Diretor publicou um depoimento na internet, explicando sua saída da produção.
A saída de Guillermo Del Toro de O Hobbit deixou um gosto amrgo na garganta dos que queriam vero diretor colocar as mãos num universo tão rico quanto o de J.R.R. Tolkien. Sabendo disso, o próprio Del Toro escreve uma carta aos fãs, que foi publicada no site TheOneRing.
Na mensagem, ele agradece aos que, nas palavras dele o apoiaram desde o início, bem como os amigos que fez durante o processo de envolvimento na produção
Em geral, DelToro explica que raramente gastou uma quantidade tão grande de tempo, especialmente por obrigar-se a manter obrigações contratuais com vários outros estúdios paradas. O compromisso dele com O Hobbit, segundo ele, exigiu enormes sacrifícios, tanto no pessoal e profissional [Faustão mode off]. Tanto que foi obrigado a se mudar com família e tudo para a Nova Zelândia, em 2008.
Del Toro não culpa exatamente os problemas da MGM como responsáveis pelo atraso, mas uma série de fatores que incluíam complexidades contratuais e problemas de última hora, que proporcionaram sua decisão.
O diretor declara que foi doloroso deixar a produção, mas em compensação contribuiu com uma riqueza de desenhos, animatics, quadros e esculturas representando as idéias dele para idéias para a Floresta das Trevas, aranhas e afins, no afã de, assim com os demais envolvidos na produção, assegurar a melhor transição possível do filme para o novo diretor, seja ele quem for.
Del Toro também garante que a produção prossegue e o filme pode sair mais rápido do que o esperado. Tomara. Bom, se me perguntarem que diretor eu colocaria no lugar dele, eu a priori diria o próprio Peter Jackson, mas como a idéia ele ficar só de produtor, ao menos neste primeiro filme, lembrei do nome de Terry Gilliam. Acho que seria uma boa. E vocês, tem algum nome em mente?
A trama do livro original mostra Bilbo Bolseiro (Bilbo Baggins no original) um recluso hobbit, cruzando o caminho do mago Gandalf e 13 anões, que desejam recuperar seus tesouros , roubados por um dragão chamado Smaug. Assim, eles saem em busca da Montanha Solitária com o objetivo de recuperar o que lhes pertence, vivendo muitas aventuras durante todo caminho, litando contra aranhas gigantes, elfos, trolls e outros seres.
O Hobbit tinha provável lançamento no fim de 2011, com uma sequência no ano seguinte. Agora, eu já nem sei.
Terry Gilliam realmente seria um bom nome para substituir Del Toro na direção do filme do “chaveirinho”…
Na boa, o que Guillermo Del Toro fez pra ser considerado tão brilhante?? Seus filmes são recheados de criaturas bizarras e daí?
@Rafael: Adicione umas pitadas de HYPE e tadã: um novo mito surge. Hj em dia temos excesso de informação, cara, e ninguém se preocupa mais em digerir as coisas. As pessoas não querem ter trabalho de pensar, e aí, qq coisa vira sucesso, mito e ícone.
O Del toro é legal, curto os filmes dele. Mas ainda é cedo pra “mitificar” o cara.
bom, todos os filmes dele sao otimos, sem nenhum excessao! grandes historias, visual deslumbrante… era o cara certo pro mundo tolkien! ele nao “apareceu” estantaneamente… o cara ta provando que é um grande contador de histórias já tem um tempinho…ter o aval do peter jackson nao é pra qqer um.
fora ele, o terry gilliam seria uma boa pedida sim… talvez o sam raimi?
Léo Hung,
Você disse tudo cara. Assino embaixo!
lembrando que antes do Senhor dos Anéis o próprio Peter Jackson era diretor de filmes B de “terror”… Se for comparar o Guilhermo tem até um currículo melhor. Não é que ele seja O diretor, mas a visão e o estilo dos filmes dele casam muito bem com a temática do Tolkien e do próprio Peter Jackson. Por isso a pena dele sair….
Mas enfim, a única pessoa insubstituível nesse mundo é a minha mãe. Dá pra viver sem ele… E acho o Terry Gilliam uma boa pedida. Gostei bastante do Imaginário do Dr. Parnassus, ele trabalha bem com a temática de fantasia.
Terry Gilliam e pé frio…o nome ideal serio o proprio peter!