1 comentário

100Grana Investiga: Teorias sobre a escolha de Paul Bettany como o Visão de “Avengers The Age of Ultron”

Por Diego Andrade

Paul Bettany, o ator que desde 2008 é a voz de J.A.R.V.I.S, a inteligência artificial que acompanha Tony Stark, agora será o herói androide conhecido como Visão.

Paul Bettany

Paul Bettany também é, desde 2008, a inteligência artificial J.A.R.V.I.S

Aliás, para quem só acompanha os filmes e está por fora dos quadrinhos, o Visão é um dos importantes membros dos Vingadores e seu personagem possui grande inspiração no Caçador de Marte e Tornado Vermelho da DC Comics. Ele é um androide construído por Ultron e seu nome vem da “Visão” de futuro que o Ultron tem para o planeta. Sua relação e função com Ultron eram as mesmas do Surfista Prateado e Galactus: ser um arauto da destruição.

Ultron e Visão.

Visão e Ultron.

No entanto, por ser uma inteligência que está constantemente em evolução, ele percebe que destruir a humanidade é errado e se une aos Vingadores com o objetivo de se tornar cada vez mais humano.

A mesma história já foi contada dezenas de vezes com várias versões, incluindo citações a reformulação do corpo do primeiro Tocha (ele não era humano) até a transferência de mente de alguns personagens para o corpo do androide. Ainda está no currículo do herói uma relação duradoura com a Feiticeira Escarlate. Eles até tiveram filhos. Loucuras dos quadrinhos. Deixem pra lá.

Dizem que as mulheres têm uma queda por caras frios e distantes. Seria um androide o homem perfeito?

Dizem que as mulheres têm uma queda por caras frios e distantes. Seria um androide o homem perfeito?

Até então, já era esperado o anúncio do personagem no novo filme dos Vingadores, incluindo uma forte tendência para que o agente Coulson se tornasse  o Visão, tendo em vista que ele não está morto – e nem vivo, de acordo com a série Agents of Shield – então, era de se imaginar que a consciência de Coulson fosse transferida para o androide. Vin Diesel também foi cotado para o papel, mas já está confirmado que ele será um dos Guardiões das Galáxias (a voz do Groot).

Tinha tanta gente empolgada com a ideia que até fizeram um modelo para imaginar a versão Coulson Vision.

Tinha tanta gente empolgada com a ideia que até fizeram um modelo para imaginar a versão Coulson Vision.

Essa hipótese foi descartada com a confirmação de Paul Bettany para o papel. No entanto, a partir deste momento já podemos expor algumas novas teorias tendo como base principalmente os fatos ocorridos em Iron Man 3:

  • Tony Stark – em tese – aposentou o Homem de Ferro ao retirar o reator Ark do peito e decidiu se dedicar às suas criações. A principal teoria é a de que ele será responsável pela criação do próprio Ultron. Além de várias histórias que temos com Tony tentando criar tropas robotizadas de segurança – que deram muito errado – Tony pode usar o próprio J.A.R.V.I.S para gerar uma inteligência similar que coordene a segurança do planeta. Essa inteligência fugiria do controle e se tornaria Ultron, desencadeando um conflito mundial pela sobrevivência da humanidade. E claro, o retorno do Homem de Ferro.
  • As evidências que temos para isso? O final de Iron Man 3, no qual Tony afirma que será o “mecânico” ao invés do Homem de Ferro e o teaser de Avengers – Age of Ultron liberado na Comic Con 2013. Nele  ouvimos os Vingadores falando de seus problemas enquanto o capacete do Homem de Ferro é retorcido e distorcido até se transformar no sinistro Ultron. A própria deformação do capacete representa a distorção das ideias e intenções de Tony Stark que se transformarão no Ultron.

Este vídeo possui legendas. É só escolher a tradução para português no canto do vídeo.

  • A priore, acreditamos que o J.A.R.V.I.S poderia se tornar o Ultron, mas desde que James Spader foi confirmado como a voz do vilão, esta hipótese foi descartada. Ao que tudo indica, como foi falado a pouco, o Ultron pode ser uma tentativa de replicar  J.A.R.V.I.S com a intenção de criar um sistema de vigilância global. Daí, quando tudo isso falhar, Stark pode tirar um plano B da cartola: o “protocolo Visão”.
  • O plano B consistiria em J.A.R.V.I.S assumir uma forma física em um corpo feito pela tecnologia Stark e demais inovações que Tony deve ter conseguido com a Shield e pós-invasão alienígena. A função do Visão será nivelar a luta contra Ultron, pois como a maioria da histórias mostram, Ultron controla toda a tecnologia da Terra e em poucos dias consegue exterminar quase todos os heróis do planeta.
O fã e artista Edwin Torres Jr. fez esta ilustração de um possível visual de Paul Bettany como o Visão.

O fã e artista Edwin Torres Jr. fez esta ilustração de um possível visual de Paul Bettany como o Visão.

É bom lembrar que não há confirmação de que J.A.R.V.I.S será transformado no Visão. O ator pode interpretar os dois personagens de formas distintas. Isso é uma prática comum em vários filmes. É só lembrar do anão Gimli e do Barbávore, ambos interpretados por John Rhys-Davies.

MAS a nossa função é desconfiar, discutir e especular. Afinal,  Joss Whedon e a Marvel Studios já provaram que são capazes de surpreender bastante o público. Eles escorregaram bastante em Iron Man 3, perceberam os seus erros e melhoraram em THOR 2.

Inclusive produziram um mini documentário fictício sobre o vilão cômico Travis, que dará uma nova interpretação sobre o final de Iron Man 3, indicando que existe um Mandarim e que ele ficou fulo da vida ao saber da sacanagem que fizeram com seu “santo-sagrado” nome de líder terrorista.

Assista aqui o teaser do documentário:

Tem gente que odiou a ideia, outros acharam uma inovação. Eu acredito que isso é a prova de que o estúdio está atento ao público e a qualidade do que está produzindo. Minha principal crítica a esta nova fase da Marvel é, justamente, o peso do contrato Disney.  Jon Favreau largou a franquia Homem de Ferro não por conflito de agenda (desculpa mais velha de Hollywood). Ele deixou o projeto por não poder seguir uma linha adulta com o personagem, como foi visto em Homem de Ferro II: gênio, egoísta, impulsivo, alcoólatra e auto destrutivo.

A ideia do terceiro filme era mostrar Tony afundando no alcoolismo (Demônio na Garrafa) sem conseguir lidar com a pressão pós-invasão alienígena. As crises de ansiedade e a insônia seriam um plus a todo este cenário. O herói estaria quebrado por dentro e deveria achar uma maneira de consertar sua personalidade auto destrutiva. MAS tudo isso foi descartado e virou uma sequências de piadas como você bem devem lembrar. A Disney já avisou que não permitirá cenas de extrema violência, referências explicitas ao álcool, sexo, drogas, etc.

Alguém imagina assistir algumas dessas cenas nos novos filmes da Marvel-Disney novamente? Tony mijando na própria armadura (aliás, tentem achar essa cena no Youtube. Ela foi quase extinta) ou amanhecer vestindo a armadura vomitando num banheiro de avião. Sem falar na cena em que quase rola uma menage com duas modelos. Aliás, a cena deixa claro que ela continuaram, enquanto Tony saia para salvar o dia.

Tony  Stark vomitando toda sua ressaca na cena de abertura deletada de Iron Man 2.

Tony Stark vomitando toda sua ressaca na cena de abertura deletada de Iron Man 2.

E vocês? O que acham das teorias? Quais as teorias de vocês?

Um comentário em “100Grana Investiga: Teorias sobre a escolha de Paul Bettany como o Visão de “Avengers The Age of Ultron”

  1. Tudo aponta para que Ultron seja criação da Hydra. Capitão América 2 mostra muita coisa que faz seguir este raciocínio: O braço mecânico de Bucky, a mente do Dr. Zola transferida para computadores etc. Oficialmente Visão será o próprio ator que faz a voz de JARVIS dando como certo que Visão será cria de Tony para combater Ultron da Hydra.

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: