45 Comentários

100Grana Especial G.I.Joe: Relembrando os SOS Comandos

sos topo

É, todo mundo gosta de G.I.Joe, inclusive eu. Mas por quê ninguém lembra desta  curiosa coleção produzida inteiramente aqui e que permance até hoje nas prateleiras?

Responda rápido: qual é a primeira coleção de soldados de brinquedo oitentistas que lhe vem à mente? Comandos em Ação, certo? Justo, eles são eternos e fazem sucesso até hoje. Mas, quase na mesma época, uma coleção nacional também fez um relativo sucesso entre a molecada, cuja geração eu fazia parte.

Mas por quê falar dessa coleção, quando 0 assunto é G.I.Joe? Por dois importantes motivos: Primeiro, quando G.I.Joe estreou no mercado, muitas foram as coleções querendo pegar a moda e copiar o estilo em todo o mundo, e esta coleção específica foi um marco nacional de vendas que merece destaque.

Segundo, essa coleção tem bastante fãs, e eles mal podem contar com a rede mundial. Não é piada, lisos. Foi praticamente impossível encontrar qualquer informação dessa produção nacional, até tive de recorrer a fóruns na internet, mas fiz também um apanhado do que eu sabia como colecionador, para tentar aproveitar a oportunidade e criar a maior gama de informações possível.

“Somos SOS Comandos
A luta do bem contra o mal

Vamos à cada aventura
Buscar a vitória final

Sempre unidos pra derrotar
A Gangue do Terror

SOS Comandos em frente!!”

Assim anunciava o comercial dos SOS Comandos. Lançada quase no final dos anos 80 pela Gulliver, a linha tinha características bem interessantes. A começar pelo visual dos bonecos, cujo material era bem mais resistente do que o dos bonecos  da Estrela, já que eles tinham a cintura fixa, e o braço era de um material emborrachado, ou seja, você podia pôr as armas sem medo dos polegares quebrarem.

Foto velhinha da minha coleção, olha o Marajá de destaque ali.

Foto velhinha da minha coleção, olha o Marajá de destaque ali.

Num momento de sensibilidade e criatividade do período, a empresa acertou em dar aos seus bonequinhos soldados algo que raramente se vê em brinquedos de cunho militar hoje: personalidade, o que sem dúvida é uma das razões pela qual G.I.Joe fez e continua fazendo sucesso até hoje. A exemplo dos Joes, a história definia uma equipe do bem contra uma do mal: S.O.S Comandos contra a Gangue do Terror. Cada time, inicialmente, contava com quatro personagens. Do lado dos heróis tínhamos Cronos, Tony Turner, Willie Go e White Billy; Os vilões eram Shark, Mattone, Bad Ninja (ninja com máscara de funilaria, mas tudo bem  🙂  ) e Gladios. Cada equipe contava com um helicóptero, uma moto-triciclo e um helicóptero extra-individual acoplável ao boneco.

helicópter

O boneco é novo, mas o helicóptero é antigo

ccopter

É bem verdade que no começo da coleção, algumas cores dos personagens eram bem berrantes e toscas. Uma das exceções era o líder dos SOS, Cronos, cujo uniforme evocava Arnold Schwarzenegger em Comando Para Matar (razão pela qual ele é meu favorito até hoje). Mas o que dizer do Tony Turner (uma versão brasileira do Joe Heavy Duty?), de uniforme amarelo e azul, com botinhas rosas?

Eu tive esse. Ficava difícil levar uma cara assim a sério.

Eu tive esse. Ficava difícil levar uma cara assim a sério.

Outros detalhes interessantes dessa coleção eram as cartelas que traziam uma mini HQ com os personagens, até bem desenhada, e um papel timbrado com um telefone secreto, que permitia ao guri falar com os heróis. Eu cheguei a ligar uma vez, e quem atendeu foi o Willie Go.

252173

O tempo passou e a familia cresceu, e lá pelos idos de 92, a coleção ganhou quatro reforços: do lado dos mocinhos, vieram Mister Jones e J.Dean; A Gangue do Terror foi reforçada com Captain Storm e o indescritível Marajá (vocês até viram o meu exemplar no Bonecopolis!). A cartela também trazia um adereço interessante, que era uma fachada de casa que podia ser usada como cenário.

E o burro aqui jogou fora o cenário

E o burro aqui jogou fora o cenário

A série ganhou também novos veículos, como uma lancha que funcionava com pilhas, e um carrinho de combate com dois lugares, cujo molde veio de outra coleção da Gulliver, as Guerras Secretas da Marvel. Até Jet-Ski e moto individual os caras ganharam.

car and moto

cx 3 back

Essa iniciativa da empresa fez com que o número de persongens crescesse ainda mais, entre 1995 e 1996, quando eles resolveram usar os moldes da coleção do Rambo (da mesma escala e estilo dos SOS), e aí surgiram Chucky, Dino (que era o Rambo loiro), Sgt. Hammer, Jackall, Mohican e Triturador, um dos únicos personagens negros da coleção ao lado de Tony Turner.

Dino: Rambo oxigenado chegou a integrar a equipe

Dino: Rambo oxigenado chegou a integrar a equipe

Vale ressaltar que, nas embalagens com veículos, vinha um aviso interessante: “Este veículos podem ser utilizados por bonecos de outras coleções. Ex: Super-heróis, Comandos, etc.” Ou seja, muito mais do que concorrência com os G.I.Joes, a Gulliver proporcionou aos colecionadores expandir as brincadeiras com novos personagens e novos veículos, mesmo sem os universos de Joes e SOS terem qualquer relação.

tri2

Também em meados de 1995, a Estrela parou a produção e lançamento dos Comandos em Ação, que voltaram recentemente às prateleiras das lojas, mas sem qualquer ligação com os bonecos originais da Hasbro, e francamente sem um pingo da originalidade que a coleção possuía nos anos 80 e parte dos 90. É talvez um grande fator diferencial de G.I.Joe em relação às outras coleções de soldados existentes hoje como World Peacekeepers, SWAT Force e outras: ter as linhas de bem e do mal definidas. Pode ser a melhor e mais bem feita coleção de bonecos, lisos, mas se o personagem não tem identidade própria, como um nome e uma história boba que seja, aquilo vira um produto vazio, desinteressante.

OgAAAAUF1VL8jAZptHhMAMjcWkW7RfXLRvrNb_TgcidWdeJfLxBVlLDx1NPZeD7tBer8jlm8sYiB0R8bwQWZWjOsJHwAm1T1UP3BjzL9Ytt2dhHYlAbTizkQEpft

Infelizmente, a coleção dos SOS Comandos também rumou para esse caminho. Ainda em produção, a coleção está bem diferente. Apesar de rostos conhecidos como os oito bonecos originais, o corpo deles agora é relativamente maior do que o original, e seu material emborrachado deu lugar a um plástico mais duro.

Outro fator decepcionante da coleção hoje, além das armas desproporcionais e quase não-compatíveis com os bonecos, é a falta de uma história de fundo, os nomes dos personagens mal são mencionados, para não dizer que quase nem existe mais a diferenciação de heróis e vilões. Salvam-se os veículos, até bonitos com direito à um Humvee, e os adereços de cenários, como cercas de arame farpado, tambores de gasolina, entre outros. Além do preço mais acessível, cerca de metade do preço de um boneco simples dos atuais Joes nas lojas.

gulliver71

Os veículos até enchem os olhos, mas.. cadê história?

Os veículos até enchem os olhos, mas.. cadê história?

Não sei, mas para mim (e muita gente) seria muito bom se eles pudessem oferecer um recomeço à essa coleção, pois não é todo dia que um produto nacional (SOS Comandos) faz tanto sucesso na mesma vertente de seu concorrente direto e inspirador (G.I.Joe).

Continue acompanhando nosso especial G.I.Joe aqui no 100Grana.

100Grana Especial G.I.Joe: Bonecos que ganham vida

100Grana Especial G.I.Joe: Soldados na TV


100Grana Especial G.I.Joe: As Origens


45 comentários em “100Grana Especial G.I.Joe: Relembrando os SOS Comandos

  1. Eu tenho o punk,o negao e um carinha com uma boina ateh hoje.
    Ja tive o cronos,o cara de tapa olho,o loiro do bem e um helicoptero.
    Uma das melhores coleçoes d ebonecos nacionais ja feitas.
    Agora bateu uma vontade de colecionar.

  2. Saudações!

    Na 11º foto:

    O que a Cheetara tem a ver com tudo isso?

    Abraços! rs…

  3. Hehehe eu tenho aquele Jet Ski(é isso aquele negocio azul que está com a moto??) Mas o meu é bege… E eu,me irmão e meu primo eramos cheios desses!!! Vlw

  4. Na 11ª foto, parece que eles vão dançar YMCA.

  5. Eu também lembro dessa coleção, naquela época Stallone, Schwazenegger,Norris, Willis disputavam o título de heroi dos filmes, o que certamente inspirou a rivalidade entre a Estrela (GI Joe), Glasslite (Rambo), Gulliver (SOS Comandos), independente do resultado , quem saía vencendo era o consumidor…bons tempos aqueles, bonequinhos com gibizinhos e com história de fundo bem bacana, a exemplo disto tinhamos as coleções GI Joe, He-Man (Masters of Universe), Super Powers (JLA), Transformers (que não vinha c/ HQ), Rambo,SOS Comandos… hoje em dia é raro um bonequinho que venha c/ história de fundo, a única exceção talvez seja o Max Steel…aliás segundo algumas fontes, dizem que Max Steel é filho de um personagem de uma antiga coleção da Hasbro,isso é verdade?

  6. Desculpa galera mais eu vivi a epoca dos bonecos em comandos em ação, e queria saber: SÓ QUE QUE ACHO QUE AQUALIDADE DOS BONECOS ERA IMPECAVEL? Eles eram flexiveis e bem trabalhados… em nada se comparando a esse sos comandos… Cheguei até ter um jato F15… Era o brinquedo mais perfect que já tive… bons tempos…

  7. Digitei rápido… SÓ EU QUE ACHO, OU CLARAMENTE OS BONECOS DO COMANDO EM AÇÃO TINHAM UMA QUALIDADE IMPECÁVEL?

  8. Eu tive o Marajá e tive o negão “que não dá pra levar a sério”, mas ele não tinha essa roupa colorida, era normal mesmo. E também o careca com a máscara de solda.

  9. eu tinha o cronos =P

  10. Excelente post.

    o SOS comandos não quebrava os polegares, mas tinha problema com as articulações nas pernas. A borracha da perna sempre quebrava.

  11. Os melhores são os de plástico que eram raros os que conseguiam ficar com o polegar intacto. Eu não curti muito os de borracha. =P

  12. Muito boa a matéria! Uma curiosidade: A semelhança de Cronos com Arnold Schwarzenegger não é mera coincidência, pois os SOS surgiram no EUA como Arnold Schwarzenegger: Commando. Crono, na verdade é Matrix (o mesmo nome de Arnold Schwarzenegger no filme Commando – no Brasil, Comando para Matar).

    Parabéns!

  13. CARA QUE BACANA SUA DIVUGACAO DOS S O S EU TENHO ALGUNS BONECOS ENTRE ELES DOIS MARAJA SE CONHESER ALGUEM QUE SE INTERECE POR 1ENTRE CONTATO NO MEU EMAIL EU TAMBEN FACO COLECAO DOS MARVEL LENGENDESE OUTRAS FIGURAS DE ACAO FIQUE NA PAZ

  14. Nossa eu acompanhei essa era de fradas, mais lembro de algumas coisas como, as areonaves do meu irmão que eu vivia quebrando…, mas tudo o que eu fiz com ele voltou-se contra mim quando eu estava no epoca aurea , dos cavaleiros do Zodiaco, quase que coloco uma feichadura com cadeado no meu quarto so para o então pirralho não ir mecher nos meus tão, bem cuidados Cavaleiros do Zodiaco, ta certo que hoje existe as novas chotmight que são bem mais fies, ao desenho ,porem velhos tempos que não voltam mais, acredito que me sinto da mesma forma que voces, so que de ponto de vista diferente. espero que as novas coleções do J.I Joe, sejam mais fies e tenham a mesma credibilidade desses dos anos 80 e 90.. , como sempre digo Hobbi e Hobby é hobby não tem jeito

  15. Eu brinquei muito com essa coleçõa, chegava a roudar das caixa na loja leader.

  16. zorra rapaz eu voltei ao tempo, realmente outro dia passando nas lojas amaricanas para compra uma boneca para minha sobrinha observei os meus “SOS COMANDOS” estão muitos diferntes mesmo mais ainda assim deu saudades bonecos novos, cenarios muito irado mas aas armas horriveis, eu aida tenho muitos quardados estão guardados dentro de uma caixa grande e as armas estão dentro de um vazo de “Margarina” dentro dessa caixa estou quardando para dar para meus filhos tenho uma moto e um helicoptero dos comandos.

  17. Alguém se lembra de um descamizado com a tatuagem/desenho de caveira pirata no peito?

    (tenho esse mas tá sem cabeça).

    Sugiro fazer mais uma postagem com mais detalhes, se conseguisse informar a foto e o nome do boneco seria essencial, detalhar os acessorios também como armas e as famosas bases de apoio dos pés.
    (conseguirá tudo isso em uma cartela da época, pois no verso era detalhado).

    E eles tem um defeito pior que os comandos em ação, que era o de se quebrarem ao meio, pois era muito frágil o pino de sustentação.

    Aguardo resposta, abraço.

  18. Alguém se lembra de um descamizado com a tatuagem/desenho de caveira pirata no peito?

    (tenho esse mas tá sem cabeça).

    Sugiro fazer mais uma postagem com mais detalhes, se conseguisse informar a foto e o nome do boneco seria essencial, detalhar os acessorios também como armas e as famosas bases de apoio dos pés.
    (conseguirá tudo isso em uma cartela da época, pois no verso era detalhado).

    E eles tem um defeito pior que os comandos em ação, que era o de se quebrarem ao meio, pois era muito frágil o pino de sustentação.

    Aguardo resposta, abraço. até.

  19. Eu tenho o descamisado, ele é ruivo e usa cabelo estilo punk, eu chamava ele de “Sem Camisa” e era o inimigo direto do Haustab(nome dado por mim ao Dino). Minha coleção é muito grande, eram meus brinquedos favoritos quando criança. Esses dias fui comprar um presente de Natal para o meu primo pequeno e não resisti, comprei uns SOS Comandos. Bateu tanta saudade que quando eu cheguei em casa até brinquei um pouco. hahahaha

    Abraço

  20. Marcos Henrique Neves Pinheiro e Bruno:

    Ambos estão se referindo à Mohican, da Gang do Terror, que foi feito em cima do molde do vilão Mad Dog, da coleção do Rambo, também da Gulliver.

    E as informações sobre os SOS Comandos infelizmente são escassas, mas se tiver um gancho legal para mfazer essa pesquisa, eu farei, beleza?

  21. […] A responsável, se vocês observarem, é a Kenner, atual Hasbro, dona da franquia (dentre outras) de G.I.Joe. Ou seja, de fato, meio que existe uma versão Comandos em Ação do Chuck. Infelizmente, isso nunca veio para cá. Tive de me contentar com o Willie Go, dos SOS Comandos. […]

  22. Parabéns pela matéria!!!

  23. Fala ai fera! Show de bola essa reportagem, eu tive quase todos, +/- 80% da coleção. Toda a data que eu ganhava presente(niver, dia crianças, natal) era eles que eu pedia. Ainda tenho algumas reliquias como bonecos, helicoptero, moto e lancha. Os que eu tinha perdido, devida a mudanças eu completei como os novos. Tenho tudo guardado, pois estavam em uma plateleira e meus dois sobrinhos de 5 e 8 anos estavam me infernizando para eu dar a coleção à eles, ( QUE LOUCURA DELES). Tempos MARAVILHOSOS que não voltam, que saudades! Abraço e obrigado pela viagem.

  24. Putz, que saudadee! Eu achei o blog só procurando por eles 😛
    Desde criança eu já preferia os vilões, eu morava num condominio onde cada um dos meus amigos tinha um, eu ”era” o Matone! Mas mesmo assim, tinha vários, o meu segundo preferido ainda é o Bad Ninja ❤

  25. Alguém sabe onde hj em dia posso comprar os bonecos do S.O.S Comandos, queria muito, mas na minha cidade não tem!
    Brigado

  26. “Este veículos podem ser utilizados por bonecos de outras coleções. Ex: Super-heróis, Comandos, etc.”

    E servem, também, para os Comandos em Ação… comprei, na época, duas motos Bad Fire e um daqueles triciclos baseados em Guerras Secretas pra servir de veículo pros Cobras que eu tinha.
    Serviram perfeitamente e, arrisco dizer, eram melhores e mais interessantes que os veículos Cobra originais.. pena que não deu pra comprar um Blindado Invasor, ia fechar a coleção com chave de ouro.

  27. Andei olhando no site da Gulliver e vi oq vc falou aki no blog, falando q a coleção continua, mas o material é outro e achei meio sem graça, queria mesmo os antigos…alguem tem pra vender ou sabe onde comprar???

  28. PESSOAL, CONSEGUI RECUPERAR UM COMERCIAL DE 45′ DO LANÇAMENTO DA LINHA SOS COMMANDOS DA GULLIVER, ONDE APARECIA O TELEFONE SECRETO PARA AS CRIANÇAS CONHECEREM AS “MISSÕES” DAQUELA SEMANA. MUITO INTERESSANTE A COMUNICAÇÃO. ACESSEM O MEU BLOG: VELEMENTOCOMUNICACAO.BLOGSPOT.COM
    DIVIRTAM-SE. WLADEMIR

  29. qdo eu era pivete consegui a coleção inteira. mas aos poucos iam se perdendo, se quebrando…ate nao sobrar mais nada. hj, com 25 anos estou recomeçando, mas a redução do numero dos personagem e algo que desanima. o maraja era demais, e com os acontecimentos do 11/09 hj ele seria o inimigo numero um, estaria na moda! na hora de fazer sucesso tiraram o desgraçado linha. em vez de reduzir poderiam substituir, atualizando as inspirações, como na epoca era rambo e comando para matar, por exemplo, hoje poderia ser jason bourne, carga explosiva, poderia ter um jet li, sei la, um the rock. algo que fizesse as crinças terem com que se familarizar. imagina se eles fizessem duas coleçoes simutaneas: os novos sos e os classicos(esse para nos, os nostalgicos), estilo “edição para colecinador”, podia ate ser mais caro.

  30. Tive muitos SOS Comandos, e para mim eram tão bons quanto os GI joes.
    Porém os que são vendidos hoje são bem ruinzinhos…
    As armas, embora legais tem uns pinos toscos para segurar e são todas iguais, independente do boneco…
    Mesmo assim, com 25 anos eu compre um haushaushaushuahsua

  31. A Gulliver ainda comercializa o SOS< muito bom heeheheh

  32. Eu vivi essa e´poca e não tive oportunidade de ter os persoangens, hoje com 35 anos eu começei minha coleção do SOS COMANDOS, eu já coleçionava personagens de faroeste , ,mas com movimento esses são os primeiros. ESTOU ORGULHOSO POR TER COMEÇADO!!! Parabéns pelo blog!! Quando puder acrescenta mais informações, um baita abraço tchê!!!! Cassiano.

  33. queria saber qual o nome do boneco que usa uma boina verde e roupa verde? é o único que eu ainda tenho.

  34. haha,.. eu ainda devo ter uns 10..12.. bons tempos!! quando mais novo devia ter uns 20! mais conforme a maioria das pessoas acima.. ja to com 22 anos.. deu até vontade de abrir a caixa que está guardada a anos.. hehehe.. bom reve-los, um dos melhores brinquedos ja criados!

  35. que saudade dessa época.
    eu me arrependo muito de ter dado meus brinquedos para meus primos mais novos.
    agora nem relembrar eu posso

  36. Cara me desculpe por ressuscitar o topico mas S.O.S Comandos marcou minha infancia,nunca vou me esquecer dos bons Soldados: Tony Turner, Willie Go ,White Billy, J. Dean e Dino. E dos malvados e durões Shark, Bad Ninja e Gladios. Dos meus guerreiros, os unicos que conseguiram sobreviver ao tempo foram o Willie Go e o Bad Ninja e dos veiculos sobrou a fuzelam do Helicoptero que era pilotado pelo falecido J. Dean. Concordo com vc quanto a qualidade dos Comandos fabricados atualmente, um dia desses quase comprei um helicoptero p/ meu filho mas quando olhei bem a qualidade acabei desistindo.

  37. Ola, procurei no google sobre os sos comandos e vi seu post, incrivel, esses bonecos realmente fizeram quase que toda a minha infancia… eu amarrava eles numa sacola, jogava eles do predio, depois puxava de volta com uma corda…. amarrava em arvores e tudo.. o bicho era muito resistente… vendo assim eles em foto, até vejo eles como produtos, mas eh estranho que parece que para mim alguns deles (os que eu tinha) ainda possui uma vida, talvez seja a essência que eu tive na infancia…

    Os meus SOS tinham até cabanas, que eu fazia com tecidos camuflados que comprava nessas loja de tecido, fora as lanternas, armas etc…. eu tinha tb esse helicoptero para 1 pessoa kkkkkkk manerissimo!!!!

    Po outro dia mesmo, eu procurei um carro que eu tinha, do filme robocop, surreal como brinquedos eram tao simples, resistentes e nos faziam tão feliz!

    Muito bom relembrar isso, obrigado!

  38. Quanta nostalgia… eu lembro q eu tinha o Tony Turner (de uniforme verde e marrom), o Mr. Jones, o Sgt. Hammer e o Mattonne, Aliás vou até procurar no meio de uns brinquedos velho q eu ainda tenho guardados em casa, tenho certeza q ainda tão lá

  39. possuo gijoe e estilos, estou a procua de trocas de bonecos, veiculos ou helicopteros

  40. Alguém tem policias de fardamentos azul que esta em bom estado que tive interessado mande um email para mim que posso comprar

  41. Eu colocava outro nomes deles, os meus estão todos guardados inclusive com os veículos, espero que um dia meus filhos ou netos possam se divertir como me divertida fazendo uma aventura em cada canto da casa.
    Parabéns pela matéria nostálgica!!

  42. Pô, esse povo que ainda tem os bonecos não brincavam direito. Eu tenho partes, afinal guerra é guerra. Por ter os membros de borracha mole acontecia muitas mutilações nas histórias que inventava, pisar em minas era frenquente. Quem é que não ficava tentado em enfiar um clipe na cabeça do boneco para simular um ferimento de combate e pintar com caneta vermelha para fazer o sangue!?

  43. pessoal eu compro bonecos e acessorios s.o.s e gi joe, quem tiver interesse e so me procurar no facebook – marcelo marques https://www.facebook.com/marcelo.marques.169

  44. Caraca mano, muito obrigado por me proporcionar um momento como esse a tempos procurava o nome dessa coleção e imagens dos bonecos, tive esse Rambo oxigenado, ele vinha com uma jaqueta preta que podia colocar e tirar, tinha uma maleta preta,tinha uma pistola também, nossa nunca ia lembrar que era dos comandos, muito top tive varios outros, tinha o negão mas ele tinha uma roupa tipo marrom ou bege, tinha um outro loiro que era com uma roupa verde. Massa essa época.

Comenta, liso! É grátis.