8 Comentários

100Grana Especial G.I.Joe: Soldados na TV

100Grana Especial G.I.Joe: Soldados na TV

Confiram aqui as mais importantes versões de lançamentos na mídia audiovisual dos soldados.

Com o sucesso que os heróicos soldados fizeram nos brinquedos e nos quadrinhos, não demoraria muito para que eles alcançassem outras mídias e a TV não ia deixar de fazer dinheiro com eles criar versões animadas para estes personagens, e você confere as produções mais importantes:

G.I.Joe

Primeira série dedicada aos soldadinhos de brinquedos, foi produzida pela Sunbow Productions e lançada em 1983. Ela durou duas temporadas e foi exibida no Brasil pela Rede Globo no (urgh!) Show da Xuxa. Em 1987, essa série também rendeu um longa-metragem em animação: GI-Joe, o Filme, lançado no Brasil em VHS, assim como alguns episódios. Rendeu também um álbum de figurinhas, que esta besta quadrada que vos escreve colou todas as figurinhas com cola, porque não sabia que diabos eram “cromos autocolantes”!

Dublado por aqui na Herbert Richers, a versão brasileira tinha algumas das vozes mais icônicas dos anos 80 e 90: José Sant´Anna (Duke), André Luiz Chapéu (Comandante  Cobra), Edna Mayo ( Lady Jane), Silvio Navas (Destro), Mônica Rossi (Scarlett), Júlio César (Flint), Nelson Batista (Gung Ho), Garcia Jr.(Zartan), Lauro Fabiano (General Hawk), Orlando Drummond (Wild Bill), Amaury Costa (Roadblock), André Filho (Shipwreck), Nizo Neto (Viper), Armando Braga (Ace), Júlio Chaves (Airborne), Mário Jorge (Flash), Orlando Prado (Snow Job), Older Cazarré (Sheik Ali) e Cleonir dos Santos (Tommy).

Confira a abertura da série que, eu admito, tem um tema bem ruinzinho, mas lisos, nada é perfeito:

Confira também uma parte do longa que até foi exibido na Tv por aqui:

G.I.Joe: A Real American Hero

Baseada também nos bonecos da Hasbro e nos quadrinhos publicados pela Marvel Comics, essa série foi produzida pela DIC Entertainment de 1989 à 1991, e deu continuidade a série da Sunbow. A estréia foi com uma saga em cinco partes chamada Operation: Dragonfire. Foram ao todo 44 episódios. Reparem na abertura que os personagens acompanharam a mudança dos bonecos colecionáveis, com as presenças da segunda versão do Destro (máscara dourada) e o  Comandante Cobra de armadura:

Sgt. Savage & The Screaming Eagles

Também com produção da Sunbow, em 1994,  infelizmente a série não decolou e nem passou do primeiro episódio. Na verdade, lisos, aparentemente ela chegou a ser lançado com um boneco do personagem título, o tal  Sgt. Savage, que liderava sua própria equipe, The Screaming Eagles, contra a ameaça do exército I.R.O.N.

Confira a primeira parte do episódio filho único, “Old Heroes Never Die“.

G.I.Joe Extreme

Produzida pela Sunbow, mesma companhia da série dos anos 80. Durou duas temporadas entre 1995 e 1996, com um total de 26 episódios. O desenho foi parte de um grande lançamento no mercado que envolveu uma nova linha de brinquedos e até quadrinhos da Dark Horse lançados em 1995. A série mostrava uma equipe formada pelo Ten. Stone, contra a organização SKAR, liderada pelo Iron Klaw, um Comandante Cobra genérico.

G.I. Joe Sigma 6

Produzido pelo Studio Gonzo,  é uma versão anime para a série dos anos 80. Na premissa da série,  no século 21, os G.I. Joes  ainda estão lutando para impedir que os Cobras dominem o mundo. Depois de um ataque dos cobras à base Joe, a equipe é obrigada a retaliar. Desta vez,  equipados com os chamados trajes Sigma (algúem mais pensou nos trajes aceleradores do longa?) que protejem seus corpos de disparos laser e aumentam suas capacidades, a exemplo do que se vê no filme de Stephen Sommers.

Com 26 capítulos na versão brasileira, temos nomes como Wendel “Goku” Bezerra (Duke)  e Antônio Moreno (Megatron em Beast Wars) como o Comandante Cobra. Dado curioso: uma linha de brinquedos no mercado já estava há um bom tempo nas prateleiras das lojas do Brasil, importados pela Gulliver. Por aqui, foi exibido  pelos canais Globo e Locomotion.

G.I.Joe Resolute

Estreou em 17 de abril, no bloco de animação Adult Swin, do Cartoon Network e é feito em traço de anime assim como Sigma 6,  mas com design bem mais maduro,  próximo dos curtas Batman-O Cavaleiro de Gotham). E o tom é bem mais sério e violento, mostrando não apenas o eterno confronto com os Cobras, mas também mais da guerra contra o terrorismo. O legal é que a série tem roteiros de Warren Ellis (The Authority), produção de Sam Register (Jovens Titãs) e direção de Joaquim dos Santos (Liga da Justiça Sem Limites). Reparem no climão diferente dessa produção:

Mas nem só de séries os Joes são feitos, também houveram os lançamentos em DVD, como o Spy Troops, de 2003, produzido pela Hasbro & Reel FX , produzido em CG que chegou a ser exibido no Cartoon network. E também tivemos Valor Vs. Venom e Ninja Battles, em 2004.  Seriam essas as versões Joe para Beast Wars? Confira os trailers:

Louco não? Só não bateram Transformers em lançamentos de séries, acho, e olha que são da mesma empresa.

Continue acompanhando nosso especial G.I.Joe aqui no 100Grana.


100Grana Especial G.I.Joe: Bonecos que ganham vida

100Grana Especial G.I.Joe: Relembrando os SOS Comandos

100Grana Especial G.I.Joe: As Origens

8 comentários em “100Grana Especial G.I.Joe: Soldados na TV

  1. Tenho varios episodios da serie classica,o longa e sigma 6 completo em dvd.

  2. Esqueceu de dizer que o G.I. Joe Extreme foi exibido no Brasil pela Globo, mas foi uma passagem rápida (exibiram uma vez).

  3. Ah, sim. Eu tenho essa abertura do filme do G.I. Joe. E ele foi exibido aqui pela Globo na extinta “Sessão Aventura” e dividido em 5 partes. Por incrível que pareça, um soldado Cobra morreu no filme, mas dizem que foram dois – eu só me lembro de um que eu vi e não me esqueço.

  4. Eu, lembro mais das duas primeiras séries, G.I. Joe – A Real American Hero e G.I. Joe, que deu continuidade a primeira série, as outras não tive a oportunidade de ver. Mas, parece que G.I. Joe Sigma 6 chegou à passar no Canal Jetix, mas já tiraram do ar, passava à tarde depois de Wolverine e Os X-MEN.

  5. Seria realmente interessante uma serie CG dos joes que feiita pelos mesmos produtores de max steel e beast wars.

  6. […] O que esperar de um filme que é baseado em bonecos da Hasbro? Não muito, né? Se você for ao cinema sem nenhuma expectativa sobre “Gi Joe: A Origem de Cobra”, pode até se divertir um pouquinho, assim como eu. Mas a impressão que saí do cinema, é que não passou de um episódio bombado e extendido da série animada. […]

Comenta, liso! É grátis.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: