5 Comentários

Segunda opinião: Reféns da Nostalgia

So_Retro_by_mathioleChegamos a mais uma semana de Segunda Opinião, sua coluna favorita/odiada que basicamente fala mal de tudo e todos.Mas dessa vez não vai ser somente aquele momento semanal de Hating. Hoje eu quero ter um momento de auto crítica também.

Quem entre nós nunca proferiu a frase “antigamente/no meu tempo era tudo melhor” ? Se você já fez isso provavelmente se encaixa na grande maioria que comenta em blogs na internet.

Mas até que ponto usamos isso como argumento e não percebemos que estamos nos fechando em uma redoma de intolerância? Claro que é bom ver de novo aquele desenho, seriado ou filme que adorávamos na infância, mas será que ficamos presos à isso?

Mas todo Yin tem seu Yang, E não seria diferente para este sentimento que nós faz voltar à infância, adolescência ou qualquer fase da sua vida dependendo do quão velho você é. Estou falando da famosa Regra dos 15 Anos. Caso você não saiba do que se trata, não se preocupe, eu explico:

15

A regra dos 15 anos é uma atitude revisionista. Qualquer filme que você tenha visto e gostado com 15 anos de idade ou menos, pode ser apenas uma bora lembrança. A regra também se aplica se você viu esse filme em um intervalo de tempo de 15 anos ou mais. Não vale ter dezesseis anos e rever um filme do ano passado, engraçadinho.

A regra dos 15 anos é uma verdadeira destruidora destruidora de corações. Ela vai fazer você perder boa parte das suas boas memórias e ela é o principal motivo pelo qual eu não assisto de novo os episódios de Silverhawks (a abertura ainda é boa até hoje). Para burlar a regra dos 15 anos basta você não ver. Dá vontade? lógico que sim, mas você corre o risco de se decepcionar.

Quem sobrevive essa regra se torna instantaneamente um clássico. Obras como De volta para o futuro, Exterminador do Futuro, Alien, Curtindo a vida adoidado e tantos outros merecem destaque por conseguir se manter de pé mesmo com o passar do tempo.

Mas a nostalgia começa a nos causar certos problemas quando não aceitamos que a nossa juventude tinha coisas ruins. Provavelmente os mais novos não saibam o que é isso ainda. A gente acha escola um saco, depois acha a faculdade um saco e o trabalho e assim por diante.

A vida é como um videogame: Nós não percebemos como a fase que estamos é fácil até passarmos para uma mais difícil. Talvez por isso defendemos coisas da nossa infância com tanto fervor e não aceitamos que existia algo de errado.

Mas a verdade é que a maioria das coisas que a gente via era um lixo. Dói, mas é verdade.

Isso acaba gerando o famoso mimimi sobre diversos tipos de coisas com o argumento de que “vai estragar um clássico da minha infância“. Não vai, relaxa. Claro que é ruim ver alguém estragar algo que você gosta, como foi o caso de Dragonball Evolution, Watchmen, Resident Evil (todos os filmes) e tantos outros exemplos, mas a verdade é que isso não macula o que nós gostamos.

O novo desenho do Thundercats não estragou o desenho original (é até melhor, inclusive), e o Vingador do Futuro atual não ofuscou o clássico dos anos 80. Temos que sair dessa bolha de achar que o mundo compartilha dos nossos gostos. Existe toda uma geração, até mais de uma,  que nunca ouviu falar de maioria das coisas que a gente gosta, se não fossem pelos remakes, talvez essa molecada de hoje nem soubesse o que é o Karate kid.

Como eu disse, este texto é uma auto crítica também. Eu tenho imensas dificuldades pra aceitar o novo filme do Robocop assim como fiz para o supracitado novo desenho dos thundercats.

O que proponho é um pacto: equilibremos a regra dos 15 anos e a nostalgia. A maioria dos desenhos que assistíamos era uma bosta e nem tudo que vem de novo é ruim.

Abraços e até a semana que vem.

5 comentários em “Segunda opinião: Reféns da Nostalgia

  1. Com relação aos novos Thundercats, estava indo bem, pena que foi cancelado porcausa do Ben 10:Omniverse, que muitas vezes chega ser chato quanto a Chátima Bernardes, Ana Mª Brega…..Off:: Tenho saudades, das séries japonesas, dos desenhos clássicos, dos animes,dos fins de tarde agradávesis sem apelações, baixarias e afins, dos meus entes queridos que se foram…saudades de tempos que não voltam mais…

  2. Bons tempos em que a Globo exibia ótimos desenhos em suas manhãs, de segunda a sábado, agora é só aos sábados, com Vingadores e Homem – Aranha Ultimate, isso quando não tem treino de fórmula 1 ou outra chatice parecida, já o SBT não cansa de passar Liga da Justiça e X-men evolution, parabéns pro tio Silvio, mas queremos coisas mais atuais.
    Também tenho saudades do Tarzan, He- Man e Thundercats, hooooll!

  3. O que proponho é um pacto: equilibremos a regra dos 15 anos e a nostalgia. A maioria dos desenhos que assistíamos era uma bosta e nem tudo que vem de novo é ruim.

    -Só para ilustrar dois casos: He-Man que a Mattel nostálgicamente relança os bonecos no site Matty Collector. Se você pega o conceito de alguns personagens da série clássica você acha bacana, mas assistir hoje em dia a animação não me desce mais.

    -E outra animação que tem dado o que falar é as Tartarugas Ninja: o pessoal reclama dessa série nova e fica preso a essa memória afetiva da série antiga (que nem é essas coisas). Sendo que essa série nova segue fielmente a essência dos personagens, já que é inspirada nos quadrinhos (que ninguém leu).

    É um saco esses mimimis de tiozão com o discurso inflado de “na minha época é melhor”. Tem que se analisar a série em sua época e principalmente aceitar que ela não teria boa receptividade atualmente para o público vigente.

  4. Pode ser até que eu me contradiga, mas temos que ter mente aberta para novas experiências, como vocês citaram o caso das Tartarugas Ninja, ainda tem o caso Transformers Prime, que em alguns aspectos chega a ser tão interessante quanto a G1, Beast wars, Beast Machines,etc…os únicos problemas é que é feito em CG e o design é parecido com dos “Bayformers”,mas ainda assim é plausível…Off.: Será que estamos ficando saudosistas demais, ou as tvs aberta e fechada estão involuindo?

  5. You’ve captured this peltfcery. Thanks for taking the time!

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: