11 Comentários

Super Mario 25 Anos: Rodrigo, um viciado

Mario é mais do que um personagem. É, muito provavelmente, a representação gráfica mais conhecida do mundo quando se fala em videogames. E seus jogos trazem um nível de desafio ao mesmo tempo estimulante, irritante e cativante, gerando algo que não pode ser chamado por outro nome que não o vício. Hoje você vai conhecer um viciado: Rodrigo Serrão, de 24 anos.

Rodrigo Serrão e sua parafernália Mario

Rodrigo Serrão e sua parafernália Mario

Feliz proprietário de um Nintendo DS, um Wii, além de também gostar da concorrência, com um Playstation Portable, Rodrigo joga Mario desde que se entende por gente. Com cinco anos de idade, acompanhava seus primos que tinham o saudoso Nintendo 8 Bits (Nintendinho, para os íntimos). Logo depois, quando ainda tinha um Atari, sua mãe lhe deu um Turbogame.

Turbogame. Pergunte à sua vó.

Pra você que acha que está lendo um artigo de arqueologia, saiba que o Turbogame era em entre os inúmeros “clones” do Nintendo 8 Bits do Brasil. Tinha controles iguais aos do Mega Drive, mas virados pra cima. É, eu sei.

Mas o pequeno Rodrigo foi se encantar de vez pelas plataformas e canos pixelizados quando adquiriu o videogame que consolidou a indústria e mudou os rumos da tecnologia da época, o Super Nintendo (mantido com zelo até hoje), que era acompanhado nada menos que Super Mario World.

“Só consegui zerar ele depois de muitos meses. Acho ele difícil até hoje. Chorava de raiva quando não passava de certas fases, como a Tubular”

Justamente pela persistência em vencer o jogo, Rodrigo acredita que foi se habituando e se afeiçoando a Mario e todo o seu universo. Daí para cair no vício frenético dos outros jogos, foi, ironicamente, um pulo. E veio Super Mario Kart. E prejuízo.

“Tive dois cartuchos de Super Mario Kart porque eu quebrei o primeiro. Eu queria destravar itens especiais que só os personagens controlados pelo computador tinham. Aí eu abri a fita, desparafusando, e mexi com os dedos nos circuitos, até machucar os dedos, tentando mudar a programação, sabe Deus como. Claro que destruí o game.”

Versão japonesa do Super Mario Kart. Tinha que serrar as travas do SNES americano. Teu pai lembra, liso.

Versão japonesa do Super Mario Kart. Tinha que serrar as travas do SNES americano pra jogar. Abs.

Na passagem para a geração dos jogos em 3D, Rodrigo acha que Mario foi muitíssimo bem representado com Super Mario 64, um dos games que ele mais jogou na vida. Mas nessa mesma época, algo o incomodava na franquia.

“Prefiro o Luigi.”

Rodrigo, indo contra a maré de fanáticos, prefere jogar qualquer jogo de mundo de Mario se tiver como escolher Luigi, o irmão menos famoso e prestigiado. Quando começaram a desenvolver a personalidade deles dentro dos jogos, isso chamou a atenção do fã. “Eu gosto mais dele por não ser o herói clássico, destemido e poderoso que o Mario sempre foi. Ele é quase o oposto, medroso, atrapalhado e por isso, sempre gerando situações cômicas.”

Viciado até o fim

Depois de ficar maluco por mais uma franquia-dentro-da-franquia de Mario, o Super Smash Bros. e ter vencido nada menos do que oito campeonatos na versão para GameCube, Rodrigo ainda explica porque gosta tanto do italiano bigodudo: “Os jogos do Mario sempre trazem uma proposta diferente, tentam inovar. Eu me dou ao trabalho de pelo menos tentar jogar e gostar para depois tirar minhas conclusões. E geralmente eu gosto muito. E jogarei até quando puder.”

Publicidade

11 comentários em “Super Mario 25 Anos: Rodrigo, um viciado

  1. Valew, galera! To muito feliz aqui! HEUhuehUEHEuHEuhe

  2. Muito legal a matéria, quando via a foto do turbo game quase chorei de saudade eaueuaheua
    Os que eu mais joguei foram super mario 3, mario world, mario kart e super mario 64, o mais divertido para mim até hoje.

  3. E pensar que me chamavam de viciado porque eu jogava mais de 1 hora por dia. hehehe

    E até hoje, nunca consegui passar daquela maldita Tubular. >:@

  4. Caraca!!!
    Eu tinha esse cartucho igualzinho!

  5. Mas é claro! A Tubular é de longe a fase mais difícil do Super Mario World! Mesmo alguém que já tenha passado por ela, sempre pode perder novamente uma vida por lá de tão difícil que ela é mas vale a pena passar por ela, você fica “se sentindo” depois disso, hehehe!!!
    Pra mim Super Mario World é também de longe o melhor jogo do encanador apesar dos apelos 3D de Mario 64.

    Meus parabéns ao Mario!

    PS: Mas só pra contrariar, admito que a Nintendo é excepcional com os jogos do Mario mas Sonic The Hedgehog é muito mais legal no quesito personagem do que o Mario, apesar de seus jogos não estarem lá essas coisas ultimamente, ainda bem que isso começou a mudar com Sonic Unleashed e acho que agora a Sega vai acertar a mão de novo com Sonic Colors! =P

  6. O Mario está sendo muito bem representado no Nintendo Wii diga-se de passagem

  7. O Rodrigo é um viciado mesmo, tem tudo do Mario e nos eventos de animes e games ele ta sempre presente. Daqui a pouco vou disputar no Pokemon com ele (Soulsilver) e eu (noheartgold). Parabéns pela matéria.

  8. bons tempos que tinha que soprar cartucho de mario kart pra funcionar!

  9. Porr…. Seu Viciado até hoje não zerei mário 100% só conssegui achr como entra no castelo dos Reznos do sétimo castelo…

  10. eu tambem acho q tubular a mais dificil
    fikei umas 6 horas pra passar

    mas depois a sensaçao foi otima^^

  11. Muito legal essa matéria! Gostei bastante. ^^ E rolou 1 lágrima de emoção aqui ao ver a foto do TurboGame. Eu tinha 1, mas minha mãe deu ele sem me consultar há uns anos atrás. Foi meu primeiro console. =) Eu só jogava o jogo do peixinho q veio junto com o console. hahahahahahhaha. Era 1 jogo clone do Pacman mas era legal. xD

    Sobre o rapaz ai da matéria, ele realmente é fã d Mário mesmo. Pela foto deu p ver q ele tem vários jogos do bigodudo originais!!! Hj em dia isso é muito difícil d ver, basicamente por causa da pirataria e da sua facilidade de acesso.

    Ele comentando do Luigi, me lembrou do jogo q joguei do Mário e do Luigi no GBA, o “Mario & Luigi: Superstar Saga” >> http://www.gamespot.com/gba/rpg/marioandluigi/index.html?tag=result;title;0
    Esse jogo é fantástico! Muito divertido e engraçado. E mostra mesmo isso q ele comentou sobre o Luigi, o desenvolvimento da personalidade dele, q nesse jogo só faz vc rir. ahhahahaha. Terminei ele com o namorado. Recomendo a jogatina. 😉

    Só fica de sugestão p matéria, q seria interessante vcs listarem quais jogos do mário originais ele tem. Ai ele poderia fazer um pequeno comentário sobre cada jogo q ele jogou e terminou. P quem não conhece conhecer, e tb p ver o opinião do rapaz em relação aos jogos, tipo quais são melhores ou piores na opinião dele, já q ele é fanboy do bigodudo. 😉

    Abraço galera do 100grana!

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: