Dizem que, para cada boa notícia, sempre tem um revés. E parece que temos um caso aqui que comprova essa máxima. De acordo com o Kotaku, a a Disney fechou a Lucas Arts, a lendária divisão de games de George Lucas, demitindo os os seus 150 funcionários e pondo fim a uma era de muitos bons jogos lançados baseados no universo Star Wars.
Além de gente na rua, o outro efeito colateral negativo foi o cancelament0 de dois jogos já anunciados (Star Wars: First Assault e Star Wars 1313.) Mas por quê tudo isso? A decisão, já ouvida em rumores meses atrás, foi motivada por um novo plano de ação da Disney, no qual os direitos dos games serão licenciados para outras empresas desenvolvedoras, o que segundo o estúdio, minimiza os riscos da casa do Mickey.
Francamente, eu acho que foi uma tremenda bola fora. A própria Disney poderia se beneficiar ao trabalhar com a LucasArts. Imagine que tipo de jogos baseados em seus filmes e desenhos poderiam ter saído pelas mãos da empresa. Foi uma falta de visãomuito da besta, se me permitem dizer. Fora que é muito triste ver uma Lucas Arts fechar assim, imaginem quanta coisa boa já saiu das mãos daqueles programadores e que ainda poderia sair? Em mais de 30 anos de atividade, além da franquia SW, a empresa lançou muitos bons jogos como os da franquia Indiana Jones, A empresa ainda fez jogos baseados na franquia Indiana Jones ou The Secret of Monkey Island e Full Throtle.
Lembrei hoje de um jogo da LucasArt que gostava muito na época do snes: Zombies Ate My Neighbours, além do The Dig para PC. Muito maneiro.