35 Comentários

100Grana Viu: O retorno dos Mighty Morphin Power Rangers

Versão remasterizada da temporada mais aclamada dos heróis nipo-americanos estreou semana passada  na TV americana, e o resultado final… ahn..bem…

Lá pelos idos de outubro do ano passado, falamos aqui que Mighty Morphin, a 1ª fase dos Power Rangers, retornaria remasterizada à TV, ao invés de uma versão feita em cima do sentai mais recente (Shinkenger é a primeira série a não virar PR desde Jetman).

Quando eu ouvi isso, e acho que vocês também, imaginei que os efeitos a produção, no mínimo, seria melhorada ao nível dos efeitos produzidos para as temporadas mais recentes. Esse seria o correto, não?

Pois bem! Agora em 2 de  janeiro, esta “revisão geral” da primeira temporada estreou na ABC, e o resultado final… bom, vamos fazer o seguinte? Achei este vídeo no JBOX, que resume tudo o que há de errado nessa “nova” versão:

Vamos começar pela abertura. Eu era da opinião que, se fosse para mexer, tudo bem, que deixassem a música original (poderia até ser uma nova versão dela), mas algumas coisas ficaram estranhas, especialmente nos recursos visuais. Só comprarando com as aberturas mais recentes, a apresentação dos personagens até que está legal. Não custa observar a abertura do original (dos PR, não de Zyuranger), para observar as sutis diferenças:

A primeira pergunta que fiz ao assistir esses trechos da nova versão foi: Por quê raios não mexeram nas transformações deles?  Poderiam fazer um morph superior a esse criado nos idos de 1993, e um exemplo que cito é a transformação do ranger negro Adam, criada especialmente para Power Rangers:  Operação Ultraveloz (é até covardia comparar):

Outra coisa: qual a necessidade de apresentar por escrito o nome dos vilões ou das armas  na tela? Nunca ninguém precisou me dizer o que era uma Base Shuttle, ou um Great Five, ou Titan Flash. Crianças não gostam de ser subestimadas, e  e tem uma coisa que aprendi sobre crianças é que elas sabem decorar o nome de tudo. Se você perguntar a qualquer guri quais as formas que o Ben 10 assume, ele vai te dizer todas, caro liso.

Agora o que me irritou mesmo foram essas onomatopéias que, francamente, embora a gente tenha visto coisa semelhante em Kakuranger (1994) à exaustão, a primeira coisa que vem à mente é o Batman do Adam West. Isso, na minha humilde e parcial opinião, ajuda a idiotizar o conteúdo. Olha, lisos, eu não sou psicólogo infantil nem nada, mas antes que venham me dizer algo do tipo “ah, mas isso é para crianças”, eu já fui pequeno e tenho primos em idade mínima e convivo com eles o suficiente para saber que crianças NÃO gostam de serem tratadas como tal.

Engraçado que fizeram esse recortes estilizados, e prestem atenção nos que fazem referência por exemplo, ao rangers ou ao Megazord, naqueles estilo com  linhas que lebram motivos  japoneses, como se quisessem lembrar (ou homenagear) de onde partiu o conceito da série.

Infelizmente nem levaram em conta a vasta quantidade de efeitos e cenas produzidas na Nova Zelândia na últimas temporadas, e se vocês observarem o vídeo do Adam que eu coloquei, ali em cima,  pensem em como teria sido interessante se eles substituíssem algumas cenas originais por cenas de lutas filmadas por aqui (ocidente), até porque hoje os caras da Disney, que compraram os direitos da franquia PR, tem condições contratar dublês e fazer cenas em locações muito boas.

Será que tudo isso foi para conter despesas? Porque se foi, o resultado não compensa. Eu ainda acho que RPM é uma pedida melhor, especialmente por ter tirado o clima infantilóide de Go-Onger(2008), e apostare numa trama mais apocalíptica.

Não é segredo de ninguém que eu não gosto da primeira fase dos Rangers, por motivos que cansei de explicar aqui. Mas acredito que, considerando todo o aparato que a série possui hoje à sua disposição, eles poderiam ter feito algo bem melhor.

Somando-se à esse tratamento controverso de PR, a nota que deu como oficial o cancelamento de Kamen Rider- O Cavaleiro Dragão nos EUA nos deixa com uma pergunta: será que as adaptações ocidentais de tokusatsu estão entrando em declínio?

Leia mais sobre Power Rangers

35 comentários em “100Grana Viu: O retorno dos Mighty Morphin Power Rangers

  1. Velho …. olha que esse PR é um dos mais maduros na minha opnião, mas retardaram eles nesse “retorno”!!

  2. Os PRs da disney são uma bosta a saban tinha roteiros e enredos melhores !!!!!!

  3. Tem um erro aí, o nome dos robôs e personagens aparecia em Sentai antigos sim. Em Flashman, nos VHS brasileiros, fizeram até questão de colocar uma legenda logo abaixo dos kanji/kana que mostravam o nome dos robôs/veículos.

    Bem, ainda prefiro Go-Onger a RPM. Justamente porque é uma série que não esconde ter sido feita para crianças. RPM parece que foi feito para crianças que querem se iludir imaginando que estão assistindo algo “adulto”.

    Pra mim, “adulto” passa muito longe de qualquer Sentai e principalmente de qualquer PR, por causa dessa ideia tosca de colcha de retalhos.

  4. Mas só porque é para crianças não significa que não pode ser uma boa produção, certo?

  5. O importante é o roteiro detalhado e bem-feito sem tsquice e sem babaquice !!!!!!

  6. onde eu encontro RPM e Go-Onger pra download? fiquei curioso =p
    mais voltando ao PR, estragaram a versao de PR q eh a minha infancia!
    des de pequeno gosto de PR e pra mim das series que vi a primeira foi a mais marcante, talvez por ser pequeno e nao ligar muito para os efeitos.
    minha infancia se resume em PR e definitivamente fizeram uma puta cagada ao colocar onomatopeias e afins… =/

  7. Embora não goste da franquia, também tenho de concordar que o remix ficou pior do que o original, principalmente no estilo HQ, (repetiram o mesmo erro de Beetleborgs e Beetleborgs Metalix)…a impressão que passa é que a Disney resolveu satirizar a franquia em vez de remixá-la, triste para os fãs…Essa é mais uma evidência de que PR pode acabar indo pro limbo cedo ou tarde…

  8. Sobre o que os colegas disseram sobre subestimar a inteligência da criançada, é triste ver que companias como a Disney e apresentadoras como a “Rainha dos Baixinhos” ainda tratam a molecada como ainda estivessem no século passado, essa criançada de hoje que já nasceu jogando videogame,já sabem o que o é o Orkut, Facebook, e fazer download,etc antes mesmo de dizer “papai” ou “mamãe”, por exemplo, ou que já sabe de cor e salteado os jutsus do Naruto, as transformações do Ben 10, etc antes mesmo de saberem conjugar os verbos…Enfim essa é a geração da tecnologia, dos celulares, dos videogames, superando em muito a geração Coca-Cola, a geração Tv (Xuxa,Sergio Mallandro,Mara Maravilha,Angélica).Esta geração tem um senso crítico mais apurado e desenvolvido quanto qualquer adulto, no entanto esta geração peca pela falta de respeito e educação em relação a pais e professores…Desculpe se fugi ao assunto….

  9. Desculpem, não consegui ver o vídeo até o final. É muito forte pra mim ver mais um ícone da minha infância ser mutilado dessa forma.

  10. É visível que isto não é uma versão oficial, muito menos remasterizada de MMPR. É visívelmente que a criação deste vídeo foi feito por um Fã (Fan Made) utilizando os capítulos em alta resolução de MMPR em DVD e inserindo pequenos efeitos, que por sinal não ficaram nada bons.
    Abram o olho pessoal, não caiam nessa…

  11. feliz que nasceu na decada de 80 pra traz

    tenhu até medo do meu filho nascer neste mundo de hoje.

  12. PR era legal, só que ao mesmo tempo, o grande F#-D-A da história é que não passam de adaptações (óbio, eu sei…), mas a questão que eu quero chegar é que PR só existe por que os americanos, no topo de sua pseudo superioridade de potência econômica, acreditam piamente que o que é bom, só se for americano, americanizado e blah blah.

    odeio o EGO americano =p

    mas enfim, PW lembra minha pré adolescência.

    Mas acho que todo mundo vai concordar: ahhh que saudade dos anos 80. ç.ç

  13. Em minha humilde opinião…
    Esses foram os unicos Power Rangers que prestam, para mim é o unico que da para assisitir sem queimação de filme. sacam?
    Esse é um clássico, muito bom (claro que nem se comparam aos orignais) minha infancia veio em minha mente agora, eu lembro que tinha uma bolacha/biscoito deles, era muito boa ^^’, tinha tbm os brinquedinhos do Kinder Ovo! Sem falar naqueles bonecos que viravam a cabeça! rsrsrs
    [nostalgia detected!]

  14. Eu vi agora que vcs estão falando mal da Disney, dou razão a vcs! E cuidado, pq esta pretende estragar agora a Marvel! Muhuhuhahaha!
    Disney é um lixo!

  15. Maquiaram o lixo. Nem vou me alongar nos comentários.
    Parei por aqui porque vocês já sabem a minha opinião sobre isso né?
    Pois é!

  16. power rangers prestou só até aquela fase ninja depois do primeiro filme. depois veio o turbo e foi ladeira abaixo. mas como eu era guri assisti até aquela que eles viajavam no tempo

  17. O medo é que com o tempo a Disney vai acabar amaciando o Wolverine, Cyclops,etc, ou ainda vai acabar internando o Ironman numa clínica para Alcoólicos “Quase”Anômimos,etc., ou seja se repetir a avacalhação feita com os PR. Como já disse antes, embora não goste dos dito cujos não acho justo o desrespeito por parte da Disney e dos canais que a exibe, … as vezes não acredito que a mesma produziu o saudoso “The Gargoyles (Os Gárgulas-Br) para rivalizar com os clássicos Tartarugas Ninja e Batman Animated, ou seja um desenho que fugiu ao padrão água com açúcar (marca registrada de Mr.Disney). Voltando ao assunto PR esta esculhambação da casa do Mickey é um desrespeito a memória de Truy Thang (Trini)…

  18. Os da saban possuem melhores roteiros e bons enredos enquanto os d disney só perde !!!!!!

  19. tomara q os sentais voltem

  20. Eu li por aí em algum lugar (não sei se foi aqui, no JBox ou no Dikeido) que não vão adaptar Shinkenger porque seria difícil demais já que a história é “essencialmente japonesa” e daria muito trabalho adaptá-la para um contexto ocidental. Se for assim, espero que todas as demais produções dos sentais sejam difíceis de adaptar. Detesto PR desde o primeiro eps. da primeira temporada e sei que o mundo ficará bem melhor sem eles, hehehe!!!

    Longa vida aos sentais!

  21. PR é um dos sentais que mais tive arrependimento de assistir na vida!

    Prefiro mil vezes o saudoso Black Kamen Rider… porém…

    Realmente.. estas uma “Mierda”!

    PS: NUNCA consegui assistir PR Alien Force. Foi o único! Concordo com as prorrogativas que.. a partir do TURBO.. desceu ladeira abaixo e fundiu de vez o motor!

  22. Jaspion neles

  23. Adaptações ocidentais de tokusatsu estão entrando em declínio?
    Parece que sim

  24. A qualidade era indiscutível, culminou em filme e tudo!
    Depois… meus amigos… só tristeza. Aparentemente a saga ninja
    foi o auge.

  25. Bem meus amigos como fan incondicional de PR venho discutir alguns pontos do texto acima primeiro:apenas algumas cenas foram utilizadas do original niponico e
    acho que não modificaram a morfagem dos rangers para não modificar o original…
    esse foram alguns dos pontos que discordei nesse texto

  26. desde o começo achei que a vaudisnei ia tirar a personalidade de power rangers- o que na verdade só dá p/perceber agora- e finalmente investir o que os fãs + fieis merecem- e os que não ficaram de saco cheio do formato repetitivo.
    Mas a vaudisnei não eh quem eu mais indicaria, pelo seu historico editorial e por motivos como esse acima, se deixasse as fitas e recursos de sobra nas mãos de um nerd fanatico pela série antiga-como eu- o resultado seria bem melhor.

  27. Ah! ía esquecendo.
    Isso me deixa preocupado com o resultado de “Os Vingadores”.

  28. […] achavam que, com o relançamento tosco da primeira temporada de Power Rangers, a série ia mesmo para o  saco, certo? ERRADO!!! Para minha surpresa, e […]

  29. Prefiro comprar os DVD’s remasterizados por 70 pratas dublado do que ver isso 🙂
    Power Rangers é foda… depois do Ninja Storm que foi a 1ª produção da Disney ai ficou lixo……… Mas concordo em 1 ponto… Com a grana que eles tinham eles poderiam contratar dublês para fazer as cenas de luta ao invés de copiar o Japonês.. eles tão no centro de comando.. morfão e já saem pulando no local da luta lolz….

  30. Sinceramente eu sou muito fam de Power Rangers e Super Sentai principalmente Por ser “Original”.
    Esta Restauração Que Fizeram ficou muito ruim custava os caras terem investido mais ou então já que queriam voltar as origens poderiam ter feito uma nova versão ia ficar muito melhor em minha opinião.
    Eles poderiam ter feito uma versão totalmente nova nunca exibida no Japão roupas armas etc. Uma versão totalmente Americana sem copiar e colar.

  31. Esses power ranges disney são um cocó os da saban é melhor!!!!!

  32. O power ranger Mighty Morphin ou no espaço tinha que volta a passa natv outravez

  33. qual é o que voce falou sobre mudarem as morphin deses é mto nada a ver levando em consideraçao que a ranger amarela morreu e o futuro “branco” mudou totalmente e é parte da MMA agora como eles fariam novas transformaçoes sem os atores?!

  34. Tenho que admitir que Power Rangers pela Sabam era melhor, mais a Dysney está horrivel por causa da Dysney os Power Rangers podem entrar em declinio total, estou com medo dos Power Rangers acabarem no Shinkenger, e depois não produzirem mais agente precisa continuar esse trabalho, eu sou fâ e faço de tudo para prevaleçer esses herois, gravando seus episódios em dvd, e não tirar a tradição

  35. Olha, sinceramente, eu nao sei em que mundo você viveu na década de 92-93.

    Cara, Power Rangers foi uam revolução na época, até então os esquadrões era coisa que só a manchete passava e ja eram velhos e repetitivos aqui no Brasil.

    Quando Power Rangers veio, foi uma febre, uma onda de novos tipos de heróis que estariam surgindo no Brasil.

    Hoje tenho 24 anos e na época eu tinha entre 5 e 7 anos, acompanhei os Power Rangers até os meus 11 anos com a série dos Space Rangers, depois disso eu via só as vezes.

    Para mim seria uma honra rever toda a série novamente, sinto saudades, mas o que realmente lhe dou razão é o fato de terem colocado efeitos muito babacas, realmente acho que não valeu a pena relançar assim, que melhorassem somente a qualidade da imagem aplicassem formato em HD, filmassem novas cenas com dublês, mas essas mudanças realmente foram babacas.

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: