2 Comentários

100Grana foi lá: MuiraquiCon 2012

De 24 a 27 de maio, rolou a primeira edição do MuiraquiCon,  o primeiro evento internacional de quadrinhos, aqui em Belém do Pará e no norte do Brasil. Além de palestras, exibições e sessões de autógrafos, o evento organizado pela 9ªArte HQ Nerdstore (que teve seu espaço inaugurado na quinta/29) tem seu mérito de ser mais uma iniciativa para reunir os fãs de HQs da cidade em um só lugar.

Logo no primeiro dia, o grupo de comédia Massacotes brindou o público presente na Saraiva Megastore com sketchs hilárias, incluindo a já famosa “Os Cinco Rangers”.  Também durante o evento, o roteirista e desenhista Alan Yango lançou oficialmente também a segunda edição de seu personagem: O Poderoso Maximus. Aguardem um review aqui no blog daqui a alguns dias, beleza?

Alan Yango e os presentes que recebeu dos desenhistas

É importante deixar registrado o quanto os convidados ao evento foram solícitos com todos, inclunido este que vos escreve. Entre estes convidados estava Eduardo Barros, a.k.a Eddy Barrows, o desenhista paraense radicado em Minas, que teve a honra de desenhar Superman em sagas importantes como A Noite Mais Densa, Novo Kripton e Solo, e que atualmente desenha o Asa Noturna pós-reboot da DC. Simpático e bem humorado, atendeu a todos com paciência e bom humor.


Também esteve presente o desenhista Renato Guedes, que teve passagens pelas revistas da Supergirl e do Superman (também no arco Novo Kripton), desenhou Wolverine para a Marvel e atualmente dedica-se à projetos pessoais na área. Em sua palestra, que teve como mediador o Orlando Simões, do Ponto Zero, Guedes falou sobre sua carreira, a receptividade do público ianque aos seus trabalhos, o seu modus operandi artístico entre outras coisas.

Foi muito também legal ter a chance de conhecer pessoalmente Eduardo Risso, o desenhista argentino responsável pela arte da graphic novel 100 Balas. Um señor mui simpático e educado, diga-se de passagem. Infelizmente, por conta do meu trabalho, fui obrigado a sair mais cedo e não pude acompanhar a palestra dele.

E o cara do 100Balas encontrou o liso do 100Grana

Do mesmo modo e pelo mesmo motivo, também não pude acompanhar as palestra de Gian Danton e Otoniel Oliveira, sobre o processo de criação de HQs e o Workshop de composição de páginas de quadrinhos com o grupo Pencil Blue Studio. Se você também esteve por lá e participou de alguns destes momentos, comente aí e dê seu depoimento sobre o resultado.

Um outro show à parte foi a palestra do Sidney Gusman, notório jornalista de quadrinhos do site Universo HQ e editor responsável pela da Turma da Mônica nos quadrinhos e fora deles. E bota responsável nisso, pois em um bate-papo muito bem humorado, ele comentou sobre a responsabilidade e o alcance das histórias de Cebolinha e cia., o quanto Maurício de Souza tem a preocupação de falar para todas as idades, comentou causos curiosos, outros emocionantes e alguns muito engraçados (sério,o cara podia largar a carreira de editor e fazer show de Stand Up, se quisesse) e ainda adiantou alguns projetos a médio-prazo envolvendo a turminha.


Dos citados na palestra, dois chamaram muito a atenção. Um coloca a turma visitando eventos católicos em edições especiais e já na segunda edição desta, o Círio de Nazaré deve ser o tema. O outro projeto, ainda em estágios iniciais de análise, é o de um filme…em live-action (!).

Sempre marcando presença também esteve Carlos Amorim (CineTV News), parceiro nosso de longa data que teve suas sessões de exibição durante o evento, com direito à Batman dos anos 60, o desenho Defensores da Terra e o filme A Filha da Selva(1981), além de ser o mediador da palestra do Gusman.


Saldo final?

Moramos em Belém do Pará, norte do país. É difícil para quem vive por aqui fazer qualquer coisa relacionada à cultura. Quando se trata de cultura pop, a coisa é ainda mais séria, porque são várias as dificuldades enfrentadas para fazer acontecer este tipo de coisa na cidade. Falta espaço, falta boa vontade de quem poderia ajudar a bancar, falta visão para esse mercado com tanto potencial. Até há pouco tempo atrás, era comum ficar com aquele sentimento de “ficar chupando o dedo” enquanto quem vive no sul/sudeste consegue mais acesso ao “fazer quadrinhos”, ao “conhecer como faz e quem faz quadrinhos”.

Não que não tenhamos os nossos talentos, os nossos artistas que nos representam (e muito bem) nos mercados local, nacional e estrangeiro. Nós temos Joe Bennett, Jack Jadson, Otoniel Oliveira, Wolney Nazareno, Alan Yango e tantos outros, mas somos mais nós, os fãs, os que fazem acontecer a cultura pop na cidade, que lembram desses caras.

Felizmente, o cenário vem mudando consideravelmente de uns tempos para cá. Diferentes grupos vem não apenas reunindo os fãs, fazedores de quadrinhos mas também colocando a capital no mapa dos eventos mais importantes do Brasil.

Mesmo não envolvido na organização, me anima muito ver alguém às vezes de São Paulo ou região próxima comentando aqui no blog o quanto gostaria de estar na cidade para participar destas iniciativas. Fico muito feliz e orgulhoso de constatar os grupos de Belém fazendo acontecer, fazendo o mercado local se mexer, fazendo o resto do país olhar para cá e nos ouvir dizer: Ó nóis aqui! Não é uma questão de bairrismo, mas sim porque temos tanto direito de usufruir do mundo dos quadrinhos e suas vertentes quanto qualquer um e estamos sempre lutando por isso.


E que venham outros MuiraquiCons.

Anúncios

2 comentários em “100Grana foi lá: MuiraquiCon 2012

  1. CARA ISSO EMUITO LEGAL, MAS KD O O JOE BENNET ELE NAO MORA MAIS EM BELEM , OU NAO QUIS PARTICIPAR DESSE EVENTO?

  2. Ele mora em Belém, e esteve lá sim, Fernando, marcando presença 😉

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: