9 Comentários

Segunda Opinião: O fim da sessão da tarde.

Olá todos queridos leitores do 100grana. Começo hoje uma coluna semanal cujo nome vocês podem ver na primeira metade do título. Estarei aqui toda quarta-feira escrevendo sobre algum assunto relevante do mundo nerd e dando a minha opinião sobre este determinado tópico. Coube a mim fazer isso, pois eu ganhei a eleição de membro mais irritante crítico do blog.

Como vocês já devem ter notado no nome da coluna de hoje, vou falar sobre um assunto que muito  entristece: o possível fim da sessão da tarde.

Saudades, velha amiga

Saudades, velha amiga

O problema não envolve só a  mais amada programação de filmes da televisão aberta, mas a programação vespertina inteira da rede globo. Em dez anos, as tardes da rede globo perderam 8 pontos de audiência, passando de 19,3 para apenas 11,3. A reformulação na atingiria apenas os filmes da tarde global, mas toda a programação da tarde global. A reformulação começou com a mudança do logo da Sessão da tarde, confira abaixo:

Não para por aí. A emissora ainda vai mudar totalmente aquele arremedo de programa chamado Video Show Tirou o gordo pimpão, André Marques (que fez o Mocotó), e vai colocar o Zeca Camargo, ex-fantástico, no comando do programa, que deve aumentar de duração e mudar o seu foco. Afinal QUEM DIABOS ASSISTE UM PROGRAMA QUE SÓ FALA DAS NOVELAS DA GLOBO ?! 

Perdão pela alteração, mas é necessária de vez em quando. É possível que com a entrada do novo apresentador ares mais frescos se façam presentes no Video Show.

Outra coisa que deve passar por mudança é a novelinha adolescente Malhação.

Pera aí… É sério isso produção? isso pode ser considerado notícia? essa merda muda a cada 6 meses, colocando aqueles semi adultos com cara de retardados fingindo atuar num trama totalmente desconexa e sem apelo nenhum.

Mas enfim, não viemos para discutir a ruindade da tv aberta (é bem ruim mesmo). Mas desse anúncio que pode acabar com a alegria de milhões (tá, nem tanto assim).

Não lhe reconheço mais

Não lhe reconheço mais

A verdade é que a sessão da tarde morreu já faz uns 15 anos ou mais. Tenho 22 anos e tenho certeza de que a minha geração foi a última a ser criada com os filmes “clássicos” como Falcão: Campeão dos Campeões, Caça Fantasmas, Goonies e todos os outros que sempre são citados.

A sessão da tarde mudou, tornou-se um palco de filmes de cachorro (sim, Bud, estou olhando pra você) e aqueles pilotos de seriados da Disney que nunca viraram séries em si. Mas a verdade é que eu já tinha deixado de ser o público alvo disso. Quando a gente cresce, começa a ter atividades de tarde (seja por que você quis ou que sua mãe lhe impôs). Coisas como dever de casa, brincar na rua e os animes que passavam em outras emissoras tiraram o foco da outrora gloriosa sessão da tarde.

Quem estava assistindo isso eram apenas pessoas em salas de espera de consultórios e crianças que já cresceram assistindo teletubies, daí você tira. A tendência era que não nos identificássemos com os filmes passando de tarde e, querendo ou não, a globo está certa nisso. Eu não vejo sessão da tarde de verdade desde férias escolares do meu ensino fundamental. Hoje eu nem imagino o que é isso. Trabalho, faculdade, namoradas/esposas/ e filhos. tudo isso isso nos tira tempo que você não quer mais “perder” vendo filmes em um horário pré-determinado.

Estamos na época do torrent, downloads, filmes em HD e Netflix. Ninguém mais quer ver algo em um horário imposto pelas redes de televisão, mudamos a cadeia de comando e agora nós mandamos nesta porra toda. Não tenho que me planejar pra ver algo, eu simplesmente vejo no meu tempo livre.

gloriosa tela vermelha

gloriosa tela vermelha

Mesmo que seja controverso ou não, a verdade é que a Sessão da tarde, com o perdão do trocadilho e da rima, já vai tarde. Não precisamos dela, ela precisa de nós. Cabe a nós, atuais telespectadores desse mundo moderno, puxar o fio dos aparelhos e libertar a sessão da tarde do estado vegetativo que ela se encontra. Não adianta falar que ela se perdeu. Se tivéssemos todos os clássicos de volta  ainda lamentaríamos que não poderíamos ver. A sessão da tarde hoje só serve para compartilhamos status nostálgicos em redes sociais como “Lagoa azul de novo”, ou “curtindo a vida adoidado, saudades de ver isso”. Ao chegarmos em casa podemos pegar nossas coleções, HDs ou serviços de streaming e ver tudo isso.

Por isso eu falo para largamos um pouco a lembrança que sempre tivemos para poder entender que esse é um tempo que passou. Filmes não pertencem mais à tv aberta e é questão de tempo até se livrarem deles de vez (desculpa Carla).

Vá em paz, velha amiga, obrigado por uma bela infância e uma vida cheia de boas recordações.

9 comentários em “Segunda Opinião: O fim da sessão da tarde.

  1. Pois é, durogolpe!!!

  2. Eu não sei, mas tenho a impressão de que essa notícia foi plantada para ver como o a opinião pública reagiria.

  3. Isso é culpa do Politicamente Correto: hoje em dia não se pode passar certos filmes que na nossa época passariam tranquilamente. Quando começaram com esse palhaçada de classificação indicativa e aumentaram na classificação dos filmes, séries e desenhos (filmes 12 anos viraram 14 e 14 viraram 18 anos) é que desandou de vez.

    Não me admira, se eles tiraram a TV Globinho do ar em 2011. Faltava pouco para a Sessão da Tarde rodar também.

  4. É verdade, lembro-me que assisti robocop e rambo na sessão da tarde. Olha o nível e.e

  5. Ah, esqueci de dizer que assistia Elvira na sessão da tarde, com direito a decote e performance de peito e tudo mais.
    Bons tempos!!!

  6. Saudades de quando tinha sessão da tarde e depois sessão aventura, com Duro na Queda, Incrível Hulk ou Raven…!

  7. È uma pena, …a tv aberta cada vez mais dando espaço as baixarias televisivas,reality shows, infomerciais, entrevistas,etc em favor dos seriados e filmes….Off.: Tanto o canal aberto e fechado estão parecendo Walking Dead, Resident Evil,etc, ou seja só tem zumbis…Off2: o SBT vai despachar os desenhos,séries,etc da WB, e Band vai fazer o mesmo com o Band Kids…Off.: Pelo jeito Simpsons, CSI: NY, web, videogames,etc serão a nossa salvação de programação…

  8. Pra mim esse lixo de emissora poderia acabar também.

  9. Quando tiraram a tv globinho pra botar a merda da fatima, deixei de assistir o canal de manhã, se eles investissem mais em filmes, poderia dar uma audiência boa, mas, prefere esses filmes desconhecidos, ai ninguém merece, a tv aberta esta se acabando, ja se foi manchete, tupi, mtv, Excelsior, tv diário a tv do nordeste. Bom, hoje em dia, vendem dvd pirata por ate 1 real, e tambem tem vários sites pra você assistir/baixar filmes online. A audiência da sessão da tarde atualmente e boa, 14 pontos de media, mas, se tirar do ar a sessão da tarde pra colocar um progama ruim no lugar, deixo de assistir as tardes e noites da emissora.

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: