16 Comentários

Rock: a trilha oficial da Cultura pop

No Dia Mundial do Rock, penso em como certos  filmes, quadrinhos e afins ficaram ainda mais memoráveis com essa parceria.

Quando parei para pensar sobre o quê escrever nesse dia, tive várias dúvidas na abordagem porque estamos falando de  um gênero musical tão abrangente, que eu poderia passar o dia  conversando sobre isso.

Pois bem. Eu escutei de tudo um pouco desde queme entendo por gente. As três primeiras  coisas de Rock, eu tenho certeza que foram Elvis, Beatles e Queen. Sim, de novo  em fita k7, sendo que no caso dos Beatles, foram três: uma coletânea com os maiores sucessos, o Abbey Road e o Shaved Fish, do John Lennon.

Desde então, venho  acompanhando o gênero e as várias mudanças pelas quais ele passou, na verdade, meio que sem querer, pois sempre dei primazia para os quadrinhos, cinema, séries e deriado que música em si, mas sempre tive lá meus favoritos.

O que eu percebo hoje (e não me dei conta quando mais novo) é como o Rock representa parte fundamental da história da cultura pop que veiculamos aqui todo dia. Na verdade, sempre houve meio que uma troca.

De um lado, embora produções prefiram uma trilha clássica, com orquestra e tudo,  muitos foram os filmes que trouxeram em sua trilha um som mais pesado (ou até misturado com orquestra), tornando as lembranças sobre o filme mais icônicas:

Temos até um representante nacional nesses exemplos:

Do outro lado da moeda, músicos do gênero homenageiam personagens icônicos, através de músicas que remetem à esses personagens. O próprio Paul McCartney, como eu já lembrei algumas vezes, já citou em suas músicas  personagens como Capitão Marvel, Magneto e até o Homem de Titânio. Abaixo, outros exemplos:

Muitas vezes, é a vez da própria  Cultura pop lembrar do rock, como Todd MacFarlane, cuja empresa de action figures e estáturas tem em sua linha exemplos que nós com certeza gostaríamos de ter na cabeceira da nossa cama:

Quadrinhos então nem se fala. Por ser um dos maiores entusiastas da cultura pop, o Kiss, ou ainda mais especificamente Gene Simmons, geralmente é um dos mais lembrados. Os caras já viraram bonecos, protagonizaram filme (Kiss Contra o Fantasma do Rock) e foram tema de um (Detroit Rock City) e, como se não bastasse, ainda tiveram suas próprias HQ’s, na Marvel e a série da Image baseada na turnê Pscycho Circus.

"Impressão feita com sangue do Kiss" Haja transfusão 🙂

O próprio Simmons se envolveu com duas produções aonde ele teve grande influência. Em uma delas, foi criador  da animação Meu Pai é um Roqueiro, obviamente baseado nele mesmo:

A outra foi no live-action do anime e mangá Detroit Metal City, sobre um jovem tímido que se esconde na figure de um demoníaco vocalista de uma banda de Hard metal. Simmons faz uma ponta como um grande metaleiro americano.

Aliás, diga-se de passagem, o Rock teve também grande influência na esfera oriental. Basta vocês olharem o Ryu, do anime e mangá Shaman King:

Analisando agora, eu penso que Rock tem muito da cultura pop: são gêneros que permanecem até hoje,  divididos em diversasa vertentes para se adaptar ao gosto de um  publico específico. Não cabe a mim dizer o que é melhor, o que não é, curto as minhas bandas, meus quadrinhos, como cada um.

Agora fiquei na onda: Como escolher uma bom tema para fechar essa matéria? Bem,  se é para lembrar de filmes marcantes com rock:

Lisos, a gente sempre vai cometer uma injustiça e esquecer alguém sem querer. Por isso, se vocês se lembrarem de um trilha marcante , estejam à vontade para compartilhar conosco.


Continue lendo o 100Grana e até a próxima notícia

16 comentários em “Rock: a trilha oficial da Cultura pop

  1. FELIZ DIA MUNDIAL DO ROCK!

  2. A musica do Black Sabbath, “Iron Man”, não fala do personagem dos quadrinhos Iron Man… veja a letra da música

  3. Desde que eu me entendo por gente eu associo a música “Twist and Shout”, dos Beatles à Ferris Bueller.

    Precisa de mais provas que isso pra reforçar o que o “Mentorbreak” está falando?

  4. Feliz dia do Rock a todos os homens e mulheres de bom coração (e ouvidos também)!

    \m/(Ò,…,Ó)\m/

  5. Lembrei foi do que Elvis Presley disse certa vez: “O rock mostra que a música não acalma os animais. Ao invés disso, liberta a fera do fundo de nossas almas”. =]

    Tenho forte preferência pelo punk rock, embora também tenha ouvido e gostado um pouco dos diversos estilos desde minha infância. Não lembro quais foram as primeiras bandas que escutei, mas lembro bem do meio 1º show: Angra, certa de 9 anos atrás, quando eu tinha meus 14~15 anos.

    I wanna rock and roll all night, and party everyday!

  6. Apesar de não curtir muito a escolha dos vídeos, valeu a lembrança.
    O primeiro álbum que eu tive foi um LP do Jethro Tull, Heavy Horses. Cresci ouvindo velharia mesmo: BTO, Grateful Dead, Pink Floyd, Hendrix, Patto, Traffic, Casa das Máquinas, O Terço, Zombies, Beatles, Rolling Stones, Cream, Byrds, Bob Dylan, The Band, etc. Mas a galera da minha idade nem sabia o que era isso, estavam ligados em outras coisas.

    É uma pena que o Rock perdeu tanto do seu espírito transgressor e da sua vontade de mudança. Antigamente a música significava muito mais pras pessoas.

    Vejo isso pela banda do meu irmão, que é uma merda.

    Mas acredito que não precisamos ser neófobos, existe muita gente nova e talentosa por aí, com grandes obras. O negócio é correr atrás que os bons mesmo residem na obscuridade…

  7. Porra, Rock é isso aqui ó:

  8. As pessoas que curtem Rock são mais cultas = Fato!

    Sou rockeiro desde os 6 anos, e não me arrependo por ter seguido esse estilo.
    Parabéns sem grana pela matéria!

    E muito Rock para todos!!!

  9. O Rock começou mesmo foi com Billy Holyday, apesar de nunca ter ouvido “rock around the corner”.
    Quem gosta de games e rock, jogue “Spider-Man – Maximum Carnage” para o SNES – as músicas são do Black Sabbath!
    Legal era o “Spiderman” do Ramones. Deveriam ter colocado nos filmes novos e não algumas porcarias que colocaram como trilha sonora.
    Nos créditos de Godzilla, Há uma versão de “Kashimir” do Led Zeppelin.
    E no último filme do Iron Man, o Rock do AC/DC manda bem.
    Para terminar, a trilha sonora da abertura de “supernatural” (sobrenatural) e do Kansas, que mandam super bem também…
    Ah sim, no último filme do Duro de matar, tem uma música do “Creedence Clearwater Revival”, quem nunca ouviu, vale a pena dar uma conferida!
    Up The Irons!

  10. Deixo p vcs um pqno presente p esse dia:

  11. Só pra constar… FELIZ DIA DO ROCK!!!

  12. Com pesquisa copiada de outros sites e do Google até eu!!!

  13. FELIZ DIA DO ROCK PRA TODOS……….

  14. Já que o Avenger mencionou, vale lembrar dois diretores lendários que são sinônimo de rock’n’roll: Martin Scorsese (The Last Waltz, Caminhos Perigosos) e Francis Ford Coppola (em Apocalypse Now é marcante as canções do The Doors)

  15. “HEY, HEY, MY, MY. ROCK AND ROLL WILL NEVER DIE”.

    CINEMA, HQ E ROCK. EM TODOS OS TEMPOS!!!!

  16. Hail Rock n Roll ! Parabéns pela inciativa pessoal do 100grana. Vc não escolhe o Rock n Roll , ele é que te escolhe .

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: