10 Comentários

Superman Versus a Copa: E quem perdeu neste embate?

O maior inimigo do Homem de Aço não é o General Zod, Luthor ou Brainiac que o valha. Mas sim, uma decisão controversa que reabre uma  antiga discussão sobre o modo como certos produtos são tratados por aqui.

arte 100 superman

Para quem não sabe, ou não ficou sabendo, O Brasil é um dos poucos países, ao lado do Japão, a não ter a estreia do novo filme do Superman para este mês que está começando. Teremos de esperar até 12 de julho, enquanto o resto do mundo verá no dia 14 deste mês. E por quê?

A alegação oficial foi de que a Warner, ao tomar esta decisão, se preocupou em pegar o público que está de férias neste período. Mas é óbvio que a decisão também teve como peso a realização da Copa das Confederações no Brasil, durante o mês de junho. E não é a primeira vez que isso acontece. Quem tiver uma memória boa, lembra que, em 2002, o Star Wars- Episódio II: Ataque dos Clones, foi lançado mundialmente em maio daquele ano, mas só chegou ao Brasil em 02 de julho, um dia após a final da Copa do Mundo no Japão e na Coréia, da qual o Brasil saiu com o penta.

Ao que parece, a história está se repetindo. Caros lisos, eu me dou ao luxo aqui de manter para mim minhas opiniões sobre o atual futebol da Seleção, afinal esse não é um blog esportivo e, além do mais, não é o tema principal desta conversa. No final do mês de abril, postei aqui um vídeo feito por mim sob as impressões feitas por alguns entrevistados sobre este adiamento e seus motivos. Embora tenhamos muitas opiniões distintas nele, o consenso geral foi de que, no mínimo, foi uma decisão equivocada. Uma decisão que, no que me parece, não levou em conta que  existe público e público. Será mesmo que os torcedores e fanáticos por futebol estão preocupados com o Superman? E do outro lado, os cinéfilos estão preocupados se a seleção canarinho (alcunha velha, essa) vai jogar bem e levar o caneco? (Ih, piorei o negócio)

Essa é a questão. Estamos falando de dois públicos distintos, mas um deles vai sair prejudicado, tendo de esperar um mês para conferir o que pode ser o grande retorno do maior herói de todos os tempos à tela grande.

E há um agravante: o que mais tenho ouvido ao falar a respeito disso é ma frase do tipo: “Ah, então eu vou baixar, se for bom, eu vejo no cinema”. Cria-se aí uma outra problemática, que é o download ilegal. Com essa decisão, criou-se uma brecha para esta prática já comum, que pesa no bolso dos estúdios. Sim, eu sei que muitos baixam e vão ver o filme nos cinemas, mas ainda assim, falando um pouco como um cinéfilo das antigas, nada tira a sensação de ver um filme importante pela primeira vez nos cinemas. Eu jamais teria coragem de ver um Vingadores baixado da internet, sem ter visto na pre-estreia.

Infelizmente, os tempos são outros e as pessoas querem facilidade, e estão no seu direito se quem deveria lhes dar um bom serviço não o fazem. Mas, estamos falando de Brasil, e é interessante observar que, ao mesmo tempo em que nosso país procura se afirmar culturalmente fora do país, mas que ainda trata o que vem de fora com um olhar preconceituoso e de pouco caso. O caso mais recente é o Star Trek, de 2009, que na semana da estreia da continuação, não será exibido em um horário acessível, mas de madrugada.

Eu penso no sofrível do Lanterna Verde, que estreou por aqui dois meses depois, talvez tivesse faturado um pouquinho mais se tivesse estreado junto com os EUA, e tantas pessoas não tivessem nos avisado da aberração que era. Pensando bem, até que foi bom nesse ponto.

Mas fica aí o caso exposto, lamentável, e podem esperar que a cultura do país do futebol sempre vai prevalecer, não tem jeito. Resta a gente se preparar para o ano que vem, que tem Copa do Mundo. Só de pensar nas estreias do ano que vem, fico mufino…

Mas podia ser pior. Os japoneses só vão ver o filme em agosto, sabe-se lá  o por quê…

10 comentários em “Superman Versus a Copa: E quem perdeu neste embate?

  1. isso foi uma merda terem feito isso

  2. Acho que todo mundo: os fãs vão ser atochados de spoilers e reviews, eles vão ser pirateados até a morte.

  3. Eu fui ver nessa sexta passada dia 31/05 asistir star trek na pre estreia no cinema so tinha eu e umas 14 pessoas asistindo essa sessão porem no mesmo dia a tarde eu encontrei num saite o link para o filme dublado a internet da impressa era muito lenta então salvei o link para mim conferir em casa depois de sair da sessão desse filme espetacular dessa filme maravilhoso tentei baixar esse link em casa a olhe ai o filme estava completo e dublado e sua estreia é so dia 14 de junho ou seja falta menos de 2 semana para estreia nacional e o filme ja esta dublado na internet sera que vai ser um estouro o filme quando começar duvido muito poruqe por mais que tenha fã a serie no brasil a franquia num é aquela que todo mundo plocura deferente de um filme da marvel desejo boa sorte a franquia e estou ansioso para rever no cinema e em 3d de novo.
    no casa do superman a warner brasileira vai quebra a cara sim porque olha os comentarios ai e realmente ela deveria tomar as providencia pois isso é um absurdo essa estreia de um atraso de 1 mes.

  4. o negocio é brasileiro queima a rosca pro futebol porque eu não gosto de futebol e tem gente que diz que eu sou doente e eu mando eles

  5. Até onde eu sei, no caso dos japas é por questão de língua mesmo. O processo de adaptação (dublagem, legendas) demora bem mais lá pra ficar pronto.

  6. Concordo com o comentário. Futebol é uma coisa e cinema é outra, horários diferentes, dias diferentes. Mas cá entre nós, o filme do Superman não dá para esperar muito coisa mesmo…Então fiquemos com o futebol medíocre da nossa seleção.

  7. Moro no Japão há 13 anos e sempre foi assim mesmo, aconteceu a mesma coisa com os vingadores e agosto aqui começa o mês de ferias aí já viu né!

  8. […] mês de clausura longe das informações do filme, pois a estreia está prevista apenas para julho como falamos aqui, devido a nossa adorada Copa das Lamentações […]

  9. Eu acredito q eles SABEM q no brasil o filme ANTES DE SER LANÇADO já está a venda nas bancas piratas, e adiaram o seu lançamento aqui, por pensarem q os brasileiros ñ sabem LER LEGENDAS dos filmes pirateados em ingles, dai vão esperar o lançamento em portugues para poderem PIRATEAR E ASSISTIR, então eles já terão enchido os bolsos sem a pirataria q rola solta aqui em nosso pais pra atrapalhar eles.

    kkkkkkk

Comenta, liso! É grátis.

