13 Comentários

100Grana foi lá: MAG e WDJA

De 27 a 30 de maio, o IESAM foi palco de dois eventos dedicados ao desenvolvimento, exibição e apreciação dos games e nós estivemos lá para conferir.

Special thanks: Fotos de JrMetal – TwitterFlickr

Conforme nós falamos a respeito, o  IESAMInstituto de Estudos Superiores da Amazônia, e o grupo BelJogos, se uniram para promover dois eventos com o objetivo de proporcionar dois eventos : O MAG e o WDJA.

Filipe Mendes, um dos membros do Bel Jogos e da organização dos dois eventos, nos contou como o IESAM já tinha planos de desenvolver um evento relacionado ao tema, quando o Bel Jogos , que já tinha a idéia para o MAG,  ofereceu a parceria para desenvolver ainda mais a idéia, que culminou nos quatro dias de atividades.

Primeiramente, tivemos  o MAG Mostra Analítica de Games, aonde no primeiro dia o tema foi A Arte nos Jogos, quando foi exibido o vídeo homônimo, produzido pelo próprio Filipe Mendes, e logo em seguida tivemos um proveitoso e  divertido debate sobre o tema. Eu mesmo participei da mesa redonda e tive a oportunidade partilhar minhas experiências e opiniões a respeito de questões como a produção de certos games serem considerados  obras artísticas, capazes de ter tanta relevância quanto livros ou filmes.

No dia seguinte, tivemos a exibição do documentário do Discovery Channel,  A Era do VídeoGame, que como o próprio nome diz, fez um apanhado da evolução dos joos, desde seu primórdios até o uso dos mais sofisticados  softwares na produção dos mesmos. A seguir, a mesa debateu sobre  o mercado de desenvolvimento dos jogos, como iniciar os trabalhos na área, com uma importante mensagem deixada: Qualquer desenvolvedor precisa começar a pensar em termos administrativos de sua carreira logo cedo, bem como procurar aprimorar suas habilidades o quanto puder.

No terceiro dia, tivemos a exibição de uma série de making-offs da série Uncharted, o qual eu tive a oportunidade de jogar pouco antes do início das atividades do dia e, devo dizer, fiquei muito impressionado com a interatividade e jogabilidade. O tema da mesa neste dia, inclusive, foram os novos patamares alcançados pelo advento do jogo,  bem como a relevância do roteiro na produção de um jogo.

Pode -se dizer que o último dia  de eventos, o WDJA Workshop de Desenvolvimento de Jogos da Amazônia, era igualmente esperado pelo público. No sábado, dia 29, tivemos palestras com Marcos Romero, sobre o desenvolvimento de Jogos 3D com Blender, seguida da palestra de Elinaldo Azevedo, relacionada ao atual mercado de Jogos.

Após a exibição de alguns jogos desenvolvidos ou em desenvolvimento, ocorreram também as palestras de Manoel Sena e Amanda Von , falando sobre  os aspectos de Design no Desenvolvimento de Jogos, além da palestra de Antônio Marcos sobre os Jogos de Computador e a tecnologia assistida.

Nosso amigo Mauro Sókrates também expôs algumas de suas raridades em consoles no evento

O evento também contou com um Curso de Introdução ao Game Maker, promovido pelo  próprio Marcos Romero, além de um torneio de Pro Evolution Soccer, que premiou os vencedores com prêmios em dinheiro e mesmo jogo para o PS3.

Os organizadores vêem com bons olhos a realização  dos dois  eventos, pois podem influenciar não apenas ao comparecimento maior do público, mas também o interesse maior dos frequentadores em ingressar numa especialização (caso seja criada ), haja vista que muitos dos frequentadores são estudantes de áreas relacionadas.

Muito embora, em termos de mercado,  muitos podem encarar o desenvolvimento de jogos como algo pessoal, um hobby, pois ainda falta o pensamento empreendedor, que pode vir a surgir com mais iniciativas  como estas. Quem sabe?

Ao final, alguns dos membros do 100Grana não resistiram e partiram para uma partida no remake de Turtles in Time. Diga-se de passagem, no hardcore:

Agradecemos a oportunidade e desejamos ao grupo Bel Jogos e ao IESAM sucesso nas próximas iniciativas.

Continuer lendo o 100Grana e até a próxima notícia

13 comentários em “100Grana foi lá: MAG e WDJA

  1. Huaheuaehae…

    Vcs estão brincando de “Onde está o Wally” com o logo do 100Grana?

  2. Por alguns instantes, quando bati o olho, pensei que era o logo do 100 grana mesmo na tv e no balcão oaihweo02qaiw

  3. Parabéns pela matéria, um resumo muito legal da programação!

  4. Uma pergunta: Quem pagou a entrada?
    uahUAHUhauahuha

  5. TOTTALY EXCELLENT!

    Foi muito show mesmo. Gostei muito do que vi e ouvi, principalmente sobre o MSX. A ênfase do Marcos quando ele tocou no assunto foi show.

    Ver o povo admirando minha coleção e tirando foto (com direito a poses e talz) foi impagável! Penas que eu não pude ficar até o final, senão eu também estaria espancando uns membros do Clã do Pé.

    No mais, foi excelente. Que venha mais! xDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

  6. Nerds.. ¬¬ Pfss…

  7. NOTA 10 O SITE É SHOW DESDE JA AGRADEÇO A COBERTURA NO IESAM E VEM AI MAIS CAMPEONATOS DE PES2010, O PROXIMO É AGORA MESMO EM JUNHO NO ASLAM SEM DATA DEFINIDA(LIGA PARAENSE DE PES2010).
    QUANDO TIVER DATA E HORA POSTO UM COMENTARIO SOBRE.VALEU 100GRANA E ATE A PROXIMA…

  8. Turtles in Time … yeah we did it !

  9. COMO COMENTEI, O PROXIMO CAMPEONATO DE PES2010 SERA DIA 19 DE JUNHO NO ASLAM DA MAURITI, OS INTERESSADOS PODEM LIGAR PRA:3241-5793(FALAR COM HUMBERTO),ESPERAMOS A PRESENÇA DE TODOS INCLUSIVE DO PESSOAL DO 100GRANA, ABRAÇOS E ATE MAIS…….

  10. Passo!

    Nada contra a Konami, longe disso. Sou fã dela desde 1988 e sempre fez grandes jogos no MSX (onde ela cresceu) e nos outros consoles. Mas infelizmente já cheguei ao meu limite no caso de games futebolísticos.

  11. “Vcs estão brincando de “Onde está o Wally” com o logo do 100Grana?” [2]
    xD

    Brincadeiras a parte, muito legal a matéria e a cobertura do evento! =D

    Em nome do BelJogos agradeço a equipe do 100grana de ❤ por essa parceria. 😉

    1 grande abraço a todos!

    o/

  12. Alô galera,

    Fiz um vídeo mostrando algumas das atrações do evento, algo bem simples, mas dá para fazer um passeio pelo que rolou no WDJA, sobretudo a aula do nosso amigo Mauro Sókrates sobre o “museu” que levou para o evento. Muito bacana.

    A equipe da TV IESAM também fizeram uma cobertura muito legal de todo os dois eventos, estão em fase de edição, adianto que está ficando muito bom, em breve disponibilizarei também.

    Segue link do vídeo no youtube:

    Um abraço a todos.


    Atenciosamente,

    Paulo Rocha

  13. Entrevista Prof. Paulo Rocha durante o 1º Workshop de Desenvolvimento de Jogos da Amazônia.

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: