6 Comentários

Artista Dick Giordano morreu aos 77 anos

Grande  sucesso nas revistas da Marvel e da DC, com sagas famosas  e  crossovers, foi vítima de pneumonia.

Hoje, li no SuperHeroHype uma nota triste para aqueles curtem os grandes momentos dos quadrinhos:  o lendário editor e arte-finalista Dick Giordano faleceu ontem aos 77 anos, vítima de pneumonia, complicada pelo fato dele sofrer de leucemia. Um grande talento, participativo em histórias marcantes dos quadrinhos.

Giordano, para quem não sabe,  entrou para a DC Comics nos final dos anos 60, na qualidade de editor, mas alcançou a popularidade quando arte finalizou os desenhos de Neal Adams durante sua passagem pelas histórias do Batman. Na década de 70,  Giordano também trabalhou com  Adams na Continuity Studios, que lancou muitos nomes no mercado.

Incluem-se aí também a famosa dupla do Lanterna Verde com o Arqueiro Verde, além do primeiro crossover Marvel/DC de todos os tempo: Superman VS.  Homem-Aranha, sem falar no inusitado Superman vs. Muhammad Ali.

Kal El contra o "Black Superman"

Giordano tembém foi responsável por trazer vários personagens da extinta Charlton Comics para a DC Comics, como o Besouro Azul e o Capitão Átomo.

Como artista, além de desenhos de Batman e Mulher Maravilha, ele também esteve na equipe responsável pela Crise nas Infinitas Terras e também com John Byrne, na sua passagem histórica pelo Superman. Embora tenho meio que se aposentado em 1993,  ainda desenhou , entre outras coisas , algumas histórias do Fantasma , além da graphic novel Modesty Blaise.

Giordano deixa um grande legado por suas produções, mas também por ter sido o mentor de nomes como Terry Austin, Joe Rubinstein, Klaus Janson, Bob Layton e claro, vai fazer falta para quem fez parte daquela geração e também quem curte um bom quadrinho das antigas.

Dick Giordano: 1932-2010 R.I.P


Leia mais sobre quadrinhos

6 comentários em “Artista Dick Giordano morreu aos 77 anos

  1. A primeira vez que curti os herois da DC foi quando vi a arte final do Dick sobre o lapis do Neal Abdans e do Garcia-Lopez…
    Depois quando li a clássica Super-Homem X Ho mem Aranha eu simplesmente fiquei ~fã do gênio que era Dick Goridano.
    Como editor o mestre tbm contribuiu com enorme escala para a industria americana…
    Vá em paz grande mestre…deixaste fâs fiéis.

  2. Uma pena, realmente uma pena!

  3. Vai fazer falta, em uma época onde os artistas de quadrinhos americanos produzem uma arte cada vez pior, e graças aos talentosos estrangeiros (incluindo os brasileiros) que seguram boa parte da produção de qualidade dos comics lá nos EUA, um cara que sabe o que é anatomia como o Giordano vai fazer falta pra aconselhar os guris.

  4. Meus pesâmes. O que levou a decadência criativa da Marvel e da DC foi a ausência de idéias inovadoras, revolucionárias,etc. Se não fosse Dick Giordano,Neal Adams e cia com certeza até hoje estariamos engolindo aquele Batman,Superman,etc “adocicados dos Superamigos”, o que seria o contraste com os anos 80,90,século XXI representada pela JLA e afins.

  5. Ah é esqueci de comentar, mais um para a lista negra de 2010
    Alguém ai quer fazer um bolão para ver quem será o próximo?
    2010 tá matando geral!

  6. Vai na fé meu brother!

    E o Al Milgron, já levou farelo??

Comenta, liso! É grátis.