8 Comentários

Dá pra saber se um filme presta pelo trailer?

É um conjunto de regras bem interessantes, que no meu entender, estão escancaradas na nossa cara o tempo todo, mas a gente às vezes não percebe. De qualquer forma, um site americano postulou umas regras curiosas para determinar se um filme será bom (ou não, como diria Caetano e Gil) pelo trailer.

Vamos às regras. São 17 no total

1- Não tem diálogo

A onda acontecendo na tela mas quase ninguém aparece falando em nenhum momento:

2- Excesso de piadas sem graça

Essa é meio óbvia, mas tá valendo. Se tiver apenas uma boa piada, ele usam à exaustão. E vão explorar a participação de qualquer cara engraçado que apareça menos de 10 minutos no filme.

3 – O único diálogo do trailer é extremamente clichê

Muitos filmes bons tem frases clichê, é verdade, mas se o trailer enfatiza só essa fala estilo “Não há volta” ou “Termina hoje à noite”, é problema.

4 – Imagens da reação de cachorro

Se eles colocam um cão observando todo o evento, tipo em filme-catástrofe, por exemplo, é mau sinal, porque parece que se não tivermos um cãoznho nos ensinando como reagir, não rola.

5 – Uma mulher bonita faz uma lambança bem desastrada

Rola muito em comédias românticas, com uma mulher escorregando ou derrubando coisas. Nas palavras da comediante Emily Heller, é como se dissessem:”Olha, ela é desastrada, mas é o único efeito dela.”


6- Um monte de cenas é do final do filme

É um sinal de que nada interessante rola no resto dele:

7- O trailer entrega o filme todo

Se o trailer mostra todos os pontos do filme de uma vez, isso evidencia uma falta de confiança. Além disso, o filme é frágil o suficiente para que você possa resumi-lo em dois minutos.

8 – Créditos inconsistentes

Se o trailer diz ” Dos criadores de tal filme”, mas não dizem quem são. Ou se diz “Um filme de fulano de tal”, mas é alguém que você nunca ouviu falar.

9 – O trailer tem 30% de slow motion

Olha aí, Zack Snyder! Trailers precisam ser rápidos e com cenas que empolguem e se o recurso slow é usado em excesso, fica chato.

10 – O trailer parece um clipe musical

Muitos diretores como Michael Bay (Hah! Uma hora ia sobrar pra ele) vieram da direção de videoclipes, então eles usam muitos recursos do estilo. Pode ficar irritante.

11 – O trailer mostra efeitos especiais ainda inacabados

Alguns efeitos ficam até parecendo saídos de videogames de 10 anos atrás. Muitas vezes isso é resultado de correria de estúdio pra mostrar algo. Também acontece quando o trailer ou o próprio filme vazam na web:

12 –  O trailer faz o filme parecer algo diferente do que se é

No afã de conquistar outros públicos, como o feminino, os caras fazem um estilo de filme parecer algo totalmente diferente. Até Star Wars já caiu neste erro:

13 – O filme é de ação mas o trailer é meio “emo”

Mais ou menos assim: os caras ficam querendo puxar pela intensidade emocional e fica meio clichê. O site exemplificou com este trailer

14 – O filme tem cinco trailers, mas os cinco parecem iguais.

Aplicam-se aí as regras 6 e 7 também. É tipo, o filme tem três momentos legais, e estes são repetidos nas cinco prévias, por exemplo.

15- Coisas chatas são editadas rapidamente para parecerem legais

Um monte de trailers de filmes usam  flashes curtos de coisas que podem ou não ser interessantes, intercaladas com apagões e às vezes com um sonoro “baque” de som ou um gemido crescente. Se você notar que a maioria das coisas que você está vendo apenas em uma fração de segundo é alguém escovando os dentes, isso é um sinal de algo.

16 – Você ouve as mesmas músicas e efeitos sonoros visto em milhares de outros trailers

Geralmente é culpa do editor. Pensa naqueles milhares de trailers com coral de vozes e orquestra por exemplo, sacou?

17- A menos que você saiba o nome do filme, você ficaem saber do que se trata o filme

Esse é um dos definitivos. Se parece um trailer totalmente genérico, com coisas explodindo e um fulano mal encarado, carros capotando, e alguns efeitos em CG, então o filme não tem luz própria e será só uma porcaria genérica.

Vale ressaltar que muitas destas regras não são válidas. Por exemplo, considerando que tem muito filme por aí que abusa das certas frases de filmes, mas mesmo quando vemos o filme, continua engraçado, não há problema. E alguns filmes dos quais eu postei trailers eu até gosto.

E vocês lisos? Concordam?

Anúncios

8 comentários em “Dá pra saber se um filme presta pelo trailer?

  1. Dá pra ter uma leve noção de que linha o filme vai tomar, mas saber de verdade, aí já é outra questão. Um exemplo foi o trailer do Spider 3 que tava fodão, mas quando chegou o filme…

    Outra questão é quando TODAS [ou grande parte] das cenas boas [ou principais] estão no trailer. Péssimo.

    Quando vi o Vingadores no cinema, fiquei puto com a cena do Hulk catando o Ferroso no ar… pois é uma cena foda e importante que foi colocada no trailer! Perdeu todo o impacto.

    Acho interessante quando o trailer não tá linear, quando tem takes que não estão no filme e quando ele te deixa mais confuso do que entretido. Dá mais vontade de conferir o filme.

  2. Ótimo post… Nossa, a montagem desse trailer do Hulk, heim! Que vergonha, se eu fosse o Ang Lee mandava decaptar o editor.

    Bom, se as regras são boas, o novo filme do Homem-Aranha vai ser bom, não excelente, e Prometheus vai decepcionar muita gente… faz sentido? Acho que não muito, porque são dois filmes com propostas muito diferentes. Ridley Scott é trabalha um suspensa mais psicológico, mais silencioso, por exemplo.

    Confesso que me preocupava no trailer dos Vingadores esse diálogo ridículo:

    Colson: O que faremos?
    Fury: Nos preparamos.

    E realmente, pra mim, o filme é bem vago nos diálogos sérios. E o excesso de piadas também me incomodou.

  3. O trailer dos Vingadores me vendeu uma imagem ruim do filme. Me lembrou muito qualquer filme genérico de ação a la Michael Bay, bem vazio de conteudo e cheio de pirotecnia. Fiquei surpreso ao ver o produto final!

  4. Pronto… Que comece a choradeira.

  5. Eu só não concordo com a menção a Watchmen do Snyder que é excelente. Acho que deviam ter colocado os trailers do Sucker Punch que abusa dos slow motions e é o pior filme dele.

  6. Concordo em parte com o Apolo (menos no que se refere a The Avengers, qualquer pessoa que fale mal desse filme está apenas vestindo a carapuça de ‘hater’).

    Sobre o novo filme do aranha: tenho medo que se encaixe no item 7. Meu maior receio diz respeito ao roteiro e em menor escala aos efeitos especiais.

    Sobre Prometheus: tenho medo que seja o novo Esfera (http://www.imdb.com/title/tt0120184/)

  7. Watchmen é ótimo, especialmente considerando a dificuldade em fazer a adaptação.

    Sucker Punch: sinceramente alguém foi ao cinema assistir um filme com Vanessa Hudgens levando a coisa à sério. Considerando isso e outros fatores eu até que achei o filme muito bem escrito e bastante corajoso. O visual (fotografia, cenas de ação, figurino, etc) e ritmo são irrepreensíveis.

  8. @Antonio Fonseca, numa boa, a questão não é ser hater, a questão é a diferença entre ser um fã e ter senso crítico. Vingadores é ótimo, adorei o filme, mas achar que tudo é lindo é maravilhoso é ser omisso de opinião.

    O próprio diretor de Os Vingadores disse essa semana que o filme não é perfeito, e que não existe filme perfeito – na verdade, ele considera que existem menos de cinco, se não me engano O Poderoso Chefão I e II, Um Estranho no Ninho e O Bobo da Corte.

    E, honestamente, Os Vingadores, por mais legal que seja, por mais que eu tenha me divertido, passa muito longe da lista de cem filmes mais legais que eu já vi… “2001” é Milton Nascimento; “Vingadores” é Ultraje a Rigor: só pra divertir.

    Apreciemos o cinema, mas mantendo o bom senso. Nenhuma obra é unanimamente definitiva.

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: