11 Comentários

Nova lei internacional de direitos autorais gera controvérsia

E o Japão pode aderir a essa nova medida. Tenso o bagulho, liso.

Essa notícia é importantíssima e afeta seriamente quem faz ou gosta de cosplay. Segundo o Anime News Network, a nova lei se chama Trans-Pacific Partnership Agreement, ou simplesmente, TTP, e já está em negociações entre países como Estados Unidos, Austrália, Brunei, Chile, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã, sendo que o Japão pode entrar nesta lista. O primeiro ministro Yoshihiko Noda ainda divulgará sua posição a respeito.

Pela lei, os órgãos responsáveis podem agir em casos de violação de direitos autorais mesmo sem a denúncia formal dos detentores dos direitos. Na prática, o que isso significa? A polícia local, por exemplo, pode interromper uma exibição em um evento se, no entender dela, violaram os direitos autorais dos donos do anime, ou um advogado pode, ainda, entrar com um recurso se achar que um fã desrespeitou a lei ao publicar uma determinada fanfic. Mas o que alguns artistas, como Kazuhiko Hachyia, temem é que isso pode até afetar, por exemplo, o mundo dos cosplayers, com autoridades detendo os praticantes.

Óbvio que este último cenário é mera especulação, ainda que plausível, dependendo das circunstâncias. Pessoalmente, o que eu entendo é que esta nova lei visa inibir qualquer ganho de gente não autorizada, mas entendo também que isso pode levar a algumas situações constrangedoras ou maus entendidos envolvendo a lei. Tipo,como exemplifiquei no parágrafo anterior, tá rolando uma exibição de animes, e os caras cobram ingresso no evento. A menos que os caras tenham parceria com a emissora ou distribuidora, a polícia poderá chegar lá e mandar parar, sim.

O que eu fico me perguntando é: essa nova lei vai ajudar ou vai só atrapalhar que curte essa e outras nerdices? Sim, porque essa lei não vai afetar só a cultura oriental, mas toda essa galera que curte HQ, filmes, séries e o iscambau.

Digamos que o Brasil seja formalmente convidado e assine esse acordo. Aí tá rolando um evento aqui em Belém, por exemplo, e estão exibindo animes que não chegaram aqui e não tem representante local. Isso também pode acontecer? Veremos…

Anúncios

11 comentários em “Nova lei internacional de direitos autorais gera controvérsia

  1. Boa! Estou de acordo com a nova lei, vocês pensam em fazer um abaixo-assinado para ela ser aprovada?

    Isso evita dessas meninas serem agredidas, que nem essas duas aí na foto na frente desse gordo. 🙂 Olha como ficou o cabelo delas!

    Abração.

  2. Eles lá nas Europa e Japão podem se dar ao luxo de caçar os exibidores que não pagam direitos autorais.

    Mas aqui? Não dão conta nem dos camelôs que vendem dvd pirata. Até a TV Ulbra já exibiu seriado sem pagar nada. Exibição pirata mesmo.

    Agora, proibir até a negada de fazer cosplay? Isso aí já seria um absurdo. Esses eventos só existem porque tem doido que gosta de se vestir do seu personagem favorito.

    Imagina a situação: Tá lá o Apolo vestido de Conan-momoa e a polícia prende o coitado. Pode isso?

  3. Pensa, isso dai pode ferra ateh os criadores de hentai de personagens famosos ;x

  4. Esperem so até 2018 qnd expiram os direitos autorais do Mickey

    jah foi uma palhaçada nos EUA em 1998

  5. Porra, mas aí fazer cosplay de Conan-Momoa deveria ser crime mesmo, Rubens. Inafiançável ainda por cima. Apolo, não me faça essa vergonha.

  6. Eu só espero que no futuro, quando eu tiver filhos, eu não tenha que tirar licensa pra eles poderem brincar de personagens com marca registrada.

    Entenderam a ironia?

  7. Eu duvido muito que isso vá acontecer. Já pensou, “preso por usa um boné pirata do Bob Esponja”? Isso não existe.

    A única vez que saí fantasiado de Conan-Momoa foi quando fugi às pressas da casa de uma jovem com as calças na mão, no momento que o pai (nada simpático) chegou. Pior, fugi pelos fundos da casa e dei de cara com a mãe da moça que alimentava o cachorro. Não é uma história com final muito bonito.

  8. Tô nem aí, 2012 tá na porta já…

  9. Palhaçada pura e simples, sem mais.

  10. É o tipo de Lei que só serve pra atrapalhar a criatividade e o acesso a ela.
    Em vez de fazerem um acordo pra melhorarem a lei autoral nos países eles fazem um acordo que, não é lei, para culpabilizar antecipadamente.
    Esse mundo tá perdido mesmo! Vem logo 2012!

  11. A partir do momento que os usuários FREE, pagarem impostos, essa perseguição acabará. Para que todos fiquem felizes, basta pagar pensão para os políticos safados e vagabundos, que além de não trabalhar vão ficar dependentes da pensão. Bando de vadios.

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: