3 Comentários

Nerd que é nerd usa toalha!

header-the-ultimate-star-wars-vs-star-trek-infographic

Apenas leiam o post, entendam e reflitam.

Hoje, 25 de maio, é a data escolhida no mundo inteiro para a celebração do chamado Orgulho Nerd. Beleza, como fã de várias coisas, é a chance de fazer algo legal, sair com a camisa do Batman, tocar a trilha daquele desenho no seu MP3 player, conversar com os amigos fazendo referências a filmes, quem sabe até, se a grana permitir, se dar de presente aquele item bacana para sua coleção, seja uma HQ, um boneco, um jogo, um chaveiro com a cara do Homem de Ferro que seja. Muito embora a origem seja por causa do lançamento de Star Wars nos cinemas, em 25 de maio de 1977. A idéia surgiu na Espanha, em 2006,na forma de um divertido manifesto.

Por outro lado, hoje também é o Dia da Toalha, uma divertida criada seis anos antes, em 2001, como referência à obra O Guia do Mochileiro das Galáxias, na qual o autor Douglas Adams(que nasceu na mesma data de hoje) descreve, entre outras coisas, a importância de ter o seu estimado pedaço de algodão (ou linho) a tiracolo. Deve ser divertido carregar, para muitos, a toalha e ver que a maioria das pessoas “normais” desconhece o propósito desta atitude.

Mas infelizmente, tenho notado uma coisas que me deixam, no mínimo, enojado.

NERD-FIGHT

A coisa mais comum atualmente, sobretudo nas redes sociais, é ver isto acontecer: a pessoa escreve algo do tipo” o Dia do Orgulho Nerd está chegando”, e já vem outra pessoa, com um tom quase sempre agressivo, rebater, dizendo que é o Dia da Toalha. Se fosse só isso, eu não ficaria chateado, afinal,quem contesta não está inteiramente errado, mas é triste ver que a maioria das pessoas fala isso com um tom depreciativo, e no mínimo, demonstrando ignorância sobre o assunto.

A obra de Douglas Adams está inserida no gênero da ficção científica, uma veia central da cultura nerd. Então, não é errado afirmar que, no fim das contas, qualquer que seja o rótulo que você escolha, você está comemorando a mesma coisa que o outro cara que está com uma camisa do Darth Vader, querendo ou não.

Na maioria dos casos (não todos, sejamos justos), quem eu vejo colocando esse argumento do Dia da Toalha, chega com os dois pés, com comentários do tipo:“É o Dia da Toalha, orgulho nerd é coisa de babão”, e isso porque eu peguei leve no exemplo. Preconceito com o público nerd sempre existiu (leiam este antigo post meu, permanece atual), e sempre vai existir no fim das contas, não importa o quanto ser nerd esteja na moda e existam por aí os milhares que se acham nerds porque assistem a série da moda e/ou desfilam por aí com uma camisa escrito “Bazinga”. Mas preconceito de nerd para nerd é algo que se torna engraçado de tão ridículo e fora de propósito.

Eu, particularmente, vivendo nesse contexto nerd em toda a minha vida, sempre me orgulhei, por algum tempo, de não ter essas rixas idiotas que hoje a gente observa em outras vertentes. Rivalidade é legal, é sadia, mas até certo ponto, quando ultrapassa a barreira do desrespeito, da ofensa pessoal, porque a pessoa gosta de uma coisa diferente, ou discorda da sua opinião, o que me faz perguntar: o quanto somos diferentes desses idiotas que mancham os noticiários diários com a violência por causa de discordâncias tolas? Talvez a única e essencial diferença é que a gente não parte para o confronto físico, pelo menos eu nunca vi, ainda, dois caras só se estapearem por que um gosta de Star Wars e outro de Star Trek…quer dizer, só na ficção. Mas muitas vezes, o nível de idiotice é quase esse


Eu francamente, espero que isso não aconteça, e que aos poucos, as pessoas comecem a perceber a necessidade de respeitar as diferenças. Não pensem que não curto uma boa piada com as coisas que eu gosto. Pelo contrário, eu endosso sempre, até porque a gente também faz, quem visita o blog há anos sabe disso.

O que a gente não tolera mesmo é falta de respeito com o próximo, sob qualquer circunstância, e ainda mais por causa de um motivo tão torpe.

Enfim, espero ter passado a mensagem: quer comemorar o Orgulho Nerd? quer comemorar o Dia da Toalha? Não importa, primeiro aprenda a respeitar quem está do seu lado e tem um ponto de vista diferente. O mundo está como está porque as pessoas só se preocupam com o seu umbigo, e não deveria ser por aí.

Vida Longa e Próspera, Que a Força esteja com vocês, e obrigado pelos peixes, mochileiros!

Ps:Lembrando que hoje se comemoram três datas: O Orgulho Nerd, o Dia da Toalha e também o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao autor Terry Pratchett.

3 comentários em “Nerd que é nerd usa toalha!

  1. Nerd é tudo retardado…. brincadeirinha!!
    A sociedade de hoje em dia está tão capitalista e “modista” que tem de ser viver como a moda prega. Não posso ver anime, porque sou retardado (até para minha mãe), não posso ler manga porque é coisa de criança…. que pensamento fútil e não desenvolvido. Muito bem comentado na matéria e abordou um tema um tanto quanto complicado hoje em dia, razão pela qual há muita crítica e agressão verbal a pessoas que fazem esse tipo de coisa. Mas, nos somos assim mesmo, nunca da para agradar a todos! Tenho de ver anime no cel pq minha namorada não gosta ¬¬ e jogar video game de madruga para ela não reclamar….. ó vida xD NERD ANIMEIRO FUNKEIRO, BADALEIRO PAGODEIRO…. e tenho orgulho

  2. Cara até hoje não sei direito o que é ser um nerd, mas se for colecionar o gibi do seu herói favorito e esperar meses por um filme (me espere Super), e às vezes ser taxado de infantil ou alienado, sim posso me considerar um, aliás o dia do orgulho nerd na Saraiva foi muito legal e a autora Roberta (Contos de Megan) fez uma bela defesa do Batman no mesmo.

  3. Égua,Claudio, estavas lá e nem falaste comigo? Te dizer,hein rs

Comenta, liso! É grátis.

