3 Comentários

100Grana viu: Star Trek- Além da Escuridão

startrekintodarkness_johnharrison

Continuação das aventuras da Enterprise é muito boa, mas teve um grande problema. Sabe qual? CUIDADO COM SPOILERS

O problema de fazer certos filmes são as conhecidas rodas de fás nos fóruns que se atentam a investigar coisas que podem (ou não) acontecer em um filme. Isso muitas vezes obriga um diretor a sair pela tangente, desconversar, e mesmo fazendo isso, é como se ele praticamente respondesse à pergunta.

É o caso desse novo Star Trek: Além da Escuridão. Na divulgação do filme, a falta de clareza da sinopse, muito vaga, deu muita margem para neguinho sair por aí especulando e matando a charada sobre o vilão, e ela acabou vindo à tona bem antes da primeira projeção.

E aproveito para denunciar um grande mal que assola a internet hoje: os cinetrolls, que se apressam em baixar o filme, e logo começam a soltar revelações em comentários de sites ou nas redes sociais, desrespeitando o livre arbítrio de quem se reserva a se surpreender no cinema.

Star-Trek-Into-Darkness-1

Eu mesmo fui vítima, de gente da minha própria família, que baixou, assistiu e postou print em minha página no Facebook. Fora os que escrevem e marcam amigos no post.

O pior é ver sites fazendo isso. Em específico um, que gosto muito, mas que tem sutilmente colocado spoilers ao longo de seus posts sobre O Homem de Aço, por exemplo. Foi lá que me foi revelado um crucial momento do filme, o que me obrigou a parar de acessá-lo por ora.

Fica o protesto. Quer baixar, quer saber se vale a pena ver no cinema, isso é com você, mas respeite quem foge de spoilers até ver o filme.

Mas voltemos ao filme. A trama básica que nos foi passada é a presença de um novo vilão, John Harrisson ( o inglês Benedict Cumberbatch), que lança um ataque à Frota Estelar, e Kirk, motivado pela vingança, leva sua tripulação a uma caçada espacial. O problema é que nada nessa seqüência de acontecimentos é o que parece, e o capitão da Enterprise terá de fazer difíceis escolhas para salvar a Federação e a sua equipe.

star_trek_into_darkness_5

Entre os méritos do filme, temos o elenco. Chris Pine prova que é uma boa escolha para o papel. Em alguns momentos, ele meio que lembra o olhar blasé do William Shatner, mas mais importante, conferindo ainda mais veracidade emocional. Aliás, a maioria ali tem sua chance de mostrar bom serviço. o Spock de Zachary Quinto protagoniza alguma das cenas mais importantes, cujos detalhes não ouso revelar, mas digo que vai deixar a velha guarda  satisfeita.

Dos novatos, o destaque é justamente o Cumberbatch. Sua própria expressão já é meio alien, somada a impostação de voz o deixa com uma aura de “sou fo#a”. A participação do eterno Robocop Peter Weller também é importante, uma vez que ele também é uma das engrenagens que movem a trama.

movies-star-trek-into-darkness-benedict-cumberbatch

O filme aliás, de muitas maneiras, remete aos filmes da geração clássica, a um específico, na verdade, mas também ao universo Trekker em si. Uma referência, em específico, foi a única que me impressionou, pois infelizmente a pessoa ao meu lado não parou de falar o tempo todo ao meu lado.

A referência aos filmes antigos também é lembrada naquele formato “fechado”. Não há ganchos, parece um episódio da série clássica, guardadas as devidas proporções. Isso se nota na direção dada pelo J.J. Abrams, que continua apaixonado pelo efeito ˜Lens Flare˜ em cena.

lens_flare

Lens Flare: o efeito de Photoshop que virou a marca de J.J. Abrams

Resumindo, é um bom filme, mas que foi prejudicado pelos spoilers jogados na rede. Em outras circunstâncias, eu teria ficado de boca aberta. No máximo, soltei um “égua”, mas valeu.

Cotação: 7,0

Anúncios

3 comentários em “100Grana viu: Star Trek- Além da Escuridão

  1. O filme é bom mais tem varias bobagens cientificas.. como fusão a frio congelar.. ( Oi? ) ou tendo acesso a diversas pequenas naves de transporte, colocar a porra da nave prinpical no planeta prestes a explodir, sem contar no mar..

    isso sem contar.. que no primeiro filme. os caras conseguem transportar as pessoas até naves warp speed. mas não podem transportar a bomba de gelo e detonar remotamente… não faria sentido nem enviar um camisa vermelha para essa missão.. não foi muito lógico da parte do Spock.. isso até se espera do Kirk.

    o que senti falta foi do desenvolvimento da amizade dos dois.. fica parecendo que perdemos alguma coisa..

    no primeiro deixa claro que vai haver uma grade amizade vai acontecer entre os outros.. e no segundo já esta lá.. aceita e pronto.. uma pena.. porque deixaria mais fundamentada a ação dos personagens.. que só é nos dito que são grandes amigos, mas não tivemos a oportunidade de ver a formação da mesma..

    e senti falta tambem de um desenvolvimento maior do Robocop.. a critica ao belicismo “preventivo” atual dos EUA é muito claro, mas faltou aquele toque de empatia com o vilão…

    para mim, esse é um exelente filme Ação, mas um fraco filme de ficção cientifica..

    falta mais technobable, mais discussão e menos ação, estou sentindo muito a falta de mais ‘politica’ que ação..

    um dos principais papeis da ficção cientifica é criticar o mundo atual e nos fazer refletir, e não apenas assistir passivamente.. infelizmente é isso que faltou nesse Star Trek

    está virando um faroeste espacial, como Star Wars.

    TLDR (resumindo) : vale a pena assistir, é um bom filme de ação, mas um fraco filme de ficção!

  2. Gostei do que você postou no início do artigo, Mentorbreak, quem quiser assistir o filme na web, assista, mas não fique divulgando spoilers a torto e a direito…várias vezes meus familiares me perguntavam sob determinado jogo, e eu dava um resumo do enredo, evitando entrar em detalhes sobre a história do mesmo…quanto a esse filme, por mais que não goste de cinema, espero poder assisti-lo assim que estiver disponível para locação…para mim estes novos filmes de Star Trek se passam numa realidade alternativa da série clássica e seus derivados…Off.: Será que um dia JJ Abrams vai fazer filmes inspirados em Nova Geração, Deep Space 9, Voyager?

  3. Poxa Sergio, sua análise do filme foi muito fria, esperava mais detalhes, tá parecendo uma sinopse de site de cinema. Esperava mai

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: