4 Comentários

Mas afinal, por quê tanta destruição em O Homem de Aço?

Eu gostei do filme, e deixei isso bem claro. Mas tem coisas que incomodaram a mim e a meio-mundo. Com certeza, uma delas foi a escala de destruição do filme, que dava talvez a entender que nosso herói estava pouco se lixando para os inocentes que se lascavam pelo caminho.

images

Foi justamente sobre essa questão que o diretor do filme, Zack Snyder, falou ao site The Japan Times, dando a entender que isso reforçava a narração de uma histõria de mito. Um mito que, segundo ele, estava recontando a origem:

“Eu queria que o filme tem um sentimento mitológico”, diz ele. Na mitologia antiga, mortes em massa são usados ​​para simbolizar desastres. Em outros países, como a Grécia e Japão, os mitos foram recontados através das gerações, em parte para responder a perguntas sem respostas sobre a morte e violência. Nos Estados Unidos, nós não temos esse legado da mitologia antiga. Superman é provavelmente o mais próximo que temos. É uma maneira de recontar o mito. “

Ceeerto, mas a questão é que o mito do Superman foi criado na premissa de um cara que priorizava as vidas. Tem uma grande diferença. Se o Superman já era um mito, isso pode ter corrompido um pouco o que o personagem representa.

E eu, assim como muito, penso, acredito que é algo a ser observado na continuação. Mostrar as consequências dda destruição, uma boa forma aliás de introduzir Lex Luthor na história, como um filantropo de araque, culpando o Superman pelas perdas humanas do primeiro filme, o próprio Batman o enxergando como uma potencial ameaça, para depois perceber que ele é um bom samaritano, e o próprio Super percebendo que deve ser mais responsável ao usar seus poderes. Mas enfim, como não sou enturmado com Zack Snyder, torço para que isso ou algo parecido aconteça…

Anúncios

4 comentários em “Mas afinal, por quê tanta destruição em O Homem de Aço?

  1. enfoque “realista” do personagem + Kal-El jovem e imaturo, aprendendo seus poderes + outro super-ser antagonista surge + 2 semideuses se porrando na Terra = vai dar merda!

    Achei a equação bem simples de entender. Melhor do que o argumento cínico que “destruição e morte em massa estão na moda nos tempos atuais” ou “a inocência acabou”. O que não deixa de ser verdade, mas é uma visão muito simplista.

  2. O Superman foi criado como um justiceiro, ela não era tão escoteiro no começo (embora essa seja a minha versão preferida do meu heroi preferido). O Man of Steel é uma nova versão dele, assim como o Batman do Nolan foi uma nova versão do Batman.

  3. Exato, Guedão.^^^^

    É uma nova visão – tem quem goste, tem quem não curtiu. Melhor ou pior? Diferentes! Questão de gosto. Não dá pra agradar todo mundo.

  4. OS trÊs primeiros comentários são exatamente o que penso.

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: