32 Comentários

100Grana Investiga: Dois filmes de HQ, um ator

Já repararam na quantidade de atores que já atuou em pelo menos duas adaptações de quadrinhos em sua carreira?

As histórias de quadrinhos são a grande fonte de idéias para a maior parte dos grandes sucessos de bilheteria da primeira década do século 21. Ponto. Dito isso, no primeiro ano desta segunda década, teremos pela frente grandes adaptações previstas, entre elas Capitão América- O Primeiro Vingador, e Lanterna Verde.

Embora de diferentes editoras, os dois longas tem em comum o fato de que ambos os protagonistas das duas produções, respectivamente Chris Evans e Ryan Reynolds,  já participaram de adaptações de quadrinhos num passado recente. Evans já foi o Tocha Humana nos dois filmes do Quarteto Fantástico (e mais recentemente, atuou em Scott Pilgrim Contra o Mundo) e Reynolds esteve em Blade:Trinity como Hannibal King (um personagem que, de fato, veio dos quadrinhos) e também foi Deadpool em X-Men Origens: Wolverine. Papel esse que ele promete repetir em breve.

Até aí nenhuma novidade. O interessante é notar que essa presença de pelo menos duas passagens em adaptações de quadrinhos por certos atores e atrizes de Hollywood é quase uma regra, provando que eles sabem o quanto esse filão tornou-se lucrativo. E o engraçado também é notar que às vezes ele acertam nas escolhas, outra vezes não. Mas isso eu deixo a critério de vocês, vamos lembrar alguns exemplos. E cuidado para não darem um nó no cérebro. É quase um jogo de associações:

Para começar, já que falamos em Quarteto, lembremo-nos de Jessica Alba, que foi Sue Storm mas também foi a sensual Nancy em Sin City(2005). No mesmo filme, tivemos Marvin interpretado por Mickey Rourke, que cinco anos depois, seria o vilão Whiplash em Homem de Ferro 2(2010). Esse aí por sinal, trouxe Scarlett Johansson como Viúva Negra. Quem lembra de Johansson como vilã em The Spirit(2009)? E uma das outras mulheres fatais do longa do personagem criado por Will Eisner era Eva Mendes, que atuou como a mocinha em Motoqueiro Fantasma.

Aliás, o diretor do Homem de Ferro, Jon Favreau, atuou não só como Happy Hogan, como já tinha sido Franklin Nelson no filme do Demolidor. Demolidor esse que trazia o grandalhão Michael Clarke Duncan como Wilson Fisk, sendo que Duncan também teve papel de vilão em Sin City. O mesmo Sin City trouxe uma inesquecível participação de Carla Gugino, que também foi a primeira Espectral em Watchmen.

Ainda no Quarteto, tivemos Doug Jones, que emprestou seu corpo para o Surfista Prateado no segundo (e horroroso) filme, mas que antes, também foi Abe Sapien em Hellboy(2004). Filme esse protagonizado por Ron Perlman, que além de participar de Blade II(2002) como o caçador vampiro Reinhardt, agora ele será Corin, o pai de Conan, no remake estrelado por Jason Momoa que estréia este ano.

Fanático por quadrinhos, Nicolas Cage também está nessa lista. Foi o Big Daddy em Kick Ass- Quebrando Tudo, mas também é Johnny Blaze em Motoqueiro Fantasma, papel que repete num novo filme em breve. E olha só que bacana: No primeiro filme do motoca, tivemos Sam Elliot como o ex- cavaleiro e coveiro Carter Slade, mas alguns anos antes, Elliot também foi o General Ross no Hulk dirigido por Ang Lee. Cá para nós, gostei mais dele do que do William Hurt no papel.

O universo dos X-Men no cinema também tem muitas curiosidades. Para começar, temos Halle Berry, que caiu como uma luva no papel de Tempestade, mas tomou a pior decisão de sua vida ao participar de Mulher-Gato(2004). Mesma coisa o James Marsden, que foi Ciclope nos filmes mutantes, mas pagou as contas como Richard, sobrinho de Perry White em Superman O Retorno(2006), filme esse que é protagonizado por Brandon Routh, que além de ter atuado em Scott Pilgrim, é agora o protagonista de Dylan Dog, Dead of Night.

Superman- O Retorno também tem a presença de Parker Posey, no papel de Kitty Kowalsky, a namorada de Lex Luthor. Ela foi uma vampira em Blade:Trinity

E até mesmo no novíssimo e esperado X-Men First Class, previsto para esse ano, temos outro exemplo: James McAvoy, que interpretará o jovem Charles Xavier, já foi o pistoleiro Wesley Gibbs em O Procurado(2008).

No elenco de O Procurado, por sinal, quem também notamos é Morgan Freeman que (oh, vejam vocês) também participou da adaptação de R.E.D.(2010), que traz no elenco Karl Urban, o novo Juiz Dredd das telonas. O mesmo R.E.D. também era estrelado por Bruce Willis, que foi o detetive Hartigan em Sin City.Falando em Juiz Dredd, o original de 1995 tem uma curiosidade. Uma das juízas era Diane Lane, que agora será Martha Kent no Superman que será dirigido por Zack Snyder.

Mas sim, o Morgan Freeman também atuou nos dos dois últimos filmes de Batman como Lucius Fox. E no último filme do morcegão, Batman – O Cavaleiro das Trevas, tivemos uma rápida participação de Michael Jay White como o esquentado mafioso Gamble. Anos antes, ele ficara famoso por protagonizar a versão para cinema de Spawn.

E no mesmo filme do Spawn, o veterano Martin Sheen fez o vilão Jason Wynn. Agora, Sheen será o Tio Ben na nova versão de Homem Aranha que estréia nos cinemas ano que vem

Falando em filmes ruins ( e me desculpem quem curtiu Spawn), tivemos também Elektra, que trouxe Terence Stamp como Mestre Stick. Convenhamos, Stamp teve melhor sorte anos antes, quando fez fama ao fazer Kal El se ajoelhar perante seu General Zod em Superman II(1980).

Tá, vamos falar de um filme mais ruim ainda. O pavoroso Batman & Robin(1997) é a mancha suprema na carreira de Arnold Schwarzenegger (pagando mico de Sr. Frio), que em 1982, nos brindou com sua memorável encarnação em Conan – O Bárbaro. O mesmo filme também trouxe John Glover como o sádico Dr. Jason, que anos depois, seria Lionel Luthor em Smallville.Tá, é para a TV e não é filme, mas é HQ.

Menos pior foi o antecessor Batman Eternamente(1995) que trouxe Jim Carrey como o vilão Charada. O mesmo Carrey foi o protagonista da adaptação de O Máskara (personagem da Editora Dark Horse) um ano antes, muito boa por sinal. O mesmo filme também trazia Tommy Lee Jones com uma equivocada atuação como Duas-Caras. O que nos leva de volta para 2011, pois Jones interpreta o General Chester Philips em Capitão América – O Primeiro Vingador.

No mesmo filme do Capitão, o vilão Caveira Vermelha será interpretado por Hugo Weaving, que foi o mascarado V na adaptação de V de Vingança(2005). Filme esse cujo vilão foi interpretado por John Hurt, que por sua vez atuou como o professor Broom em Hellboy. E a mocinha  foi interpretada por Natalie Portman…táqueopareu, ela está no Thor, como a mocinha Jane Foster. E no filme do Thor, um de seus aliados é Volstagg, interpretado por Ray Stevenson

Égua, velho!

O Stevenson também foi Frank Castle em Justiceiro – Zona de Guerra. E o vilão do filme é o Retalho, interpretado por Dominic West…Hah! O cara atuou na adaptação de 300, como um espartano que se alia aos persas. E falando em Justiceiro, não nos esqueçamos a escultural Rebecca Romijn, que interpretou a vizinha de Frank Castle no filme com Thomas Jane, mas que ficou famosa como a Mística de X-Men.

Ok, chega! Para fechar, só mais um: Tim Robbins, que participou da esquecível adaptação Howard -O Super Herói nos anos 80, e que agora será o senador Hammond, pai do vilão Hector em Lanterna Verde… que também terá no elenco um Sinestro interpretado por Mark Strong, intérprete do mafioso Frank D’Amico em Kick Ass. E chega!!!!!!

Lisos, esse foi um dos textos mais difíceis que já escrevi, quase tive um aneurisma com tanta lembrança ao mesmo tempo. Será que alguém tem um exemplo que gostaria de lembrar? Fiquem à vontade!

E Hollywood, borá expandir esse casting de atores, né não? 😉

32 comentários em “100Grana Investiga: Dois filmes de HQ, um ator

  1. Lembrei-me de mais alguns….

    Bem o Hugo Weaving faz agora de RedSkull mas já tinha actuado (com a Natalie Portman) em V for Vendetta.

    O William Hurt (para além do The Incredible Hulk) entrou no History of Violence.

    O Tommy Lee Jones para além do Captain America fez também o Men in Black.

    E o Stephen McHattie entrou no 300, no History of Violence e ainda no Watchmen como Hollis Mason/Nite Owl.

  2. Nem reparei que já tinham dito o nome do Hugo Weaving…

  3. Serjão, juro que estou espantado. Se lembrei de uns 20%, foi muito.
    Parabéns pelo post. o.o

  4. Tommy Lee Jones também fez o Duas Caras em “Batman Forever”.

  5. Chris Evans também estava em “Os Perdedores”, adaptação do HQ da DC.

  6. Caras, vocês tiveram tamanha paciência pra toda essa pesquisa e eu mal li tudo. Fiquei olhando o decote da Scarlet. Brinks.

    Post sensacional. Parabéns mesmo.

  7. PQP Mentorbreak!!!
    E eu q pensava q sabia d qse td das adptações…

    A boua e veia filosofia:
    “pq arriscar se podemos usar uma formula (ator/atriz) q da certo!”

  8. Interessante. Jogo de coincidências ou proposital? Daqui a pouco é capaz de vermos o Toby Maguire,Hugh Jackman,etc. fazendo outro herói de HQ…

  9. Nossa, tudo da lembrança mesmo? Meus parabéns então, porque lembrar de tudo isso sem uma ajudinha do IMDB ou do Google não é pra qualquer um não…

  10. não se esqueçam de coman rises (não sei se é assim que se escreve ) aquele que sabe a identidade secreta do batman em TDK ,pois ele atuou também em homem de ferro; quando tony stark com sua armadura blindada invade a zona de guerra do coronel james rhodes ele é um dos atendentes de telefone da zona de guerra.

  11. Scarlett Johansson antes de tudo fez o filme Ghost World, HQ que está p finalmente ser lançado no Brasil.
    Bruce Willis recentemente fez o film Substitutos. Fez tbm Corpo Fechado q não é baseado em HQ, mas gira em torno desse universo.

  12. Complementando. O justiceiro Thomas Jane fez uma participação mega rápida em Scott Pilgrim como policial vegano. E vale lembrar que Michael Clarke Duncan fara a voz do Kilowog no filme dos Lanternas 🙂

  13. “mais ruim” kkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Acho que tá na hora de decidir se a musa do 100grana é Scarlett Johansson, Jessica Alba ou Natalie Portman. xD

  15. Esqueceram do JULIAN McMAHON, que além de ser o DR. DESTINO nos filmes do QUARTETO… interpretou o vice-presidente (corrupto!) dos EUA, em RED.
    TIMOTHY DALTON esteve em FLASH GORDON (1980) e BRENDA STARR (1985).
    Teve o STEPHEN DORFF (DEACON FROST, do 1° BLADE) na mini-série (ou telefilme?) XIII- A CONSPIRAÇÃO, junto com o VAL KILMER.
    GABRIEL “THE SPIRIT” MACHT fez TERROR NA ANTÁRTIDA (baseado em WHITEOUT- MORTE NO GELO, da ONI PRESS).
    JEFFREY DEAN MORGAN (COMEDIANTE, em WATCHMEN) também fez OS PERDEDORES.

  16. Ps. Ia morrer sem saber que o Máskara era uma adaptação.
    Inocência da minha parte em um mundo onde filmes com roteiros originais são cada vez mais raros.

  17. Não vejo problema em um ator interpretar dois personagens (ou heróis) de hqs diferentes, desde que o faça com competência.

    E isso já é prática antiga, desde os tempos dos seriados de matiné dos anos 30 e 40.

    Exemplos:
    Tom Tyler, que interpretou o Fantasma e o Capitão Marvel.
    Buster Crabbe, que interpretou Flash Gordon e Buck Rogers.

  18. Bela matéria. Isso da pano pra mais de metro.

  19. Sam Huntington além de ter feito Jimmy Olsen em Superman – O Retorno, também está em Dylan Dog, junto com Brandon Routh novamente.

  20. Cameron Diaz fez o interesse romântico tanto no filme do Maskara como do Besouro Verde!!!

  21. Alan Cumming faz o Noturno no X-Men 2 e também fez o papel de Loki no filme do Maskara!!!

  22. Ben Foster é tanto o Anjo dos X-Men III como um dos aliados de Frank Castle em The Punisher (2004)

  23. E você esqueceu de um cara foda: Samuel L. Jackson.
    O cara é o Nick Fury e também o vilão em The Spirit! E se formos considerais as HQs do Star Wars teremos Mace Windu na lista também! XD

  24. O Mickey Rourke como Marv é a cara do Eddie Brock

  25. E em breve teremos Idris Elba na lista, o Heimdall de Thor faz também papel de Monge no novo Motoqueiro Fantasma.

  26. Liv Tyler também estava no SDA como aquela princesa dos elfos e também foi a Bett Ross em o Incrível Hulk de 2008

  27. Não sei se já foi dito mas tem ainda: Sam Rockewell do Homem De Ferro 2 e este ano estará em Cowboys and Aliens. John Glover também participou brevemente de Batman e Robin. A nova Mulher-Maravilha Adrianne Palicki fez a Kara no último episodeo da terceira temporada de Smallville e participo do piloto da série Aquaman, que não chegou a ser produzida. E Também tem a mãe do Clark na série Annette O’ttolle que fez a Lana Lang em Superman 3. E a Rebecca Romjin a Mistica de X-men, tambem participou do Justiceiro de 2004.

  28. @Cidraman

    O problema que eu, particularmente, vejo no mesmo ator fazendo outro papel de super-herói, é justamente como no caso do Chris Evans: ele já foi o Tocha, da Marvel, e agora é o Caps América, tmb da Marvel!!! Nessa coisa da Marvel querer unificar toda a cronologia dos filmes, como ficam esses personagens que foram interpretados pelo mesmo ator??? Como eles podem aparecer juntos sendo as mesmas pessoas?

    Tá certo, eu sei que os filmes feitos FORA dos estúdios da Marvel NÃO são considerados oficialmente na cronologia dos filmes, mesmo assim, é uma coisa que os estúdios tem que começar a pensar, senão vai vir cada cagad@ aí que…..

  29. lembrei ..Ron Perlman em hell boy, blade 2, príncipe valente e alien Resurrection

  30. Esqueceram Dolph Lundgren… com He-man (querendo ou não teve HQ) e Justiceiro.

  31. Bom, falaram do Hugo Weaving como o “V” (de V de Vingança) e o Caveira Vermelha (de Capitão América). Não nos esqueçamos que ele também fez a voz do Megatron nos dois filmes dos Transformers que, bem ou mal, são originários de quadrinhos.

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: