3 Comentários

100Grana viu: G.I.Joe- A Retaliação

Lembram daquele filme que eu vivia dizendo que nunca ia assistir? Pois é, eu vi..

GI-JOE-2-Retaliation-2012-Poster[J-4491]

 

Eu vivia dizendo isso depois que soube que apenas três atores do primeiro filme (Channing Tatum, Ray Park e Byung Hun Lee) voltariam, mas que seguiriam a mesma trama. Como diabos isso seria possível? Achei que seria uma cagada sem tamanho, mas conforme o tempo foi passando, o filme acabou sendo vendido para mim, não apenas pelo trailers e pela contratações, mas conforme fui entendendo a estrutura do filme, a coisa pareceu melhor aos meus olhos.

Tenho consciência de que tudo o que eu disser de abonador agora sobre este filme é suspeito, pois quem escreve é o fã e colecionador de Joes desde moleque, somado ao blogueiro.Mas vou escrever, pois numa democracia, se encontra tanto críticos quanto apoiadores.

Tudo bem que o trailer já deixou mais do que explicado qual a trama, mas só para contextualizar você, caro leitor: A Casa Branca é comandada por Zartan, disfarçado de presidente americano. Ele põe em prática um plano no qual rouba ogivas nucleares, põe a culpa nos Joes (e oblitera a base dos caras) e expõe o mundo inteiro a um perigo mortal por conta de uma nova arma que não usa energia nuclear, mas a própria gravidade do planeta. Do outro lado, os poucos Joes que sobraram precisam impedir estes planos e ir à forra, a retaliação que dá título ao filme. Se bem que essa retaliação na verdade é uma referência ao sentimento que o Comandante Cobra manifesta em relação aos seus inimigos

 

A primeira coisa que eu posso dizer sobre esse filme é que o mérito deste filme ser bom cabe à três pessoas. Uma delas é o diretor John Chu, que passou por cima de todas as dúvidas que pesavam sobre ele por ser “o cara que dirigiu o filme do Justin Bieber” e confirmou a máxima de que quando está nas mãos dos fãs, a coisa funciona (lembrando que o cara é fã de He-Man, e está nas mãos dele a direção da nova versão do herói de Etérnia).

Os outros dois são a dupla de escribas Reth Reese e Paul Werneck (“Zumbilândia”), que conseguiram equilibrar altas dose de ação com um humor geralmente oportuno e involuntário. É incrível o que um roteiro faz num filme.Um dos problemas do filme de 2009, ou mais especificamente, no roteiro de Scott Beaty, é que as piadas que haviam nele simplesmente não funcionavam, não dava pra rir, mesmo. Aqui, por outro lado, o roteiro tem momentos simplesmente hilários, a maioria nas mãos do personagem de Johnathan Pryce, o falso presidente dos EUA. E detalhe, mexendo com o atual vespeiro da comunidade internacional que é a rixa entre América e Coréia do Norte.

foto-bruce-willis-en-gi-joe-2-2-821

Mas nem tudo é perfeito. O mesmo roteiro ainda tem problemas ao explicar o que aconteceu com a maioria os personagens do primeiro filme. A trama parece querer nos dar a entender que toda aquela galera sucumbe ao ataque que os Joes sofrem, mas convenhamos, como agentes especializados como Ripcord, Breaker, Scarlett e o próprio General Hawk seriam derrubados tão facilmente? E sequer fazem parte da equipe principal? E se os poucos Joes são procurados, como os Cobras não pensaram em expor os caras em público, para serem identificáveis em meio à opinião pública? Ver Flint, Lady Jaye e Roadblock andando no meio da rua, como se tivessem chegado de férias, é meio estranho.O conceito de serem caçados como renegados seria mais interessante.

images

Além disso, fica difícil entender o que foi acrescentado nestas filmagens adicionais que custaram oito meses de atraso no lançamento do filme.Não sei quanto tempo demora uma conversão para 3D, mas duvido que tenha sido a causa principal, e não foi mesmo, como sabemos.

GI-Joe-2-22Mar2013_14

Falando sempre como conhecedor dos Joes, posso dizer que esse filme agrada bem mais do que o filme anterior. Quem curte os Joes vai curtir, por exemplo, um Comandante Cobra muito mais fiel ao seu cânone, além de alguns esclarecimentos sobre as reais motivações de Storm Shadow, e uma quase heterogeneidade de participação de elenco. É bem verdade que o Roadblock do Dwayne Johnson tem mais tempo de cena, mas na maior parte do filme cada um tem seu momento. Mesmo Bruce Willis fazendo o seu arroz com feijão de ação, ele não parece querer tomar o filme pra si.

Não quero dar a entender que desgostei do filme anterior. Minha opinião sobre ele permanece a mesma há quatro anos. Mas A Retaliação conseguiu me fazer sair de casa para assistir, curtir muito e esperar por mais filmes da série, uma vez que existem diversas possibilidades e pontas soltas deixadas para tanto.

Party time

Cotação: 8

Anúncios

3 comentários em “100Grana viu: G.I.Joe- A Retaliação

  1. Além da conversão para o 3D, fizeram cenas extras, do filme origibalmente gravado em 2011, com Channing Tatum. Como ele estava na gravação de outro filme, tiveram que esperar.

    Do primeiro filme, 5 atores estão no segundo filme. Arnold Vosloo e Jonathan Pryce também estiveram no primeiro filme.

    Abraços.

  2. Vosloo, me parece, só utilizaram o rosto dele….não me parece que faça parte do elenco desta continuação, até mesmo porque poderíamos ver mais do mesmo em cena..Pryce está muito bem a vontade e brilha.

  3. Interessante. Mas o que não gostei no 1º filme foram alguns absurdos: como a Baronesa ser ex-noiva do Duke e ainda irmã do Comandante Cobra (será que os roteiristas andaram assistindo alguma novela do Manoel Carlos, Glória Perez,etc?), o excesso de humor a exemplo de TF2…o que esperar de GI Joe 3, com certeza o Com. Cobra vai se vingar novamente, deveria aparecer a gangue de Zartan,voltar Destro, Baronesa, Scarlat,etc e quem sabe deixar uma brexinha para um possível crossover entre os Joes,Transformers e Centurions?

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: