4 Comentários

Por quê o mundo precisa de um “Homem-Formiga”?

Esse título parece uma piada, e de certa forma não deixa de ser.É uma perunta que fiz a um amigo em uma conversa sobre filmes de HQs. Mas foi a forma que encontrei para nomear minha opinião sobre certos filmes em andamento da Marvel.

Como vocês sabem, a Marvel já deu início à “Fase 2” de seu grande projeto hollywoodiano. Começou a preparar as continuações de seus carros-chefe (Homem de Ferro, Capitão América e Thor), ao mesmo tempo em que também prepara a série de TV da S.H.I.E.L.D., fora o fato de estudar um novo filme do Hulk e uma ponta de um certo aracnídeo em Vingadores 2, mediante um acordo com a Sony.

Mas outra coisa que me chama a atenção no que ela está fazendo é preparar o lançamento de filmes de heróis não tão conhecidos pelo grande público. Caso do Homem Formiga, Pantera Negra, Dr. Estranho e as aventuras espaciais do Guardiões da Galáxia.Muito justo, considerando que a idéia da maiorias dos filmes, além de fazer grana, é apresentar esses personagens ao grande púbico que não consome HQs. E também para apresentar aos próprios leitores personagens mais obscuros que eles nunca se interessaram em ler. Eu mesmo confesso que conheço pouquíssima coisa de Guardiões da Galáxia, e tenho muito a pesquisar antes de falar qualquer coisa.

Mas o que realmente questiono aqui é: será que TODOS estes filmes precisam ser feitos? Eu penso que não.

O que eu posso dizer é que não vou ver Homem Formiga e Pantera Negra, por exemplo, com a mesma ansiedade de um Homem de Ferro ou Capitão América. Não me levem a mal, eu gosto de ambos os personagens, mas não acredito que eles funcionem em aventuras em longa-metragem solo.

Penso que ambos seriam excelentes adições às fileiras dos ilustres moradores da mansão, e que poderiam ter suas histórias desenvolvidas. paralelamente dentro dos filmes que são carros-chefe, já citados anteriormente.Mas em filmes solo? E deixem que eu esclareça certas coisas:

Há quem possa se confundir com o que estou dizendo e use os seguintes argumentos em relação ao Pantera Negra:”Ah, mas um herói negro não pode ter um filme só dele? Não tem muito heróis negros, é bacana ver um herói africano, tendo aventuras tecnológicas e tals”. Não é bem assim. O importante não é ver um herói negro ganhando destaque e sim que ele seja um herói. A cor dele, não importa qual seja, deveria passar despercebido, e qualquer tentativa de dar uma ênfase ao caráter “racial-polticamente-correto” da coisa, no meu entender, desabona o mérito da produção.Digo isso porque tenho essa desconfiança de que os produtores podem querer fazer isso no filme do T’chala.

O importante não é que o Pantera é um herói negro, mas um herói como qualquer outro

Só para vocês entenderem o que eu quero dizer, basta atravessarmos a rua e observarmos a DC Comics com o desenho da Liga da Justiça. Paul Dini e Bruce Timm conseguiram transformar o Lanterna Verde em um dos personagens mais icônicos daquela animação e, aos olhos dos não-leitores de HQs, o fato de John Stewart ser um afro-americano típico passou despercebido.E muitos exigiram que o filme de Lanterna tivesse Stewart, e não Hal Jordan, como o protaognista.Não digo que seria o certo, mas uma opção interessante com o personagem, e teria um feedback legal do público.

Eu já li Pantera Negra e acho um personagem riquíssimo. As intrigas palacianas, os vilões que enfrentam são interessantíssimos, quase tanto quanto as do Thor, especialmente por se passarem em nosso mundo, com aspectos que, embora se passem na fictícia Wakanda, lembram bastante alguns conflitos naquele continente. Mas realmente questiono se o público, em especial o americano, vai comprar essa idéia.

Por fim, temos Hank Pym, ou melhor, o Homem Formiga, que estrela o título desse texto.No meu entender, o conteúdo do personagem é virtualmente inferior ao do Dr. Estranho, Luke Cage ou do próprio Pantera. Posso estar enganado e me corrijam se eu estiver, mas o personagem nunca teve lá um grande destaque e todos os seus grandes momentos envolveram os Vingadores, até pelo fato dele ser um membro fundador. Sim, isso o torna peça importante na Marvel, mas não num filme solo.

O que é Hank Pym: Um cientista com complexo de inferioridade que pode encolher do tamanho de uma formiga e comandá-las. E mais tarde, pode crescer também e virar o Golias. Casado com Janet Van Dyne, a Vespa, a quem ama mas também já desceu o braço. E criou o Ultron, um grande inimigo dos Vingadores.

Disso tudo, há de se analisar que há argumentos interessantes a se explorar, mas num filme solo? Conseguiria a Marvel tornar esse conceito, resumido em um parágrafo, um elemento importante na franquia e consequentemente para um filme dos Vingadores?

E para não dizerem que sou chato, eu estou curioso com esse “lado B” da Marvel em andamento. O Dr. Estranho, por exemplo, é mais uma inclusão mística/sobrenatural ao contexto. Como gente como Tony Stark e Nick Fury lidam com esse aspecto? E como vão ser esses Guardiões da Galáxia? Será que uma aventura espacial Marvel vai conquistar o público?

Será que Ultron seria um vilão interessante para esse filme? Como o mito de Davi e Golias levado a um outro nível?

Agora é com vocês. Opinem, discutam, comentem!

4 comentários em “Por quê o mundo precisa de um “Homem-Formiga”?

  1. Realmente a falta de profundidade e relevância desses personagens no Universo Marvel é evidente. Atualmente eles são nada mais que páginas passadas ou participações especiais e bem rápidas.
    É fato que o público consumidor de quadrinhos já selecionou os personagens que são realmente interessantes. E isso jogou todo o resto nas geladeiras da Marvel.

    Um longa, na minha opinião, é irrelevante para personagens desse calibre, rasos.
    Mas vai ver que a grande M quer se calçar pra ter várias fontes de dimdim, e não acabar lisa como nós, kkkk.

    Eu não estou esperando muito desses lado B da Marvel, mas desejo muito que seja bom, afinal de contas é maravilhoso ver um filme espetacular, ainda mais quando nos causa nostalgia.

  2. muitos adoraram ele no desenho q passou recentemente! ele mesmo se achou inutil mas se mostrou muito eficiente!

  3. SEMPRE QUIS VER ESSES PERSONAGENS EM FILME!
    SERIA PRAZEROSO PODER VÊ-LOS EM AÇÃO AGORA!
    COLECIONEI GIBIS DESDE OS 8 ANOS DE IDADE E TINHA TUDO SOBRE HERÓIS!
    UNS 4 MIL GIBIS SÓ DE HERÓIS DA MARVEL E DC COMICS .
    COLEÇÕES COMPLETAS!
    ME ARREPENDO DE TER ME DESFEITO DELAS !
    ENTÃO VER EM FILME É UMA ÓTIMA IDÉIA!
    SUGESTÃO: (CAPITÃO MARVEL) !

  4. Só vou dizer um argumento pra justificar um filme pro Dr. Hank Pym. ULTRON !
    A maior criação do Dr. Pym pode ser o grande vilão do Avengers 3, o próprio Dr., segundo boatos já poderia aparecer no Avengers 2 e levando em consideração que a Marvel não conseguiu entrar em acordo com a Fox sobre Galactus esse pode ser o provável caminho a ser seguido.

Comenta, liso! É grátis.

