Deixe um comentário

100Grana leu: Turma da Tribo

O mais recente trabalho de Gian Danton, um dos maiores nomes quando se fala de quadrinhos nacionais, é uma prova cabal de que é possível não apenas mesclar estilos e fazer algo original e, ao mesmo tempo, usar elementos da cultura local e/ou nacional sem cair no clichê.

DSC01990

Capa da HQ, achei bacana justamente por me lembrar um pouco dos quadrinhos de Carl Barks para a Disney

Turma de Tribo tem roteiro de Danton e arte de Ricardo Manhaes (ambos puderam ser vistos recentemente na coletânea MSP 50) e mostra uma aventura dos membros da tribo dos Cunaní. Poti, o pequeno índio que protagoniza a história, descobre que o ambicioso Doutor Malino se seus comparsas  planejam derrubar as árvores da reserva aonde reside a tribo e, junto com seus amigos, pretende impedir os planos dele.

DSC01991

Tudo isso numa bem escrita e ilustrada história. Ao ler, foi impossível não perceber diversas referências ao estilo de histórias de Asterix e também dos bons e velhos quadrinhos Disney, desses que a gente ainda cata na bancas por aí, mas com uma linguagem bem brasileira. O desenho também traz qualidades reconhecíveis da narrativa de Hergé, o pai do Tintim, uma das influências de Danton.

Outro mérito do roteiro é criar personagens carismáticos, com características bem definidas uns dos outros e, com a continuidade dessas histórias, espera-se que cada leitor vá escolhendo o seu personagem favorito. Só fiquei um pouco decepcionado porque foi uma leitura bem rápida. A história realmente deixa você querendo mais. Mas é um texto bem acessível, de fácil compreensão. Roteiro esse que traz uma sutil crítica à exploração dos recursos naturais e a forma como se lida com a questão indígena. Porém, sem entrar muito na polêmica, impondo uma abordagem mais humorística e escapista que concentra o leitor mais no desenvolvimento da trama, deixando apenas implícito a crítica social.

DSC01994

 

O fim da revista ainda traz, de curiosidade, uma amostra do passo a passo de uma das páginas Quem curte quadrinhos nacionais (e em geral), tanto para ler como produzir, deve dar uma conferida. Recomendo peso pra vocês!

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: