7 Comentários

100Grana “re-viu”: Comandos em Ação – O Filme (1987)

Faltando poucos dias para a chegada de G.I.Joe – A Retaliação nos cinemas, achei curioso dar um espiada nesse longa animado lançado há 26 anos atrás.

Me parece que alguns dos mais festejados desenhos dos anos 80 tiveram seus longa-metragens. He-Man, Transformers e G.I.Joe, pelo menos, obedeceram a esta regra. E mesmo como fã, até uns poucos anos atrás eu não tinha tomado conhecimento deste longa. Fui meio que apresentado à existência dele numa conversa com o Diogo, amigo meu e o maior colecionador de Joes que conheço aqui em Belém. Foi ele quem me revelou que o Comandante Cobra não era o líder supremo da organização, mas “um cara com corpo de serpente”. Aquilo ficou gravado na minha mente e um belo dia, fui pesquisar o assunto.

Comandos em Ação O Filme capa


O que nos leva ao longa animado, lançado pela Marvel e Sunbow no distante ano de 1987. A trama é meio complexa mas é a seguinte: descobrimos que o Comandante Cobra responde à alguém, o Serpentor, um guerreiro Cobra criado a partir de amostras do sangue de vários líderes da história, e durante uma discussão na qual o Comandante é responsabilizado pelo fracassos da organização em dominar o mundo, uma misteriosa mulher invade o Terror Drome (nome das bases móveis da Cobra) e se apresenta a Serpentor como Pítona, que lhe revela como seus destinos são interligados.

Captura de tela 2013-03-18 às 12.52.17

 

Captura de tela 2013-03-18 às 12.54.15

Mais tarde, os Joes estão, a pedido do governo, no Ártico, escoltando e testando a E.T.E. (Estação de Transmissão de Energia), um dispositivo cujo nome explica exatamente o que ela faz, certo? Durante o experimento, os Cobras aparecem e tentam roubar o equipamento, mas são rechaçados. Serpentor é preso e os Cobras sõ não são totalmente derrotados porque Píton intervém ao lado de estranhos guerreiros, que levam os Cobras a um lugar estranho, cercado de plantas gigantes. Lá, os Cobras são levados à presença de Golobulos( o tal cara com corpo de serpente), o governante de Cobra-La (tipo, uma Shangri-La dos Cobras).

Captura de tela 2013-03-18 às 12.50.37Captura de tela 2013-03-18 às 12.51.33
E os Joes no meio disso tudo? Além de terem vários membros presos em Cobra-La, os Joes colocam novos membros na ativa: Chuckles, Big Lob, Tunnel Rat, Lei & Ordem, Jinx e o Tenente Falcon, o mais problemático de todos. Por conta de suas atitudes, Serpentor, que estava detido, é libertado e três Joes são hospitalizados. O próprio General Hawk pretendia que ele enfrentasse a corte marcial, já que Falcon possui uma extensa ficha que revela seu menesprezo ao serviço. Falcon só não é julgado graças a intervenção de Duke, que revela ser meio-irmão dele. Falcon acaba sendo levado a um tratamento mais rígido nas mãos dos renegados liderados pelo Sargento Slaughter (ou Sargento Braço Forte, aquele de chapéu, óculos e bigode, lembram?) no local inóspito conhecido como “Matadouro”.

Enquanto isso, Golobulos revela que seu avançado povo foi o primeiro a caminhar sobre a Terra, mesmo antes dos Homo Sapiens.Com o surgimento do homem, eles foram obrigados a se esconder, mas escolheram um representante para dominar novamento o mundo, no caso, o escolhido foi o Comandante Cobra. Diante da falha dele, Golobulos revela que o plano mestre é roubar a E.TE. e usá-la para espalhar os esporos das plantas cultivadas em Cobra-La, a fim de transformar a população da Terra em seres cobra e assim dominarem novamente o mundo.

Curiosidades

Pesquisando a respeito, descobri que originalmente, o Duke morreria, a exemplo do que rolou com o Optimus no longa dos Transformers. Mas a Habro, diante do feedback negativo da morte do líder autobot entre os fãs, decidiu que não seria interessante para eles e decidiram deixá-lo apenas em coma. Muito embora, de acordo com o roteirista e editor do longa, Buzz Dixon, se assistirmos o longa sem som, fica óbvio que o líder de campo dos Joes morre. E na versão original do roteiro, o funeral del rolava antes da batalha final.

Captura de tela 2013-03-18 às 12.52.51
Os executivos também interfiriram na escolha do nome Cobra-La para a civilização antiga dos Cobras. A princípio, era só um nome provisório, mas o povo da Hasbro curtiu e pediu que eles mantivessem.

Nesse longa, existe um personagem “real”. O Sargento Slaughter, que treina o Falcon, é dublado pelo ex-lutador da WWE Sargento Slaughter, que no meio dos anos 80, foi incorporado a franquia e ao universo dos Joes.

sgt-slaughter   Captura de tela 2013-03-18 às 12.51.11

Dublagem

A versão original tem alguns nomes conhecidos. Don Johnson, famoso pela série Miami Vice e que recentemente deu as caras em Django Livre, dubla o Tenente Falcon. O vilão Golobulos é dublado por Burgees Meredith, que foi o Pinguim na série dos anos 60 do Batman e mais tarde encarnou Mick, o treinador de Rocky Balboa. Peter Cullen e Frank Welker, que dublaram respectivamente Optimus Prime e Megatron na série Transformers, dublam vários personagens.

A dublagem nacional tem vários nomes conhecidos e muitos dos quais já falecidos e saudosos como André Luís Chapéu (Comandante Cobra), Sônia Ferreira (Baronesa), Garcia Neto (Beachead), Paulo Flores (Golobulos), Antonio Patiño(Serpentor) e André Filho (Falcon).

É um filme divertido, com alguns furos de roteiro. Como o esconderijo de Cobra La ser convenientemente próximo ao ataque Cobra, ou coisas assim. Pessoalmente, tmabém acheio bizarro  e forçado esse lance todo deles serem uma civilização cobra, prefiro a organização como eu via antes, um grupo paramilitar com ares de megalomania aguda.  Mas é melhor que vocês assistam e tirem sua conclusões. O filme esta completo e dublado no youtube:

Aguardem, mais resenhas sobre G.I.Joe!!

Anúncios

7 comentários em “100Grana “re-viu”: Comandos em Ação – O Filme (1987)

  1. Saudades dos bons anos 80 e seus desenhos meio ingênuos e divertidos.

  2. Parece que o desenho é melhor que o filme. Tentei ver de novo ontem em “Tela Quente”, mas francamente, não consegui. Muito fraco.

  3. Humanóides reptilianos do mal?? David Icke deve adorar esse desenho! heheheh

    @Avenger, concordo plenamente contigo.

  4. Baronesa boazinha

    Duke ex-cunhado do Comandante Cobra

    Rezando para A Retaliação redimir os Joes

  5. É vdd. ainda ontem eu estava falando isso para a minha esposa: todos os bons desenhos foram adaptados ao longo dos tempos.. como Scooby-Doo, Garfield, He-Man entre outros

  6. Por incrível que pareça nunca assisti esse filme, só li a respeito…só assisti Transformers: O Filme (1986), alias por que Michael Bay e cia não aprendem com os clássicos?

  7. Aproveita e assiste logo aqui, amigo

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: