7 Comentários

Guillermo Del Toro explica sua decisão de deixar O Hobbit

Diretor publicou um depoimento na internet, explicando sua saída da produção.

A saída de Guillermo Del Toro de O Hobbit deixou um gosto amrgo na garganta dos que queriam vero diretor colocar as mãos num universo tão rico quanto o de J.R.R. Tolkien. Sabendo disso, o próprio Del Toro escreve uma carta aos fãs, que foi publicada no site TheOneRing.

Na mensagem, ele agradece aos que, nas palavras dele o apoiaram desde o início, bem como os amigos que  fez durante o processo de envolvimento na produção

Em geral, DelToro explica que  raramente gastou uma quantidade tão grande  de tempo, especialmente por obrigar-se a  manter  obrigações contratuais com vários outros estúdios paradas. O  compromisso dele  com O Hobbit, segundo ele,  exigiu enormes sacrifícios, tanto no pessoal e profissional [Faustão mode off]. Tanto que foi obrigado a se mudar com família e tudo para a Nova Zelândia,  em 2008.

Del Toro não culpa exatamente os problemas da MGM como responsáveis pelo atraso, mas uma série de fatores que incluíam complexidades contratuais e problemas de última hora, que proporcionaram sua decisão.

O diretor declara que foi doloroso deixar a produção, mas em compensação contribuiu com uma riqueza de desenhos, animatics, quadros e esculturas representando as idéias dele para idéias para a Floresta das Trevas, aranhas e afins, no afã de, assim com os demais envolvidos na produção, assegurar a melhor transição possível do filme para o novo diretor, seja ele quem for.

Del Toro também garante que a produção prossegue  e o filme pode sair mais rápido do que o esperado. Tomara. Bom, se me perguntarem que diretor eu colocaria no lugar dele, eu a priori diria o próprio Peter Jackson, mas como a idéia ele ficar só de produtor, ao menos neste primeiro filme, lembrei do nome de Terry Gilliam. Acho que seria uma boa. E vocês, tem algum nome em mente?

A trama do livro original mostra Bilbo Bolseiro (Bilbo Baggins no original) um recluso hobbit, cruzando o caminho do mago  Gandalf e 13 anões, que desejam recuperar seus tesouros ,  roubados por um dragão chamado Smaug. Assim, eles saem em busca da Montanha Solitária com o objetivo de recuperar o que lhes pertence, vivendo muitas aventuras durante todo caminho, litando contra aranhas gigantes, elfos, trolls e outros seres.

O Hobbit tinha provável lançamento no fim de 2011, com uma sequência no ano seguinte. Agora, eu já nem sei.

Leia mais sobre O Hobbit.

7 comentários em “Guillermo Del Toro explica sua decisão de deixar O Hobbit

  1. Terry Gilliam realmente seria um bom nome para substituir Del Toro na direção do filme do “chaveirinho”…

  2. Na boa, o que Guillermo Del Toro fez pra ser considerado tão brilhante?? Seus filmes são recheados de criaturas bizarras e daí?

  3. @Rafael: Adicione umas pitadas de HYPE e tadã: um novo mito surge. Hj em dia temos excesso de informação, cara, e ninguém se preocupa mais em digerir as coisas. As pessoas não querem ter trabalho de pensar, e aí, qq coisa vira sucesso, mito e ícone.

    O Del toro é legal, curto os filmes dele. Mas ainda é cedo pra “mitificar” o cara.

  4. bom, todos os filmes dele sao otimos, sem nenhum excessao! grandes historias, visual deslumbrante… era o cara certo pro mundo tolkien! ele nao “apareceu” estantaneamente… o cara ta provando que é um grande contador de histórias já tem um tempinho…ter o aval do peter jackson nao é pra qqer um.

    fora ele, o terry gilliam seria uma boa pedida sim… talvez o sam raimi?

  5. Léo Hung,

    Você disse tudo cara. Assino embaixo!

  6. lembrando que antes do Senhor dos Anéis o próprio Peter Jackson era diretor de filmes B de “terror”… Se for comparar o Guilhermo tem até um currículo melhor. Não é que ele seja O diretor, mas a visão e o estilo dos filmes dele casam muito bem com a temática do Tolkien e do próprio Peter Jackson. Por isso a pena dele sair….

    Mas enfim, a única pessoa insubstituível nesse mundo é a minha mãe. Dá pra viver sem ele… E acho o Terry Gilliam uma boa pedida. Gostei bastante do Imaginário do Dr. Parnassus, ele trabalha bem com a temática de fantasia.

  7. Terry Gilliam e pé frio…o nome ideal serio o proprio peter!

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: