40 Comentários

[ATUALIZADO] A queda do cinema Nazaré: o começo de um novo ciclo…

cinenazare_100grana.jpg

Essa matéria foi feita especialmente para os lisos de Belém, que adoram cinema, que curtiram a época do Nazaré e hoje lembra com saudade do velho gigante.

Por Diego Andrade

Por volta do meio-dia, uma notícia me chamou a atenção hoje no noticiário da TV: “O antigo cinema Nazaré desabou”. Durante os 5 minutos de exibição da matéria, todo um sentimento de indignação e nostalgia veio a minha mente, mas tirei o excesso da indignação e adicionei apenas um pouco da nostalgia para transformar isso em algo mais útil para vocês, leitores do 100Grana.com. Ou seja, uma matéria.

Hoje pela manhã a antiga estrutura do Cinema Nazaré desabou, restando apenas algumas paredes, como uma caixa despedaçada de gesso. No acidente, cinco operários que trabalhavam no local ficaram feridos e um foi soterrado, mas foi resgatado com vida pelos bombeiros e atualmente está sob observação em um hospital. Há menos de dois anos, o dito “antigo” cinema Nazaré ainda funcionava e, se não me engano, um dos últimos filmes exibidos foi “Os Infiltrados”. Desde então, o cinema (eram dois cinemas, Nazaré 1 e 2) fechou suas portas e colocou uma placa que seria um disfarce de mais de um ano, dizendo “Fechado Para Reforma“. Não houve reforma, o cinema foi fechado, o grupo Severiano Ribeiro, responsável pelo cinema, vendeu o espaço devido a evidente falta de lucros no local e desde o começo deste ano, ele estava sendo gradativamente demolido para dar lugar a uma rede de lojas de departamentos…

cinemanazare_100grana.jpg

Foto retirada do Portal ORM

nazare.jpg

Foto tirada no momento que as poltronas do Cine eram retiradas.
Esta pérola foi tirada pelo blog “podevideo”.

Era difícil olhar para aquele cinema de 45 anos de história, ver um caminhão de entulhos entrando com operários e britadeiras que retalharam aquele mármore do piso como se fosse nada, o gesso do teto que era tão alto quanto uma igreja, as colunas gigantescas das laterais, o mesmo local que muitos de nós, aqui de Belém, nos divertíamos e ganhávamos muitas das nossas melhores lembranças relacionadas a Cinema. É claro que tínhamos o Cine Olympia, vivo por milagre e clamor popular até hoje; o Cine Palácio, levado há muito tempo por uma igreja evangélica, que agora na placa onde se lia os títulos dos filmes, a única frase que lemos há mais de 10 anos é “Jesus Cristo é o Senhor”. Amém! Ao menos o lugar não foi destruído (quando ficarmos milionários, vamos comprar aquele cinema de volta).

cine_nazare_100grana.jpg

O exato momento em que os projetores do cinema foram retirados. Essas fotos foram relíquias tiradas pelo blog Belém Centro,  uma das poucas testemunhas deste fato que ocorreu, acredite, há mais de um ano !

cine_nazare1_100grana.jpg

Estas aqui são algumas fotos do Cine Nazaré 2, também publicadas pelo mesmo blog. Eu queria algumas do Cine Nazaré 1, “o gigante”, alguém tem?

Acredito que as coisas precisam evoluir, mas também acredito que outras merecem ser preservadas. Este cinema era uma delas, o último remanescente das grandes salas de Cinema de Belém, um lugar onde dava para sentir que você realmente estava num cinema e não numa “sala de exibição”. Eu convido agora, aqui, a memória de todos os privilegiados que tiveram a honra de estar nas estréias de O Senhor dos Anéis, desde a compra dos primeiros ingressos, a fila, a corrida no longo corredor do Nazaré, sempre olhando cada pôster e cartaz pregados nos mais de 10 metros de caminho até chegarmos as nossas poltronas. Todo mundo que “curtia” cinema sempre soube… Estréias de filmes esperados? Era no Nazaré. E aí vão os filmes Senhor dos Anéis, Matrix, Batman Begins e até mesmo Superman Returns, que deixou a sala consideravelmente cheia. Sim, eu estava lá e foi terrível.

senhordosaneis_100grana.jpg

Bons tempos…

O desabamento não foi um mero acaso (mesmo porque eles não existem) segundo os jornais locais a obra foi duas vezes paralisada devido a irregularidades na construção que colocavam em risco os operários da obra, mas conhecendo bem o ritmo “pronta entrega” das grandes empresas de construção, o aviso foi ignorado e o acidente foi “inevitável”.

E falando no “inevitável”, parece ter sido inevitável a mudança de gosto e hábitos do povo belenense que foi deixando de ir ao cinema, para ir aos Shoppings, deixando de ir aos cinemas porque a pirataria corre livre e feliz por cada esquina dessa cidade, deixando de ir a cinemas como o Nazaré porque uma nova empresa prometia mundos com suas promoções e serviços diferenciados, barateando ingressos e conquistando o público. Isso só até o momento em que o monopólio se instalou de verdade e cada cinema de Belém tornou-se da mesma empresa.

Enquanto antigamente nos víamos tecendo planos sobre qual estréia nos reuniríamos para assistir, hoje – sempre – a grande pergunta quando queremos assistir a alguma estréia na cidade é: “será que isso vai chegar aqui em Belém?”.

Mas, por um acaso, não acredito em acasos. Li hoje na coluna de um jornalista de Belém, Mauro Bona, que a empresa Cinemark conseguiu fechar negócio com um novo Shopping que será aberto na Av. Doca Boullevard. Serão SETE salas ao todo. Sete salas de uma outra empresa, mesmo considerando as atuais 10 salas em Belém, isso sem considerar as outras 5 que serão inauguradas, pela mesma empresa do “Monopólio” no Iguatemi. Isso, com certeza, pode ser considerado como a volta de uma concorrência em que nós, voltaremos a ser privilegiados com um serviço de qualidade.

Você, leitor de qualquer lugar do Brasil, por acaso já teve que passar por um intervalo de 5 minutos durante uma sessão no cinema? Gostaria de saber se é só aqui em Belém que isso é comum.

Outra coisa. Vocês de outros Estados, como é o serviço do Cinemark?

O “velho” Nazaré deu seu último suspiro hoje e chamou a atenção de toda a cidade. Ele estava lá e todos fingiam que não, mas hoje cada câmera de TV dessa cidade voltou a filmar a sua fachada já destruída pelo “inevitável”, por nós. E ele voltou a ser chamado pelo seu nome, que agora demorará um pouco mais para ser esquecido pela nova geração “lanchonete-de-Shopping“:

Ao Cinema Nazaré.

“Porque cinema é sempre a maior diversão”

Continuem visitando o 100Grana.com e até a próxima notícia!

40 comentários em “[ATUALIZADO] A queda do cinema Nazaré: o começo de um novo ciclo…

  1. Excelente matéria. Parabéns! Eu fui assistir a minha primeira estréia nesse cinema… X-Men em 200. Peguei duas sessões seguidas. Bons tempos que não voltam mais… Hail Nazaré!

  2. CARA foi muito escroto ouvir e ver essa noticia EGUA DOIDO eu fui ver AS DUAS TORRES na estreia eu lembro que naum tinha mas lugar pra ninguem no cinema cada BALANÇAR de espada na luta era alguem gritando no cinema de tanta excitação EGUA FOI MUITO FODA!!!

    Outro filme que eu fui ver nesse MARAVILHOSO cinema foi o MATRIX EVOLUTION muleke eu gazetei aula pra ir ver ja que a sessaum era MEIU DIA!!! FOI MUITO FODA QUANDO GRITARAUM POR ZIIIIIIIIOOOOOOON!!! EGUA O CINEMA QUASE CAIU NAKELE DIA!!!

    Achu que agora eles vaum se tocar que a gente naum pode perder essa parte da nossa historia naum so do cinema paraense mas tbm da historia CINEMATOGRAFICA(ta certo?) do BRASIL!!!

    \o/

    Abraços pra galera LISA que tbm vibro nesses dias que eu citei ai \o/

  3. O Cinemark aqui em Brasília é muito bom. Só tem o problema que todos reclamam (praticamente), é que ele é um pouco caro. O ingresso e a pipoca. Mas tirando isso, o daqui é enorme, um corredor com mais quatro dos lados. Dentro dos corredores, duas lojinhas daquela de pipoca. Os corredores são todos muito lindos e parede de mansão. A sala de cinema é ENORME. Maior do que as outras Severiano Ribeiros de Braília. Eu prefiro o Cinemark, soh como soh tem em um shopping (o Pier21), eu não vou muito.

  4. Pelo menos o de Brasília é assim.

    Mals ai pelo erro: não é parede de mañsão. Os corredores parecem mansões.

  5. Eu fui ver a trilogia do Senhor dos Anéis, os dois últimos Matrix, a trilogia X-Men… também fui ver Os Infiltrados, que deve ter sido mesmo o último filme.

    Tb teve outro lado: peguei a fila dando a volta no quarteirão pra Titanic (fui de teleguiado) e tb estava na estréia do Superman Returns, com boa parte do público reclamando do filme após a sessão (como o Diego disse na hora, “pra mim ainda vale só até o Superman 2). Filmes ruins, mas foram sessões memoráveis.

    Mas o melhor mesmo pode se resumir mesmo à sessão do Retorno do Rei… a cidade vazia no dia de natal, exceto pelo corredor do Nazaré 1.

    Concordo: agora é um novo ciclo

  6. Primeiramente, PARABÉNS, Diego! Me comovi relembrando os bons tempos dos nossos cinema de rua. Agora, só temos a rede “Assiste quem quiser. E quem não quiser que se dane”…
    Conheço o Cinemark de Manaus e duas ou três salas do São Paulo. Eu gostei. Acho as poltronas confortáveis, eles têm uma estrutura bonita e nunca tive intervalos nas sessões que assisti lá. Realmente, é um pouquinho caro, mas vai valer a pena só pela concorrência leal (pq a disputa com a pirataria tá cada vez mais desleal. R$2,00 um DVD?!), que vai voltar a Belém…

  7. todos os cinemark aqui de BH são bons mais como os de brasília falados pelo Vitu,são caros,as entradas sõ caras e a pipoca não sai por menos de 7,00.

  8. Os Cinemark de Manaus são cinemas e não essas porcarias que temos aqui. e como foi dito em cima os corredores parecem mansões, uma vez até assisti dois filmes entrando numa outra sala depois de sair de uma, ehehhehe

  9. Cinemark aqui no rio são os melhores deixão severiano ribeiro ou qualquer outro no chinelo

  10. Os de Brasília tem o ingresso mais caro do que o Severiano Ribeiro, assim como a pipoca, refrigerante e tudo mais. Só que a qualidade do Cinemark nem se compara aos outros Severianos, tirando é claro o do Park Shopping, que é o melhor de Brasília.

  11. Moko, Magroni, Igor, Íris e os demais leitores de Belém!

    Vocês não tem noção… Passei o dia lembrando de cada sessão que eu assisti no Nazaré, aulas gazetadas, namoros, estréias, decepções e muitas alegrias.

    Obrigado pelos comentários… Confesso que escrevi esse texto como uma sensação de “dever” para com a nossa história em relação a esse cinema.

    Moko, se for pra lembrar todas as histórias de estréias no Nazaré… Realmente no Senhor dos Anéis foi uma das mais incríveis sensações. Principalmente no primeiro filme, em que o público era forma de 99% de fãs!

    Era como se todos estivesse lá, na batalha, soltando urros a cada luta e aplausos a cada vitória…. Assim como o silêncio respeitoso na cena final do Boromir…

    O Argorn decepando o orc. O exército de Gondor e Rohan,,, Porra, eu via duas sessões seguidas e saia rouco de lá.

    Ao amigos de outros Estados, caro “o quanto?” Falem quanto é facada do cinemark para que a getne possa comparar quando ele chegar aqui. É provável que comece com um preço abaixo da tabela para concorrer com o Moviecom. T

    Tomara.

  12. É uma pena mesmo o Nazaré ter acabado, pois era um ótimo cinema…não de serviço, mas de liberdade. Sentava-se onde quiser (lá atrás) e podia levantar, ir ao banheiro, ficar pra ver outro, conversar sobre o filme no final e outros mais.
    Agora gente…pelamordedeus, ficar culpando a pirataria é muito discutivel, pq já se reclamava do preço de ir ao cinema na época desse respeitável finado.
    A verdade é que ninguém percebe q o “direito autoral” e as novas tecnologias chegaram juntos e excluiram uma grande parcela da população brasileira. Qdo se baixa da internet um filme ele nunca vai substituir o cinema e mesmo assistindo ele em casa eu vou nos cinemas. Agora e quem não pode? Não é a toa q as grandes corporações do intreterimento estao disponibilizando filmes, series e animações para download. A Verdade é que ninguém pensa que a maioria do Brasil está excluida da circulação de entreterimento e adivinhem: agente não tá nem aí!
    É mais fácil culpar a pirataria!
    As grandes corporações já estao se mordenizando e vai chegar num momento q esse negócio de pirataria vai ser piada cara, vai se achar graça!

  13. O Nazaré fez parte da minha vida inteira, literalmente. Meus primeiros filmes foram assistidos nele, as grandes estréias assisti nele… como era bom comprar os ingressos antecipados! Como era incrível a sensação de entrar no cinema, e estar rodeado de pessoas como você, fãs como você, era foda ir em uma estréia e não ter mais poltronas pra sentar, e o povo todo jogaaaado no chão, sem se importar nem um pouco!!! Grande Nazaré… saudoso Nazaré… eterno Nazaré.

  14. CARACAAAA, foi a única coisa q me veio ‘a cabeça…
    Vi a reportagem no jornal, mas ñ consegui identificar q prédio era… Estou chocada… Pô, minha primeira ida ao cinema foi lá e quando fui embora de belém passei em nazaré, olhei o cinema e pensei: Um dia quando eu voltar já estará reformado…
    Caraca…

  15. Olá!
    Sou de Belém mas moro atualmente em São Paulo.
    è triste saber dessa noticia de que esse cinema maravilhoso fechou, aqui em sampa o preço do cinema é um absurdo, o preço do refrigerante e da pipoca então nem se fala.
    Dêem uma olhada nos preços hoje daqui de sampa.

    Preços:
    2ª, 3ª e 5ª: R$ 12,00 (matinê) – R$ 14,00 (noite)
    4ª feira (preço promocional): R$ 12,00 o dia todo
    6ª, sáb, dom. e fer.:R$ 15,00 (matinê) – R$ 17,00 (Noite)
    Matinê: Sessões iniciadas até as 17h.

    Sessão Desconto: Todos os dias uma sessão as 15h por apenas R$ 4,00.

    Espero que tenha ajudado, um grande abraço e muitas saudades dessa terra maravilhosa que é Belém Pará!

  16. Aqui no Rio os preços são mais ou menos esses, variando um pouco pra cima e pra baixo, dependendo do dia. Eu tive uma sensação parecida com essa qdo um cinema daqui do Rio virou uma Igreja Universal: as duas salas q tinham na Galeria Condor, em Laranjeiras. Eu assisti quase todos os clássicos da Disney lá. Eu moro num bairro, Botafogo, q hj deve ter umas 15 salas, mas quase todas elas surgiram de 2000 pra cá e antes eu assistia todos os nesse cinema. Qdo eu vi o “Jesus Cristo é o Senhor” na fachada, meio q o mundo desabou atrás de mim…

  17. Eu assisto cinema direto em Belém e… em qual cinema que tem este intervalo? Parece Portugal…

  18. Um triste fim, agora temos que nos virar assitindo nas salinhas abafadas do moviecom.

  19. pooow meu cinema favorito de Belém…
    assisti a sociedade do anel na peimeira semana na epoca que lotavam-se cinemas com grandes estreias durante 2 semanas mais ou menos
    assisti a estreia de as 2 torres ai
    e tambem o retorno do rei
    e outros grandes filmes antes do cinema em belem se resumir ao monopolio..
    a cinemark.., eu jah tive oportunidade de ir a um cinema da cinemark
    em Fortaleza
    e relamente era um cinema de verdade
    com a tempos eu não via
    coisa que agora realmente não temos mais em Belém

    RIP-cine nazaré

  20. primeira ida ao nazaré .. eu tinha 6 anos e assisti o maskara
    =P
    grande lembrança

  21. o moviecon mata com esses intervalos de filmes mesme
    e falando do cinemark o que eu fui era realmente grande porem caro
    =P
    mais como eu gosto de cinema preferiria ir ver um filme no cinemark aki do que continuar aturando o moviecon com suas paradas de 5 minutos
    assisti a estreia do segundo piratas do caribe no cinemark
    e ocasionalmente assisti o 3 aki em Belém no moviecon na estreia
    com a classica pausa

  22. Fui ao Nazaré muitas e muitas vezes.
    Talvez a mais marcante foi para assistir o episódio I do guerra nas estrelas. Foi fantástico ver na telona, o filme que prometia me explicar o começo da série que assisti a vida toda na tv e que, definitivamente, foi um grande formador da minha personalidade e credos.
    Era emocionante ir ao Nazaré. Chegar 2 horas antes do filme (mesmo vc tendo comprado seu ingresso duas semanas antes), brincar com quem fazia seus cosplays (só depois dois anos 2000), conversar e reclamar do preço da pipoca lá dentro e comprar a pipoca e as balinhas lá fora. E até namoro eu já comecei lá.
    Acontece que não podemos esquecer também que era lá no nazaré que víamos os “saudosos” ratinhos passando entre as cadeiras, passávamos um calor inadimissível (suando mesmo) enquanto assistíamos Matrix, X-men e alguns de nós estávam embonecados com seus cosplays derretendo.
    E quanto a pergunta: será que isso vem pra belém?
    Nós sempre nos fizemos esse questionamento, oras!
    Não foi o moviecom que trouxe isso.
    Belém sempre foi atrasada para os filmes.
    Antes de marcarmos no Nazaré, sempre ficávamos naquele buxixo: será que vem?, será que vem dois meses depois de ter sido lançado lá na conxinxina do país?
    Então, saudosismo à parte, precisamos lembrar que sim, o Nazaré era um cinema muito, muito mal administrado.
    E ainda, o paraense é índio que adora espelho, tudo que é novo nos seduz.
    Foi assim quando o atual monopólio chegou, mas graças ao meu adorado capitalismo, finalmente vem um concorrente!
    Até onde eu sei, a cinemark tem preços mais acessíveis que o moviecom.
    O prédio do Nazaré, sem dúvida, era uma relíquia! Não deveria ter sido posto abaixo daquela maneira.
    Mas, convenhamos, o cinema Nazaré, passou até demais do tempo aberto. Era um baita dum cinema escroto de mal administrado e que podemos só ter lembranças boas graças ao saudosismo de cada dia.

  23. Graças ao nosso “adorado capitalismo” dona sra dos pq’s a maioria do Brasil não pode ir ao cinema! Realmente é muito adorado!
    Fala sério!!!!

  24. Sou de Curitiba, mas entendo o que vcs sentem pelo Cine Nazaré ,pois com esse desabamento,é um pouco da história de Belém que se vai ….Lembro c/ tristeza de quando os cinemas tradicionais daqui foram morrendo aos poucos, como Cine Astor, o Condor,….O que faltou foi incentivo do Ministério da Cultura, dos governos estaduais e municipais e muitas vezes dos próprios pais a estimularem a essa geração atual a visitarem cinemas, teatros, bibliotecas, museus;para esta geração só existe: videogame, internet e TV a cabo

  25. Parabéns 100grana!Excelente matéria,muito boa mesmo.
    Continuem assim!

  26. Pô pena né? Lembro eu fui ver a estrea de Senhor dos aneis lá ( O retorno do rei)…Boas lembranças… qdo liso ainda ia no cinema ;)…
    O que acontece c os cinemas do Brasil é lamentável…ou ta na mão do carteis ou ta entregue a + uma igreja q vende indulgências….

  27. aqui em Jundiaí funciona o Moviecom……ele é legal….mas nao tem uma magia sabe…..

    o último filme q eu vi com intervalo foi O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei

  28. pouxa….em pensar q vi “Os Infiltrados” no pirate do camelô…..=/
    “[i]Todo mundo que “curtia” cinema sempre soube… Estréias de filmes esperados? Era no Nazaré.[/i]”
    Pows, verdade! assino em baixo. Era muito doido mesmo estréia lá. E ainda tinha a vantagem de ficar o dia inteiro lá, entrar na 1ª sessão e sair só na última! Fiz muito isso. =)

    Estréia do Senhor dos Anéis então….me recordo até hj…..dia 25 de dezembro de 2001…..chuva do caramba….eu desci do ônibus na JOsér Malcher com meu ingresso antecipado, claro!! xD
    Ai vi uma fila q vinha desde o Cine e entrava na generalissimo varando na josé Malcher…..coisa de louco!!! E na 2ª sessão? O Cine lotado, quem entrou na 1ª não queria sair e quem veio p 2ª teve q ficar em pé….uma multidão….ai a galera começou a sentar no chão mesmo…..xD
    E nas cenas da onda do filme? Era um coro q parecia estádio de futebol!! a galera vibrava, comemorava, gritava quando aparecia os personagens principais do filme…..

    E não foi só com o SEnhor dos Anéis essa onda! Foi com Matrix reload e revolutions, Os Harry Potters da vida….e muitos outros filmes…era muito firme! Algo q não tinha valor mesmo. Só estando lá p sentir….uma pena q acabou…..e nunca +….pq no moviecom num é a mesma coisa….e nem a quantidade de gente chega perto…..=(

    triste isso mesmo….pows….=(

    o/

  29. Desculpem a minha expressão, mas PUTA QUE O PARIU! Fiquei (e ainda estou) indignado com o fim deste glorioso cinema, onde fez parte de minha infância e adolescência. Uma pena que, as mesmas pessoas que lutaram com unhas e destes pela preservação do Olympia viraram de costas para o Nazaré. Tudo bem que o Olympia é beeeem mais velho que o Nazaré, mas mesmo assim merecia nosso respeito.

    Felizmente, eu consegui guardar uma pequena lembrança daquele lugar – um pedaço de pedra do teto da sala de exibição. E se não me engano, eu ainda tenho um ingresso de um filme que assisti lá também.

    Desde o fim do Nazaré, nunca mais entrei numa sala de cinema até hoje, em virtude desse monopólio predatório e que exclui a presença das pessoas com baixo poder aquisitivo. E depois reclamam que a pirataria suja com o negócio deles. Também pudera, com um preço de ingresso daqueles, dá pra comprar umas 2 ou 3 cópias no bucaneiro da esquina.

    Fica aqui registrado o meu repúdio a este crime contra a cultura e contra a história de Belém, que aos poucos vai se desfazendo diante dos nosso olhos e ninguém faz nada.

    Lamentável….

  30. Des vermelho, vá chorar na China que é lugar quente

  31. Putz,fiquei super triste qd soube da notícia…Fui pras estréias dos últimos Matrix…Mt bom…Aff agora é o jeito se espremer em um bando d salinhas miseráveis…Saco!

  32. […] de Junho de 1999. Estou caminhando em direção ao extinto Cine Nazaré 1. Aproveitando uma quantia de dez reais que sobrara de um trabalho escolar, eu comprara meu ingresso […]

  33. Entendo a tristeza e aindignação de vcs ai em Belém.Aqui no Rio fizeram o mesmo com os tradicionais e populares cinemas de rua. Sobraram poucos como o ROXY ,O LEBLON,O ODEON,o REX(esse pornô mas melhor do que ter virado outra coisa .Quando passo na porta ainda tenho esperança de qum dia ele seja reformado e volte ater uma boa programação) Eles são verdadeiros cinemas como o NAZARE,o OLYMPIA e não me sinto totalmente sem refeencias do que um dia foi minha realidade.
    O Palácio, no centro, foi aultima vitima dessa ganância.Os preços eram mais baratos que os de outros cinemas da empresa Severiano Ribeiro.Foi fechado para virar sala de convençoes de um hotel na rua do lado.Imagino que será uma sucursall da ONU pois o cinema é enorme.
    Se vcs leem sobre os cinemas São Luiz de Recife e de Fortaleza verificarão que eles tiveram mais sorte pois os governos dos estados reinvindicaram os imoveis e os reformaram .Ambos estão em funcionamento como Centros Culturais preservando suas identidades de exibidores de filmes.Muita vezes depende de nosa grita e mobilização para que iso aconteça ou se reverta um quadro dado como finalizado e contra o cinema de rua.Quanto aos gastos aqui no Rio eles variam de bairro para bairro.Eu ,no maximo tomo um cafezinho dentro do cinema ou compro um pacote de amendoim como antigamente.Se quero comer Pipoca vou ate o pipoqueiro que fica do ladode fora do cinema e compro nele a pipoca tradicional boa e barata
    Abçs a todos ai

  34. Sou cinéfilo desee os 05 anos de idade, meus primeiros filmes foram … “Vida de Cristo” e “rin tin tin”; no meu bairro Pedreira tinha o privilégio de ter 02 cinemas (Paraíso e Vitória) adorava ver o trabalho dos operadores (no Vitória, seu Juraci.. por onde andará) profissão importante e pouco valorizada (já foi matéria de um Globo reporter alguns anos atrás). Mas o certo é que eles não evoluiram, não renovavam seus equipamentos, não climatizavam o ambiente etc… No caso do cine Palácio, faltou iniciativa do setor público para desapropriar o cinema e transformálo em um espaço multi cultural (foi mais um na terra do ja teve). Mas o certo é que o Cinema jamais morrerá e tenho o mesmo sonho do colega, quando ganhar na mega, vou construir um cinema funcional, nem tanto lá nem tanto cá, mas para voltar aos bons tempos. Valeu Diego !

  35. Nossa, gostei da matéria!
    O Cine Nazaré marcou toda minha infância e adolescencia, foi uma pena que ele foi fechado, e agora o lugar deu espaço as Lojas Americanas.

  36. me lembro do nazare quando ia assistir filme romano na decada de 1960 adorava depois
    que acabava o filme ia tomar sorvete no avenida ou no sol nasce quando não ia no –
    nazare ia no iracema depois em 1970 vim embora pra são paulo e nunca mais voltei pra-
    belem mais quero voltar pra morer na minha querida belem gostava de ir tambem no opera
    mais tudo muda como exempro as batalhas de carnaval, os terreiros de festa juninha,as –
    gafieiras que tocavam merengue as tardes de domingo na praça brasil ou ir no cine arte a que tempo que não volta mais

  37. Fiquei um pouco entristecida com a notícia, pois tenho boas lembranças dos cinemas antigos de Belém, quando ir ao cinema era algo mágico para mim, hoje parece algo tão sem brilho, não sei se é excesso de saudosismo, mas acho que em Belém nossa cultura deveria ser mais valorizada, se houvesse compromisso com a cultura este lugares bem que poderiam se modernizarem sem apagar o brilho de outrora.

  38. É lamentável o que fizeram com nossos antigos cinemas, o Nazaré era magnífico e discordo que fosse o cinema dos lisos, pois o valor do ingresso era o mesmo dos outros cinemas do grupo, lembro ainda de muitos filmes que lá assisti como: A MOSCA, A HORA DO LOBSOMEM, MUDANÇA DE HÁBITO, A MORTE PEDE CARONA, PLANETA DOS MACACOS e muitos outros, saudades do festival de aniversário no qual durante uma semana se exibiam as maiores bilheterias do ano. Agora só cineminha, cinema deixou de ser a maior diversão. OLÍMPIA, PALÁCIO e NAZARÉ, sempre vivos em nosas memórias.

  39. Bom dia amigos,

    Será que algum dos amigos que comentou sobre o Cinema Nazaré lembra da musica que era a Cortina Musical do cinema e que tocava no inicio das projeções. Lembro que era uma música de Ray Connif. Será que alguem consegue lembrar o nome dessa música orquestrada?
    Se alguem souber e lembrar, por favor me informe.Preciso mencionar em um livro que estou escrevendo sobre coisas antigas de Belém/Pa.
    Muito obrigado
    Antonio Ronaldo Jatene/Professor Aposentado da UFPA.
    jatenero@hotmail.com

  40. Muito boa matéria! Eu fui frequentador assíduo do cinema Nazaré! Na década de 80! Filmes como: espantomania, sexta feira 13.., ir aí Vai! Você via quantas sessões quisesse! Deixou muita saudade este cinema!

Comenta, liso! É grátis.