1 comentário

100grana leu: Turma da Mônica – Laços

A mesma turminha, só que diferente.

Foi uma alegria muito grande quando eu soube que Vitor Cafaggi iria assinar a nova Graphic MSP, eu já conhecia o talento dele das adoráveis tirinhas do Punny Parker e tinha a certeza de que uma história emocionante e com um lindo traço estava por vir.

parker125port

Punny Parker assinando por Vitor Cafaggi, uma fofa paródia do personagem da Marvel.

A MSP tem promovido releituras dos personagens clássicos de Mauricio de Sousa, como nas edições do MSP50, onde 50 autores retratam em seus estilos os personagens e na primeira Graphic MSP que trouxe um verdadeiro sci fi com Astronauta Magnetar de Danilo Beyruth. A responsabilidade, então, dos irmãos Cafaggi era contar uma história de um dos quartetos mais famosos do Brasil. Uma responsabilidade que eles executaram com primor.

Laços é uma história da turminha, fato, tudo está lá, Cebolinha, Cascão, planos infalíveis hilários, Mônica e seu Sansão, Magali devorando incontáveis hot-dogs, porém, desde a capa entramos em um clima narrativo diferente do que estamos acostumados, os traços e as cores contribuem muito com isso, dão uma sensação de dramaticidade que às vezes nem está lá, e, primorosamente, conduzem a história de maneira tão fluida, simples e harmoniosa que é impossível não se encantar. Os cuidados com o roteiro foram tantos que Vitor e Lu Cafaggi tiveram um cuidado especial em ilustrar as cores das horas do dia, trabalharam com texturas que enriqueceram ainda mais o trabalho e colocaram umas referências pop que me fizeram questionar como haviam passado na avaliação do roteiro.

O talento e a sensibilidade dos irmãos Cafaggi são os diferenciais nessa historinha, enquanto Vitor ficou incumbido de desenhar a turminha atual, por volta dos setes anos de idade, com o seu estilo inconfundível, Lu os desenhava nas versões mais “babies” (as versões mais bonitinhas que eu já vi da turma da Mônica na vida) nos flashbacks criando uma mescla de estilos apaixonantes.

Desenhos de Lu Cafaggi

Laços é uma história da turminha que fala sobre amizade, companheirismo e amor nos moldes dos filmes infantis dos anos 80, como o próprio Mauricio de Sousa nos fala no prefácio, uma história original que de alguma forma, no fundo dos nossos corações, nós já conhecíamos.

Anúncios

Um comentário em “100grana leu: Turma da Mônica – Laços

  1. Irmão Cafaggi sinonimo de material excelente.

    Distribuição setorizada é um caso sério, vamos ver qndo vai dá as caras aqui no DF!

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: