Comentários

É oficial: Bruce Wayne volta mesmo ano que vem como Batman

Pergunto: de que adianta tanto trabalho para matar um personagem para trazer de volta depois? Sei que não terei resposta, foi só uma pergunta retórica…

Absurdo, plágio, e todos os adjetivos que me vieram à cabeça e não posso publicar porque os bons costumes assim não me permitem. É assim que defino minha insatisfação com a DC Comics atualmente, e sobretudo com quem mantém perpetuada essa terrível tradição de vai e volta de mortos. Eu escrevi amplamente sobre isso há algum tempo aqui , e seremos testemunhas de mais uma terrível manobra desse tipo.

Isso porque, ao acessar o Omelete hoje, descubro que o que era apenas uma possibilidade agora é fato: a minissérie Batman: The Return of Bruce Wayne, trará o Homem-Morcego original de volta. Os fãs devem estar felizes da vida claro, tudo bem. Não me entendam mal, eu adoro Bruce, ele é um personagem perfeito, mas primeiro, o tempo passa e Bruce Wayne não vai viver para sempre;Segundo, se vai trazer de volta, para que matar então? Jogada publicitária é para os fracos mesmo…

Enfim, se você, caro liso, acha que já viu de tudo, prepare-se: Além desse retorno decepcionante, a DC prova que está praticamente plagiando a morte e o retorno do Capitão América, já que Bruce Wayne não morreu, e sim está perdido no fluxo temporal.

Grant Morrison, o “assassino”do personagem, escreveu o roteiro, e revelou que veremos Wayne em vários períodos da história, como o paleolítico, a Gotham Village nos EUA colônia, o velho oeste e os anos noir. Morrison promete fazer um brincadeira todos os tipos dos chamados heróis “pulp”. Leiam só:

“Cada história brinca com um gênero diferente do ‘herói pulp’, então tem a história do homem das cavernas, do aventureiro caçador de bruxas, o Batman pirata, o cowboy, o detetive particular – lembrando aqueles gibis malucos dos anos 50 que tinham aventuras do Batman das Cavernas e do Batman Viking. Este é o maior desafio que Bruce Wayne já enfrentou: Batman contra a própria história!”

Entre os desenhistas que assinarão as seis edições, teremos Chris Sprouse, Frazer Irving, entre outros. Andy Kubert (Ultimante X-Men, 1602) chegou a fazer dois esboços que você confere abaixo:

Esboços de Kubert: O Batman das cavernas...

... e o Batman pirata (quase o Davy Jones)

Fico pensando em que está comprando a minissérie Batman R.I.P. aqui no Brasil, já que ela está sendo lançada atualmente por aqui. Qual o incentivo de ler uma história que mostra o fim de Bruce Wayne, se daqui a um ano ele vai voltar?

Ao contrário do que muita gente pensa, eu acredito que outra pessoa pudesse ser Batman, sim, Batman não é como o Superman ou o Aranha, pois só Clark Kent e Peter Parker possuem aqueles poderes, mas qualquer um pode treinar à exaustão corpo e mente se tiver um forte propósito e lutar por sua cidade, é fato. Eu já disse, Bruce Wayne não é imortal. Ele poderia voltar sim, como um mentor ou coisa assim, mas voltar a tudo como era antes, só para não mudar o status quo de vendas?  Enfim…

Leia mais sobre quadrinhos

21 comentários em “É oficial: Bruce Wayne volta mesmo ano que vem como Batman

  1. Adoro o Bruce, de todos q assumiram o manto do morcego, ele foi o melhor. Mas é como é dito no texto: ele não é imortal.

    Lembrei do que é dito no Batman Beggins: “Como homem, sou fraco, posso ser morto, mas como um símbolo serei imortal” (sei q n é palavra por palavra, mas é essa a idéia).

    Mesmo não sendo reais, a gente se apega à personagens de quadrinhos, especialmente quando eles são bem feitos. Esse vai-e-vem passa a idéia d q a vida n vale muita coisa

  2. Nem ao menos o retorno é uma boa idéia, isso já foi explorado à exaustão na série túnel do tempo que já mostrou o Batman de tudo que é jeito. Lixo.

  3. Vão a merda voces, Batman é Bruce Wayne, não tem outro…
    Falar que Superman nao pode ser substituido so porque tem poderes é burrice.
    Todo ser humano é diferente, mesmo treinando ate a exaustão e virando um super ninja ninguem poderia ser Bruce Wayne, mesmo sendo aparentemente igual, como um irmão gemeo… e depois vcs tão confundindo as bolas, cada desenhista idealiza seu proprio Bruce Wayne, em algumas historias nem existe Robin, em outras ja chegou a existir Bat-girl, Bat-woman, Bat-cachorro ate o Bat-guri!!!

  4. MAS O BATMAN NÃO MORRE,NEM EM RIP NEM EM CRISE FINAL!

    FUU!

    Mas compre RIP,vale a pena pacas.Taí um resumo/guia da historia que eu fiz:
    http://www.uarevaa.com/2009/12/batman-rip.html

  5. Com certeza não é qualquer um que pode ser o Batman que Bruce Wayne é, pois além dos motivos que o maumau falou, tem o fato do intelecto de Bruce que tambem foi treinado e que são proprio dele, um bom exemplo disso é a memória fotográfica que já foi relatada em varias historias.
    Tambem tem todos os treinamentos unicos que só ele fez, logo,ninguem pode ser o Batman que o Bruce Wayne é.
    Pode haver outro Batman, mas apenas Bruce Wayne é O BATMAN.
    Esse comentario do Sergio foi Infeliz!!!

  6. Bem, creio que a volta de Bruce Wayne é claro que era inevitável, não tem como deixar outro cara usando o manto de vez.

    O que poderia ser melhor explorado é o jeito dele voltar, esse negocio de perdido no fluxo no tempo fica plagio do Capitão mesmo, poderíamos considerar a morte dele pelo Darkseid e que o mesmo poderia trazer o morcego de volta com seu raio Omega por algum motivo, sei lá, isso do Bruce não estar morto mesmo ai já é exagero.

  7. erm… alguém tinha dúvida?????

    vide post das mortes e ressurreições deste mesmo blog…

  8. Isso tudo é uma verdadeira palhaçada! Não sei como ainda tem gente que gasta dinheiro numa merda dessas, sério! Concordo em gênero, número e grau com o Mentorbreak, é ridículo matar um personagem pra revivê-lo depois. Das duas uma, ou matam de vez Bruce Wayne e passam o manto pra outro ou então acabam de vez com a história do Batman, dando um ponto final a tudo, mas é claro que os americanos não são como os japoneses, que fazem uma história com começo, meio e fim, ganham rios de dinheiro e depois vão e fazem outra história tão boa quanto a primeira (tem muitos casos assim no Japão, todo mundo sabe disso). Portanto, mais uma vez eu vou dizer: POR ISSO QUE EU SÓ LEIO MANGÁS!!! Se eu quero ler alguma comic, por acaso, eu pego emprestado com algum troux… digo, colega que coleciona, hehehe!!!

    PS: E olha que eu sou fã do Batman, viu?

  9. Bruce Forever…….

  10. É bom que volte e retorne como Batman, pq esse de agora é muito queima filme, tem até vilão gay…
    Além do mais Bruce Wayne sem Batman, ainda é Bruce Wayne. Agora, Batman sem Bruce Wayne não é Batman…
    Bruce Wayne é o melhor trunfo da DC é lógico que tem que voltar!

  11. Além do mais Bruce Wayne sem Batman, ainda é Bruce Wayne. Agora, Batman sem Bruce Wayne não é Batman²

  12. Crianças… Vcs já ouviram falar de “licença poética”? E de “cada autor escreve o que quer”? E, o mais importante, “Negócios são negócios”?

    Quando vocês abrirem os olhos para isso, apenas lerão o “gibi” e ficarão felizes, captando uma história momentânea, ao invés de se portar como nerds ensandecidos com um quê de filosofia barata…

    Revistinha é revistinha, não é livro de história nem tem que ter sentido algum (para ficar claro para quem não entendeu nas frases acima).

    Entretenimento barato. Não se espantem se algum personagem “muito importante” um dia virar drag queen, ou um cachorro, ou morrer novamente… Tudo faz parte do business para vender mais revista.

    Tentem enxergar fora do círculo e sejam felizes.

  13. “Ao contrário do que muita gente pensa, eu acredito que outra pessoa pudesse ser Batman, sim, Batman não é como o Superman ou o Aranha, pois só Clark Kent e Peter Parker possuem aqueles poderes, mas qualquer um pode treinar à exaustão corpo e mente se tiver um forte propósito e lutar por sua cidade, é fato.”

    Quanta bobagem… Quem realmente é fã, sabe que só existe UM BATMAN. Batman e Bruce Wayne são um só personagem. E ele é um personagem fictício, não existe essa bobeira de aposentadoria para um ser que não existe. Isto é bobagem da sua cabeça. Você está se limitando a uma pretença linha cronológica que não quer dizer absolutamente nada.

  14. Na realidade, Grant Morrison é um grandissíssimo tirador de sarro. Pra quem não conhece, Morrison é mestre em usar e abusar dos clichês em forma de crítica ao mercado. Ele é tão fã de quadrinhos quanto eu ou você, mas sabe que a indústria tem essa mania ridícula de matar e voltar com os personagens.

    Então, quando lhe cabe fazer esse tipo de história, ele dá inúmeras indiretas (e diretas) do quão bobo e clichê é sumir com um herói e inventar desculpas esfarrapadas pra justificar um retorno triunfal.

    Leiam Crise Final e Os Sete Soldados da Vitória: ali entende-se perfeitamente como funciona a cabeça de Morrison. Com um pouco de atenção percebe-se até críticas diretas à própria morte do Batman. Algo como “Calma, gente. Ele vai morrer, mas vai voltar. Não é sempre assim?”.

    Só digo uma coisa: confiem em Morrison. O cara sabe muito bem o que faz.

  15. Morte e Retorno de personagem = Roterista meia boca…

  16. é uma palhaçada isso de matar um personagem e depois ele estar vivo! péssimo, prfeiro nem comentar! mas gostei dos desenhos do Andy Kubert, estão divertidos

  17. Estão faltando com respeito ao personagem.

  18. Deus Vermelho e maumau:

    Eu apenas quis dizer que Clark Kent e Peter Parker tem caracerísticas peculiares com seus poderes únicos, mas Bruce Wayne é um ser humano como nós, embora hábil em artes marciais diversas (talvez todas as conhecidas) e ciências, bem como investigação criminal, porque foi dedicado ao extremo no estudo de tudo isso, mas no universo das HQS, o que mais se vê são pessoas que se levam ao extremo, por isso, não é nenhum exagero o que eu disse, que foi:”qualquer um pode treinar à exaustão corpo e mente se tiver um forte propósito ” Bruce tinha, e sei que não é o único, já que Dick Grayson também treinou,assim como Tim Drake, ou Matt Murdock, ou Elektra, ou Slade Wilson, ou Natasha Romanoff(Viúva Negra), ou Lady Shiva,por exemplo.

    A exceção do Demolidor, que tem supersentidos, todos os que citei são humanos. E aí?

    M@rcelo:

    Pedir por coerência nunca é demais, mesmo que seja faz de conta.

  19. q pirata tosco esse aiXD. EU RI.

  20. […] mostrando  como Wayne vai voltar, aí você vê vestido como aquele esboço que falamos há tempos aqui, um cruzamento de Batman com Fred Flintstone criado por Andy […]

  21. isso nao vale nada e uma meba

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: