13 Comentários

100Grana Especial: Vozes marcantes na Cultura Pop

Ontem foi lembrado o Dia da Voz, então  escolhi me lembrar de algumas vozes que fazem ou fizeram parte do nosso cotidiano.

Antes de mais nada, um sincero pedido de desculpas por não ter conseguido colocar isso no ar ontem. Meu trabalho me arrancou da frente do terminal do computador antes de eu concluir essa matéria. Mas enfim, aí está.

Esse é um post extremamente difícil de fazer, pois quando se fala em voz, estamos nos referindo a um assunto muito abrangente: música, dublagem, locução, enfim, trabalhos com a voz não é uma coisa a qual se pode falar com poucos exemplos e ao mesmo tempo fazendo justiça a todos os elementos.

Bem, ontem foi o Dia da Voz e não poderíamos passar essa data em branco, porque antes de tudo, nós do 100Grana somos fãs de muitos trabalhos envolvendo a voz, além de termos crescido meio que acompanhando o trabalho de muitos profissionais da àrea.

O inimtável altamente imitável

Quando se fala em locução por exemplo, logo quem me vem à cabeça é o Cid Moreira, tão imitado e lembrado em paródias, ou também do recém falecido Lombardi. Na boa, os resultados da Tele-Sena não foram os mesmo sem ele  😦  :

Ainda na televisão, quem passou a infância não esquece a voz de Dirceu Rabelo. Quem? Ora, esse é o cara dono das locuções da Sessão da Tarde, Domingo maior e tantos outros que mostravam “essa galerinha aprontando as maiores confusões”

O cinema no Brasil ganhou voz  com o  pioneirismo de Herbert Richers, dono da primneira sala de dublagem no país e que rendeu grandes trabalhos e abriu portas para diferentes estúdios de dublagem surgirem.

E antes de se falar em dublagem, é justo falar de locução, portanto, não dá para esquecer vozes como a do saudoso Don La Fontaine, que inventou aquela linguagem marcante de se narrar trailers, ou ainda aqui no Brasil, as narrações de Jorge Ramos. Imaginem a cena, pois você provavelmente já passou por ela uma vez na vida: intervalo comercial , uns comerciais chatos e então aparece uma chamada como essa:

Para quem nunca viu o rosto de Jorge Ramos (o locutor do trailer acima), tá aí o dono da voz:

A dublagem brasileira em si, nunca é demais dizer, é considerada uma das melhores do mundo pela capacidade de improviso e demonstração de naturalidade. Assim como os locutores, também os dubladores marcaram nossa juventude com as vozes em personagens que adoramos até hoje. Citar um por um seria complicado, pois são muitos e esquecer desse ou daquele nome seria uma tremenda injustiça de nossa parte.

Façamos o seguinte. Vou escolher alguns trabalhos dublados tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro que não podemos esquecer e colocar a seguir:

Para quem curte dublagem, recomendo também o documentário Eu conheço essa Voz, lisos,  disponível na net e produzido por alunos da PUC,  que investiga as origens da dublagem no Brasil,  como ela funciona hoje, os prós e contras de se trabalhar com isso, através de depoimentos  de dubladores como Márcio Seixas (Batman), Miriam Fischer (Nicole Kidman, Drew Barrymore), José Leonardo (Anakin Skywalker em Clone Wars), Mauro Ramos (Pumbaa) e Ricardo Juarez (Johnny Bravo):

Sim, a gente não fala de músicos? Claro, claro, lembrando que é um assunto tão abrangente que fica difícil escolher alguns poucos nomes… então, já sei: vou escolher cinco nomes que me passam na cabeça quando se fala em vozes marcantes ou com grande força na voz:

Não custa ressaltar que esta foi uma seleção MINHA, perguntarmos aos demais membros do blog, com certeza eles terão outras opções na cabeça. Por falar nisso, que tal vocês dividirem isso consco agora? Que voz mais marcou vocês na música, dublagem ou até mesmo na narração?

Continue lendo o 100Grana e até a próxima notícia

13 comentários em “100Grana Especial: Vozes marcantes na Cultura Pop

  1. Quanto ao curta, a dublagem no Brasil é, como muitos dizem, a melhor do mundo. Eu depois que aprendi a ler, deixei de lado os filmes dublados porque na hora de traduzir girias, expressões e afins, ficava uma coisa tão carioquêsa que deu raiva. O mesmo não valendo pra desenhos. Briggs e Alexandre Moreno são dubladores (entre vários outros) que ainda seguram meus ouvidos. Ainda hoje faço questão de ver filmes do Adam Sandler dublados.

    E a seleção de vozes musicais tá linda, só esse Aha aí, que tá sobrando e não tá no mesmo nível

  2. @neuza:

    Coloquei o A-ha por causa do Morten Harket, o vocalista tem uma capcidade bacana de segurar notas, como nessa Touchy e Summer Moved On (acho que esse é o nome da música 🙂 )

  3. Otima Matéria,

    eu particularmente prefiro as dulagens antigas, como alguns exemplos ae citados

    1º dublador do Rambo II , Star Wars , Jaspion , Dragon ballz, He-man enfim…

    As dublagens de Hoje em dia está como o Ricardo Juarez disse no video ” Eu conheço essa voz ”

    ” Hoje em dia tá muito aquela coisa de Padaria, embrulha e manda..e não tem aquela preparação”

    eu concordo plenamente com que ele disse, culpa até da produtora que fazem tudo rapido e não se preucupam com os detalhes, ou com os proprio dubladores..

    o exemplo mais tosco que posso citar foi na dublagem é naturo, quase me enforquei quando vi toda aquela dublagem, muito ruim comparada ao Dragon ball z, Cavaleiros etc..

    não estou criticando o trabalho deles mto pelo contrario eu admiro e muito mas….em infelismente alguns casos a desvalorização é tanta que estraga o trabalho dos pessoal que dubla.

    por isso eu prefiro filme audio 100% original, só em alguns casos eu gosto de rever filmes antigos que tem os melhores dubladores..

  4. nosssaa…..1ª vez que eu escrevoo tanto (¬¬)”

  5. Otima Matéria [2]

  6. Ótima matéria (3)

    Na música as vozes que me marcam são as de: Eddie Veder (Pearl Jam), Jean Luc De Meyer (Front 242) e Dennis Osterman (In Strict Confidence), entre tantas outras.

    Na Dublagem nada supera os filmes Curtindo a vida adoidado e Sem licença para dirigir.

    Na narração jornalistica brasileira: Hélio Costa (atual ministro das comunicações era foda)

    Na narração esportiva: Galvão Bueno (podem me xingar) e Silvio Luiz (engraçado pra cacete)

    No cinema: ED209 (o robô vilão de robocop). Repeti a cena em que ele metralha o cara umas 10 vezes seguidas quando assisti o filme. Vin Diesel tem também um vozeirão no melhor estilo brucutu, em compensação a dublagem nacional é uma bosta!

  7. Conheci ÉLCIO SODRÉ (KAKASHI SENSEI, SHIRYU DE DRAGÃO…) e MIRIAM FICHER (BOTAN, LILICA, PRINCESA…) num evento de PORTO ALEGRE (ANIMA HEROES), há quase dois anos. Foram superbacanas. Também me aproximei de GILBERTO e HERMES BAROLI, WENDEL BEZERRA, ALFREDO ROLLO, VAGNER FAGUNDES, WALDYR SANT’ANNA (D’ OH!). Tenho autógrafos de uns e fotos de outros. XD
    Também não gosto desse torca-troca de vozes quando relançam filmes e certos seriados. ;P

  8. Também sou fã do A-HA. Fiz uma ilustração do grupo.

  9. puts…sem ofenças mas…tu é o cara!!

    se eu tivesse o autografo do , WENDEL BEZERRA, ALFREDO ROLLO minha coleção de Dragon Ball z estaria perfeita.

  10. a última vez que me estressei com dublagem foi quando mudaram a direção de dublagem do aquateen. mesmo mantendo os excelentes dubladores, o cartoon limitou a autonomia do diretor e o desenho caiu em qualidade. os fãs de dubladores sabem o que eles enfrentam…

  11. Ótima matéria. [n+1]

    Eu prefiro ouvir o áudio original dos filmes, mas não dá pra negar que a dublagem brasileira, salvo raras exceções, é das melhores do mundo, se não a melhor. Matt Groening, criador dos Simpsons, afirmou isso com todas as letras.

    Pecado mortal não citar o Newton da Matta, voz do Bruce Willis e do Lion-O, dos Thundercats. O cara mandava muito bem. 🙂

  12. thanks brother.nice sha..

  13. Summer moved on, tá certo… =D

    Recorde de nota segurada mais tempo em musica pop: 32 segundos *.*

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: