4 Comentários

Cine Liso: Saiba mais sobre o filme deste mês

Sabe aquele filme que, não importa a parte em que esteja, você pára o que estiver fazendo e assiste? Esse é o poder dos filmes que fizeram a Sessão da Tarde no imaginário de muitos de nossa geração. Existem mil exemplares, e o primeiro do Cine Liso do 100Grana é um desses. O diretor John Carpenter, conhecido pela série de terror Halloween, lançou em 1986 uma divertida aventura que será revista no próximo dia 26 de outubro aqui em Belém: Os Aventureiros do Bairro Proibido.

big-trouble-in-little-china-1

Conhece a história? O lance é o seguinte: O caminhoneiro Jack Burton (Kurt Russel), para resgatar a noiva de seu amigo, acaba se metendo com uma estranha gangue envolvida com misticismo no bairro de Chinatown. Jack e seus amigos descobrem que o terrível feiticeiro LoPan (James Hong), um ser maligno de mais de 2 mil anos de idade, é o responsável pela coisa toda. Veja o trailer:

Agora que tal relembrar o elenco principal do filme?

O herói, Jack, foi interpretado por Kurt Russel. Hoje com 62 anos de idade, esse daí praticamente dispensa apresentações. Já fez de um tudo em filmes, começando criança nos nas 50, tendo participado em vários filmes para cinema e TV. Na maioria das vezes, o cara pode ser visto em fitas de ação. De Tango & Cash, ao lado de Sylvester Stallone, passando pelo Sci-fi com O Enigma de Outro Mundo, Fuga de Nova York, Stargate e O Soldado do Futuro, até o universo dos filmes de terror com À Prova de Morte. Curiosamente, ele não quis participar de Os Mercenários, por “não estar interessado neste tipo de filme, agora”.

krussel

Dennis Dun, de 61, era Wang Chi, amigo de Jack. Ele fez poucos papéis de expressão em filmes, e Aventureiros do Bairro Proibido foi provavelmente um deles. O mesmo vale para sua namorada no filme, papel de Suzee Pai, que chegou a posar para a revista adulta Penthouse em janeiro de 1981.

dennis Dun images (1)

Gracie, namorada de Jack foi papel de Kim Victoria Cattral, ou simplesmente Kim Cattral. Dá para dizer que é uma legítima representante da geração 80, tendo participações em Porky`s, Loucademia de Polícia, além da divertida comédia Manequin. Sua carreira teve como ponto alto o papel de Samantha na franquia cine-televisiva Sex and The City. Como podem ver na foto, ela não aparenta seus 57 anos.

Kim_Catrall_Meet_Monica_Velour_1

O vilão, David Lo Pan, é interpretado pelo James Hong, de 84 anos, que tem em seu currículo mais de 40 filmes, e é um velho (não apenas no sentido literal) conhecido do publico. Além de participações em séries como Bonanza e Agente da U.N.C.L.E., o cara esteve em filmes como o primeiro Braddock, O Rapto do Menino Dourado, Tango & Cash, Romeu tem que Morrer, e mais recentemente, pôde ser visto em R.I.P.D..

james hong

Também esteve em Garras de Águia, que pelas mãos da trupe do Hermes & Renato, virou “Garras de Baitola”.

Quem já foi para o andar de cima foi Victor Wong, que interpretava Egg Shen. Ele teve participações em O Ultimo Imperador, protagonizou a franquia infantil 3 Ninjas, foi lutador em O Grande Dragão Branco e vejam vocês, trabalhou ao lado de James Hong em O Rapto do Menino Dourado. Morreu em 2001, aos 74 anos.

egg

O filme visava a concorrência com outro clássico daquela década, O Rapto do Menino Dourado, e chegou a cogitar para o papel principal nomes como Jack Nicholson e Clint Eastwood, mas ambos estavam ocupados. Tudo a ver os dois com o Kurt Russell, não? Ele mesmo pensou em recusar o papel, pois não sabia como abordar o personagem, o que mudou após conversar com o diretor John Carpenter. Foi Carpenter também quem insistiu para Kim Cattral ser o interesse amoroso do mocinho. O estúdio queria uma roqueira e não botava fé na atriz. Carpenter também trouxe Dennis Dun, por ter curtido seu trabalho em O Ano do Dragão(1985).

O roteiro escrito por Gary Goldman e David Weinstein estava pronto desde 1982, e misturaria elementos de faroeste com o misticismo dos filmes de artes marciais chineses, sendo esse último elemento o elemento mais inspirador para o roteiro. Este foi rescrito por W.D. Richter, que no seu currículo tem a direção de As Aventuras de Buckaroo Banzai. Ele levou a trama para a era moderna (na época, os anos 80).

Surpreendentemente, o filme não teve o retorno financeiro esperado. Estreou no dia 2 de julho de 1986, em 1052 cinemas nos Estados Unidos, mas só arrecadou $ 2,7 milhões em sua semana de estréia e faturou $ 11,1 milhões no América do Norte, bem abaixo do seu orçamento estimado de US $ 25 milhões.Um das razões apontada para esta bilheteria foi a concorrência com Aliens, de James Cameron, que estrearia 16 dias depois.

O filme tem várias cenas memoráveis, mas destaco aqui a cena que me fez ter pesadelos depois que vi esse filme na Tela Quente:

Então é isso! Esperamos vocês, próximo dia 26, às 16h no Cine Líbero Luxardo, no Centur.

4 comentários em “Cine Liso: Saiba mais sobre o filme deste mês

  1. Simplesmente um clássico dos anos 80!!!

  2. Caraca!!!!!!!
    Traz esse filme para um cinema de SP. Clássico dos clássicos dos anos 80. Dose certa de humor e ação. Merece um balde de 1 kg de pipoca e 2l de coca!!! Faz uns 20 anos que não vejo na tv!

  3. […] lá para cá,  já foram apresentaram Os Aventureiros do Bairro Proibido, Curtindo a Vida Adoidado e A História Sem Fim. Todos com […]

  4. […] lá para cá  já foram apresentados Os Aventureiros do Bairro Proibido, Curtindo a Vida Adoidado e A História Sem Fim. Todos com […]

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: